Gomes do Amaral

This topic is classified in rooms: Pessoas

Gomes do Amaral

#229 | so1 | 09 oct 2000 02:41

procuro toda a informação possivel sobre ascendência de José Gomes do Amaral, de Esmolfe, casou a 31.01.1822, com Exabel de Lemos,de Cast. de penalva nascida a 16.04.1797.
Obrigado.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gomes do Amaral

#231 | 2910 | 09 oct 2000 02:42 | In reply to: #229

Saudações famíliares António, olha tenho noticias de uma Mariana do Amaral que casou (séc.XVI)com Jorge de Sequeira de Albuquerque e viveram em Esmolfe, onde tiveram descendência. Ela era filha de Filipe de Campos de sua mulher Antónia do Amaral, ele filho de João Gonçalves e de sua mulher Francisca de Albuquerque. Referenciados no Nobiliario de Felgueiras Gaio.

Votos de rapidas melhoras

Ó.C.P.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gomes do Amaral

#257 | JPL | 09 oct 2000 02:42 | In reply to: #229

Esta senhora Exabel de Lemos deve ser de Penalva do Castelo e não de Castelo de Penalva.
Parte da minha família é de lá, vou-me informar com o meu pai se ele não saberá algo que o possa ajudar.

José Pedro Leão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gomes do Amaral

#272 | so1 | 09 oct 2000 02:43 | In reply to: #257

obrigado pela sua resposta. contudo se atender ao assento de baptismo, Izabel de Lemos é efectivamente de cast.Pen. óbviamente do Concelho de Pen. do cast.Casou a 31.01.1822, com José Gomes do Amaral, este de Esmolfe, filho José Gomes e de Maria Pais Gonçalves e casaram a 11.05 1793, ela por sua vez filho de Gregório (ou José)Gomes.É em relação a estes dois ultimos que procuro informações.Mas tudo o que vier á rede é peixe.
Obrigado pela colaboração
António Manuel de Souza Otto

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gomes do Amaral

#2815 | amaral | 17 mar 2001 10:06 | In reply to: #229

Agora que já recuei no tempo no estudo da m. árvore genealógica c. raízes no Carregal do Sal, verifiquei que entre os m. antepassados havia "Gomes Provedor", para além de Amaral e Souza. Tendo em conta que os casamentos se efectuavam entre nº restrito de famílias, haverá ligação com Gomes do Amaral?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gomes do Amaral

#3253 | cdecarvalho | 07 abr 2001 08:57 | In reply to: #2815

Bom Dia,

de Carregal tenho Ana do Amaral fa.de
Manuel da Guerra Coelho
ela cc. Manuel Esteves em 1693.
Mesma família ?

Carlos da Fonte

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gomes do Amaral

#3254 | amaral | 07 abr 2001 10:24 | In reply to: #3253

Provavelmente! Ainda só estou em 1800+-. Contudo, nesse ramo da m. família há Coelho e de Amaral. Assim: em 1878, nasceu no Carregal, o m. bisavô José Silvestre do Amaral que herdou o apelido da mãe, Isabel de Amaral, nascida em 1851 e filha de António de Amaral e Isabel Coelho. Neta paterna de José de Amaral e Isabel Mª e materna de Thereza Borges Coelho e José d'Abreu. Os bisavós maternos (Coelho) são Manoel Borges e Izabel Coelho. São todos de Travanca. Por enquanto é o que sei.
Grata p. atenção
Vera

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gomes do Amaral

#3271 | cdecarvalho | 07 abr 2001 22:12 | In reply to: #3254

De qualquer modo os ascendentes desta Ana:
Manuel da Guerra Coelho cc Ana Henriques
np de Bartolomeu de Morais cc Maria Antunes
nm de Estêvão Álvares cc Maria Henriques
nenhum tem o Amaral. Presumo porem que todos
provenham do berço tradicional dos Amarais
desta zona, ou seja, Touriz.

Carlos da Fonte

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gomes do Amaral

#3311 | MAS | 09 abr 2001 19:22 | In reply to: #3253

Caro Carlos da Fonte
Muito embora não tenha a certeza absoluta, julgo que a Ana Henriques que refere, cc Manuel da Guerra, era filha natural de Domingos Henriques Machado, clérigo «in minoribus» quando a 29.1.1629 fez inquirições de genere, nascido em Pindelo, irmão mais novo do Dr. João de Soveral, juiz de fora em Setúbal e Aveiro. Eram ambos filhos de D. Maria de Soveral, morgada de Pindelo, irmã de João de Soveral, 1º capitão-mor de Senhorim (com ascendência que tenho estudada) e de seu marido Manuel Henriques Machado, sendo este filho de Henrique Fernandes Machado, sr. da quinta de Ferreiros (Tondela), morador em Pindelo, e de sua mulher Maria Fernandes Paes (do Amaral). Tenho um vasto estudo sobre algumas das principais famílias de Carregal, do séc. XVIII para trás, que deu origem a um livro intitulado «Consanguinidades de Currelos», a publicar quando for possível. Envie-me para o meu e-mail (soveral@netcabo.pt) os dados que tem sobre Carregal (desde que anteriores ao séc. XVIII) e pode ser que eu lhe entronque algumas linhas.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gomes do Amaral

#3312 | MAS | 09 abr 2001 19:31 | In reply to: #3253

Melhor dizendo: Ana Henriques seria neta materna de Domingos Henriques Machado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gomes do Amaral

#3340 | amaral | 10 abr 2001 21:42 | In reply to: #3271

também verifico que o nome Amaral predomina sobre os outros, sendo transmitido por via materna, em desfavor do apelido paterno

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gomes do Amaral

#3362 | amaral | 12 abr 2001 16:47 | In reply to: #3311

Quando publicar o seu livro, gostaria de o adquirir. A minha família é do Carregal (Travanca, Currelos, Olivª do Conde) mas "estou" apenas no sec. xix.
obrigado

Respuesta

Enlace directo:

RE: Gomes do Amaral

#274614 | amaralbond | 15 abr 2011 03:54 | In reply to: #229

Eu tambem estou interessado, meu nom,e é Antonio Gomes do Amaral filho.e meu avo se chamava, José Gomes do amaral tambem, meu avo deve ter nascido entre 1980 e 1988. e era casado com maria theodora do amaral

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 03 jun 2024, 07:23.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen