casamentos 2ª metade do séc.XVIII

This topic is classified in rooms: Arquivos

casamentos 2ª metade do séc.XVIII

#19920 | macp | 22 abr 2002 17:50

Terá havido alguma probabilidade de uma jovem ter casado com treze anos, por volta de 1784? Razão da pergunta: ao seguir um dos ramos da minha família, não encontrava nas datas prováveis, um determinado indivíduo, Luís. Mas encontrava a mulher Joana, indicada nos registos de um filho, António, 1798, e de uma neta. Pedi o assento de casamento. Os nomes dos pais , os lugares, tudo condiz com as informações anteriores ( assentos de baptismo de filho e neta) , mas surpreendeu-me a data do casamento. Assim , ela teria casado com 13 anos. Será normal na época? Ou poderá a data do baptismo de Joana ( 1771) ser alguns anos posterior ao nascimento?
Obrigada.
maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: casamentos 2ª metade do séc.XVIII

#19925 | magalp | 22 abr 2002 20:00 | In reply to: #19920

Já me apareceram igualmente. Parece-me que muito raramente no correr desse século. Nos assentos de baptismo que tenho à mão, o nascimento ocorre na semana anterior, geralmente. As duas datas aparecem-me invariavelmente expressas. Aconteceu-me encontrar um confirmação de baptismo "n'esta egreja" pois o mesmo já tinha sido feito por uma tia após o nascimento, mas mesmo nesse aparecem as datas em questão. "Dia mez anno ut supra... " devidamente assignando o Abbade e 2 testemunhas.
Razões para a precocidade do casamento, não faltam, sendo talvez prioritárias as económicas. Mas, convem lembrar que em caso de determinados desvios de comportamento psíquico se prescrevia o casamento como salutar medicação.
Mais curioso serão os vários casos de noivas com mais de 35 anos e que vieram a ter 6 e 7 e mais filhos! enfim, estas investigações trazem-nos uma informação espantosa. Imagino as estatísticas numéricas e gráficas que GP poderá fazer dentro em pouco tempo!
cmptos.
MM

Respuesta

Enlace directo:

RE: casamentos 2ª metade do séc.XVIII

#19957 | macp | 23 abr 2002 11:47 | In reply to: #19925

M. M. :Neste caso, surpreendeu-me, além da eventual idade precoce da dita JOANA, o facto de não haver referência ao consentimento do pai, por exemplo, ou a qualquer licença particular. O nascimento do filho data de 1798, em que ela teria 27 anos, mas pode ter tido outros filhos antes, é claro. Também já tinha compreendido que as datas de nascimento e baptismo eram, no geral, muito próximas, mas , neste caso, só aparece a data de baptismo.
obrigada pela troca de ideias.cumprimentos.
maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: casamentos 2ª metade do séc.XVIII

#19960 | JCC | 23 abr 2002 12:14 | In reply to: #19957

Maria

Você tem cópia dos assentos? Não haverá possibilidade de as datas não serem essas?

Se ainda assim a dúvida persistir tente ver os outros registos da mesma folha para verificar se não terá havido um erro do Padre ao escrever.

É que eu tenho, aliás como você, muitas dúvidas sobre um casamento tão precoce nessa época, embora seja possível.

João Cordovil Cardoso

Respuesta

Enlace directo:

RE: casamentos 2ª metade do séc.XVIII

#19974 | magalp | 23 abr 2002 19:37 | In reply to: #19960

Caro João Cordovil Cardoso

Digo e repito que na investigação documental entre muitos outros quesitos que não virão ao caso, é preciso ter fé. Saberá que até para as ciências ditas exactas presisõ é, e muita vez. ter fé, quanto mais nestes assuntos.
Pois amenos que Fernando C.S. Canedo estivesse muito distraído ou fosse um grande intrujão - não aceitando eu qualquer das hipóteses, até por uma questão de fé... - copiou 3 registos de casamentos em que a noiva é de menor idade, sendo que num caso são os dois de 16 anos...
Este assentos ocorreram entre 1713 e 1800, em várias freguesias da Comarca da Feira, Diocese do Porto, e, sómente levantada uma família!!
Se tiver interesse nisso poderei arranjar uma estatística de casos congéneres em relação ao período de 1750/1850 em várias freguesias da Póvoa do Varzim. Foi uma tese da minha sábia irmã, que elaborou isso co grande rigor, naturalmente.
Outra coisa que nos passará despercebida é a enorme quantidade de casamentos registados in articulo mortis, na última metade do séc. 19, pelas mais diversas causas. O diabo era quando as viúvas continuavam a ter filhos do defunto e breve marido...
Talvez por isso o meu interesse pelas genealogias e tentar entrar nos usos e costumes da várias épocas.
Mas nas suas heráldicas tb. há coisas de verdadeira delícia!
cmptos.
Manuel Magalhães

Respuesta

Enlace directo:

RE: casamentos 2ª metade do séc.XVIII

#19993 | rmfrp | 23 abr 2002 22:59 | In reply to: #19920

Cara Maria:

Não sendo uma situação comum, casar aos 13 anos não era de forma alguma impossível para uma jovem. Em datas um pouco mais recuadas (finais do séc. XVII e princípios do séc. XVIII) tenho documentadas na minha família uma noiva de 12 anos e duas de 13 anos.

A ausência de uma indicação de consentimento não significa que tal não tenha sido necessário. Sucede que, em regra, quando se caminha para épocas mais recuadas os registos vão ficando cada vez menos informativos. É assim que, por exemplo,os registos de baptismo mais antigos não indicam a data de nascimento. O erro na avaliação das idades não é porém significativo, uma vez que as crianças eram habitualmente baptizadas cerca de uma semana após o seu nascimento.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: casamentos 2ª metade do séc.XVIII

#20009 | macp | 24 abr 2002 11:13 | In reply to: #19960

Tenho os assentos de baptismo da neta dessa Joana, do filho e da própria. Não conseguia encontrar o assento de baptismo do filho , no âmbito de 20-30 anos a partir o nascimento do filho. Ora , assim , parece que o marido seria mais velho, tenho que alargar as buscas. O problema coloca-se por estar a pedir a pesquisa aos Arquivos ( Viseu e Porto) por correio e internet) e Câmara Eclesiástica de Lamego ( a pessoa que faz as buscas tem sempre muito trabalho em mãos )e não poder confirmar certas hipóteses, o que terei que fazer in loco, quando tiver mais disponibilidade de tempo e deslocação. O assento de baptismo do marido , talvez, me dê outras indicações. Eu esperava que, num caso de uma menor, se registasse o consentimento, como já encontrei, noutro caso, datas posteriores. Obrigada mais uma vez por esta troca de ideias.
Maria

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 20:13.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen