Busca informações Família Guimarães

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

#458042 | MarcusGuima | 23 ene 2025 03:33

Olá. Estou em busca de informações sobre a família do meu trisavô (Comendador) Francisco Antunes da Silva Guimarães, casado com Catharina da Silva Guimarães (ela seria alemã, falecida em 1873). Eles chegaram no Brasil e viveram no Rio de Janeiro e Minas Gerais (Mariana e Juiz de Fora).
Achei alguns registros deles na Cidade do Porto no Familysearch, porém os arquivos são bloqueados no site e já fui em um Centro Familysearch e nada.

Respuesta

Enlace directo:

#458047 | mila1000 | 23 ene 2025 09:54 | In reply to: #458042

Maria Firmina, sobrinha de Francisco
batismo 28 9/7/1865 São Nicolau/ Lisboa
filha de José Antunes da Silva Guimarães (natural de Guimarães/ Braga),
imagem 138.tif
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4820327

Sergio, neto, batismo em 15/7/1902 São Martinho

Respuesta

Enlace directo:

#458050 | mila1000 | 23 ene 2025 12:09 | In reply to: #458042

batismo Sergio Cedofeita
imagem 198.tif
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=781615

Transcrito em 1917 na 2 Conservatória do Porto sob numero 154
30/12/ ??

Respuesta

Enlace directo:

#458055 | mila1000 | 23 ene 2025 13:58 | In reply to: #458042

Creio que já saiba ...

https://www.mcadaval.com.br/genealogia/OsGuimaraes080308.pdf

Respuesta

Enlace directo:

#458057 | mila1000 | 23 ene 2025 14:14 | In reply to: #458042

Cepese
ID47010 Francisco Ribeiro Antunes Da Silva Guimarães Guimarães Guimarães João Antunes da Silva Guimarães Adelina da Silva Empregado Comercial 22 Rio de Janeiro Solteiro

Respuesta

Enlace directo:

#458058 | mila1000 | 23 ene 2025 14:31 | In reply to: #458042

O Francisco acima nasceu em 1917 em Guimarães, registo 174
consta no indice da conservatória - Tombo.pt

Respuesta

Enlace directo:

#458060 | MarcusGuima | 23 ene 2025 15:15 | In reply to: #458042

Olá. Obrigado pelas contribuições!
Mas, o Francisco Antunes da Silva Guimarães, faleceu em 24 de agosto de 1879, em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Até onde pude apurar, seus pais de chamavam João Manoel Antunes da Silva Guimarães e Maria Josephina d´Oliveira.

Respuesta

Enlace directo:

#458061 | MarcusGuima | 23 ene 2025 15:23 | In reply to: #458055

Oi Maurício. Tudo bem?
Sim, me baseei nas suas pesquisas. Estou tentando achar agora a história da família em Portugal.
Quem são os antepassados do Francisco e da Catherina, pois, não achei mais nada.
Abs

Respuesta

Enlace directo:

#458066 | mila1000 | 23 ene 2025 22:50 | In reply to: #458042

um dos filhos era Francisco A. S.Guimaraes Jr

Respuesta

Enlace directo:

#458069 | ruifaria3 | 24 ene 2025 00:28 | In reply to: #458061

Caríssimos Marcus e Maurício,
Partindo dos dados aqui disponibilizados é possível, com facilidade, alargar a árvore ascendente destas gentes com raízes vimaranenses, de onde lhe provém o apelido. Os seus antepassados nascerem no termo da mui nobre e leal vila de Guimarães, com ligação às suas gentes. Destaca-se a nobre linhagem dos Macedo de Souto e dos Machado, mas também, pela diversidade, as múltiplas linhas plebeias, dos oficiais mecânicos às castas de lavradores abastados da principalidade.

É só seguir os passos.

Iniciamos com o batismo que aqui disponibilizou:

Aos nove dias do mês de julho de mil oitocentos sessenta e cinco nesta paroquial igreja de São Nicolau de Lisboa, Bairro do Rocio, e Diocese de Lisboa, eu Silvério Antão Barata Salgueiros , desembargador e prior colado na igreja supra dita, batizei solenemente a uma pessoa do sexo masculino a que se pôs o nome de Francisco, que nasceu pelas dez horas da noite, do dia vinte e sete de abril, do corrente ano, filho de José Antunes da Silva Guimarães, comerciante, natural de Guimarães, e de Rosa da Conceição Silva Guimarães, exposta, RECEBIDOS NA FREGUESIA DE SANTA JUSTA, desta cidade, e moradores nesta de São Nicolau na Rua Bela da Rainha, número duzentos e setenta e nove, terceiro andar, neto paterno de João Manuel Antunes da Silva e de Maria Josefa de Oliveira, e materno ignora-se. Foi padrinho Francisco Antunes da Silva Guimarães, tio paterno do batizado, e madrinha sua mulher Catarina da Silva Guimarães, residentes na cidade de Paraíba, por seus procuradores José Pedro Ferreira e D. Maria Fermina Ferreira. E para constar fiz em duplicado o presento assento de batismo que depois de lido e conferido perante os padrinhos com eles assinei

Deste batismo duas referências importam suprema relevância para esclarecer a ascendência; primeiro, faz prova da irmandade entre o comendador Francisco e o pai do batizado José Antunes da Silva Guimarães, oferecendo-nos os nomes dos pais destes, avós do batizado; segundo, a informação “recebidos na freguesia de Santa Justa” conduz-nos ao registo de casamento (anterior a 1865) numa tentativa de identificar a freguesia de Guimarães onde nasceu José.
E desta forma o encontramos o casamento com extrema facilidade.
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4817259 tif.: m0522

Fl. 2, n.º 1
Aos catorze dias do mês de abril do ano de 1864 pelas sete horas da manhã, nesta igreja patriarcal de Santa Justa, bairro do Rocio, cidade patriarcado de Lisboa, na minha presença compareceram os nubentes José Antunes da Silva Guimarães e Rosa da Conceição, os quais sei serem os próprios, com uma provisão do Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa de dispensa dos proclamas e mais papeis de estilo, assinado pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Senhor Vigário Geral do Patriarcado o Doutor Manuel José Fernandes Cicouro, e com alvará do reverendíssimo juiz dos casamentos de justificação do estado livre e batismo do nubente, com data do dia onze do dito mês e ano, e sem impedimento algum canónico ou civil para o casamento: ele de idade de trinta e três anos, solteiro, caixeiro, natural e batizado na freguesia de Santa Maria de Souto, julgado de Guimarães, Diocese de Braga, e meu paroquiano morador na Rua Nova de São Domingos em número doze, loja, filho legítimo de João Manuel da Silva e de Maria Josefa de Oliveira, natural de Guimarães, e ela de idade de vinte e três anos, solteira, criada de servir, batizada na freguesia de Vila Franca de Xira, deste patriarcado, exposta da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e minha paroquiana moradora na Rua Travessa […]

A partir daqui esstacionamos nos patoquiais da freguesia de Santa Maria de Souto disponíveis para consulta online no site do Arquivo Alfredo Pimenta.

https://archeevo.amap.pt/viewer/descriptions/183398/130183

P-825, 1 v, n.º 1

Aos vinte e três dias do mês de dezembro de 1802, na forma do sacro Concílio de Trento, e Constituição de Braga, em presença do reverendo Encomendado Inácio José Lopes Ribeiro e das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas se receberam João Manuel da Silva, filho legítimo de José da Silva e de Maria Benta Duarte do lugar de Soutelinho, com Antónia Maria Fernandes filha legítima de Pedro Fernandes e de Francisca Josefa do lugar do Fojo, dispensados nas ausências por sua Excelência Reverendíssima […]

Fl. 3 v n.º 4

Domingos filho legítimo de João da Silva e de Antónia Maria Fernandes do lugar de Soutelinho desta freguesia de Santa Maria de Souto deste termo de Guimarães, nasceu aos trinta e um do mês de maio de 1804 e aos três de junho foi por mim batizado e lhe pus os Santos Óleos, padrinhos Domingos, solteiro, e Rosa, solteira, do lugar do Fojo desta freguesia, avós paternos José da Silva e Maria Benta, do lugar do Soutelinho; e materno de Pedro Fernandes e de Francisca Josefa do lugar do Fojo, todos desta freguesia

Fl. 9 v, n.º 2
Maria Joana filha legítima João Manuel Antunes e Antónia Maria do lugar de Soutinho desta freguesia de Santa Maria de Souto termo de Guimarães nasceu aos treze dias de maio do ano de mil e oitocentos e quinze do mesmo ano foi por mim solenemente batizado é neto pela parte paterna de José da Silva e de Maria Benta, materna de Pedro Fernandes e de Francisca Josefa, foram padrinhos Manuel Fernandes e Joana Maria tia todos desta freguesia

P-829, fl. 14 v, n.º 2
António filho de João Manuel Antunes da Silva e de Antónia Maria Fernandes do lugar de Soutelinho desta freguesia de Santa Maria de Souto, do termo de Guimarães, nasceu aos vinte e sete de julho de 1816 e foi por mim batizado solenemente batizado ao primeiro de agosto foram padrinhos o Padre António do lugar do Toural freguesia de Serafão e Maria Rosa Ribeira do lugar do Fojo desta freguesia, é neto paterna de José António da Silva e Maria Benta Duarte e materna de Pedro Fernandes e de Francisca Josefa Fernandes, todos desta freguesia

