Falta de assento - Justificação de batismo
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Heráldica | Pessoas | Regiões
Falta de assento - Justificação de batismo
Boa tarde confrades,
Solicito auxilio com uma questão. Estou em busca de uma certidão de batismo da freguesia de Tresminas, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, entre o ano de 1862 e 1872.
Entretanto, na capa de um dos livros vem a informação de que diversos assentos estavam faltando entre 1860 e 1892, e que em 1892 o pároco ia lavrar esses assentos, que bastava apenas a pessoa ir à paroquia fazer a declaração para constar a justificação de batismo.
A questão é que o português que nasceu nesse período casou no Brasil em 1889, ou seja, na época de fazerem a justificação do batismo, ele já se encontrava fora.
Não localizo o batismo dele de forma alguma. Localizei muitos irmãos. Inclusive, uma irmã que nasceu em 1861 teve a justificação de batismo feita em Murça em 1891, uma semana antes de casar.
Alguém sabe onde eu poderia encontrar algum documento dele? Nem passaporte consta no Arquivo Distrital de Vila Real.
Seguem abaixo os dados:
Nome: José Bernardo Monteiro
Filiação: José Antonio Rodrigues e Leonor Fernandes (a esposa anterior à Leonor era Anna Monteiro. Pelo sobrenome, ele me parece ser filho da primeira mulher e não da segunda)
Casou no Rj em 1889, com 22 anos, com Clara Bruno
Foi testemunha no casamento da irmã, também no RJ, em 1895. Nessa certidão consta que ele é irmão dela. Nome dela: Ermelinda Rosa
Obrigada pela ajuda desde já!
Enlace directo:
Falta de assento - Justificação de batismo
https://tombo.pt/f/vpa12#BIRT
EM QUE ANO NASCEU JOSÉ BERNARDO????
EM QUE LIVRO LEU A INFORMAÇÃO DO PADRE QUE INDICOU????
Enlace directo:
Falta de assento - Justificação de batismo
TALVEZ CONSIGA APANHAR O ASSENTO DE BATISMO DELE NO PROCESSO DE CASAMENTO, PELO QUE TERÁ DE SABER O LOCAL ONDE SE REALIZOU ESSE CASAMENTO E NO ARQUIVO DA DIOCESE LOCAL PESQUISAR O DITO PROCESSO.
RespuestaEnlace directo:
Falta de assento - Justificação de batismo
Arvore no familysearch
https://www.familysearch.org/search/record/results?count=20&q.anyDate.from=1889&q.anyPlace=Rio%20de%20Janeiro%2C%20Brasil&q.givenName=clara%20&q.spouseGivenName=jose%20bernardo&q.surname=bruno%20monteiro
Enlace directo:
Falta de assento - Justificação de batismo
Zulmira, filha do casal batismo
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KFS8-HH?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X8L-QDJG&action=view&cc=1719212
Enlace directo:
Falta de assento - Justificação de batismo
Ele casou em 1889, em Paulo de Frotin. Infelizmente o cartório não possui qualquer informação sobre o processo de habilitação de casamento.
Cree-se que todas as informações fornecidas no casamento foram meramente declaratórias
Enlace directo:
Falta de assento - Justificação de batismo
Obrigada pela resposta.
Todos esses arquivos nós, familiares, já temos.
Inclusive localizamos alguns irmãos, tanto do primeiro casamento do pai do José Bernardo (José António Rodrigues e Anna Monteiro), como do segundo casamento que ele diz ser seus pais (José António Rodrigues e Leonor Fernandes).
A questão mesmo é a certidão de batismo dele que não conseguimos localizar em lugar nenhum.
E com essa anotação na capa do livro de batismo informando que diversos assentos não foram lavrados, nos preocupa
Enlace directo:
Falta de assento - Justificação de batismo
Casou no Rj em 1889, com 22 anos, com Clara Bruno
Qual igreja?? Data??
Foi testemunha no casamento da irmã, também no RJ, em 1895.
Nome da irmã??? Data do casamento???
Não basta escrever, se deseja ajuda, tem que também ajudar.
Enlace directo:
Falta de assento - Justificação de batismo
Registo de passaporte
Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/16/281
1880-03-11
Vila Real, 11/03/1880
Requerente: José Bernardino Monteiro
Idade: 25 anos
Freguesia: Tresminas
Concelho: Vila Pouca de Aguiar
Distrito: Vila Real
Destino: Brasil
imagem 72.tif
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1011685
Será que não é o seu ascendente?
Enlace directo:
Falta de assento - Justificação de batismo
Não casou em Igreja, se casou, não sabemos. Casou em Paulo de Frontin conforme informado na mensagem acima.
O nome da irmã do José Bernardo está também na primeira mensagem que escrevi. Se chama Ermelinda Rosa.
A Ermelinda foi batizada em trêsminas em julho de 1871, casou em 1895 com Antonio Joaquim Rodrigues Pereira no RJ (também Paulo de Frontin). Se casou no religioso, também não sabemos.
Vou relatar os fatos que localizamos. Vai ficar uma mensagem extensa, mas espero que seja suficientemente clara sobre as informações:
- José Antonio Rodrigues (pai José Bernardo Monteiro) casou uma primeira vez com Anna Monteiro, em Tresminas, em 1832. Localizei dois filhos, Leonardo Monteiro e João Batista Monteiro. Não foram localizados os registos em Tresminas.
- José Antonio Rodrigues casou-se novamente em 1871, em Tresminas, com Leonor Fernandes (ou Maria Leonor Fernandes, como aparece em outros documentos). Tiveram três filhos registados após o casamento: Ermelinda Rosa (assento 23/1871), Maria (11/1874) e Joaquim José (27/1879), todos batizados em Tresminas.
Agora começamos o nó na história.
Foram localizados dois filhos anteriores ao casamento da Leonor com o José Antonio Rodrigues:
- Leonardo (assento 3/1865) e Manoel (18/1867). No assento de batismo do Leonardo consta que ele é filho natural de CAETANA Fernandes, porém, no óbito dele (14/1867) consta ser filho natural de Leonor Fernandes. Todos esses registos estão na paróquia de Tresminas
Em 1883, uma das irmãs de José Bernardo se casou em Santa Maria da Villa, concelho de Murça (12/1883). O nome dela é Delmina de Jesus e casou com Francisco dos Santos. Consta nesse matrimonio que a nubente apresentou justificação de batismo. Também diz que ela tem 22 anos (provavelmente nascida em 1861) e filha legítima de José António Rodrigues e Leonor Fernandes (que sabemos que não era legítima já que eles só casaram 10 anos depois). Não achei essa justificação de batismo.
Os irmãos Ermelinda Rosa e Joaquim José foram para o Brasil, todos para o RJ. A Ermelinda Rosa, como dito anteriormente, casou em Paulo de Frontin em 24/12/1895 com Antonio Joaquim Rodrigues Pereira, e o Joaquim José casou em Marapicú, município de Iguaçu em 23/11/1901, com Rosa Arminda Campo.
Essas são as informações que a família tem, além de todos aqueles documentos que estão na árvore do family search. Tirando a informação de que o José Bernardo consta como irmão no casamento da Ermelinda Rosa, os outros documentos não trouxeram nenhuma informação relevante.
Enlace directo:
Falta de assento - Justificação de batismo
Eu olhei os registos de batismo e o único que encontrei foi João Bernardino, filho de Maria Monteiro.
Os nomes dos avós maternos não coincidem com os nomes dos pais da Anna Monteiro, que estão na certidao de casamento dela, nem nos batismos dos filhos da Leonor Fernandes.
Por um acaso esse ano de nascimento, entre 1854 e 1856, coincide com o ano em que os registos de batismo não foram lavrados. A informação consta na capa do livro de batismo de 1830-1860
Infelizmente o Arquivo Distrital de Vila Real não possui mais os processos de passaportes para esse ano, pq consta no passaporte que as informações foram abonadas através de documentos legais, então com certeza ele apresentou algum documento
Enlace directo:
Falta de assento - Justificação de batismo
Casou no Rj em 1889, com 22 anos, com Clara Bruno
Se ele casou em 1889 , antes da Republica, com certeza foi na igreja. Após 15/11/1889 é que começaram os registos civeis.
Enlace directo:
Falta de assento - Justificação de batismo
Acabei de encontrar a certidão de inteiro teor de casamento do José Bernardo.
O casamento civil foi em dezembro de 1889.
No teor da certidão consta que ele casou religiosamente em 23 de novembro do mesmo ano na capela do rodeio, que pertencia à paroquia Sacra Familia de Tinguá.
Minha dúvida é, que diferença faz essa certidão de matrimônio se sabemos o ano e a freguesia que ele nasceu, bem como a filiação?!
Me parece que a certidão de casamento civil dele foi baseada no processo de casamento da igreja, e pela data, duvido muito que a paróquia tenha o processo de habilitação de casamento arquivado.
Desculpe a dúvida sobre esse aspecto. Para você pode ser óbvio, mas pra mim, que sou leiga, não teria muita utilidade além de todas as informações que já temos.
Enlace directo:
Falta de assento - Justificação de batismo
Qdo encontrar algum documento, mencione o municipio, a igreja, ou, a circunscrição.
Se ele casou antes no religioso é a certidão com efeito civil, ou seja, tinha 30 dias para apresentar o documento fornecido pela igreja ao cartório. Há livro para esses casamentos, pena não haver digitalizado.
Verifique á qual diocese pertence a igreja do casamento , já que nada informou, e, solicite a dispensa matrimonial. Esses documentos ficam na diocese, pode ser que ele tenha apresentado o documento que obteve em Portugal para imigrar (justificaçao do batismo??). A diocese cobra por esse serviço..
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 15 ene 2025, 11:42.