Cantos de Guimarães nova publicação: “The Chronicles of Maria Enes do Canto"

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias | Heráldica

Cantos de Guimarães nova publicação: “The Chronicles of Maria Enes do Canto"

#457586 | ruifaria3 | 24 dic 2024 00:17

Ontem coloquei neste fórum um post referindo a recente publicação de uma obra sobre os Cantos e suas origens “The Chronicles of Maria Enes do Canto (The Chronicles of Captain Alberto del Canto)”.
Não li a obra, mas partindo da súmula que a publicita extraí conclusões precipitadas, o que me levou a demarcar do autor. Tendo conhecimento do meu post o autor, Jaime Vasquez, com quem já há alguns anos partilho reflexões, leituras paleográficas (algumas remuneradas) e documentação, deu-me a conhecer as conclusões do livro. Não poderia ter ficado mais envergonhado, pelo que me sinto obrigado a retratar. Pelo que me foi possível ler, estamos perante um trabalho ponderado, profundamente reflexivo e fiel às fontes.
Desde já as minhas desculpas ao Jaime e muito sucesso para as próximas publicações sobre a família.
Rui Faria
https://a.co/d/0uE3ff0

Respuesta

Enlace directo:

Cantos de Guimarães nova publicação: “The Chronicles of Maria Enes do Canto

#457588 | aníbal | 24 dic 2024 12:51 | In reply to: #457586

Bom dia caro Confrade

Tenho avós dos Açores com o apelido, "Canto": José Francisco do Canto e Castro Pacheco de Sampaio https://geneall.net/pt/nome/41696/jose-francisco-do-canto-e-castro-pacheco-de-sampaio/ e Josefa Bernarda do Canto e Noronha https://geneall.net/pt/nome/182920/josefa-bernarda-do-canto-e-noronha/

Pergunto, se a origem será Inglaterra ou Espanha ?

Cumprimentos,
Aníbal de Bettencourt Pacheco

Respuesta

Enlace directo:

#457590 | ruifaria3 | 24 dic 2024 12:58 | In reply to: #457588

Caríssimo Aníbal Pacheco.
Tratam-se de realidades distintas. Uma, o “mito fundacional”, que coloca os Cantos originários de Inglaterra; outra, as fontes históricas, que, até ao momento, não corroboram o “mito fundacional”.
Cumprimentos,
Rui Faria.

Respuesta

Enlace directo:

#457592 | aníbal | 24 dic 2024 14:18 | In reply to: #457590

Muito obrigado estimado Rui Faria !

Respuesta

Enlace directo:

#457618 | aníbal | 27 dic 2024 18:10 | In reply to: #457586

Estimados Confrades

Sobre "Canto", transcrevendo a Família de acordo com o Armorial Lusitano, Lisboa 1961:

"Família que os genealogistas pretendem ser de origem inglesa, a qual passou á Galiza nas pessoas de João de Kant e de seus filhos, cujos descendentes vieram para Portugal, de onde foram para a ilha Terceira.
Pedro Anes do Canto, filho de João Anes do Canto e de sua mulher, Francisca da Silva, neto de Vasco Fernandes do Canto e de sua mulher e bisneto de João Fernandes de Souto Maior e de sua mulher, Maria do Canto, viveu na Terceira e foi o primeiro provedor das suas armadas. Fidalgo da Casa de D. João III, a quem serviu no segundo cerco de Arzila, estando cercada pelo Rei de Fez e com a praia ocupada por muitas bombardas, praça que foi dos primeiros a socorrer com um navio armado, em que levou muita gente, que com grande perigo desembarcou. Defendeu com a sua companhia o baluarte que o Conde D. Vasco lhe encarregou, até chegada de mais socorro, feitos estes que o dito Rei remunerou, concedendo-lhe acrescentamento das suas armas, por Carta de 28 de Janeiro de 1539"...
Cumprimentos,

Respuesta

Enlace directo:

#457619 | ruifaria3 | 27 dic 2024 21:19 | In reply to: #457618

Caríssimo Aníbal,
São referências que até ao momento não se comprovam. Existem duas realidades distintas: de um lado a história familiar fundada na genealogia produzida por Manuel de Canto e Castro; do outro, os factos históricos. João Anes do Canto (pai do de Pedro Anes do Canto, “o Açoreano”), foi um escudeiro da casa de D. Diogo Pinheiro, prior da Colegiada, de quem era feitor. Este, era filho de um tosador de nome Vasco Afonso e de sua mulher Margarida Fernandes e neto de um tendeiro de nome Afonso Anes e de Beatriz Gomes. São realidades que podem naturalmente conviver, mas não devem ser tomadas uma pela outra. De um lado temos o “mito fundacional” que se enquadra num processo de afirmação social da família e funda a sua origem num tronco da nobreza inglesa; do outro, os factos históricos…
Cumprimentos,
Rui Faria

Respuesta

Enlace directo:

#457657 | aníbal | 29 dic 2024 18:14 | In reply to: #457619

Estimado Rui Faria

Muito obrigado por responder mais uma vez.
Para mim, a Verdade serve-me e não as fantasias !

Cumprimentos,

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 06 ene 2025, 23:17.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen