Família Moniz de Sá- Açores

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família Moniz de Sá- Açores

#22300 | filipejardim | 03 jun 2002 12:32

Agradeço desde já, informações destes.

Cumprimentos
Filipe

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Moniz de Sá- Açores

#22329 | Maggie | 04 jun 2002 10:38 | In reply to: #22300

Esta família Moniz de Sá é da Ilha Terceira?

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Moniz de Sá- Açores

#22341 | eugenio medina | 04 jun 2002 18:39 | In reply to: #22300

Contacte a Dra. Isabel Maria Corte Real (Misa) que pertence a essa família através da Casa dos Açores - Rua dos Navegantes 21 - Lisboa
Eugenio Medina

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Moniz de Sá- Açores

#70214 | cborges | 25 jul 2004 03:41 | In reply to: #22341

Vou tentar re-activar este tópico.
Sou descendente da família Moniz de Sá, e sei que tambem provem da família Moniz Côrte-Real.
Agradecia qualquer informação da descendencia de Sabastião Moniz Barreto, filho de Henrique Moniz (Alcaide-Mór de Silves) *1430 e de Inês Barreto *1450.

Cumprimentos e o meu sincero obrigado.

Carlos Ruy Borges

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Moniz de Sá- Açores

#70284 | Paulo Vieira dAreia | 26 jul 2004 02:18 | In reply to: #22300

Caro Filipe Jardim
Os Moniz de Sá começam exactamente com o casamento de João Moniz Barreto Côrte-Real 10º.Morgado Moniz, nascido na freguesia de Nª.Srªda Conceição de Angra, em 1760, conforme Nobiliário da Ilha Terceira, Carcavellos, Título Monizes, parágrafo 3º., nº.10, casado com D.Mariana Isabel de Sá, Nob.Ilha Terceira, Carcavellos, Título Sás, parágrafo 12º., nº.7, e tiveram a João Moniz e Sá Côrte-Real, 11º. Morgado Moniz, D.Maria das Dores, e D.Joana Rita. Se consultar o referido Nobiliário, encontrará, toda a ascendencia e descendencia de ambos os conjuges.
Também encontrará no Nobiliário das Gerações de entre-Douro-e-Minho Título 24º. parágrafo 8º. nº.3, referencia a Henrique Moniz, O Velho, Alcaide-mór de Silves, e a D.Inês de Menezes Barreto conf. Carcavellos, Título Menezes, parágrafo 1º. nº. 6, 2º. volume, uma de suas tres mulheres.
Cumprimentos,
Paulo Vieira d'Areia

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Moniz de Sá- Açores

#70294 | dvasconcelos | 26 jul 2004 11:34 | In reply to: #22300

Caros confrades
Perdoem-me a incursão neste debate, mas creio dever intervir, por me parecer demasiado vaga a referência do autor do tópico à família "Moniz de Sá" dos Açores, pois conheço pelo menos mais 3, para além da que consta no Carcavelos.
E se não é desta que ele anda à procura, nunca mais se desencalha...
Assim a 7.5.1640, nos Fenais da Ajuda, ilha de S. Miguel, casou-se Jacinto de Sá Bettencourt (meu ascendente por várias linhas) filho de Francisco de Sá Bettencourt e de D. Isabel Moniz, com D. Maria Moniz Vieira, 3ª neta por varonia de Duarte Galvão, cronista-mór do Reino, secretário de D. João II etc, igualmente 3ª neta de Álvaro Lopes "do Vulcão", de Francisco Anes "da Praia", de Afonso Anes da Rocha Machado, de João Afonso "das grotas fundas", 5ª neta de Rodrigo Anes Cogumbreiro da Costa, etc... ( todas estas personagens referidas por Frutuoso)
Deste casamento existe numerosíssima descendência, com pelo menos 3 ramos distintos, que usam o apelido "Moniz de Sá" até à aos nossos dias, embora muitos tenham optado por outros apelidos, conforme as ligações familiares, como é o caso do capitão João Moniz Pereira Camelo de Bettencourt, F.C.A. a 28.7.1818, vide AHG de Sanches de Baena, nº 1230.
Saudações cordiais
duarte vasconcelos do amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Moniz de Sá- Açores

#70325 | Paulo Vieira dAreia | 26 jul 2004 19:38 | In reply to: #22300

Caro Filipe Jardim
Aconselho-o a ir a este endereço:
http://www.apol.net/dightonrock/hisstoriagenealogicadoscortereai.htm
Cumprimentos,
Paulo Vieira d'Areia

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Moniz de Sá- Açores

#70353 | cborges | 27 jul 2004 05:26 | In reply to: #70284

Caro Paulo Vieira d'Areia

É precisamente este ramo que procuro. Estou a tentar construir a minha árvore geonalógica, mas como vivo no estrangeiro, não tenho assesso ao Nobiliário da Iha Terceira ou qualquer outra publicação do gënero. Assim estou a tentar obter fontes e detalhes sobre datas e locais de nascimento, casamento, falecimento das gerações desde Jona Vaz Côrte-Real, filha de João Vaz Côrte-Real e de Maria Abarca, até pelo menos a João Moniz de Sá Côrte-Real, *16 Abril 1826, meu segundo bisavô. Isto inclui todos os Morgados Moniz Côrte-Real.

Agradeço desde já todo o auxilio que me possem prestar.

Cumprimentos

Carlos Ruy Borges

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Moniz de Sá- Açores

#70356 | dvasconcelos | 27 jul 2004 11:11 | In reply to: #22300

Caros Filipe Jardim e Paulo Vieira d' Areia
Tive enorme prazer em aceder ao site indicado pelo confrade Paulo Vieira d'Areia, que acrescenta actualizações bastante interessantes ao NIT do Carcavelos, e que como genealogista tive enorme prazer de ler, pois também tenho estudados os Moniz de Sá Corte-Real, ascendentes de meus sobrinhos.
No entanto insisto no meu ponto de vista: Os Açores têm 9 ilhas...
O 1º Moniz de Sá conhecido nos Açores, foi João Moniz de Sá filho de Francisco de Sá Bettencourt, que casou na Maia, ilha de S. Miguel, a 4.5.1680 com D. Bárbara Moniz de Medeiros, viúva de António Vieira Homem.
Um sobrinho deste, chamado António Moniz de Sá, casou nos Fenais da Ajuda a 17.3.1689 com D. Maria de Sousa, filha de Bento de Sousa e de Catarina da Costa.
Um irmão do 1º, de nome Pedro Moniz de Sá, casou nos Fenais da Ajuda a 10.10.1675 com D. Catarina Correia de Medeiros e viúvo desta, voltou a casar ibidem a 22.8.1696 com D. Catarina Pacheco.
Ainda hoje continua na posse da família Moniz de Sá a respectiva casa/solar no centro do Porto Formoso.
A mesma família deu o nome à firma "Moniz de Sá" detentora de várias representações do comércio micaelense, nomeadamente no ramo automóvel.
Pelo menos um membro dos Moniz de Sá ligou-se com os "Pacheco de Canto e Castro" do Solar de Lalém na Maia, ilha de S. Miguel, embora com geração que julgo extinta.
Aliás, quanto aos "Canto e Castro" passa-se precisamente o mesmo: Já identifiquei nos Açores pelo mesnos 3 famílias " Canto e Castro", cujos troncos Pedro Anes do Canto e D. Francisco de Castro são precisamente os mesmos. Todos têm mais ou menos quebras de varonia nas linhas distintas, que chegam a atingir 6 gerações de diferenças consecutivas.
Há a tendência para se identificar este apelido composto apenas com a família do almirante Canto e Castro, pela notoriedade atingida no séc. XIX por esta, e porque a publicação do "Nobiliário da Ilha Terceira" lhe trouxe grande divulgação.
No entanto os "Pacheco de Canto e Castro" do Solar de Lalém têm um prestígio inegável já no séc. XVII, assim como o outro tronco que surgiu em Vila Franca do Campo.
No meu modesto critério inclino-me para me render à cronologia e atribuir um apelido composto à 1ª família que o usa e não àquela que atinge na actualidade maior notoriedade social ou divulgação genealógica.
No caso dos Moniz de Sá, este apelido surge nos Moniz de Sá Corte-real apenas nos meados do séc. XVIII e nunca como apelido de varonia isolado, parecendo-me até um pouco fantasioso, pois genealógicamente o que na verdade temos são os "Moniz Barreto" da ilha Terceira, tal como em S. Miguel o nome correcto seria "Sá Bettencourt".
Já não se passa o mesmo com os Gago da Câmara, Amaral e Vasconcellos, Pais do Amaral, Ferreira do Amaral, Soares d' Albergaria, Faria e Maia, Moniz Barreto, Sá Bettencourt e tantos outros apelidos compostos que identificam inequivocamente uma só família por todos os portadores descenderem de um único tronco ancestral, o que evidentemente não exclui oportunismos de composições "apanhadiças"... tão em voga nos séculos XVIII, XIX e até no séc. XX.
Sem qualquer tipo de arrogância tenho muito gosto em saber as vossas opiniões, pois são estes debates que muito enriquecem este Forum, onde muito tenho aprendido e tenciono continuar a aprender.
Cordiais Saudações
duarte vasconcelos do amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Moniz de Sá- Açores

#70364 | Paulo Vieira dAreia | 27 jul 2004 13:49 | In reply to: #70353

Caro Carlos Ruy Borges
Por curiosidade, poderia informar-nos em que lugar, e qual país vive?
Cumprimentos,
Paulo Vieira d'Areia

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Moniz de Sá- Açores

#70378 | Paulo Vieira dAreia | 27 jul 2004 16:08 | In reply to: #70353

Caro Carlos Ruy Borges
Importava-se de nos informar o seu nome completo, filiação, e ascendencia até João Moniz de Sá Côrte-Real n:16 abril 1826, casado com ... ? as datas e locais dos respectivos assentos, possíveis? Pois sabendo que este João Moniz de Sá Côrte-Real, é seu tetravô ? é muito fácil informá-lo do que pretende. São os seus Borges, de D.Maria Guilhermina Borges do Canto, 1ª. mulher de João Moniz de Sá Côrte-Real, 11º. Morgado Moniz?
Cumprimentos,
Paulo Vieira d'Areia

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Moniz de Sá- Açores

#70453 | cborges | 28 jul 2004 05:10 | In reply to: #70378

Caro Paulo Vieira d'Areia

O meu nome completo: Carlos Ruy Côrte-Real Jácome Borges e resido no Canadá.

Eis aqui a minha ascendencia que suponho esteja correcta, pois a minha intenção é precisamente obter e corrigir as informações presentemente tenho:
Sou neto de Leonor Moniz de Sá Côrte-Real Amaral e Olímpio Jacinto Jácome.
-Leonor Moniz de Sá Côrte-Real Amaral: filha de António Aldino do Amaral e D. Isabel Maria Moniz de Sá e Amaral Côrte-Real.
-D. Isabel Maria Moniz de Sá e Amaral Côrte-Real: filha de João Moniz de Sá Côrte-Real e D. Francisca do Carmo.
- João Moniz de Sá Côrte-Real (n: 16 Abril 1826): filho de João Moniz de Sá Côrte-Real e D. Guilhermina Borges do Canto.
- João Moniz de Sá Côrte-Real (11º e último Morgado Moniz Côrte-Real): filho de João Moniz Barreto Côrte-Real e D. Mariana Isabel de Sá.
- João Moniz Barreto Côrte-Real (10º Morgado Moniz Côrte-Real): filho de Manoel Diogo Moniz Barreto Côrte-Real e D. Joana Luíza de Menezes.
- Manoel Diogo Moniz Barreto Côrte-Real (9º Morgado Moniz Côrte-Real): filho de Francisco Moniz Barreto Côrte-Real e D. Clara Sophia Pacheco de Mello.
- Francisco Moniz Barreto Côrte-Real (8º Morgado Moniz Côrte-Real): filho de António Moniz Barreto Côrte-Real e D. Maria Josepha da Câmara de Sá Salazar.
- António Moniz Barreto Côrte-Real (7º Morgado Moniz Côrte-Real): filho de João Moniz Barreto e D. Maria Fagundes Terra.
- João Moniz Barreto (6º Morgado Moniz Côrte-Real): filho de Diogo Moniz Barreto e D. Margarida da Silveira Pamplona de Miranda.
- Diogo Moniz Barreto (5º Morgado Moniz Côrte-Real): filho de Diogo Moniz Côrte-Real e D. Izabel Abarca Pinheiro de Barcellos.
- Diogo Moniz Côrte-Real (4º Morgado Moniz Côrte-Real): filho de Guilherme Moniz Barreto e D. Simôa Alvares de Carvalho.
- Guilherme Moniz Barreto (3º Morgado Moniz Côrte-Real): filho de Sebastião Moniz Barreto e D. Joana Menezes da Silva.
- Sebastião Moniz Barreto (2º Morgado Moniz Côrte-Real): filho de Guilherme Moniz Barreto (Alcaide Mór de Silves) e D. Joana Vaz Côrte-Real.
- D. Joana Vaz Côrte-Real: filha de João Vaz Côrte-Real e D. Maria Abarca

O que pretendo é colher o máximo de informações (nascimento, casamento, falecimento, etc...) sobre estes ascendentes.

Muito obrigado.
Cumprimentos,
Carlos Ruy Borges

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Moniz de Sá- Açores

#70473 | Paulo Vieira dAreia | 28 jul 2004 12:50 | In reply to: #70453

Caro Carlos Ruy
Só algumas referencias, pois estou com pressa, assuntos vários me aguardam.
A sua Família é conhecidíssima aqui nos Açores, especialmente através do seu Tio-Avô Dr. Joaquim Moniz de Sá Côrte-Real e Amaral, que tive a honra de ser seu aluno, no Liceu Nacional de Angra do Heroísmo até 1960. Faleceu aos noventa e tal anos, sendo muitíssimo estimado pelor toda a gente, especialmente pelos seus alunos. É ele o Pai de Drª. D.Isabel Maria Teresa de Fátima Nunes da Costa Côrte -Real e Amaral, (Misa) , já referida neste tópico.
Eu tenho algures, umas genealogias dadas por sua Prima D.Maria Cristiano, muito completas, que logo que as encontrar, lhe direi algo. de momento e através do N.I.T. Carcavellos, a pags 134 vol. III , está, evidentemente, a sua Avó D.Leonor Côrte-Real e Amaral, nascida a 2 de fevereiro de 1899, casada com Olímpio Jacinto Jácome, natural de Ponta Delgada, S.Miguel. O nosso Amigo e Confrade Vasconcellos, talvez o possa auxiliar aqui?
Portanto D.Leonor e Olímpio tiveram uma filha: D.Maria Isabel, que depreendo ser a sua Mãe?
Realmente quem tem tudo isto muito completo é a sua Prima "Misa", que poderá contactar, como lhe indicaram, para a Casa dos Açores em Lisboa, ou então aguardar pelas Famílias Terceirenses, de Jorge Forjaz, que virão à luz do dia, sabe-se lá, quando?
Família aqui na Terceira, e por todo o lado não lhe falta!
Cumprimentos, também com um abraço terceirense,
Paulo Vieira d'Areia

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Moniz de Sá- Açores

#70492 | dvasconcelos | 28 jul 2004 16:29 | In reply to: #70473

Caros Paulo Vieira d'Areia e Carlos Ruy Borges
Prometo desencantar alguma coisa sobre o micaelense Olímpio Jacinto Jácome, só não me comprometo com prazos!
É o que mais tenho feito: Desencantar entroncamentos micaelenses para o "Nobiliário da Ilha Terceira", a pedido do co-autor, nosso Amigo António Maria de Ornellas Mendes, presentemente em Roma e que espero ter o prazer de encontrar em Agosto na Graciosa.
Tenho 3 pedidos entre mãos para lhe responder, mas o tempo torna-se escasso para tanto.
Não desesperem com a demora do N.I.T. pois o trabalho é mesmo muito, e só quem anda nestas andanças pode avaliar quanto!
Só recentemente fui metido num barco destes, na revisão das "Genealogias de S. Miguel e Santa Maria" de Rodrigo Rodrigues e agora, sei dar o valor...
Quanto ao nosso amigo Filipe Jardim, faço votos para que esteja tudo bem com ele, pois presumo que a sua natural cortesia não lhe permita lançar os foguetes para o ar e largar a fugir.
Um abraço para todos
duarte vasconcelos do amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Moniz de Sá- Açores

#70517 | cborges | 29 jul 2004 04:51 | In reply to: #70492

Caros Paulo Vieira d'Areia e Duarte Vasconcelos do Amaral
Sinceramente grato pelo interesse demonstrado em auxiliar-me.
Um abraço amigo
Carlos Ruy Borges

Respuesta

Enlace directo:

RE: família Moniz de Sá- Açores

#73596 | dmvasconcelos | 21 sep 2004 23:56 | In reply to: #70453

Caro Carlos Ruy Côrte-Real Jácome Borges.

Como o prometido é devido, aqui vai o que consegui apurar em S. Miguel:

D. Leonor Moniz de Sá Côrte-Real, n. na Sé a 2.2.1899 e casada na Conceição de Angra a 12.9.1920 com Olímpio Jácome, contabilista, n. nos Mosteiros a 10.10.1894 e aí batizado a 10.1.1895, filho de Manuel Jacinto Jácome Júnior e de Jacinta Augusta da Conceição, os quais se casaram a 5.10.1885 nos Mosteiros, o nubente com 26 anos de idade, natural e batizado em S. Pedro da Ribeira Grande, filho de outro Manuel Jacinto Jácome e de Ana Emília, também naturais e recebidos em S. Pedro, e a nubente com 18 anos à data do casamento, natural dos Mosteiros, filha de João Pereira de Figueiredo e de Maria Augusta da Conceição ou da Glória, naturais e recebidos nos Mosteiros.
Ainda deparei com um 2º casamento deste João Pereira de Figueiredo nos Mosteiros, a 25.6.1886, em que ele com 45 anos de idade e já viúvo de sua avó Maria Augusta da Conceição ou da Glória, c. c. Maria Emília da Conceição, de 45 anos, solteira, filha de Manuel da Ponte e de Maria Emília.
Deste 2º casamento consta que João Pereira de Figueiredo é filho de José Pereira de Figueiredo e de Maria Francisca, dos Mosteiros, e os nubentes legitimam no acto do matrimónio, reconhecendo como seu legítimo filho, a José, n. a 27.5.1880 e batizado a 27.5.1880 nos Mosteiros.

E por aí estas personagens não me parecem entroncar em famílias já trabalhadas em genealogias micaelenses, minhas conhecidas.

Resta-nos investigar a ascendência de seu pai Fernando Borges, também micaelense, e que parece ter casado com sua mãe em S. Miguel em data e local que desconheço.
Se me enviar os dados de que dispõe de seus avós e bisavós paternos, naturalidades, e datas de nascimento, ou de casamentos, pode ser que pelos Borges tenha melhor sorte.

Já agora uma pergunta: Tem um irmão Fernando Ruy? Das "Famílias Terceirenses", só este consta, pelo que, se tem mais irmãos e porventura filhos ou sobrinhos, convinha enviar-me a descendência actualizada de sua mãe, e talvez venha a tempo de eu a enviar ao Dr. António Maria de Ornellas Mendes, antes da publicação.

Para este efeito seria mais conveniente obter o meu e-mail através dos "Contactos do Genea" e fazê-lo particularmente.

Saudações Cordiais

duarte vasconcelos do amaral

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Moniz de Sá- Açores

#158527 | jobe00 | 05 jun 2007 22:13 | In reply to: #70356

Para saber se eventualmente haverá outras relações antigas e compostas de Monizes e Sás informo que o Capitão -mor do Rabaçal ( 1580) - hoje concelho de Penela Jorge Moniz Falcão filho de Manuel Moniz Velho tem na sua tumba na Igreja do Rabaçal armas de Sás e Mellos. Porque será?
João Bettencourt

Respuesta

Enlace directo:

Família Moniz de Sá- Açores

#439119 | AndreCorteRealBrito | 08 feb 2022 07:20 | In reply to: #70473

Caros Paulo Vieira d'Areia, Carlos Ruy Borges e Duartes Vasconcelos do Amaral

O "Dr. Joaquim Moniz de Sá Côrte-Real Amaral" era meu Bizavô. Não me lembro do nome da minha Bizavô ("Avô Zizi").
Pai do meu Avô "Fernando Ruy Côrte-Real Amaral" e da minha Tia-Avô "Dra. Isabel Maria Teresa de Fátima Nunes da Costa Côrte-Real Amaral" ou "Tia Misa" como lhe chamávamos. Ambos já falecidos.
A "Tia Misa" nunca teve filhos.
Eram todos naturais de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira.
Lembro-me da "Tia Misa" ter primos em Toronto (Canadá) que nunca conheci.
Também temos os Primos "Nunes da Costa" no Brazil em Recife. Uma das filhas deles vive em Portugal e sempre nos visitaram regularmente mais quando a minha avô ("Maria Cecília Sardinha Côrte-Real Amaral") ainda vivia na sua casa. A minha avô actualmente tem 97 anos e continua impecável já nas Residências do Montepio na Expo (Lisboa) há alguns anos.

Têm aqui alguma da história do meu Bizavô Dr. Joaquim Moniz de Sá Corte-Real Amaral: https://philangra.blogspot.com/2019/10/corte-real-e-amaral-1889-1987.html
https://app.parlamento.pt/PublicacoesOnLine/OsProcuradoresdaCamaraCorporativa/html/pdf/a/amaral_joaquim_moniz_de_sa_corte_real_e.pdf
https://bparlsr.azores.gov.pt/arquivo_regional/jcra-joaquim-moniz-de-sa-corte-real-e-amaral/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Moniz_de_S%C3%A1_Corte-Real_e_Amaral

O meu Avô "Dr. Fernando Ruy Côrte-Real" Amaral estudou Direito em Coimbra e casou com a minha Avô "Maria Cecília Sardinha Côrte-Real Amaral" natural de Braga. Foi advogado do Regime no Estado novo e viveram em Braga, Covilhã, Aveiro e Lisboa (Restelo).
Acho que a minha mãe e as minhas duas tias nasceram entre Covilhã, Aveiro e Lisboa (Restelo).
De nomes "Isabel Maria Sardinha Côrte-Real Amaral" (Mãe), "Leonor Sardinha Côrte-Real Amaral" e "Teresa Sardinha Côrte-Real Amaral" (Tias).

A minha mãe "Isabel Maria Sardinha Côrte-Real Amaral" (Socióloga) casou com o meu Pai "Joaquim José Brito dos Santos" (Engenheiro Civil) pouco antes de eu nascer em 18.08.1980 na Maternidade Alfredo da Costa.

Há um primo do meu Avô e da Tia Misa que é o Primo "João Moniz de Sá Corte-Real" (ou João Côrte-Real Moniz de Sá não tenho a certeza) que faz parte da Comissão de Estudos dos Côrte-Real, tal como fez o meu Avô "Fernando Ruy Côrte-Real Amaral", que é uma "máquina" em termos de geneologia. Mantenho algum contacto com ele através do Facebook. Até num grupo que eu lá fiz há uns 10 anos atrás chamado de "Corte-Real Worldwide" que tinha como intuito juntar os Corte-Real espalhados pelo mundo. Tem umas 400-500 pessoas de Portugal mas não só. Brazil, Canadá, USA, Angola, Moçambique, etc, etc.

Qualquer coisa adicione-me (Carlos Ruy Borges) e coloco-o em contacto com o "João Moniz de Sá Côrte-Real" (João Côrte-Real Moniz de Sá).

Deixo-lhe os nossos links:
https://www.facebook.com/andrecorterealbrito
https://www.facebook.com/joao.moniz.98

E do tal grupo "Côrte-Real Worldwide":
https://www.facebook.com/groups/330965452016

Abraços

André Côrte-Real Brito dos Santos
Mail: andrecortereal@gmail.com

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 01:35.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen