Senhores da Casa do Côvo e Condes de Felgueiras
This topic is classified in rooms: Títulos | Famílias
Senhores da Casa do Côvo e Condes de Felgueiras
Gostava de saber se existe ligação conhecida, estudada e publicada entre os senhores da casa do côvo e os condes de felgueiras.
Atentamente
Enlace directo:
RE: Senhores da Casa do Côvo e Condes de Felgueiras
Julgo que não há nenhum parentesco recente entre os condes do Côvo e os de Felgueiras. Mas há vários parentescos remotos. São ambos, nomeadamente, descendentes dos senhores de Ponte da Barca.
RespuestaEnlace directo:
RE: Senhores da Casa do Côvo e Condes de Felgueiras
Agradeço a sua resposta que me parece ir um bocado ao encontro do que esperava embora me
referisse mais especificamente aos Senhores da Casa do Côvo (que aqui no Genea não vem referida)e não necessariamente aos Condes do Côvo.
Seriam, conforme aparentam,os Condes do côvoprovenientes da mesma linhagem dos senhores da casa?
Ao que sei (cito de cor, e possivelmente com falhas na linguagem genealógica, "Os Magalhães",Manuel Villas Boas, Editorial Estampa)a família da Linhagem da Casa do Côvo (proveniente da Lixa?) entronca com a descendência feminina de Rui Pires de Magalhães, tronco dos Magalhães de Amarante, Cónego-Deão da Sé de Coimbra e filho do Primeiro Senhor da Barca.
não sei se usaram o apelido Magalhães (como o primeiro conde do Côvo)mas daí parecem, também descender.
A ligação aos condes de felgueiras tem a ver com o facto de não lhes conhecer os ascendentes e uma tia avó, que não conheci, referir as suas ligações familiares aos condes de Felgueiras (foi contemporânea do 1º mas ignoro se se conheceram)e aos senhores do Côvo.
Na linha directa dessa tia-avó, única que até agora pude investigar e sem sair sequer de meados do séc. XIX, só encontro relação com o que pode ser considerado pequena burguesia.
Gostava de saber se há validade na informação oral referente a tais relações familiares, mas acho que terei que investigar muito. e em braga que é longe.
Estranho o estabelecimento de ligações a ramos tão distante e com relacionamentos tão remotos dos Magalhães.
atentamente
NISGM
Enlace directo:
RE: Senhores da Casa do Côvo e Condes de Felgueiras
Os Castro e Lemos da Casa do Côvo, mais tarde condes do Côvo, vêm do casamento em 1714 do coronel António Carlos de Castro, sr. da Casa destes em VN de Cerveira, com uma filha dos 8ºs senhores de juro e herdade da Trofa. Destes foi filho Sebastião de Castro de Lemos e Menezes casado com sua prima-direita, srª da Casa do Côvo, filha de outra filha dos 8ºs senhores da Trofa e de seu 1º marido Fernando de Magalhães e Menezes, sr. da casa do Côvo. Quer este Fernando quer a mulher do 8º sr. da Trofa, D. Madalena de Souza de Menezes de Noronha, descendiam da Casa da Barca.
Cordiais cumprimentos
MAS
Enlace directo:
RE: Senhores da Casa do Côvo e Condes de Felgueiras
Caro NISGM
A ligação genealógica entre os Condes de Felgueiras e a Casa do Côvo, perto da Feira (julgo que é esta que procura) está descrita no Felgueiras Gayo no ttº de Magalhães, a partir do §34 N7 Ruy Pires de Magalhães, que será o tronco comum destas duas famílias, pelos Magalhães. A Casa do Côvo segue no §35 e §36. A dos Condes de Felgueiras, pelo §39. A actualização deste ramo está nos “Carvalhos de Basto”, Vol. V a partir do §51, nº XVI, pág. 40 e segue até ao 1º Conde no §55, nº XXI, pág. 90, do mesmo volume.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Enlace directo:
RE: Senhores da Casa do Côvo e Condes de Felgueiras
com muito atraso agradeço a informação referida.
com os melhores cumprimentos
NISGM
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 nov 2024, 06:48.