Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#2214 | manuelr | 15 feb 2001 15:22

Alguem tem elementos desta familia fins sec XVI princ sec XVII, que tb passou a Santiago do Cacem ?
Desde ja agradeço qq informaçao
Manuel da Silva Rolao

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#3082 | mop79436 | 01 abr 2001 03:50 | In reply to: #2214

Caro Senhor Manuel da Silva Rolão.
Penso que seja a pessoa que me indicaram ,como bons conhecimemtos, sobre Famílias da Beira Baixa.
Agradecia ,caso seja do seu conhecimento se me podia informar se Gonçalo Vaz Preto e Inês de Falcão de Carvalho apenas tiveram José Vaz de Carvalho o Desembargador.
Sempre correu na minha Família que um ascendeñte meu de nome Paulo Vaz de Carvalho,Capitão , * + - 1682 no Fundão,casado com Ana Vaz Freire de Casegas teria sido filho dos ditos.
Aliás falava-se que teriam havido pelo menos mais três,Rodrigo Vaz de Carvalho,Inês Vaz de carvalho e Catarina Vaz de Carvalho.
Será que me poderá esclarecer?
Desculpe a "penetra" sem estar relacionado com o assunto que procura.
Cumprimentos,
Francisco.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#3101 | manuelr | 01 abr 2001 22:05 | In reply to: #3082

Caro Francisco

Possuo realmante alguns elementos sobre a família que indica, mas como compreenderá a seguir, não posso ser eu a dizer-lhos, pelo menos na parte que directamente lhe interessa.
Sobre esses Vaz de Carvalho, vêm elementos nas Famílias da Vila de Castelo Branco, de Achioly da Fonseca, no livro da Casa da Graciosa e salvo erro no ttº de Pretos da Biblioteca Nacional, mas não sei em que documento.
Mas tanto quanto sei, pelo menos nos elementos de que disponho, unicamente é mencionado o DR. José Vaz de Carvalho.
Mesmo o Engº Manuel da Silva Castelo Branco, no artigo que publicou no Jornal " Reconquista", em Castelo Branco, ( 3 e 11 -04-80), menciona os seus ascendentes e diz que Gonçalo Vaz Preto e Inês Falcão de Carvalho tiveram entre outros ao Dr. José Vaz de Carvalho.
Sei que o Engº Castelo Branco tem pronto para publicação, um estudo sobre o assunto.
Falei com ele e disse-me que quanto a Gonçalo Vaz Preto ter um filho Rodrigo, lhe parecia estar correcto, mas que não se lembrava dos outros.
Poderá confirmar o nome dos outros filhos, mas não de imediato, pois terá de localizar as folhas onde tem os apontamentos.
De qualquer modo, pode telefonar-lhe para o 21 715 21 09, que, pelo que me disse, terá muito gosto em esclarecê-lo no que puder.

Quanto ao ser "penetra", acho que fez muito bem, pois umas das vantagens que acho que o Genaportugal tem, é de possibilitar o cantacto de pessoas, que de outra maneira seria muito difícil
Pena é que ainda não seja consultado regularmente por todos o que se dedicam à Genealogia.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#3103 | mop79436 | 01 abr 2001 22:16 | In reply to: #3101

Caro Senhor Manuel da Silva Rolão

Os meus sinceros agradecimentos pela sua cortesia.
Irei contactar como me indicou e me facultou, o Eng. Manuel da Silva Castello Branco.
Cumprimentos
Francisco Álvares de Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#3106 | manuelr | 01 abr 2001 22:30 | In reply to: #3103

Caro Francisco Álvares de Carvalho

Por acaso é parente do Carlos .....Álvares Vaz de Carvalho, aluno do Liceu de Castelo Branco? Se for o Engº Castelo Branco conhece-o muito bem.

Já agora, tem alguma descedência de Fernão de Carvalho, Comendador de S. Vicente da Beira, pai de Maria de Carvalho cc Martim Leitão, pais ou avós de Pedro Álvares de Carvalho, natural do Souto da Casa? ( a fª de Pedro casou em 1626 no Souto da Casa )

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#3111 | mop79436 | 01 abr 2001 23:16 | In reply to: #3106

Caroa Senhor Manuel da Silva Rolão

Na realidade o Carlos Manuel é meu Primo direito filho do Albertino irmão de meu Pai.Será sempre uma ajuda adicional.Mais uma vez os meus agradecimentos.

A Família do lado de uma 5ª Avó era de Unhais o Velho.Os Apelidos que usavam em termos completos,eram Fernandes Álvares Pereira de Carvalho,outras vezes Fernandes Álvares de Carvalho,etc com as respectivas variações que só confundem.
Um Avô Domingos Fernandes Álvares Pereira de Carvalho também conhecido por Domingos Álvares Pereira n. cerca de 1510 dizia o meu Pai que era filho de António Fernandes Álvares Pereira de Carvalho ou apenas Álvares de Carvalho que teria sido Capitão Mor de S.Vicente da Beira e entre os irmãos havia assim de memória um Manuel Fernandes de Carvalho cc com uma Vaz Leitão e tenho ideia de haver também um Pedro Fernandes de Carvalho assim como Álvares de Carvalho e mesmo um Fernão Álvares de Carvalho.

Sem querer dar como certa a veracidade desta geneologia e nem por em causa a sua bondade,posso-lhe facultar os elementos que detenho e pelas razões apontadas preferia envia-las por e-mail se assim o entendesse,naturalmente para efeitos de estudo e verificação da sua veracidade.

Com os meus melhores cumprimentos.

Francisco Álvares de Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#3154 | mop79436 | 02 abr 2001 23:56 | In reply to: #3106

Caro Manuel da Silva Rolão

Falei já com o Eng.Manuel da Silva Castelo Branco e ficamos de nos encontrar e trocar correspodência.

Entretanto falei com o meu Primo Carlos Manuel e mandei-lhe os seus Cumprimentos.

Estando a ver documentção de compras e vendas da minha Família encontrei um Domingos Gonçalves Rolão casado com Maria Madeira ela de Casegas.

Não me esqueci da informação de lhe fiquei de enviar, sinto-me um pouco desconfortável pois pode ser apócrifa e reparei que em certos casos contraria a "Genealogia Oficial".

Com os meus melhores Cumprimentos
Francisco Álvares de Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#8247 | António Borba | 25 ago 2001 23:53 | In reply to: #2214

Manuel da Silva Rolao tenho alguma informação de vários Rodrigues mas de Arcozelo (Gouveia)entre 1696-1713 e de uns vindos de Lumiares e Vila Chã (Lamego).
Aproveitando esta oportunidade gostaria que me pode-se ajudar, pois sou novo neste mundo que é a genealogia.
Estou a pesquisar as minhas origens e um dos ramos terminou devido há falta de arquivos (assentos de baptismo e casamentos), tenho que me conformar, ou posso prosseguir as minhas buscas através de outros documentos e se assim for, quais ?.

Cumprimentos

António Borba

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#8524 | manuelr | 02 sep 2001 23:13 | In reply to: #8247

Caro António Borba

Como sabe, Rodrigues é patronímico de Rodrigo, pelo que os filhos destes se chamariam Rodrigues, acontecendo frequentemente que os netos recuperavam o apelido da família, que poderia vir juntamente com o Rodrigues, ou não.
Quanto à documentação, pode consultar os arquivos das Câmaras Eclesiásticas ( dispensas de casamento por consanguinidade, ordenações, habilitações de Genere, etc), os Livros de Bacharéis, os processos de admissão nas várias Ordens, os da Inquizição, das Mercês, etc.

Com os melhores cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#8658 | António Borba | 05 sep 2001 01:35 | In reply to: #8524

Caro Manuel da Silva Rolão

Desde já agradeço-lhe o esclarecimento da origem deste apelido pelo que deparei, com muitos nas minhas pesquisas, nos distritos da Guarda e Castelo Branco não me parecendo serem familiares.
No entanto em relação á documentação fiquei bastante entusiasmado só que, como leigo que sou, permita-me que o questione sobre a documentação;
O que são as Câmaras Eclesiásticas e onde posso encontrar as do Distrito da Guarda?
Em relação ás outras, também as desconheço, será que me podia elucidar sobre todas?

Com os melhores cumprimentos

António Borba

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#8769 | manuelr | 07 sep 2001 00:04 | In reply to: #8658

Caro António Borba

Nas Câmara Eclesiásticas encontram-se documentos de vária ordem.Por exemplo, se dois noivos eram parentes até 4º grau de consanguinidade, tinham que pedir dispensa de casamento, e as inquirições seguiam a sua ascendência até ao tronco comum. Nas habilitações de genere ( para padres, bacharéis,e outros), normalmente vem a ascendência do habilitando até aos avós.Nos processos de ordenação, ( 1º grau, 2º grau, ...,)consta normalmente a ascendência até aos avós, podendo ir eventualmente até aos bisavós, e casos em que vão mais além. Como vê, torna-se de extrema importância para se poder recuar mais uma ou duas gerações, além das dos registos paroquiais. Só que os documentos da Câmara Eclesiástica da Guarda, ninguém sabe por onde andam! Para saber das outras, pode consultar neste Fórum o tópico " Habilitações de Genere", iniciado por " rmfrp ", com a última intervenção em 21-08-às 22H57.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#12850 | António Borba | 13 nov 2001 22:26 | In reply to: #8769

Caro Manuel da Silva Rolão

Agradeço-lhe os seus esclarecimentos, tardiamente pois tive ausente do pais e só voltei esta semana.
Estou a fazer o estudo de um dos ramos da minha família naturais de Arcozelo, Pinhaços, Celorico da Beira, Lages, Lumiares, Maçal do Chão, Porto das Carnes, Trancoso, Vila Chã da Beira e Vila Cova da Beira e com apelidos, Borges, Cabral, Coelho, Fernandes, Ferreira, Fonseca, Fragoso, Gomes, Gonçalves, Maldonado, Martins, Nunes Oliveira, Pires, Ribeiro e Rodrigues, se lhe puder ser útil disponha.

Com os melhores cumprimentos

António Borba

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#24919 | RCRCA | 30 jul 2002 11:46 | In reply to: #2214

Caro Manuel da Silva Rolão

Talvez não seja qualquer novidade para si, mas aqui vai:

Há vários Beja no Alentejo (Baixo Alentejo e Litoral, sobretudo); talvez entre os mais conhecidos são os Beja da Costa, de Santiago do Cacém (contemporâneos).
Nos Costados Alentejanos, do António Pestana, há pelo menos uma árvore referente a uma das senhoras Beja. Se por acaso precisar, posso transcreve-la.
Cumprimentos
Rita

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#24920 | RCRCA | 30 jul 2002 11:54 | In reply to: #12850

Caro António Borba

Também eu tenho ascendentes Rodrigues, Nunes, Martins, Borges, Gomes e Ferreira, de Gouveia e Manteigas (dados até 1750, por enquanto).
Se lhe puder ser útil, disponha.
Atentamente
Rita Cabeça Ramos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#24921 | manuelr | 30 jul 2002 12:07 | In reply to: #24919

Cara Rita

Agradeço a informação. Os Beja que me interessam ( de Castelo Novo), deram origem aos de Santiago do Cacém ( Falcão de Beja). No estudo que conheço, as gerações de Castelo Novo estão todas misturadas, não batendo nada certo com os registos paroquiais e habilitações, servindo só para referenciar quem vivia nessa altura. Se me puder mandar para manuelr@netcabo.pt ou aqui para o Fórum a árvore que refere, agradecia, pois pode confirmar tb os meus elementos.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#24927 | RCRCA | 30 jul 2002 13:24 | In reply to: #24921

Não tenho aqui (no escritório) a obra referida.
Seguirá logo à tarde ou amanhã de manhã.
Cumprimentos
Rita

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#24930 | manuelr | 30 jul 2002 13:46 | In reply to: #24927

Cara Rita

Grato pela atenção.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#25160 | António Borba | 08 ago 2002 19:59 | In reply to: #24920

Cara Rita C. Ramos

Obrigado pela sua disponibilidade, pode contactar-me através do seguinte email tomaborba, da telepac.

Cumprimentos

António Borba

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#45934 | amtf | 02 ago 2003 19:33 | In reply to: #24930

Caro Manuel da Silva Rolão,

Cá estou, de novo, a incomodá-lo.
Tenho um 7º avô, João Rodrigues de Beja, casado a 23-10-1672 com Catarina Rodrigues Monteiro, ambos de Castelo Novo.
Será que tem alguma coisa sobre esta gente?
Grato por qualquer eventual informação, apresento os melhores cumprimentos,

António Maria Fevereiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#46521 | manuelr | 29 ago 2003 00:50 | In reply to: #45934

Caro António Maria Fevereiro

Não incomoda nada. Eu é que não lhe posso ser muito útil, pois tb tenho muito pouca sobre esse casal.
Faustina Rodrigues casada com Álvaro Mendes da Cunha,faleceu em 15-11-1688 em Castelo Novo, sendo herdeiro seu sobrinho João Rodrigues maçaneiro. Este era João Rodrigues de Beja maçaneiro. Álvaro Mendes da Cunha era filho de António Rodrigues de Beja e de Ana Mendes, neto paterno de António Rodrigues e de Ana Vaz.

No entanto há um casado com Maria Vaz felecida em 1664, outro casado com Isabel Leitão falecida em 1679 e outro casado com Catarina Monteiro, que bastisou uma filha em 1678. Esta casou com Estevam Pires, de quem tenho a descendência.
E é o que tenho sobre João Rodrigues de Beja ( boieiro casado com Maria Monteiro ou maçaneiro casado com Catarina Monteiro, que penso serem a mesma).

Manuel da Siulva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#46579 | amtf | 29 ago 2003 23:34 | In reply to: #46521

Caro Manuel da Silva Rolão,

Obrigado por seu interesse.
Passei esta tarde pela Torre do Tombo para consultar o assento de casamento de João Rodrigues de Beja com Catarina (Rodrigues ?) Monteiro, em Castelo Novo a 23.10.1672. Infelizmente os documentos (microfilmados) estão em tão mau estado que por esse motivo, ou por falta de experiência neste tipo de leituras, nem sequer o consegui identificar.
Os dados que tenho sobre esta gente são:

1. João Rodrigues de Beja, casado a 23.10.1672, Castelo Novo, com Catarina (Rodrigues ?) Monteiro, tiveram, pelo menos:

2. Custódia Rodrigues de Beja cc José da Silva, da vila de Alpedrinha. Tiveram, pelo menos:

3. Luís José da Silva * Alpedrinha, 28.08.1735. Casou a 1.05.1766 em Alpedrinha com Rosalea Joaquina Rebello de Abreu, * Alpedrinha, 12.10.1742, filha de Gaspar Rodrigues e de Maria Nunes Rebello de Abreu. Tiveram, pelo menos:

4. António da Silva e Abreu * Alpedrinha, 6.05.1767 + Lisboa, 2.06.1822. Capelão da Misericórdia de Alpedrinha. Provedor da mesma Misericórdia em 1798. Freire Conventual da Ordem Militar de Santiago da Espada. Prior e Capelão do Real Convento de Santos-o-Novo das Comendadeiras da mesma Ordem, em Lisboa. Beneficiado na Igreja de S. Julião, em Setúbal

4. João António da Silva Rebello * Alpedrinha,17.03.1769. Provedor da Misericórdia da vila de Alpedrinha em 1806 e 1809. Casou em Lisboa a 10.01.1814 com D. Maria Romana Cortez de Sampayo, com geração…

Melhores cumprimentos
António Maria Fevereiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#46581 | jlff | 29 ago 2003 23:53 | In reply to: #2214

Caro Manuel da Silva Rolão
Sobre Rodrigues de Beja tenho apenas o seguinte:
# Bento Rodrigues de Beja, casado com Ana Fernandes, ambos de Castelo Novo, que tiveram uma filha Maria Rodrigues de Beja, a qual, por sua vez, casou a 15/1/1697, em Castelo Novo (livro C1, folhas 34, 34V e 35), com João Rodrigues Taborda da Cruz, natural de Alpedrinha, filho de João Rodrigues Taborda e Maria (ou Mariana) da Cruz. Um neto destes, Manuel Leitão da Cunha Taborda e Cruz, recebeu carta de brasão de armas de Leitões, Cunhas, Tabordas e Bejas em 1780 (ANTT, Cartório de Nobreza livro 2 fls 239 a 241).
# João Rodrigues de Beja, irmão de Manuel Fragoso de Beja, ambos filhos de Álvaro Mendes e Ana Fragoso. João Rodrigues de Beja casou em 1729, Castelo Novo, com Maria Supico de Morais Sarmento,filha de António de Supico Morais Sarmento e Feliciana Nunes Taborda Sarafana.
Caso conheça os ascendentes destes Rodrigues de Beja ficaria muito grato se mos pudesse indicar.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#46583 | manuelr | 30 ago 2003 00:19 | In reply to: #46581

Caro Jorge Lemos

1-Maria Vaz, ou Maria Rodrigues ou Maria de Beja, (filha de Manuel Rodrigues de Beja ou da Portela e de Catarina Fernandes, neta paterna de Brás Luís de Beja e de Lucrécia Fernandes ?), casou com Manuel Bentes Nunes de Proença em 04-11-1642 e faleceu em 12-09-1665, já viúva. Manuel Bentes Nunes viveu em Alcongosta, como consta na escritura de venda que faz de uma casa a Diogo Fernandes Henriques, morador no Fundão e faleceu em 12-12-1664. Tiveram:
2-Bento Rodrigues de Beja nasceu em 1645, sendo padrinho Paulo Rodrigues de Beja.

Maria Vaz, ou Maria Rodrigues, filha de Manuel Rodrigues de Beja, como aparece quando é madrinha de batismo, e Maria Vaz ou Maria de Beja como aparece depois de Casada com Manuel Bentes de Proença, pelo que penso ser como indico na interrogação.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#46585 | camac41 | 30 ago 2003 10:56 | In reply to: #45934

Caro António Maria Fevereiro

Em complemento das informações do confrade Manuel Rolão,indico que nos processos da Câmara Eclesiástica de Castelo Branco (Ordenações) constam:
No maço 1912 - Pº 459 as habilitações a Ordens (1641) Menores de Alvaro Mendes da Cunha (nascido a 8 de Abril de 1621), filho de AntónioRodrigues Beja e de Ana Mendes;
No Maço 1886 - habilitações para Epístola (1645

Pelo visto não seguiu a vida religiosa.

Com os melhores cumprimentos


Carlos Leal Machado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#46589 | amtf | 30 ago 2003 16:46 | In reply to: #46585

Caro Carlos Leal Machado,

Muito obrigado por seu interessa e por mais esta achega para o meu "puzzle".

Os meus melhores cumprimentos
António Maria Fevereiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#46608 | jlff | 31 ago 2003 14:44 | In reply to: #46583

Caro Manuel da Silva Rolão
Muito obrigado pela sua pronta colaboração.
Cumprimentos
Jorge Lemos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#46622 | camac41 | 31 ago 2003 22:04 | In reply to: #46581

Caro Jorge Lemos

Paulo Rodrigues de Beja (indicado como padrinho de Bento Rodrigues de Beja, pelo confrade Manuel Rolão) e Catarina Boa eram pais de Francisco Rodrigues Boino que recebeu oredens de missa em 1661 (Camara Eclesiástica de Castelo Branco Maço 1927 - Pº 782. Este era neto paterno de Manuel Rodrigues Beja e de Catarina Fernandes e neto materno de Silvestre Rodrigues e Genebra Lopes.

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Rodrigues de Beja de Castelo Novo e S.V. da Beira

#46625 | jlff | 31 ago 2003 23:03 | In reply to: #46622

Caro Carlos Leal Machado
Obrigado pela sua informação.
Cordiais cumprimentos
Jorge Lemos

Respuesta

Enlace directo:

Rodrigues de Beja (S. Pedro - Gouveia)

#190142 | LProjecto | 29 mar 2008 01:03 | In reply to: #12850

Caro António Borba,

Procuro informação sobre os seguintes indivíduos (com ligação a Arcozelo):

- Josefa Rodrigues Beja, que casou em S. Pedro - Gouveia a 8.7.1747 com Francisco de Almeida Barbas e foram pais de um outro Francisco de Almeida Barbas, que casou com Maria Cabral, de Arcozelo, filha de Manuel Cabral e de Catarina Rodrigues. C.g.

- António Mendes de Figueiredo, natural de Arcozelo, que casou com Maria Rodrigues Coelho. Foram pais de Jerónimo Mendes, n. Arcozelo, que casou em Arcozelo a 17.1.1779, com Genoveva Maria Cabral, n. Arcozelo, filha de João Cabral e de Catarina Domingues, neta paterna de Francisco de Almeida e de Mariana Cabral. C.g.

Ficarei grato por qualquer contribuição.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 12:40.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen