Pereira- de Briteandos

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Pereira- de Briteandos

#24287 | artur41 | 12 jul 2002 18:30

Caros colegas

Gostaria de saber algo mais sobre este ramo dos Pereiras.

Acontece que sou descendente de Francisco Pereira, de Bertiandos, pai de D. Inês Pereira de Lima que se casou com Leonel de Abreu, senhor de Regalados (filho de Francisco de Abreu, também senhor de Regalados, e de D. Francisca da Silva).

Existe alguma obra que se refira, com profundidade, aos Pereira, de Bretiandos?

Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#24288 | artur41 | 12 jul 2002 18:38 | In reply to: #24287

[Errata]


Quero-me referir aos Pereiras, de Briteandos- e não "Bertiandos" ou "Bretiandos.

Nota- Minhas desculpas, mas a pressa em introduzir os dados levou aos "lapsos".

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#24289 | vbriteiros | 12 jul 2002 18:42 | In reply to: #24288

As " Nobres Casas de Portugal" de António Lambert Pereira da Silva referem toda a genealogia dos dois Morgadios de Briteandos.
Se precisar qualquer dado especifico poderei fornecer.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#24291 | artur41 | 12 jul 2002 18:51 | In reply to: #24289

Caro Vasco


Obrigado pela referência. Quero comparar alguns dados referenciados na "Pedatura Lusitana".

Se me permitir, envio-lhe por e-mail as minhas dúvidas.


Melhores cumprimentos

Artur João
arturcamisao@netcabo.pt

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#24292 | jpcmt | 12 jul 2002 19:00 | In reply to: #24287

Caro Artur:
Se tem o Livro de Oiro da Nobreza, procure no Vol.III, pg.314. Se não tem, diga...
Um abraço, João

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Bertiandos

#24296 | jpcmt | 13 jul 2002 07:15 | In reply to: #24287

Caro Artur:
A pag. é a 414 e não 314 (foi a pressa das 19h!)
João

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Bertiandos

#24303 | artur41 | 13 jul 2002 12:21 | In reply to: #24296

Caro João


Efectivamente tenho a obra. Obrigado pela indicação da página.


Um abraço

Artur João

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#24320 | Vasco Jácome | 13 jul 2002 23:35 | In reply to: #24287

Caro Artur João

Francisco Pereira encontra-se nos Nobiliários de Sousa da Silva (pg. 242 do vol. I, §20 N22) e de Gayo no ttº de Pereiras §63 N18 (pg. 208 do vol. VIII).

O problema é que estes autores têm versões diferentes para a ascendência deste Francisco Pereira, embora ambos concordem que era filho de Lopo Pereira e da 2ª m.er Inês Pinto e neto paterno de Fernão Pereira cc Maria Vasques, filha de Vasco Afonso Malheiro.

Para trás de Fernão Pereira é que as coisas divergem.

Gayo:

§1
N14 Maria Pereira, uma das muitas filhas atribuídas a D. Álvaro Gonçalves Pereira, cc Rui Lopes Cerveira, que seguem no §50.

N15 Lopo Rz Cerveira cc D. Brites Gomes Pinheiro. Tiveram entre outros:

N16 Fernão Pereira cc Maria Vasques Malheiro, referidos acima.

Mas Sousa da Silva diz:

§16, pg. 239
D. Isabel Pereira, aqui em:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=61258
onde pode ver a sua ascendência cc João Mendes da Guarda (e não Aguada como está aqui). Tiveram entre outros:

§17, pg. 240
18-Fernão Pereira, Sr. de Castro Daire, aqui em:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=59515
casado a 2ª vez com Leonor de Lemos, filha de Gomes Martins de Lemos, 1º Sr. da Trofa nos Lemos. Tiveram entre outros:

§20, pg. 241
19-Anónio Pereira, Comendador do Mosteiro de Refoios do Lima que de uma viúva que foi m.er de um parente seu, teve entre outros:

20-Fernão Pereira cc Maria Vasques Malheiro.

De referir que esta gente que Sousa da Silva dá como antepassados deste Fernão Pereira também está no Gayo no ttº de Pereiras §20, 21 e 23.

Gayo, em nota a Lopo Pereira, refere-se ao facto de outros terem proposto a filiação de Sousa da Silva, mas que ele não segue. Sinceramente, não sei quem tem razão. Como pode verificar, no “Livro de Oiro”, seguem a versão de Gayo.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#24341 | artur41 | 14 jul 2002 13:52 | In reply to: #24320

Caro Vasco


Muito obrigado pelas suas indicações. Efectivamente, o "Livro de Oiro" segue a versão de Gayo, evocando também Jayme Forjaz no seu "Livro de Linhagens": Livro de Oiro, tomo III, § 1.º Condes= Viscondes de Bertiandos, pág. 414.



Um abraço

Artur João

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#34491 | artur41 | 30 ene 2003 14:27 | In reply to: #24320

Caros colegas


Quero enviar estes dados para o Genea. Tenho, no entanto, um problema: o que devo seguir?

a) A filiação proposta por Felgueiras Gayo e Cristóvão Alão de Moraes.

b) A filiação proposta por Sousa da Silva.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#34494 | JBdeS | 30 ene 2003 15:02 | In reply to: #24287

Artur Camisão Soares,

Existe a separata no. 8 da revista Lusíada,
"O Solar de Bertiandos", escrita pelo Conde d'Aurora em que, além da história da Casa, este
faz uma resenha genealógica. Talvez lhe interesse.

Cumprimentos
José Berquó de Seabra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#34495 | artur41 | 30 ene 2003 15:15 | In reply to: #34494

Caro José Berquó de Seabra


Muito obrigado pela indicação. Concerteza que me interessa!

Pode-me dizer, sucintamente, que orientação é seguida na separata?


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#34541 | Vasco Jácome | 30 ene 2003 20:31 | In reply to: #34491

Caro Artur Camisão Soares

Desde a última mensagem, continuo a não ter mais nada sobre a origem dos Pereiras de Bertiandos.
Sugiro que tente consultar a obra indicada por José Berquó de Seabra. Pode ser que adiante alguma coisa.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#34548 | JBdeS | 30 ene 2003 22:35 | In reply to: #34495

Caro Artur Camisão Soares,
Trata-se, como lhe disse da história da Casa e família em que o Conde d'Aurora, sogro do dono do solar e ele mesmo neto dos Condes de Bertiandos, traça as origens dos Pereira, referindo Fernão Pereira, neto de uma irmã de D.Nun'Álvares, Maria Pereira e de Ruy Cerveira,
que aponta como provável fundador da Casa no séc XV. Segundo ele, a nora de Fernão Pereira,
Inês Pinto teria fundado dois vínculos para os seeus filhos Francisco Pereira e António Pereira Pinto de quem descenderiam todos os Pereiras de Bertiandos. No referido livro(pois
no fundo trata-se de uma totalmente independente) apresenta também uma árvore genealógica que, caso lhe interesse, poderei facultar-lhe com todo o gosto.

Cumprimentos
José Berquó de Seabra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#34582 | artur41 | 31 ene 2003 11:06 | In reply to: #34541

Caro Vasco


Obrigado pela resposta. Vou seguir o seu conselho.


Um abraço

Artur João

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#34583 | artur41 | 31 ene 2003 11:17 | In reply to: #34548

Caro José Berquó de Seabra


Conforme também indica o Anuário da Nobreza de Portugal.

Se não se importasse, gostaria imenso de ter uma cópia dessa árvore genealógica.
Deixo-lhe o meu e-mail:

arturcamisaoarrobanetcabopontopt


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#245245 | BNV | 30 nov 2009 22:15 | In reply to: #34583

... mas Bertiandos não será (poderá ser) PINTO?

É que a (putativa/Gaio/GENEA) Mãe de Inês Pinto, uma Leonor Pinto, casada com Martim Fernandes (do) Castelo, é expressamente referida por MAS (Manuel Abranches de Soveral) como "Senhora do Morgado velho de Bertiandos"!?! (ROGLO > ref. "Ensaio sobre a Origem Medieval dos Boto").

Leonor Dias Boto, Sogra da anterior Leonor (e Mãe de Martim) é dada por MAS como * a. 1470; se fosse bastante "antes" (do género c. 1450) ela poderia perfeitamente ser Avó paterna de Inês Pinto (c. 1500, por saber-se + d. 1568, vide a referencia «... onde AGORA mora Inês Pinto...» in "Memorial de Calheiros" de 1568), conforme o próprio Gaio aponta.

Quanto à ascendência "via" Pereira, dão-se as perplexidades conhecidas, acrescidas da versão de MAS, que faz o referido Lopo Pereira (o c.c. Leonor Nunes de Barros) directamente filho de Lopo Rodrigues Cerveira, sem "qualquer" Fernão "ao barulho"... Como (ainda) não tenho o "Ascendências Viseenses...", não sei se há dissertação justificativa ou se é (mais) uma "tirada" de MAS, que apesar de fantástico (particularmente na sua generosidade para com a comunidade) por vezes não resiste à vaidade da afirmação categórica (particularmente quando contraria algum dos seus pares nas suas descobertas/deduções lógicas... - e deve ser, de facto E QUANDO ACERTA, emocionante e de compreensível ufania, admitamos!-). Para além disso, o mesmo autor dá-lhe um filho homónimo (será este o de Bertiandos, (e) POR CASAMENTO?), mas situa-o em Elvas e * em Évora c. 1437, o que torna a "topografia" muitíssimo forçada face a Bertiandos (Ponte de Lima)...

Sou da opinião de que estamos perante duas identidades, sendo as respectivas ascendências necessariamente DIVERSAS. Parece, pois, que (a acreditar em MAS) a "versão Sousa da Silva" (+ Gaio "beta") é a única a que nos podemos ancorar (por mera exclusão de partes, salvo "terceira via" intercalar entre as duas).

Atentamente,

BNV

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pereira- de Briteandos

#340794 | BarroseCunha | 11 ene 2014 19:20 | In reply to: #245245

(ANTES DE MAIS DESCULPEM SE ME ENTROMENTO NA DISCUSSAO).

Enconto-me aqui um pouco por 'coincidencia', por causa da pedra de brazao d'um solarzinho `a venda em Cerdal (Cerzal), Valença do Minho... terra dos Silva (e portanto dos Cunha). Este brazao tem Perira no 1o e 4o o 2o nao esta claramente visivel)

Sou dos Pereira (Fernandes) da Cunha da regiao de Torres Vedras, q. casaram com a herdeira dos de Barros / Pinheiro-Amado. Por acaso a minha avo' materna e' Pinto de Abreu...

Achei portanto tudo isto muito interessante:

ouvi historias de Briteandos... mas nao sei bem como se relaciona
(excepto que estas velhas familias nao casavam com 'estranhos')

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 23 jun 2024, 03:29.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen