capitães-mores

This topic is classified in rooms: Cargos

capitães-mores

#234 | mbp | 25 sep 2000 10:04

Ao fazer a genealogia de alguns ramos de minha família encontro por vezes a indicação de que salgumas pessoas foram capitães- mores ou de ordenanças.(séc XVII-XVIII).Não se tratando de um posto do exército mas de uma nomeação agradecia que alguem me informasse onde poderei encontrar as listas ou as nomeações dos capitães-mores?(Torre do Tombo?Arq.Hist.Militar?)

Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#243 | Paulo | 25 sep 2000 23:26 | In reply to: #234

Miguel,

Normalmente o cargo de Capitão-mór está relacionado com uma Vila. No decorrer das minhas investigações tenho encontrado alguns processos do género, nomeadamente se a Vila pertenceu à Casa do Infantado, nos maços desta Casa, que se encontram na Torre do Tombo. Se a Vila era da coroa, então sugiro que procure nas Chancelarias régias ou no Desembargo do Paço, tb na T.T.
Há ainda a possibilidade de encontrar registos ou cópias desses processos nalguns livros camarários, que, quando ainda existem se encontram principalmente nos Arquivos Distritais ou Municipais.
Eu estou no Forum das famílias de Ferreira do Zêzere e Tomar onde fico ao Seu dispor
Boa sorte.

Paulo.

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#317 | tremembe | 29 sep 2000 17:19 | In reply to: #234

Também estou interessado nestas infos.
Se conseguir alguma coisa , favor avisar-me em
rbvs@ig.com.br
Grato
Roberto

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#1450 | mbp | 26 dic 2000 11:40 | In reply to: #317

Encontrei finalmente alguns dados sobre este assunto.No Gabinete de História do Arquivo Municipal do Porto existe um livro "Livro das eleições dos Capitães e demais oficiais da ordenança" com todas as nomeações referentes á região do Porto(abrange mais ou menos o distrito do Porto)a partir de meados do séc.XVII.É provável que nos arquivos dos outros distritos existam livros semelhantes.

Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#1453 | alentejo | 26 dic 2000 17:40 | In reply to: #1450

Viva,

Para este assunto sugiro a leitura da obra "Sinopse Decretos remetidos ao extinto Conselho de Guerra" organizado pelo General Chaby e continuada pelo Cor. H. Madureira dos Santos. Quase todas as nomeações para Capitães-mores estão ali extractatas.
Cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#1510 | zmcm | 01 ene 2001 17:14 | In reply to: #1453

Preciso bastante de consultar a obra que refere. Poderá ionformar-me onde posso encontrá-la?

cumprimentos,

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#1511 | zmcm | 01 ene 2001 17:15 | In reply to: #1453

Preciso bastante de consultar a obra que refere. Poderá ionformar-me onde posso encontrá-la?

cumprimentos,
J Miguel Cabrita Matias

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#1517 | alentejo | 01 ene 2001 21:05 | In reply to: #1511

Pode consultar, p.e., no IAN/TT pois a mesma encontra-se na sala dos índices. De qq forma tenho-a em casa e estou ao seu dispôr para qq esclarecimento que deseje.

Cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#1531 | zmcm | 02 ene 2001 23:09 | In reply to: #1517

Caro alentejano:
Agradeço a sua informação. Saiba que também sou 1/2 alentejano (pelo lado materno) e gostaria de ficar com o seu contacto se fôr possível, pois comecei á mto. pouco tempo a estudar a família da minha mãe. Como me parece ser um genealogista com grande conhecimento de famílias alentejanas tinha todo o interesse em ter o seu contacto.

Com os meus cumprimentos,

José Miguel S.C.Cabrita Matias
mop20350@mail.telepac.pt

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#1541 | mbp | 03 ene 2001 10:32 | In reply to: #1453

Caro Alentejano
Diga-me por favor se a referida obra trata tmbém das nomeações de sargentos-mores e se por acaso se encontra lá o Major António Pinto de Sousa(de Balsemão),nomeado ,creio,sargento-mor de Gestaçô por volta de 1770-1780.

Cumprimentos
Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#1544 | alentejo | 03 ene 2001 10:58 | In reply to: #1541

Caro Miguel,

Assim que chegar a casa verei essa info. Através desta obra consegue-se, por x, reconstituir carreiras militares desde Cadete, no caso dos Oficiais de 1ª Linha, pois todas as nomeações, promoções, etc., tinham que transitar pelo Conselho de Guerra. Como as nomeações dos Capitães-Mores e dos Sargentos-Mores dependiam, em última instância, do referido Conselho é muito provável que a info. que pretende lá se encontre.
Para que pretende este tipo de informações aconselho, ainda, a leitura dum manuscrito que existe no AHM onde estão lançadas todas as nomeações dos Capitães-Mores do país desde cerca de 1780 até à extinção do cargo e que pelo seu valor merecia ser publicado.

Cumprimentos

NB

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#1555 | Vasco Jácome | 04 ene 2001 19:54 | In reply to: #1453

Caro Nuno Borrego

Procuro dados biográficos de JOSÉ CARNEIRO DA SILVA (BRAGA), nasceu em Portugal, mas foi para o Brasil onde foi tenente-coronel do regimento de artilharia de São Paulo, no início do séc. XIX. Em Portugal foi Fidalgo de Cota d‘Armas (Arquivo Heráldico, de Sanches de Baena, Nº 1485).

Será que existe alguma publicação que o refira por causa da sua carreira militar?

Antecipados agradecimentos,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#1639 | mop79436 | 11 ene 2001 02:03 | In reply to: #1544

Caro NB
Seria possivél fazer-me o favor de verificar dois ou três casos de Capitães-Mor e Sargentos-mor?
Desde já o meu muito obrigado,
Francisco

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#1644 | zmcm | 11 ene 2001 11:50 | In reply to: #1453

Exmo. Sr :
Poderá informar-me onde posso obter esta obra ou eventualmente consultá-la?

Cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#6812 | mbp | 09 jul 2001 10:29 | In reply to: #234

Caro Fernando Vieira

Veja este tópico.Em casa tenho mais alguma informação sobre o assunto.


Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#6840 | fdmcv | 09 jul 2001 19:35 | In reply to: #6812

Caro Miguel Pimenta,

Pois é, iniciei de novo o mesmo tópico, pois só comecei a participar aqui deste fórum recentemente, e em minhas buscas pelos tópicos antigos não reparei neste, que tanta informação já continha. Mandei uma mensagem ao AHM pedindo informações. Como moro no Brasil, irei precisar de um pouco de boa vontade por parte deles.

Obrigado por me chamar a atenção a esta discussão.

Saudações,

Fernando de M. C. Vieira
Rio de janeiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#15234 | morabeza | 04 ene 2002 18:59 | In reply to: #1517

Caro Senhor,
Rogo a sua paciência pois talvez lhe seja possível ajudar-me: preciso informações relativas a Luis António dos Santos, capitão-mor e feitor da Fazenda da ilha (Santo Antão, Cabo Verde), c. 1797.
Toda a info disponível é-me de grande valia.
Desde já muito grato,

Luís António dos Santos Júnior

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#18791 | FJCSAC | 22 mar 2002 01:45 | In reply to: #1544

Caro Nuno Borrego

Não sei se me consegue as seguintes confirmações;

1-Domingos Fernandes de Carvalho nasc c.1480 Capitâo-mor de S.Vicente da Beira

2-De seu irmão António Fernandes Álvares Pereira de Carvalho,Capitão-mor da mesma vila.

3-de Domingos Fernandes Álvares Pereira nasc. a 7.2.1632, e segundo uma CBA se diz,que militou nos reinados dos Senhores Reis D.João IV,D.Afonso VI e D.Pedro II em cujo tempo foi nomeado Sargento-mor para os Estados da Índia com mercê de Habito de Cristo.Já agora uma pergunta ,significa que era também Cavaleiro da Ordem de Cristo?

