Famílias Katzenstein e Burmester

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Famílias Katzenstein e Burmester

#20736 | Moisés | 07 may 2002 12:44

Caros Senhores,

Estou a empreender uma pesquisa sobre a ligação da família Burmester do Porto a uns judeus de origem alemã de seu nome Katzenstein, que depois vieram a dar origem a alguns titulares como os VIscondes de Serpa Pinto e Bettencourt.
Só consigo remontar a um certo Judá Katzenstein, que nasceu na Alemanha, no final do séc. XVIII.
Alguém tem alguns dados que me possa fornecer?

Obrigado
Moisés Mendes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#20750 | magalp | 07 may 2002 19:06 | In reply to: #20736

Meu Caro Moshe Mendes

Sinceramente, acho que vai ter de esperar muito. Vá esperando sentado, porque a espere será longa bem por certo...
A título de exemplo, busco dados semelhantes há quase 50 anos! Antes de mim, outros meus familiares directos, foram já para o outro mundo sem conseguir averiguar nada de concreto sobre a ascendência judaica.
Diz-se, diz-se que se disse, que se ouviu e leu, mas, quanto a prova provada, nada.
Há por aí uma publicação recente, a 3 ou 4 volumes, que trata notáveis e muito conhecidas famílias de ascendência judaica em Portugal. Esse q. aí vêm tem as suas dúvidas resolvidas, se é q. as tinham... entretanto, as centenas, ou msmo milhares de famílias que ali não constam e são igulamente de origem judaica, dificilmente conseguirão fazer boa provança dessa sua origem.
Quanto a mim substituo esse desconhecimento com a imaginação e fica tudo mais fácil!
Assim, porque a minha altura, volume e formato de crâneo e rosto, são um tanto semelhantes a Ariel Sharom e simpatizo na verdade com este dirigente israelita, sou parente dele. Mais remotamente, porque igulamente manejava fundas com perícia na minha meninice e tb. pela reduzida altura, sou descendente de David!
E com isto já me dou por muito satisfeito!
Aqui entre nós q. ninguém nos ouve, há muitos q. conseguem provar mas não reconhecem e por outro lado há quem reconheça, mas não consegue provar...
Shalom!
Manuel Maria Magalhães

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#20752 | eugenio medina | 07 may 2002 19:21 | In reply to: #20736

Há uma família Katzenstein antiga em S.Miguel/Açores. Há um engenheiro civil dessa família a residir no Continente. Não deve ser dificil contactá-lo através Ordem dos Engenheiros. Cumprimentos Eugenio Medina

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#20755 | amtf | 07 may 2002 20:34 | In reply to: #20750

É a velha história de D. José, o Marquês de Pombal, o Inquisidor-mor e os três chapéus amarelos...
Shalom
António Maria Fevereiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#20756 | magalp | 07 may 2002 20:41 | In reply to: #20755

António Maria

Não fales muito alto porque os nossos muitos avós FSO.s, Inquisidores e Juizes, podem ouvir...
Shalom
Manuel Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#20788 | Moisés | 08 may 2002 13:09 | In reply to: #20750

Todá Emmanuel Bar Magalhães,

Em relação às famílias mencionadas no livro do Zé Maria Abecassis, só uma dezena ainda permanece judia. As outras deixaram e/ou quiseram assimilar-se o mais rapidamente possível.
Por outro lado, a "Genealogia Hebraica" dedica-se somente ao estudo de famílias magrebinas que se fixaram em Gribraltar e Marrocos. Umas eram sefarditas. Outras nunca antes tinham habitado Sefarad.
Como sabe, os judeus de origem alemã como é o caso dos Katzenstein são asquenasim, por isso não são contemplados pelo referido estudo.
Por outro lado, o nome Judá não deixa muitas dúvidas. Trata-se com toda a probabilidade de um judeu assimilado na sequência da Aufklarung.
Já agora, se seguirmos a teoria das semelhanças genéticas, verifica-se que a população mais parecida com os portugueses são os argelinos com 98% de ADN coincidente com o nosso.
Quanto à fisionomia, isso leva-nos do Bin Laden ao Rabino Obadia Yossef, passando pelos muito arianos Chassidim e pelos negros falachas.
Quanto à longa espera não desanime, pois também aguardei muito para conseguir reconstituir a minha árvore marrana até ao séc. XV, mas, felizmente para mim, infelizmente para os meus antepassados, a Inquisição tinha uma forte vocação arquivística.
Já experimentou escrever ao Museus da Diáspora em Israel?

Hatslaha para as suas pesquisas,
Moisés Mendes

Caro Eugénio Medina,

Obrigado pelas suas informações.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#20802 | valadares | 08 may 2002 15:59 | In reply to: #20752

Caro Sr. Mendes:
Saudações ! Nas páginas de genealogia judaica ( http://www.avotaynu.com/csi/csi-home.html ), encontrei várias pessoas que estão procurando informações genealógicas da família KATZENSTEIN. Aproveitei e copiei estes consulentes e suas moradas, que estão reproduzidas abaixo. Gostaria de acrescentar, que leio as intervenções do Sr. Magalhães, e sempre as acho brilhantes e divertidas. Parabéns !

Paulo Valadares
faiguen@attglobal.net


Katzenstein
Altenlotheim
Germany
10 Dec 1997
Mr. & Mrs. Joseph Fibel (#1086)
94 Beverly Road
New Rochelle, NY
10804
United States
jfibel@msn.com

Katzenstein
Shreveport, LA
USA
Before 1997
Joan Glanz Rimmon (#1898)
Jgrjewgen@aol.com

Katzenstein
Eschwege
Germany
12 Oct 1997
Roger D. Cibella (#3841)
1415 37th Avenue
Seattle, WA
98122
United States
baroncibella@wport.com

Katzenstein
Jesberg
Germany
Before 1997

Katzenstein
Johnstown, PA
USA
13 Oct 1997

Katzenstein
Philadelphia, PA
USA
Before 1997

Katzenstein
Washington,PA
USA
18 Nov 2001

Katzenstein
Schwalenberg
Germany
21 Nov 1999
John A Francken (#10572)
47 Bramber Road
London
England
N12 9ND
106437.3176@compuserve.com

Katzenstein
Hesse Cassel
Germany
26 Aug 1998
Steven Leof (#13641)
sleof@cs.com

Katzenstein
Rhina
Germany
24 Aug 2001

Katzenstein
Diemerode
Germany
14 Jun 1998
George Saul (#13680)
154 Rolling Hills Rd.
Thornwood, NY
10594
bernard10@aol.com

Katzenstein
Bruxelles
Belgium
20 Jul 1998
Barry Brenner (#14525)
doctor2315@aol.com

Katzenstein
Vacha
Germany
24 Jul 1998
Lawrence P. Katzenstein (#14704)
4529 Pershing Pl.
St. Louis, MO
63108
lpk@stolarlaw.com

Katzenstein
Eisenach
Germany
24 Jul 1998

Katzenstein
Kassel
Germany
22 Apr 1999
Susan Plaut Tourgeman (#25930)
stourgem@ort.org.il

Katzenstein
Schwarzenborn
Germany
11 Mar 2000

Katzenstein
Kurhessen
Germany
22 Apr 1999

Katzenstein
Any
USA
22 May 1999
Alan Tabachnick (#27610)
atabach684@aol.com

Katzenstein
Rhina
Germany
2 Jun 1999
Daniel Nussbaum II (#28264)
yekkey@aol.com

Katzenstein
Erdmannrode
Germany
27 Aug 1999
Judith Goldsmith (#32395)
1327 East 28th Street
Oakland
CA
94606
judithgoldsmith@alum.calberkeley.org

Katzenstein
Witzenhausen
Germany
24 Oct 1999
Robin Holmes (#35153)
225 Hughenden Road
High Wycombe
Bucks UK
HP13 5PG
holmes@nildram.co.uk

Katzenstein
Kassel
Germany
24 Oct 1999

Katzenstein
Wiesbaden
Germany
20 Dec 1999
Rolf Hohmann (#37329)
Alshusv 22
None
Fredrikstad , Norway
N 1675
rmh@2ci.net

Katzenstein
New York, NY
USA
20 Dec 1999

Katzenstein
New York, NY
USA
20 Dec 1999

Katzenstein
Rotenburg
Germany
20 Dec 1999

Katzenstein
New York, NY
USA
20 Dec 1999

Katzenstein
Rotenburg
Germany
7 Aug 2000
Rolf Maximilian Hohmann (#47110)
rmh@c2i.net

Katzenstein
Any
Germany
6 Sep 2000
Alan Tabachnick (#48414)
atabach684@aol.com

Katzenstein
Aschenhausen
Germany
5 Feb 2001
Richard Alan Grifenhagen (#53982)
P.O. Box 445
94 Cunningham Court
Midland, GA
31820
ricvera@mindspring.com

Katzenstein
Koln
Germany
25 Aug 2001
Bo Pitsker (#62943)
PO Box 2105
Livermore, CA
94551-2105
United States
bpitsker@pitsker.org

Katzenstein
Frankenberg
Germany
8 Oct 2001
Click HERE to contact Researcher #64256

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#20836 | magalp | 08 may 2002 22:12 | In reply to: #20788

Todá Moshe Bar Mendes

Dou a mão à palmatória. Enganei-me bem. Afinal o meu amigo não teve muito porque esperar...
Ao que acabei de ler, o hatslaha sucedeu-lhe a si com os asquenasim Katzenstein! Uma longa lista que muito simpaticamente o confrade Sr. Valadares se deu ao trabalho de digitar.
Muito lhe agradeço a lição q. me deu, da qual procurare tirar o maior proveito.
Por J. Lechaud, igualmente nosso distinto geneo-confrade, soube existirem Katzenstein em Lisboa. Serão do seu conhecimento, bem por certo.
A sua informação sobre os argelinos - estende-se a todo o Magreb? - e a sua aproximação genética connosco espantou-me. À primeira vista, a morfologia comportamental parece profundamente diferente. Depois, como se explica a sua islamização tão exacerbada e intolerante, justa preocupação das próprias autoridades?
Os manos aeronáuticos Blaukfus tb. são asquenasi? Dei-me muito bem com o Moshe/LH e o Ephraim Fortis/El Al, em tempos menos sossegados...
Grande abraço!
Emmanuel Bar Magalhães ( lá dei cabo dos meus 5 M.s)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#21410 | aburma | 16 may 2002 15:37 | In reply to: #20736

Caro Moisés Mendes,
Escreve-lhe um trineto do casal Johann Wilhelm Burmester e Nanny Katzenstein, o qual deu origem à ligação que refere entre as duas famílas. Sou eu também o actual Visconde de Bettencourt e de Serpa Pinto, títulos que refere. Dois primos meus têm-se dedicado à investigação genealógica dos ramos alemães da família e julgo que já vão mais longe que o final do século XVIII. O mais informado é Oscar Burmester, tel. 226181850. O outro, cujo contacto lhe disponobilizarei mais tarde tem avançado bem no ramo Katzenstein. Eu próprio tenciono consultar ambos muito em breve. Contudo, posso confimar ser tetraneto de um Julius Juda Katzenstein, de Cassel, e de sua mulher Berta Blume Steinthal.

Um abraço e até breve

aburma

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#21416 | magalp | 16 may 2002 17:11 | In reply to: #20788

Meu caro Moisés

Já tentei uma busca aqui pela internet, mas em vão. Será que pode indicar o endereço, ou e-mail, do Museu da Diáspora de Israel?
Aqui há anos tentei esclarecimentos com um Rabi da Sinagoga Kadorie. Foi muito simpático, promentendo ajuda, mas acabou por deaparecer da circulação, sem mais notícia.
Os melhores cumprimentos,
Emmanuel Bar Magalhães (gostei...)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#21459 | fdmcv | 17 may 2002 01:37 | In reply to: #21410

Caros colegas,

Sei por uma prima residente em Lisboa que boa parte dos descendentes de Adolfo Frederico Lindenberg [*1768, Lübeck +1830, Lisboa] (meio-irmão de meu tataravô Luis Lindenberg) pertencem também à família Katzenstein.

Tenho diversas informações sobre a família Lindenberg de Lübeck, e já me preparo para dar continuidade a essa pesquisa.

Seria muito bom poder encontrar neste fórum outros membros desta família.

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#21481 | aburma | 17 may 2002 12:38 | In reply to: #21459

Exmo Sr.:

Também a família Burmester era de Luebeck, donde passou a Hamburgo. Foi daí que veio para o Porto em 1834 o meu trisavô Johann Wilhelm Burmester, que casou já em Portugal com a minha trisavó Nanny Katzenstein, filha de Julius Juda Katzenstein e Berta Blume Steinthal, de Cassel. Significa isto que todos os Burmester do ramo português são também Katzenstein, e presumo que todos os Katzenstein em Portugal sejam da mesma família. Há alguns no Porto e em Lisboa. Desconheço a ligação com a família Lindenberg, mas contactei um primo meu, Oscar Burmester, autor de ampla investigação sobre os nossos costados alemães que me disse desconhecer ligações com a família Lindenberg. No entanto, se no desenvolvimento da sua pesquisa encontrar ligação com a família Katzenstein de Cassel, agradecia ma comunicasse (burmester_alexandre@hotmail.com) e a meu primo (oscar.burmester@manicargas.pt).
Sei dizer-lhe que o primeiro Katzenstein a vir para Portugal foi o meu tio-trisavô Eduard Katzenstein, que teve seis filhas e três filhos, quase todos casados com membros da comunidade alemã do Porto (famílias Stueve,Venn, Hoeffle, entre outras). Sei também que, por razões ligadas ao anti-semitismo, alguns membros da família adoptaram um nome português, "Castanho" (uma analogia homófona do nome Katzenstein e não propriamente uma tradução do nome, o qual significa literalmente "pedra de gatos").
Existe pelo menos em Lisboa um Eduardo Ferrão Katzenstein, e posso tentar descobir o seu número de telefone, bem como de qualquer Lindenberg que eventualmente exista em Lisboa ou no Porto, e comunicar-lhos.

Um abraço

Alexandre Burmester (Katzenstein)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#21483 | aburma | 17 may 2002 12:42 | In reply to: #21459

Caro Sr. Vieira,

Por lapso na minha mensagem anterior faltou o "underscore" no meu endereço de email : burmester_alexandre e não burmester alexandre.

Cumpts

AB

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#21484 | aburma | 17 may 2002 12:45 | In reply to: #20736

Caro Moisés Mendes,

Pode contactar meu primo Oscar Burmester por email: oscar.burmester@manicargas.pt. Já o informei do seu interesse.

Cumpts

aburma

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#21490 | fdmcv | 17 may 2002 16:31 | In reply to: #21481

Prezado Sr. Alexandre Burmester,

Acabo de reler a mensagem que recebi de uma prima minha, na qual ela comunica com muito pesar o falecimento em fevereiro último de Wilhelm Katzenstein, o qual morava no Restelo em Lisboa, descendente de Adolph Friedrich Lindenberg.

Procurarei mais informações, pois minha prima estabeleceu boas relações com estes parentes.

Abraço,

Fernando

PS: meu endereço eletrônico é: magalhaes_coutinho@hotmail.com, onde há um "_" entre os nomes, e não um espaço, como pode parecer devido ao sublinhado automático.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#21492 | aburma | 17 may 2002 16:42 | In reply to: #20736

Caro Moisés,

Só uma pequena correcção: não foram os Katzenstein nem os Burmester que deram origem aos títulos de Visconde de Serpa Pinto e de Bettencourt. O que sucede é que o actual Visconde, que sou eu, e que recebeu esses títulos por via materna, é filho de um Katzenstein/Burmester, tendo assim sido feita na minha pessoa, e na de minhas irmãs, a junção dos quatro nomes.

À sua disposição

Serpa Pinto/Bettencourt/Katzenstein/Burmester

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#21596 | mbp | 18 may 2002 22:42 | In reply to: #20736

Caros senhores

No livro "A saga da família Burmester-duzentos e cinquenta anos no Vinho do Porto da autoria de Arnold Gilbert fala-se deste ramo da cidade do Porto,sua origem Johann Burmester x Nanny Katzenstein,e descendência.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#21643 | aburma | 19 may 2002 17:55 | In reply to: #21596

Caro Miguel Brandão Pimenta,

Exactamente.Já me referi a este assunto no forum. Para mais informções a pessoa ideal a contactar é o meu primo Óscar Burmester, oscar.burmester@manicargas.pt.

Alexandre Burmester
(um descendente)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#22286 | aburma | 02 jun 2002 23:45 | In reply to: #21459

Caro Senhor,

Com base nas investigações de meu primo Óscar Burmester, posso indicar-lhe a ligação entre as famílas Lindenberg e Katzenstein: Dorothea Emilie Lindenberg, * Lisboa 13/7/1850, f. Lisboa 26/12/1915 (?), cc 25/1/1879 Lisboa, Ernst Henry Katzenstein. Este último era neto de meus tetravós Julius Juda Katzenstein e Bertha Blueme Steinthal, de Cassel, e portanto primo direito de meu bisavô Gustav Adolf Burmester. Significa isto que os Lindenberg descendentes do casamento que refiro são meus parentes.

Melhores Cumprimentos
Alexandre Burmester

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias Katzenstein e Burmester

#22309 | fdmcv | 03 jun 2002 16:32 | In reply to: #22286

Caro Alexandre Burmester,

Pela data de nascimento, creio que a Dorothea Emilie Lindenberg seja neta ou bisneta do Adolph Friederich Lindenberg e, portanto, bisneta ou trineta de meu quinto avô, Joahann Casper Lindenberg (* 9/7/1740-Lübeck, + 20/4/1824-Lübeck).

Saudações,

Fernando

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 14:47.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen