Proposta: Lista de Abrev. e Termos antigos

This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação

Proposta: Lista de Abrev. e Termos antigos

#24849 | RCRCA | 26 jul 2002 17:32

Caros Participantes

Gostaria de propôr um tópico que contribuisse para a decifração dos assentos e outros documentos.
Tenho deparado com abreviaturas ( de localidades, meses, ...) e com designações, nomeadamente qualificativos antes ou após os nomes próprios que, por uma razão ou por outra, não consigo decifrar.
Embora saiba que para a maioria dos participantes no fórum, dado o seu evidente grau de especialização tal não terá interesse, atrevo-me a supôr que não serei a única com tais dificuldades e que este tópico poderá ser útil como troca de informações e como objecto de consulta.
Fica a proposta.
Rita Cabeça Ramos

Respuesta

Enlace directo:

RE: Proposta: Lista de Abrev. e Termos antigos

#24854 | jpcmt | 26 jul 2002 17:55 | In reply to: #24849

Minha Senhora:
A sua proposta, embora interessante, não me parece fácil de endereçar aqui no Forum. Mas não será impossível. Creio que as maiores dificuldades são as que resultam da grafia manual, por vezes muito difícil de interpretar para quem não está habituado. Por agora, posso apenas recomendar-lhe um pequeno livro, da autoria de E. Borges Nunes (Lisboa, 1981), com o título "Abreviaturas Paleográficas Portuguesas".
Cumprimentos de
J. de Castro e Mello Trovisqueira.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Proposta: Lista de Abrev. e Termos antigos

#24856 | RCRCA | 26 jul 2002 18:53 | In reply to: #24854

Caro Senhor J. de Castro e Mello Trovisqueira

Já é uma grande ajuda ( a refª bibliográfica), que muito agradeço.
Certamente que tem razão na dificuldade que aponta, esperemos para ver "o que dá".
A minha experiência (sou docente do ensino universitário à distância e multimédia, embora não seja a minha actividade principal) é de que se conseguem realizar "coisas" muito engraçadas nestas áreas.
Vou tentar (recorrendo-me da minha fraca sapiência em genealogia e decifração de textos), assim que possa, dar alguns exemplos.
A questão colocada por um nosso confrade de fórum ( no tópico "Excelente senhora") será talvez um exemplo do que pode ser aqui tratado. e consultado.
Reitero os meus agradecimentos e peço-lhe que aceite os meus melhores cumprimentos
Rita

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 23:36.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen