Casa do Couto, em Sedielos, Régua

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#2248 | Vasco Jácome | 19 feb 2001 23:13

Procuro informações sobre ascendentes ou eventuais irmãos de António Augusto Borges Correia Pereira Carneiro, filho José Carneiro Borges Pereira, Sr. da Casa do Couto, em Sedielos, Régua, e de sua m.er D. Francisca Bernarda Correia Pinto Guedes.
Isto para além do que está, pois já conheço, em:

-Felgueiras Gayo: ttº de Jácomes §2 N14 e árvores de costado, do Tomo III (Vol. XII) nº 229, pág. 343.
- Júlio Teixeira, “Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo”, Vol. II, pág. 528.
- Canaes de Figueiredo, “Arvores de costados de famílias ilustres de Portugal”, costado 45
- Sanches de Baena, “Archivo Heráldico-Genealogico”, nº 1662

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#2275 | Vasco Jácome | 21 feb 2001 22:29 | In reply to: #2248

Na mensagem anterior, esqueci-me de uma questão: seria possível alguém verificar se este António Augusto Borges Correia Pereira Carneiro, consta do registos da Torre do Tombo como Cavaleiro da Ordem de Aviz? Pelo menos, nos índices dos membros desta Ordem.

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#3817 | Vasco Jácome | 05 may 2001 12:04 | In reply to: #2248

Este António Augusto Borges Correia Pereira Carneiro já cá está no GP em http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=40707.
Talvez isto ajude a localizá-lo melhor.

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#7059 | BP | 15 jul 2001 15:39 | In reply to: #2248

Caro Vasco Jácome:

Tal como me pediu no tópico "Representação dos Guedes", vim visitar este, iniciado por si.

Não tenho conhecimentos suficientes sobre todos os ramos Pinto e Guedes do Distrito de Vila Real, e neste momento nem sequer tenho comigo livros para consultar. Lamento por não poder dar-lhe uma boa ajuda.

Na zona da Régua (Santa Marta de Penaguião, Lobrigos, Sedielos, etc) há um emaranhado de famílias a usarem os apelidos Pinto e Guedes. Com certeza não será difícil entroncá-las a todas na mesma árvore. Descobri aqui neste forum um senhor com o username "2910", que tem imensa informação sobre os Pinto, talvez ele o possa ajudar quanto a esta família.

Lembro-me de ter consultado um livro intitulado "Brasões e Casas Brasonadas do Douro" de Correia de Azevedo, 1974, que tem de certeza informações sobre a Casa do Couto em Sedielos. Talvez aqui possa encontrar informações suficientes, ou pelo menos, boas pistas para novas pesquisas.

Cumprimentos,
Benedita Pinto

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#7062 | rafael mião | 15 jul 2001 16:19 | In reply to: #7059

Ex. mo Senhor Vasco Jácome
No ref.º liv.º pág. 194 e 195,e seg.(sobre Santa Marta de Penaguião) aparece a reprodução da pedra de armas de-Guedes Vazes e dos Viscondes de Santa Maria,etc,etc.
Cumprimentos amigos
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#7073 | Vasco Jácome | 15 jul 2001 23:01 | In reply to: #7062

Caro Rafael Carvalho (julgo que podemos manter este tratamento?)

Antes de mais, o meu muito obrigado pelo seu interesse. Infelizmente não creio que nenhuma dessas Casas esteja liga a estes meus antepassados.

Se a Casa do Couto (que não conheço, nem sei se ainda existe) tiver Pedra de Armas, suponho que deve ter as Armas concedidas ao pai de António Augusto, José Rodrigues Carneiro Borges Pereira, que está no “Archivo” de Sanches de Baena com o Nº 1662: I – Pereiras, II – Borges, III – Carneiros, IV – Rodrigues.

Também nada mais sei sobre esta heráldica além do que está escrito nesta obra.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#7075 | rafael mião | 15 jul 2001 23:40 | In reply to: #7073

Caro Vasco Jácome
Vou ver se encontro na obra mencionada alguma coisa que julgue interessar-lhe.Dir-lhe-ei alguma coisa.
Com amizade
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#10315 | Vasco Jácome | 05 oct 2001 20:13 | In reply to: #2248

Visitas recentes ao Arquivo Distrital de Braga, permitiram-me a consulta da inquirição de génere do filho deste António Augusto, José Augusto Borges Correia Pereira Carneiro, de 1826.
Aí, é referido que os pais de António Augusto, José Rodrigues Carneiro Borges e D. Francisca Bernarda Correia Pinto eram da freguesia de S. Miguel de Fontelas, no actual concelho da Régua, situação que se verificava em 1800.

Este facto, só pode ter duas explicações: ou o casal, nessa altura, não vivia na Casa do Souto; ou esta própria, não seria como dizem os livros, em Sedielos, mas sim em Fontelas, o que é um dado novo em relação ao que já tinha exposto aqui.

Provavelmente, este dado não altera a disponibilidade de informação por parte dos restantes participantes, mas aqui fica a tentativa.

É também mencionado um irmão de António Augusto, Francisco de Paula Borges Correia Pinto, abade de S.ta Maria de Vila Fria (Felgueiras), religioso Doménico, e que não fez inquirição de génere, pelo menos na Câmara Eclesiástica de Braga.

Obrigado pela atenção,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#22290 | cabraldeoliveira | 03 jun 2002 00:12 | In reply to: #2248

Excelentíssimo Senhor
Vasco Jácome,

Relativamente a Sedielos (antiga comarca de Sobre o Tâmega) tenho referência a uma antepassada minha, de seu nome D. Ana Tomásia Pereira d'Araújo Coutinho, a qual casou com o Dr. Joao Pereira Pinto Vieira e Sousa, de Armamar (mais exactamente, de Santiago de Armamar), de quem teve D. Bárbara Balbina Guedes Pinto, que vem a casar, em Vila Real (nos começos do séc. XIX, penso) com Joao Victorino d'Azevedo Faria.
Terá esta gente alguma relaçao com os indivíduos que procura? Disporá Va Exa de alguma informaçao sobre esta Família de Sedielos?

Com os meus cumprimentos,

Cabral d'Oliveira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#22318 | Vasco Jácome | 03 jun 2002 20:46 | In reply to: #22290

Caro Cabral d'Oliveira (julgo que podemos manter este tratamento)

Infelizmente, esses nomes não me dizem nada. Mas como vê pelo tópico, também não tenho muitos conhecimentos sobre este meu costado. Nem tenho já a certeza se esta Casa do Couto era em Sedielos ou Fontelas. Aliás, o que sei, já está aqui no GP.

De qualquer modo, se encontrar alguma coisa, comunico.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#22320 | macp | 03 jun 2002 22:14 | In reply to: #22318

Por parte da minha avó paterna, encontrei, em 1870, Daniel Pinto, Santa Marinha do Zêzere, filho de Paulino Pinto (1847), de Anreade, filho e pai incógnito e Ana Carneiro ( 1819), Anreade, esta, por sua vez, filha de António Pinto Carneiro, 1790, filho de José Pinto Carneiro ( data de casamento: 1784). Deste último, não consegui encontrar ainda o assento de baptismo. No assento de casamento, aparece referenciado como filho natural de Maria Pereira e, no assento de baptismo de seu filho, regista-se o nome do pai, António Carneiro, de Corvo, Cárquere. Poderá este “ramo” ter alguma ligação às Casas que referem? Por exemplo, como trabalhadores, pois os meus familiares têm raízes muito humildes. Ando ansiosa por encontrar a justificação deste apelido – Pinto Carneiro- e, por enquanto , cheguei a um ponto delicado.
Por parte do meu avô paterno – Pereira Pinto, Santa Marinha do Zêzere, tem sido mais lenta a progressão, mas sem grandes sobressaltos , quanto à linha masculina.
Obrigada.
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#22321 | cabraldeoliveira | 03 jun 2002 22:24 | In reply to: #22318

Caro Vasco Jácome,

Muito obrigado pela sua solicitude. Os meus conhecimentos sobre estes meus ascendentes sao também muito vagos. Paira sempre a (eventual, e por vezes referida) ligaçao a algumas Casas conhecidas de Vila Real, mas nao há, ainda, nada de concreto. Aliás, os poucos elementos que deles tenho resultam da sua ligaçao com os Azevedo Faria, de Vila Real.
Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Cabral d'Oliveira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#22897 | Vasco Jácome | 14 jun 2002 19:40 | In reply to: #22320

Cara Maria

Peço desculpa por só agora responder, mas não tive tempo para o fazer antes.
À partida, não são de excluir quaisquer hipóteses de ligação dos que conhece a famílias já estudadas.
Mas para já, como pouco conheço deste meu costado (aliás, o que sei já está aqui no GP) também não lhe posso adiantar mais nada. É que verdadeiramente nem conheço a “geografia” destes meus antepassados.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#22913 | 1947 | 14 jun 2002 23:16 | In reply to: #2248

Caro Vasco Jácome
Penso ter encontrado Correias Pintos no começo do Sèculo XVII em Fontes, junto a Sedielos, donde parecem vir os meus desentroncados e desencontrados Moraes. Se quiser dar-me as precisões que tiver sobre essa linha, eventualmente, poderei dar-lhe alguma pista
Com os cumprimentos do
Manuel Lamas de Mendonça

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#22918 | Vasco Jácome | 14 jun 2002 23:47 | In reply to: #22913

Caro Manuel Lamas de Mendonça

O Correia Pinto mais remoto que conheço é Manuel Correia Pinto Guedes, aqui em:

http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=115242

Como vê, é baseado nos Fidalgos e Morgados de Vila Real - vol. II, pg. 528.

Infelizmente essa página, apenas fornece a listagem de nomes aqui já exposta. Nada sei sobre locais, datas, outros filhos, etc.

Se a partir do que está aqui, conseguir identificar mais alguém, agradeceria que me comunica-se.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#31225 | neca | 25 nov 2002 12:20 | In reply to: #22918

Caro Vasco Jacome
Comecei recentemente as minhas pesquisas sobre
um dos ramos da minha familia.No assento de baptismo de meu trisavô que recebi há dias do Arquivo de Vila Real, lê-se: - Pedro Norberto Corrêa Pinto d'Almeida(1802),filho de José Corrêa Pinto d'Almeida e de Gertrudes Emillia Corrêa,
freguesia de São Pedro de Loureiro,neto paterno de - Henrique Corrêa Pinto - e Anna Guedes, e neto materno de Francisco Guedes ?
e de Maria Luiza ?
Foram padrinhos Pedro Guedes e Joaquina ? de Vilhena. Testemunhas presentes o padre Diogo Pinto da Fonseca e Jose Pereira de Mesquita.
Encontro aqui um Corrêa Pinto,mas fico sem saber onde foi o seu filho José buscar o Almeida. Aqui fica a informação de um Correia Pinto .Por outro lado ficarlhe-ei muito grata por qualquer ajuda que me possa dar.
Neca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#31272 | Vasco Jácome | 25 nov 2002 21:41 | In reply to: #31225

Cara Neca

Agradeço-lhe essa informação. É possível que realmente haja alguma ligação genealógica entre os meus e os seus. Mas será ainda necessário procurar mais até encontrar alguém em comum.

Para já, não me vai ser fácil ajudá-la, pois não disponho de mais informação sobre esta gente para além do que está no GP. Nem freguesias, nem datas. O que sei é baseado nos “Fidalgos e Morgados de Vila Real” e o autor não desenvolveu muito esta família.
Também não tenho nos meus horizontes próximos perspectivas de consultar o Arquivo de Vila Real. Por isso, se calhar, temos de inverter os papeis: eu é que peço ajuda a alguém que ande a investigar por esta zona e encontre gente destes apelidos!

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#60741 | lco | 19 mar 2004 10:21 | In reply to: #2248

Caro Vasco Jácome,

A propósito de Sedielos, e de antigas famílias locais, talvez me possa ajudar num emaranhado genealógico que, até agora, me tem parecido insolúvel. Descendo de uma senhora de Sedielos, que aí nasceu no séc. XVIII (segunda metade, creio), de seu nome D. Ana Tomásia Pereira de Araújo Coutinho. Esta mesma senhora vem a casar com o Dr. José Pereira Pinto Vieira e Sousa, de Armamar, de quem tem, pelo menos, uma filha: D. Bárbara Balbina Guedes Pinto, nascida em S. Tiago de Armamar, e que vem a casar com João Victorino d'Azevedo Faria, de Vila Real.

Caso dispusesse de alguma informação sobre a dita Ana Tomásia, muito agradecia que de tal me informasse.
Cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Respuesta

Enlace directo:

Guedes Pinto

#60873 | Vasco Jácome | 21 mar 2004 15:52 | In reply to: #60741

Caro Luís Cabral de Oliveira

Infelizmente não tenho nada sobre essa gente. Se o Guedes Pinto de D. Bárbara Balbina vem da mãe, de Sedielos portanto, talvez esses entronquem nos de Vila Real, os quais estão bastante descritos nos “Fidalgos e Morgados de Vila Real”, principalmente no vol. III, pg. 236 e aqui a partir de

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=52889

Neste momento, nada mais posso adiantar.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Guedes Pinto

#60880 | lco | 21 mar 2004 17:57 | In reply to: #60873

Caro Vasco Jácome,

Muito obrigado pela sua pronta resposta. De facto, não sei se o Guedes Pinto vem de Sedielos ou de Armamar (dos Pereira Pinto dessa localidade).

Cumprimentos,
Luís Cabral de Oliveira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#125211 | marfalan | 18 ago 2006 17:29 | In reply to: #2248

Caro Vasco Jácome, meus parentes são de Sedielos do povoado de Carvalho, mau avô se chamava Antonio Pinto nasceu entre 1900 e 1910 faleceu em 31-10-1976 no Carvalho, casou-se com Maria Rosa Morgado que nasceu em 1905 morreu em Junho de 1984 em Lisboa, tiveram 9 filhos, o que sei também é que a mãe da minha avó se chamava Filismina Rosa Morgado, não sei se lhe ajuda em alguma coisa, se não servir vale a intensão, e se puder me ajudar em algo com essas informçãoes também lhe agradeço.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Casa do Couto, em Sedielos, Régua

#311995 | Francisco Queiroz | 16 ago 2012 17:53 | In reply to: #125211

Tenho antepassados no Carvalho, Sedielos, conforme digo aqui com mais detalhe:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=153661

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 16 may 2024, 09:39.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen