Pedro Gomes de Abreu e Quitéria Ribeiro de Vasconcelos - Serzedelo (Guimarães)
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Heráldica | Pessoas | Títulos
Boa tarde,
O casal referido no assunto casou em 1.11.1734 em Serzedelo, sendo Pedro Gomes de Abreu filho natural de Paulo Gomes de Abreu e de Isabel de Castro e Quitéria Ribeiro de Vasconcelos filha de António Ribeiro de Magalhães e de Maria Ribeiro de Vasconcelos, todos dados como sendo de Serzedelo.
Ora, por falta de alguns livros de baptismo e de casamento, não consigo recuar na ascendência do referido casal e confirmar a ligação de Pedro Gomes de Abreu à Casa de Regalados.
Com efeito, localizei os AUTOS DE JUSTIFICAÇÃO DE NOBREZA DE PAULO GOMES DE ABREU (Padre), natural de Serzedelo, filho de Paulo Gomes de Abreu. Este Padre Paulo Gomes de Abreu é filho de outro Paulo Gomes de Abreu e, creio, que irmão de Pedro Gomes de Abreu.
Cronologicamente é possível, para além que o referido Padre consta do assento de casamento de Pedro Gomes de Abreu.
Por acaso alguém já estudou esta família e conseguiu entroncar Pedro Gomes de Abreu na casa de Regalados? e sobre estes Ribeiro de Vasconcelos têm alguma informação?
Grato,
Gonçalo Frutuoso
Enlace directo:
A fazenda de Chamosinhos foi herdada pela Senhora Ana Ribeiro do Vale casada com Paulo Gomes de Abreu, caixeiro nos seus inícios de João Pinheiro abastado mercador da vila de Guimarães, depois empresário de tinturaria e familiar do Santo Ofício, este foram pais do Doutor Paulo Gomes de Abreu. Paulo Gomes de Abreu casou segunda vez com a senhora Maria de Castro, referenciada na obra de Dona Maria Adelaide Pereira de Morais sobre os Castros de Riba Vizela «Desceram do monte, atravessaram o mar». Entretanto o mesmo houve de Isabel de Castro a Pedro Gomes de Abreu, a que se refere o tópico. Relativamente aos Ribeiro e Vasconcelos descendem do Morgado da casa do Carvalho em São Salvador de Real, Amarante.
Cumprimentos,
Rui Faria
Enlace directo:
Caro Rui Faria,
muito agradeço os dados indicados.
Portanto, o Paulo Gomes de Abreu, pai de Pedro Gomes de Abreu, filho natural de Isabel de Castro, é o mesmo que é dado como pai do Padre Paulo Gomes de Abreu, o qual se diz descendente da Casa de Regalados, cfr. Instrumento de Justificação de Nobreza?
Em relação aos Ribeiro e Vasconcelos, tem dados sobre a ascendência de Maria Ribeiro de Vasconcelos?
Cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso
Enlace directo:
Caríssimo Senhor Frutuoso
Toda esta sequência genealógica se prova pelo testamento com que faleceu Paulo Gomes de Abreu, que se extrai do livro de óbitos da freguesia de Serzedelo, do antigo concelho de Barcelos, atualmente Guimarães, consultável no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, uma referência para os arquivos nacionais pelo extraordinário trabalho que têm realizado na digitalização e disponibilização das suas fontes ao mundo! Sem dúvida um exemplo para muitos dos arquivos distritais que permanecem presos às consultas presenciais, absolutamente incompreensível no mundo de hoje ...
https://archeevo.amap.pt/viewer?id=183313&FileID=192182&recordType=Description
«(...) Primeiramente declaro que fui casado com Ângela Ribeiro do Vale de quem tive sete filhos a saber: Inácio que foi para as partes do Brasil, e Luís e Ângela e Francisca, Maria, Ana, e José os quais todos acomodei e dei dotes e de Ângela e José fiquei herdeiro por estes não terem filhos e se algum dos que estão vivos achar que está de menos, no tal caso entenderá com os mais irmãos, e por nenhum caso entenderá com os do segundo matrimónio salvo se passarem eles de iguais com os do primeiro matrimónio declaro que fui segunda vez casado com Maria de Castro de quem tive quatro filhos a saber: Paula, Paulo, Luísa e Antónia, e entre uns e outros filhos do primeiro e segundo matrimónio no tempo em que estive viúvo tive um filho chamado Pedro de Isabel de Castro mulher de Castro [lugar do Castro da freguesia de Serzedelo] o qual instituo por meu testamenteiro e herdeiro com os mais filhos por igual em o qual nomeio estre prazo de Chamosinhos que está em segunda misturado com o de Isabel Ribeiro viúva, em que eu sou a primeira vida, e ele fica sucedendo na segunda vida, e isto lhe deixo por conta da legítima e soldadas e boas serventias que dele tenho recebidas
Declaro que o prazo da Portela o nomeio em minha filha Paula e o direito de renunciação dele com a condição de que sua mãer será senhora em primeiro de comer e desfrutar enquanto for viva e por sua morte será dela. Declaro que minha terça de alma deixo a minhas filhas Paula, Luísa e Antónia e a meu filho Paulo deixo duzentos mil réis de todo o monte sem partilha com as irmãs para ajuda de cursar os estudos na Universidade de Coimbra, isto além de sua legítima e de lhe um património por trezentos mil, reis [uma boa maquia em dinheiro] ficará igual com os mais irmãos.
Declaro que alguns deste meus filhos acima nomeados nos ditos prazos os náo quiser aceitar com as condições declaradas em tal caso os ei por nomeados em meu filho Paulo e quando ele não queira em minha filha Luísa, e não querendo ela, em minha filha Antónia.
Declaro que minha filha Ana Ribeiro me deve cento e oito mil réis que eu paguei por ela por morte de seu marido Veríssimo de Abreu e por outra vez vinte e um mil réis e daqui por diante correrão juros que meus herdeiros arrecadarão (…) pera o que para cobrança de tais dívidas peço a meu filho Jerónimo Ribeiro de Castro que como meu filho o trato e ele a mim como pai que ajude meu testamenteiro como se fosse o próprio (...)
O filho Pedro, seu ascendente era muito amado e estimado quer pelo pai quer pelos restantes irmãos que, em diversas ocasiões, o nomeiam pelo excelente amparo que tem dado a seu pai, talvez por isso todos aceitarem que sucedesse na casa paterna, apesar de ser filho ilegítimo.
Cumprimentos,
Rui Faria
Enlace directo:
Estimados,
Gostaria de esclarecer uma possível confusão em relação ao assunto em questão.
Primeiramente, não irei comentar sobre o casal Pedro Gomes de Abreu e Quitéria Ribeiro de Vasconcelos, pois esse é um tema posterior.
No entanto, acredito que a confusão esteja relacionada com o pai de Pedro, Paulo Gomes de Abreu. Para facilitar, chamarei o pai de Pedro de Paulo Gomes de Abreu, o Velho e o irmão de Pedro de Paulo Gomes de Abreu, o Novo.
É verdade que, conforme o testamento de Paulo Gomes de Abreu, o Velho, ele teve um filho, Paulo Gomes de Abreu, o Novo, com Maria de Castro. O testamento menciona que ele deixou uma quantia para os estudos do filho na Universidade de Coimbra.
Também é correto e existe um documento da Universidade de Coimbra (PT/AUC/ELU/UC-AUC/B/001-001/A/000978) indicando um Paulo Gomes de Abreu, o Novo, filho de Paulo Gomes de Abreu, o Velho, natural de Santa Cristina de Serzedelo. Isso confirma que Paulo Gomes de Abreu, o Novo, estudou em Coimbra e que se trata do mesmo indivíduo mencionado. Podemos também ver que os estudos começam em 1730 e acabam em 1745, r que foram em Cânones. Como Paulo Gomes de Abreu, o Velho, morreu em 1731, faz sentido ter deixado ao filho dinheiro para continuar a estudar.
Este Paulo Gomes de Abreu, o Velho, foi o meu 9º avô, casado com Ângela Ribeiro do Vale, a minha 9ª Avó, e segue por Ângela Ribeiro do Vale que herdou a fazenda de Chamosinhos como o estimado Rui Faria mencionou.
Contudo, estimado Gonçalo Frutuoso, na minha avaliação, os Autos de Justificação de Nobreza de Paulo Gomes de Abreu (o Novo) referem-se a uma pessoa diferente. Acredito que este Paulo Gomes de Abreu seja outro indivíduo, que por coincidência também tinha ligações a Serzedelo e um pai com o mesmo nome. O Paulo Gomes de Abreu do auto de Justificação de Nobreza por coincidência era padre, tal como o pai do nosso Paulo Gomes de Abreu, o velho, Gonçalo Gomes. Com todas estas coincidências é natural que haja confusão.
O ponto que quero destacar é que o nosso Paulo Gomes de Abreu, o Velho, é este: https://geneall.net/en/name/2793614/paulo-gomes-de-abreu/
Este perfil também está disponível no FamilySearch com o ID GB71-HKY, onde confirmei pessoalmente várias fontes. Ele foi tintureiro e familiar do Santo Ofício, como corretamente apontado por Rui Faria. Também existe uma DILIGÊNCIA DE HABILITAÇÃO DE PAULO GOMES DE ABREU para o Santo Ofício: PT/TT/TSO-CG/A/008-001/22849, https://digitarq.arquivos.pt/details?id=2341784. Nesta diligência, é referida com testemunhas a ascendência de Paulo Gomes de Abreu, o Novo. Está tudo conforme o perfil indicado acima no Geneall. https://geneall.net/en/name/2793614/paulo-gomes-de-abreu/.
Resumindo: Paulo Gomes de Abreu, o Velho, foi filho do Padre Gonçalo Gomes e de Isabel Gonçalves de Sá. O padre Gonçalo Gomes natural de Garfe, Póvoa de Lanhoso, e Isabel Gonçalves de Sá, natural de Taíde, Póvoa de Lanhoso. No registo de batismo de Paulo Gomes de Abreu, o Velho, 4 de abril 1660, está apenas a mãe pois o pai era padre. Ficamos a saber quem foi o seu pai a partir da Diligência de Habilitação e a partir do seu casamento. Neto pela parte paterna de António Gonçalves de Amares, Prozelo, e Francisca Gomes, de Garfe, Póvoa de Lanhoso. Neto pela parte materna de Domingos Gonçalves de Taíde, Póvoa de Lanhoso, e de Marta Antónia de Taíde, Póvoa de Lanhoso.
Por outro lado, acredito que os Autos de Justificação de Nobreza se referem ao Paulo Gomes de Abreu, filho de Paulo Gomes de Abreu, Capitão-mor da cidade de Tavira, e Ana de Castro, e neto, pelo lado paterno, de Pedro Gomes de Abreu e Catarina da Fonseca Cogominho. Este último: https://geneall.net/pt/nome/183029/paulo-gomes-abreu/.
Algo que as testemunhas repetem muitas vezes no Autos de Justificação de Nobreza,
(PT/TT/CCVC/004/0030/00007 e https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4678923)
é que os avós do padre Paulo Gomes de Abreu nasceram no solar dos Abreus, a casa de Regalados, o que não é um facto conhecido com os avós do nosso Paulo Gomes de Abreu, o velho.
Acredito que o nosso ramo dos Paulo Gomes de Abreu ainda tem que ser estudado. O "Gomes de Abreu" vem do lado do padre Gonçalo Gomes, a questão é que pouco se sabe sobre ele ou a sua mãe, Francisca Gomes, natural de Garfe. Os registos de Batismos em Garfe são a partir de 1647.
Cordialmente,
Vicente
Enlace directo:
Caro Vicente,
muito agradeço as explicações prestadas, as quais fazem sentido.
Não descendo de Pedro Gomes de Abreu, mas estou a ajudar uma grade amiga minha a desenvolver a sua ascendência.
Ela descende do filho de Paulo Gomes de Abreu com Isabel de Castro:
I - Pedro Gomes de Abreu cc Quitéria Ribeiro de Vasconcelos
II - Paulo José de Vasconcelos Abreu cc Maria Teresa de Jesus (natural de Braga, filha de Fradique Marques de Araújo)
III - Joaquina Maria de Vasconcelos Abreu cc Francisco Xavier Dinis do Couto
IV - Paulo Jose de Vasconcelos cc Luísa Lopes Vieira
V - Ana Lopes Vieira teve filha com X
VI - Eliza Vieira Lopes cc Manuel José Salgado
VII - Camila Maria Salgado, n. em 1895 cc Jerónimo Ribeiro
Mas aproveito para questionar se tem dados sobre a ascendência de Quitéria Ribeiro de Vasconcelos?
Cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso
Enlace directo:
Estimado Gonçalo,
Infelizmente faltam livros em Serzedelo e por essa razão é muito difícil saber certas coisas. Não tenho informações sobre esse casal. Se vir algo, digo-lhe aqui.
melhores cumprimentos,
Vicente
Enlace directo:
Caríssimo Gonçalo Frutuoso.
Eis como documentei a ascendência de Quitéria Ribeiro de Vasconcelos.
Num dos batismos da casa de Chamosinhos, o de Custódia Quitéria, filha de Pedro Ribeiro e de sua mulher Mariana Ribeiro, nascida a 14 de dezembro de 1753, batizada a 17, foram padrinhos João da Costa Sampaio morador no Postigo de São Paio, tendo assistido por este Paulo José de Vasconcelos filho de Pedro Gomes de Abreu, já defunto, da mesma casa de Chamosinhos e a madrinha, Quitéria, solteira filha de António Ribeiro de Vasconcelos do lugar de Virães, freguesia de São Pedro de Roriz. Testemunha ainda este batismo um Manuel Ribeiro de Vasconcelos nativo do lugar do Souto da freguesia de São Pedro de Riba de Ave.
Com dois indivíduos de apelido Ribeiro Vasconcelos, fui em busca da sua ascendência nas freguesias citadas, São Pedro de Riba de Ave e São Pedro de Roriz. Nesta última encontrei o seguinte casamento:
«Aos catorze de agosto de mil setecentos e dezoito, à estação da missa conventual, que disse a meus fregueses; em minha presença se receberam em face da Igreja António Ribeiro de Magalhães filho de Pedro Ribeiro e de Jerónima Vaz do lugar de Camosinhos da freguesia de Santa Cristina de Serzedelo com Maria Ribeiro filha de Sebastião Coelho e de sua mulher Mariana Ribeiro do lugar de Virães».
Concluí, pelos respetivos casamentos, que Manuel Ribeiro de Vasconcelos, casado com Isabel da Costa; António Ribeiro de Vasconcelos, casado com Maria Martins e Maria Ribeiro de Vasconcelos, casada com António Ribeiro de Magalhães, eram todos filhos do casal Sebastião Coelho e de sua mulher Mariana Ribeiro de Vasconcelos. Este último casal recebeu-se na freguesia de São Salvador de Real, em Amarante e fixaram residência na aldeia de Virães freguesia de São Pedro de Roriz de onde era natural Sebastião Coelho.
«Aos 28 dias de janeiro de 1681 recebi a Sebastião Coelho filho legítimo de João Fernandes já defunto e de sua mulher Leonor Antónia moradores na freguesia do Mosteiro de São Pedro de Roriz com Mariana Ribeira filha legítima de Manuel Ribeiro de Vasconcelos e de Mariana Caldeira já defunta moradores no lugar do Carvalho desta freguesia de São Salvador de Real»
Manuel Ribeiro de Vasconcelos, marido de Mariana Cardeira, era filho de Marcos Ribeiro de Vasconcelos e de sua mulher Antónia Domingues, recebidos na freguesia de Salvador do Monte, Amarante, a 28 de maio de 1607.
«Aos vinte e oito de maio de 1607 recebi em face da igreja a Marcos Ribeiro, filho de Nicolau Brochado e de Maria Mendes já defuntos da freguesia de Várzea com Antónia Domingues filha de António Gonçalves e de Maria Domingues de Couvelas (…).
O casal Nicolau Brochado e Maria Mendes são mencionados no Nobiliário de Família de Portugal de felgueiras Gaio, no tít.: Vasconcelos § 14, n.º 18
N 18 MARIA MENDES DE VASCONCELOS filha de Guiomar Mendes N 17 casou 1ª vez com Nicolau
Brochado de Fonte Arcada
19 António Mendes Abade de Vessadas
19 Marcos Ribeiro de Vasconcelos
19 Guiomar Mendes
19 Simão da Veiga casado de que não há geração
Cumprimentos,
Rui Faria
Enlace directo:
Caro Rui Faria,
nem tenho palavras para agradecer estas informações.
Muito obrigado pela partilha e parabéns pelo excelente trabalho!
Cumprimentos,
Gonçalo Frutuoso
Enlace directo:
Boa tarde!
Uma correcção ao que diz FG quanto aos descendentes de Nicolau Brochado e MMV:
Além dos nomes indicados, têm outro filho: Catarina Mendes cc Pedro Dias.
O Simão da Veiga de Vasconcelos tem filhos da mulher: Maria e Jerónima, além de filhos de Maria Francisca e de Maria Gervaz.
Cumprimentos,
AC
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 dic 2024, 04:10.