P-826, fl. 51, n.º 1
Aos doze dias do mês de dezembro deste ano de 1822 em minha presença e das testemunhas abaixo assinadas na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituição deste arcebispado procedendo licença do Doutor juiz dos casamentos desta mesmo arcebispado se receberam por palavras de presente na igreja desta freguesia de Santa Maria de Souto com João Manuel Antunes da Silva viúvo que ficou de Antónia Maria Fernandes, com Maria Josefa de Oliveira filha legítima que ficou de Feliz José António de Oliveira e de Ana Maria da Costa todos naturais desta freguesia de Santa Maria de Souto

P-826, fl. 26 e v, n.º 3

Matias filho legítimo de João Manuel Antunes e de Maria Josefa de Oliveira do lugar de Soutelinho desta freguesia de Santa Maria de Souto termo da vila de Guimarães nasceu no dia vinte e oito de novembro de 1824 e foi batizado no primeiro de dezembro do mesmo ano e lhe administrei os Santos Óleos é neto paterno de José da Silva e de Maria benta Duarte e materna de Feliz José de Oliveira e de Ana Maria da Costa todos desta freguesia foram padrinhos Matias José de Freitas e Joana Fernandes

P-826, fl. 33, n,º 1
José filho legítimo de João Manuel da Silva e de Maria Josefa de Oliveira do lugar de Soutelinho desta freguesia de Santa Maria de Souto termo de Guimarães nasceu no dia dezanove do mês de novembro deste ano de mil oitocentos e vinte e sete e foi por mim solenemente batizado e lhe pus os santos óleos no dia vinte e um do dito mês e ano é neto paterno de José António da Silva e de Maria benta Duarte e materno de Feliz Jose António de Oliveira e de Aba Maria da Costa todos desta freguesia foram padrinhos José António de Oliveira e Francisca mulher de Matias José de Freitas
P-826, fl. 40 v, n,º 1
Domingos filho legítimo de João Manuel Antunes e de Maria Josefa de Oliveira do lugar de Soutelinho desta freguesia de Santa Maria de Souto termo de Guimarães, nasceu no dia catorze de março de 1831, foi por mim solenemente batizado no dia dezasseis do mesmo mês e ano lhe administrei os santos óleos é neto paterno de José da Silva e de Maria Benta Duarte e materno de Feliz José de Oliveira e de Ana Maria da Costa, todos desta freguesia foram padrinhos Domingos José de Macedo do lugar de Penela e Maria Teresa tia do batizado ambos desta freguesia […]

P-829, fl. 21 e v, n.º 3

Francisco, filho de João Manuel Antunes de sua mulher Maria do lugar do Santos desta freguesia de Santa Maria de Souto termo da vila de Guimarães, nasceu no dia dezoito de dezembro e 1835 e foi batizado solenemente no dia 25 do dito mês e ano por mim o Padre Manuel Joaquim Rodrigues encomendado desta Igreja e lhe pus os Santos óleos foram padrinhos Matias José de Freitas sua mulher Francisca tia do batizado por parte materna do lugar de Soutelinho neto paterno de José da Silva e de Maria Benta Duarte e materna Felix José de Oliveira e Ana Maria da Costa todos da freguesia de Santa Maria de Souto

P-829, fl. 26, n.º 2

Domingos António filho legítimo de João Manuel Antunes da Silva e Maria de Oliveira do lugar de Santos desta freguesia Souto julgado de Guimarães nasceu no dia dezoito de abril de 1838 e batizado no dia 24 do dito mês e ano e ano solenemente por mim o padre Manuel Joaquim Rodrigues encomendado desta freguesia sem santos óleos pelos não haver ainda, foram padrinhos Domingos da Silva Souto e Joana Maria sua irmã e irmãos do batizado com sua procuração Matias José de Freitas do lugar de Soutelinho ele assistente na cidade de Aveiro ela na companhia de seu pai no lugar de Santos é neto paterno de José da Silva de Maria benta Duarte materna de Feliz José de Oliveira e de Ana Maria da Costa todos desta freguesia

P-829, fl. 33, n.º 1
António José filho legítimo de João Manuel Antunes de Maria de Oliveira do lugar dos Santos desta freguesia de Santa Maria de Souto, julgado de Guimarães nasceu no dia 2 de junho de 1841 aos treze do dito mês e ano foi solenemente batizado por mim o padre Manuel Joaquim Rodrigues pároco desta freguesia com imposição dos santos óleos foram padrinhos José Antóno, solteiro, irmão do batizado Francisca Teresa, solteira, filha de João Manuel de Macedo viúvo, do lugar de Soutelinho, neto paterno de José da Silva e de Maria benta Duarte e materno de Feliz José de Oliveira e de sua mulher Ana Maria da Costa todos desta freguesia.

P-823, fl. 53 v a 54, n.º 2
Aos 19 de setembro de 1765 nesta igreja paroquial de Santa Maria de Souto do termo da viula de Guimarães em minha presença e das testemunhas abaixo escritas a forma do concílio Tridentino e constituições deste arcebispado primaz com licença autêntica do reverendo doutor juiz dos casamentos dele, se receberam pro marido e mulher por palavras de presente José António da Silva filho legítimo de António da Silva e de sua mulher Catarina de Freitas do lugar das Casas Novas com Maria benta Duarte, filha legítima de Domingos Antunes e de sua mulher Domingas Duarte do lugar do Soutelinho […]

P-823, fl. 17 v, n.º 1
Aos vinte e quatro do mês de junho de 1731 anos nesta igreja de Santa Maria de Souto em minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas e assinadas se receberam por marido e mulher na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituição do arcebispado António da Silva filho legítimo de Francisco Fernandes e de sua mulher Domingas da Silva moradores no lugar de Vilar de Atão da freguesia de São Torcato termo da vila de Guimarães com Catarina de Freitas filha legítima de Sebastião Machado já defunto e de sua mulher Maria de Freitas moradores no lugar do Paço desta freguesia de Santa Maria de Souto

P-824, fl. 10, n.º 1
Aos 28 de maio de 1778 nesta paroquial igreja de Santa Maria de Souto, termo de Guimarães, em minha presença e das testemunhas abaixo escritas e assinadas na forma do Sagrado Concílio Tridentino, e constituição deste arcebispado primaz com licença do reverendo doutor juiz dos casamentos da cidade de Braga se receberam por marido e mulher por palavras de presente Feliz José António de Oliveira filho legítimo de Alberto Fernandes de Oliveira e de Maria Duarte, com Ana Maria da Costa, filha natural de António de Castro e de Catarina da Costa, solteira, do lugar do Pombal todos da sobredita freguesia […]

P-823, fl. 33 v, n.º 1
Aos dois de novembro de 1748 anos nesta igreja de Santa Maria de Souto termo da vila de Guimarães, arcebispado de Braga, se receberam por marido e mulher com palavras de presente na forma do Sagrado Concílio Tridentino, e constituições deste arcebispado com licença autêntica do reverendo doutor juiz dos casamentos, Alberto Fernandes de Oliveira, filho legitimo de Martinho Fernandes e de sua mulher Serafina de Sá da freguesia de São Cosme Damião de Garfe e nela moradores no lugar da Bouça com Maria Duarte de Macedo, filha de António de Macedo e de sua mulher Maria Duarte do lugar do Carvalho desta freguesia de Santa Maria de Souto […]

Cumprimentos,
Rui Faria

Respuesta

Enlace directo:

#458070 | MarcusGuima | 24 ene 2025 03:17 | In reply to: #458069

Olá Rui Faria.
Que contribuíção espetacular!!!
Eu achei também uma nomeação do Francisco Antunes da Silva Guimarães de Real Cavaleiro da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, pelo Rei D. Luis.

Muito obrigado pelas informações!

Respuesta

Enlace directo:

#458085 | ruifaria3 | 24 ene 2025 19:25 | In reply to: #458070

Caro Marcus,
Percorrendo os paroquias de Souto poderá ascender ainda mais e ligar o comendador à linha dos Macedo de Souto aqui no geneall Salvador Francisco de Abreu e mulher Isabel de Macedo, bem como aos Machado da Maia.

https://geneall.net/pt/nome/177825/salvador-francisco-de-abreu/

Cumprimentos,
Rui Faria

Respuesta

Enlace directo:

#458086 | MarcusGuima | 24 ene 2025 22:33 | In reply to: #458085

Olá Rui Faria.
Muito obrigado pelas informações!!!!
Sem querer abusar. Rs. Você saberia onde posso achar arquivos do casamento entre o Francisco Antunes da Silva Guimarães e da Catharina da Silva Guimarães?
Não consegui achar nada sobre o casamento deles.

Respuesta

Enlace directo:

#458087 | ruifaria3 | 24 ene 2025 22:53 | In reply to: #458086

Caro Marcus,
Infelizmente não tenho qualquer conhecimento. Apenas me limitei a partir dos dados aqui colocado. Nada mais sei sobre o percurso da geração após a saída de Guimarães...
Cumprimentos,
Rui Faria.

Respuesta

Enlace directo:

#458088 | MarcusGuima | 24 ene 2025 22:55 | In reply to: #458087

Olá Rui Faria.
Entendo.
Muito obrigado pela ajuda!!!

Meus cumprimentos,
Marcus Guimarães

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 08:57.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen