Dúvida em Leitura no NFP de Felgueiras Gayo

This topic is classified in rooms: Bibliografia | Famílias | Pessoas

#458542 | lasantos | 12 feb 2025 11:57

Caros Confrades,

Tenho dúvida numa leitura do título de Pereiras (XXII) do NFP de Felgueiras Gayo, para a qual gostaria da vossa opinião, que desde já agradeço. Trata-se de uma frase do capítulo dedicado aos Senhores de Castro Daire (https://purl.pt/12151/4/hg-40112-v/hg-40112-v_item4/hg-40112-v_PDF/hg-40112-v_PDF_24-C-R0150/hg-40112-v_0000_capa-capa_t24-C-R0150.pdf), também chamados Pereiras de Geje (ou Geja). Na pg.187, é mencionado, no ramo 18, sobre Diogo Pereira, filho de Fernão Pereira e Isabel Pereira:

"18 Diogo Pereira, q matou a Ponte de Prado Diogo Gomes de Abreu."

Que entendem (ou sabem) desta frase? Que Diogo Pereira matou a Diogo Gomes de Abreu na Ponte de Prado, ou que ali foi morto por Diogo Gomes de Abreu?

Eu suponho que este Diogo Pereira terá vivido na segunda metade do século XV; não consegui cruzar esta informação relativamente a nenhum contemporâneo Diogo Gomes de Abreu no título de Abreus de Regalados.

Reitero o meu antecipado agradecimento.

Luís

Respuesta

Enlace directo:

#458549 | saintclair | 12 feb 2025 17:13 | In reply to: #458542

-
Caro Confrade;
Estive analisar o seu link.
Colocando nº187 na quadricula, não vai dar aos Pereiras, [ § artigo 21] fica muito aquém.
Isto acontece porque o Tomo foi feito com várias secções, e a numeração das páginas se
repete.
Sugiro que se comece do fim do caderno, procurando manualmente pelos Pereiras, e aí com
alguma sorte, apareça a página[ 187-Pereiras § 21 ].
Sobre a sua dúvida; vamos ver se conseguimos entender esta semântica do ano 1940.
Cumprimentos
Sc.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 feb 2025, 20:49.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen