Leonor Falcão- Quem foi?

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias

Leonor Falcão- Quem foi?

#22452 | artur41 | 06 jun 2002 20:28

Caros colegas


Quero saber a ascendência de Leonor Falcão. Nascida cerca de 1370, ela veio a casar com Nuno Martins da Silveira, senhor de Terena.

Do casamento, nasceram entre outros filhos, estes meus antepassados: Fernão da Silveira, 1º senhor de Sarzedas; Isabel da Silveira; Guiomar da Silveira.

Ponho a hipótese de Leonor Falcão ser filha de João Falcão (Falconet) e de sua mulher Maria da Silva.
A proximidade das várias datas de nascimento assim o parecem indicar!

No entanto, o nome dela não aparece em:

http//www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=64555


Gostaria de saber as vossas opiniões!



Com os melhores cumprimentos

Artur João

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leonor Falcão- Quem foi?

#22454 | artur41 | 06 jun 2002 20:44 | In reply to: #22452

[Errata]



O endereço correcto é:

http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=64555

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leonor Falcão- Quem foi?

#22467 | jaf | 07 jun 2002 00:51 | In reply to: #22452

Espero que as duas notas que seguem possam ajudar à resposta:

Nuno Martins da Silveira "huum homem muito honrado em tempo del rey Dom João o primeyro e del rey Dom Duarte cujo escriuão da Puridade foy e foy coudel moor e veador das Obras do Reyno e foy senhor de Ferreira e foy casado com Dona Lianor filha de Gonçalo Annes dAbreu senhor de Castello de Uide de que ouue a Diogo da Silueyra e Fernão da Silueyra, Gomçalo da Silueyra e outros que morreram sem geração e […]".
[Nobiliário quinhentista,‘Titolo dos Silueyras ‘]


"«Por nós termos feito rico-homem Nuno Martins da Silveira, do nosso conselho, escrivão da nossa puridade, coudel-mor de nossos regnos, por seus bons e grandes merecimentos, nos praz que Leonor Gonçalves de Abreu, por ser sua mulher e dona de linhagem, e bem assi suas filhas, Guiomar de Abreu, Leonor da Silveira e Violante de Abreu, daqui em diante sejam chamadas e nomeadas cada uma delas per dom»— Assinado por D.Afonso V em 1 de Junho de 1451"
[História de Portugal, dir. J. Mattoso, vol II … 446]

Cumprimentos,
João Amaral Frazão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leonor Falcão- Quem foi?

#22483 | artur41 | 07 jun 2002 13:35 | In reply to: #22467

Caro João


As notas são, de facto elucidativas:


1) Nuno Martins da Silveira casa com Leonor Gomes de Abreu(Leonor Falcão), sendo esta filha de Gomes Anes de Abreu.

O Genea Portugal, baseando-se no NFP e na PL (título de Falcões, em ambas as obras), diz que Leonor de Abreu casou com Nuno Martins da Silveira, escrivão da puridade.
Mas pelo mesmo NFP (título de Silveiras), Leonor Falcão casa com Nuno Martins da Silveira, senhor de Terena.

Nuno Martins da Silveira foi escrivão da puridade e senhor de Terena. Existe uma duplicação da mesma pessoa, na obra de Felgueiras Gayo: o que algumas vezes acontece no NFP!


2) Coincidem os nomes próprios dos filhos do casal, e de suas filhas, nomeadamente as que são minhas antepassadas: p.e. Guiomar de Abreu (Guiomar da Silveira).

Subsiste, porém, uma questão. Gonçalo Annes de Abreu, alcaide-mor de Alcaide-mór de Castelo de Vide e possuidor de vários senhorios, aparece no NFP (títulos de Abreus; Falcões; Lacerdas) como pai de Maria da Silva, a qual casou com João Falcão!
Ora no Nobiliário quinhentista (título dos Silveiras), Gonçalo Anes de Abreu surge como pai de Leonor Gonçalves de Abreu (Leonor Falcão) e avô de Diogo da Silveira, Fernão da Silveira, Gonçalo da Silveira; a ser assim, quem foi Maria da Silva?


Um abraço

Artur João


2) A segunda, refere também suas filhas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leonor Falcão- Quem foi?

#22484 | artur41 | 07 jun 2002 13:52 | In reply to: #22483

Caro João


As minhas desculpas por algumas gralhas!



Um abraço

Artur João

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leonor Falcão- Quem foi?

#22536 | jaf | 08 jun 2002 05:20 | In reply to: #22483

Caro Artur João

Suponho que as (desculpadas) gralhas são o 'Gomes' por 'Gonçalves'. Desculpe-me agora o atrazo da resposta que só há bocado vi.

À sua questão 'quem foi Maria da Silva?', não sei reponder. Do Nobiliário Quinhentista só tenho fotocópias relativas aos Silveiras que mais não rezam sobre este assunto

Julgo também não haver certeza documental sobre a filiação que o dito Nobiliário atribui a Leonor Gonçalves de Abreu — mas parece ser este o nome da mulher do coudel-mor e escrivão da puridade de D.Duarte.

Quanto a Nuno Martins da Silveira (bastante documentado), creio que Terena lhe vem pelos Silveiras maternos, mas terei de confirmar. Coudel e escrivão da puridade de D.Duarte (desde 1416, portanto ainda enquanto príncipe). Mais importante parece-me ser o poder datá-lo com razoável precisão: activo desde 1415 (expedição a Ceuta) e falecido em princípios de 1454. Talvez nascido ca. 1395,o que é um ponto de partida para situar cronologicamente Leonor Gz. de Abreu.

Um abraço,

João

p.s. não haverá alguma coisa sobre os Abreus entre os estudos do Marquês de Abrantes?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leonor Falcão- Quem foi?

#22615 | artur41 | 09 jun 2002 16:35 | In reply to: #22536

Caro João


Muito obrigado pelos elementos enviados!
Vou consultar algumas obras do Marquês de Abrantes.


Um abraço

Artur João

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 06:39.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen