Barão de Faria
This topic is classified in rooms: Títulos
Barão de Faria
Pretendia saber qual a ascêndencia do Barão de Faria,que nâo se encontra nem em NP nem ANP 1985.
Águem do Forum poderá responder?
Enlace directo:
RE: Barão de Faria
Boa tarde!
Como o 1º barão de Faria,Francisco da Costa Faria,era um português que foi um abastado proprietário e negociante no Rio-de-Janeiro,cujo título foi concedido por D.Luis por dec.de 14.6.1878,talvez algum irmão brasileiro lhe saiba dar mais informações.
Maria
Enlace directo:
RE: Barão de Faria
Illma. Senhora de S. Pedro de Avioso
Eu calculo que ele era de Vila Nova de Famalicão, mas não tenho a certeza. Julgo que há aqui no norte familiares próximos por isso levanto a questão.
Vou esperar mais um pouco por essa alma caridosa.
Muito obrigado
Vasco Briteiros
Enlace directo:
RE: Barão de Faria
Maria, La Señora de San Pedro de Avioso e Patrão Dom Vasco!
Gosto de ler um dálogo entre verdadeiros Professores! Tenho pena q. a minha mana Isabel Maria, vossa colega, teime em ser só leitora...
Aqui no Fórum já apareceu um Folhadela que mostrou ser bom conhcedor das gentes de Famalicão, mas não me lembra o respectivo tópico.
À Maria queria dizer que o tal Gonçalo Peixoto que referi dos "Carvalhos de Basto" - Gonçalo Manoel Peixoto da Silva de Almeida Macedo, receb. 1769, c.c. D. Maria da Piedade Sampaio, n.1772, aparentemente não será aquele que procura. De todo o modo, este está em CB, vol.VIII, pg.436.
Respeitosos cumprimentos aos dois!
Manel
PS-hoje excedi-me um bocado com um brasileiro, bem contra vontade, mas detesto insultos gratuítos...
Enlace directo:
RE: Barão de Faria
Caro Manel Maria
Domingo procurando no tópico das Famlias Portuguesas, verifiquei que o nome Michaelis não tinha niguem! Espantomeu ! E a Prof.Doutora Carolina Michaelis, primeira Prof Catedrática das Unv. Portug. não estava lá?. Vai daí e peguei no excelente opúsculo do teu filho Doutor e toca de transcrever um pouco da biografia da Culta Senhora. Infelizmente não dispunha da possibilidade de enviar o retrato dela. Merecia-o. Proponho que o teu filho arranje uma gravura, certamente colorida ,para enviar para lá.
Agora quanto a este meu interesse pelo Barão de Faria resulta que ,a meu ver , ele era primo direito da minha Avó materna, ou até talvez sobrinho.
Encontro uma senhora Maria Madalena Camara Leme casada com um Luís Costa Faria(1875-1955) que me parecem familiares do Barão e viveram cá em Portugal. Conheces?
Sempre ficava com um Barão na família!
Sobre a caminhada a S. João de Rei, se for depois de 15.8 tambem podem contar comigo.
Um abraço
Vasco
Enlace directo:
RE: Barão de Faria
Caríssimo Vasco
Se bem me lembra, na tal biografia da eminente Carolina Michaelis, a referência ao distinto marido Dr. J. Leite de Vasconcellos, o pai da monumental "Etografia Portuguesa" de 10 grossos volumes cheios de conhecimento - do qual não terei aprovetado sequer "uma dízima"...
A Mãe tem umas amigas, ou primas, Câmara Leme, não sei se do familorum de S. João da Madeira, Leme Corte-Real. Amanhã averiguo.
Ainda não sei nada das minhas férias, sequer sobre a ida para Tarragona/Salou, por causa do acontecimento do Tó Maria. Mas, de qualquer das maneiras, em 15/8 estou por cá.
Outro abraço
Manel
Enlace directo:
RE: Barão de Faria
Por favor rectifica:
Carolina Michaelis foi casada com Joaquim Vasconcelos, homem cultíssmo, em especial nas artes decorativas
Quanto ao sábio Dr José Leite de Vasconcelos, Pai da Etnografia Portuguesa e Arqueólogo de nomeada, faleceu solteiro em Lx. Tenho muitos apontamentos sobre ele, dado ser parente chegado dos meus primos de Mesão Frio e de Mosteirô. Há dois anos tive que ciceronear um grupo numa visita Tormes e ao passar por Mosteirô, "botei palabra" junto do portão da casa queimada de Mosteirô. Depois passei isso a escrito e posso dar-te uma cópia.
Das obras do Mestre só tenho "As Religiões da Lusitania" e umas Lições de Numismática.
Devo ter estado com ele mas eu teria 5 anos e ele morreria ness ano.
Talvez ainda escreva algo sobre ele.
Um abraço
Vasco
Enlace directo:
RE: Barão de Faria
Dou a mão à palmatória...
Tinha CM por casada com o sábio L. Vasconcellos. Por isso a tal biografia nada dizia de jeito...
Já não me lembra da casa queimada de Mosteirô.
De quem foi?
Enlace directo:
RE: Barão de Faria
Era a Casa do célebre Manuel Negrão amigo de Camilo. Passou à posse de seus descendentes Carlos ,Manuel e Luis Sottamayor Negrão. Ardeu totalmente com recheio todo em 1964.
Perdeu-se uma parte de uma camiliana e a colecção de Arqueologia ,pois o Prof José Leite de Vasconcllos era Primo e visita assídua de Manuel Nicolau Osório Pereira Negrão, aliás a quem è dedicada a obra " RELIGIÕES DA LUSITANIA".Foi tal o desgosto que os familiares foram apresentar o seu pesar à Tia Lina que estava aqui no Porto.
A casa fica sobranceira à estação de Mosteirô ( antes de Tormes)
Vasco
Enlace directo:
RE: Barão de Faria
Esse Carlos S. Negrão será um tipo mto. grande, para aí com 1.90, Piloto Aviador?
Manel
Enlace directo:
RE: Barão de Faria
Conheci igualmente Alexandre Sottomayor Negrão, cunhado do Dr. Pinto de Mesquita, que foi Director Geral dos Aeroportos. Era um fulano excepcional! Das pessoas mais animadas que conheci na Aviação. Já não me lembra se fora militar, mas q. o seu comportamento era muito militarista, no melhor dos sentidos, lá isso era. Foi Director do Aeroporto do Porto, nos tempos em que era para aí 1 ou 2 aviões por dia, quando os havia...
Pois para o pessoal menor não se por a beber e a jogar à batota, arranjava sempre ocupações várias e à falta de melhor, punha-os a fazer ginástica na placa de estacionamento!
Mas ao tempo dele, não havia quem tivesse melhor conhecimento da aviação comercial, do que ele. Foi Fundador do Partido do Progresso, o mais simpático partido pos 25/4.
Manel
Enlace directo:
RE: Barão de Faria
Manel Maria
A melhor dele: o cumprimento dele a Isabel II na pista de Pedra Rubras a dobrar o joelho e a beijar a mão à Raínha conforme os costumes portugueses e contrariando o protocolo britânico, só mesmo do Alexandre de Balde. Este nome era o da Quinta de Balde que possuia em Ancede e que se usava para o distinguir dos outros Alexandres que havia lá em cima. A viuva e um filho ainda lá vivem.
A Mãe dele era D. Alexandrina de Serpa Pinto de Mesquita,filha de D.Isabel Maria Laura de Serpa Pinto Figaniere filha do Senhor de Boaças e de Alexandre Pinto de Mesquita Carvalho de Magalhães.
O Pai do Alexandre ,que cheguei a conhecer, era da casa de Mosteirô, Dr. Francisco de Ávila Negrão.
Repeitosa reverência
Vasco
( falta-me um título, assim meio religioso, para legitimar um sinete que tenho lá no Colmaço da minha aldeia, com um chapéu de três borlas de cada lado)
Enlace directo:
RE: Barão de Faria
Não.Este era Arqitecto, já falecido, com filhos aqui no Porto, sendo um tambem Arquitecto, pessoa muito simpática e com quem já tenho discutido "ARTE". Ainda não vi a maravilha que ele projectou para o Luís e que fica um pouco acima da Casa Queimada.Já me convidaram para lá ir mas como não me garantiram uma feijoada bem regada a tintol de Mesão-Frio, ou um tous petit cabritinho de Resende empurrado a tinto local,,,, não vou!
Vasco
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 ene 2025, 11:50.