Um abraço

Francisco Álvares de Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#18794 | zmcm | 22 mar 2002 08:57 | In reply to: #1453

Meu caro Nuno :
E relativamente aos Capitães de Ordenanças e outros cargos ligados ás Ordenanças (Alferes etc...) onde se podem encontrar as nomeações?
Tenho bastantes antepassados com cargos destes e gostaria de verificar que informações dão nas nomeações dos cargos!

Um abraço
Miguel Cabrita Matias

PS - Já envie o cheque para o António de Mattos e Silva sobre a obra que está a sair, que acho de um interesse extremo para quem dedica algum tempo a estas coisas da genealogia!

Um grande abraço
Miguel Cabrita Matias

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#18796 | alentejo | 22 mar 2002 10:46 | In reply to: #18791

Caro Francisco,

Vou ver o que consigo localizar nos diversos fundos que tenho sobre esses personagens. A informação que está mais reunida sobre esta matéria encontra-se no Conselho de Guerra, mas este só foi criado por D. João IV, ainda assim as Chancelarias podem dar pistas. O Hábito pressupõe ser Cavaleiro e com sorte pode existir habilitação na Torre. Muitas vezes era condição para ter certas mercês, mas mais vulgar era o foro de Escudeiro Fidalgo.

Abraço

Nuno Borrego

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#18797 | alentejo | 22 mar 2002 10:51 | In reply to: #18794

Caro Miguel,


As ordenanças eram de nomeação das Câmaras. Para o período de 1798-1810, sensivelmente, existem no Arquivo Histórico Militar, por localidades (não me recordo qual a Divisão e Secção mas os funcionários sabem). Embora estas nomeações fossem Municipais eram posteriormente sancionadas pelos Governadores das Armas e daí existirem muitas delas no Conselho de Guerra. Outra hipótese são os fundos Municipais, que variam conforme os casos.

Grande abraço

Nuno Borrego

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#18798 | FJCSAC | 22 mar 2002 11:26 | In reply to: #18796

Caro Nuno

Obrigado pela a sua ajuda.Aqui no Porto estou completamente limitado.

Já agora mais uma personagem que vem referido num artigo sobre Casegas e que fala num outro António Fernandes Álvares Pereira de Carvalho,(aliás até o faz de Dom)
que após as batalhas de Ameixial e Montes Clçaros foi elevado a General do Reino,portanto c. de 1665/1666.

No dito artigo o autor diz ser de Casegas mas penso ser de Unhais o Velho (por vezes aparece erradamente Vinhais o Velho) e nada,quanto aos pais.Penso no entanto que é ou irmão de um avô meu ou seu primo co-irmão.

Um abraço e os meus agradecimentos pela sua preciosa ajuda.

Francisco

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#18800 | zmcm | 22 mar 2002 12:25 | In reply to: #18797

Caro Nuno :
Agradeço a resposta pronta. No entanto tenho antepassados que foram capitães-mores, capitães de ordenanças etc. nos séc.XVI e XVII.
Relativamente a estes como posso descobrir as nomeações?

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#18838 | FJCSAC | 22 mar 2002 23:51 | In reply to: #18796

Meu Caro Nuno

Depois de lhe pedir as informações,fui ver o que dizia a GEPB (Vol 5 pag 818 e 819) sobre os Capitães-mor.

O cargo de Capitão-mor de Ordenanças como penso ser do seu conhecimento, foi instituido pelo "Regimento de Ordenanças de 1570 e quando não era por direito próprio era eleito pelas Câmaras".

Em alternativa havia o cargo de Capitão-mor de Ginetes mas este correspondia a cargo criado por D.Afonso V em 1484 e para alta fidalguia de que foi o 1º deste cargo D. Fernando Martins de Mascaranhas.

Sendo assim resta-nos o Capitão-Mor,chefes dos Capitães sem a regulamentação de 1570.A dos Capitão de Cavalos (que é o mesmo de Ginetes)antes da dita regulamentação,mas estes eram comandantes de uma companhia montada....

Aparecem também em certos assentos de nascimento como pai ou padrinho o Capitão tal sem dizer se era maior ou menor.Quem eram estes Capitães?.

Ou a GEPB está errada ou já se usava o cargo de Capitão-mor ou Capitão-Mor na nossa ruralidade.

A este propósito estou em pleno acordo consigo,nas Divagações.

Por razões óbvias onde me encontro,não me é possível fazer o "tombo" ,de famílias de uma região da Beira Baixa que muito me interessaria fazer,Casegas,Ourondo,Silvares,Erada,Unhais o Velho,Dornelas do Zêzere,etc que penso que em termos sócio-politicos,familiares e genelógicos em muito poderiam contribuir para o esclarecimento da ascenção e decandência das mesmas.E não só por vezes nesta região dos veros sobrenomes, que se escondiam por detrás de patronimicos e de registos faceís dos respectivos parocos.

Já vai longe esta diatribe.

Um abraço

Francisco

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#19859 | eugenio medina | 19 abr 2002 22:45 | In reply to: #18838

Meu caro
Só hoje li a sua menasagem no forum.
Há um personagem documentalmente comprovado na ilha Graciosa/Açores de nome André Gonçalves Neto que foi Capitão Mor da Vila da Praia sendo esta povoação elevada a vila em 1546 (Torre do Tombo)e havendo quem afirme ter sido logo o seu 1º Capitão Mor. Ora se o cargo foi criado em 1570 o personagem não o poderia exercer antes da sua criação o que a ser verdade essa data altera determinados pressupostos históricos daquela ilha. Desculpe a pregunta que para mim tem importância "antes de 1570 poderiam haver Cap.Mores embora com outras descricões de funções que não aquelas definidas em 1570 ?"
Acrescentarei que essa pessoa chegou à Graciosa já viuvo de uma senhora da família Cide de Sousa na companhia de um filho e de uma filha e lá casou em segundas núpcias com Jerónima Espínola da Veiga filha de Pedro Espínola Dória mas sem geração.
Cumprimentos Eugenio Medina

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#19863 | FJCSAC | 20 abr 2002 00:41 | In reply to: #19859

Meu Caro Eugénio Medina

Sobre o asunto sou de certo modo um leigo.

Segundo a GEPB o cargo de Capitão-mor de ordenanças foi estabeleecido em 1570.

No entanto penso que tal cargo deva ter sido exercido em épocas anteriores ,e que o Regimento das Companhias de Ordenanças viria a consagrar em 1570.

Tenho pelo menos conhecimento de dois casos que foram segundo o NFP Capitães-mor em c. 1513-1533.(n pressupsto da idade).

Aproveito a deixa para lhe perguntar se tem alguma informação sobre a ligação dos Medina aos Janhsen Verdades.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: capitães-mores

#19871 | eugenio medina | 20 abr 2002 19:01 | In reply to: #19863

Meu Caro
Obrigado pela informação. O meu Medina vem de uma mulher nascida em finais do sec. XVI chamada Maria Álvares de Medina e tambem referida às vezes "das Naves ou da Nave" que casou na Graciosa com Francisco da Costa Tavares e toda a descendência até hoje passou a usar o apelido Medina em vez de Tavares indo já em 13 gerações com esse nome - o meu filho João Manuel e o meu neto João Filipe foram os primeiros Medinas a ser registados fora dessa ilha -. Até hoje nunca consegui averiguar quem seria esta mulher havendo uma vaga referência a uma família Miranda tambem da Graciosa que seriam seus ascendentes e outra ainda mais vaga que seria oriunda das Canárias via Madeira mas tudo no vago campo das suposições.
Cumprimentos Eugenio Medina

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 14:50.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen