Domingos Fnz de Lemos

This topic is classified in rooms: Pessoas | Arquivos

Domingos Fnz de Lemos

#26222 | jpcmt | 09 sep 2002 10:30

Caros Confrades:
No arquivo da minha família materna, encontrei o alvará de 1584 (D. Filipe I) que em seguida se transcreve. Não tendo
Domingos Fernandes de Lemos qualquer relação evidente com a família, gostaria de saber quem ele foi.
Será que algum confrade o conseguirá identificar?

"Eu El-Rey faço saber aos que este alvará virem que avendo em Respeito aos Serviços que Domingos fz de lemos meu moço de camara me fez nas partes do Brasil onde foi na armada de fruitoso barbosa por feitor della e a boa conta que deu ao dito cargo e vir ao Reyno por mandado do dito fruitoso Barbosa com cartas pª mim Ey por bem e me pras de lhe fazer Merçe da escrevaninha de huã das naus da carreira da India por Ida e Vinda com o ordenado conteudo no Regimento vaguante dos providos antes de oyto dias de majº de quinhentos oytenta e quatro em que lhe fiz esta Mercê alem da mais que pelos ditos Resp.tos lhe tambem fiz Notefico asy ao provedor e ofiçiais da casa da India e mandolhe q tanto que ao dito domingos fz couber emtrar na dita escrevaninha o metão em posse della pª asy servir e aver com ella o dito ordenado e todos os proes e precalços que lhe direita mente pertençerem porque asy o Ey por bem e meu serviço e jurara em minha chançelaria aos santos evangelhos que bem e verdadeira mente sirva a dita escrevaninha guardando em tudo a mim meu serviço e as partes seu direito e este Ey por bem que valha e tenha força e viguor como se fosse carta feita em meu nome por mim asinada e [sellada do meu] sello pendente sem embargo da [ordenação]do Lº 2º. titº. xx que o contrario dispoem a qual se Registara nos Livros da casa da India dentro de quatro meses primeiros seguintes Manoel fagumdez o fez em madrid, a xbiij de fev.ro
de B Lxxxby em despacho que sayº ao dito ds fz da escrevaninha da feitoria de baçaim se pos verba pá françisco serrão fidalgo da minha casa e escrivão de minha fazª e dos despachos de como a dita escrevaninha não avia de aver mais efeito por lhe fazer esta Merce como dito he =:= Sebastião perestrelo o fez escrever --

a) Rey

a) [ilegível]

Ha Vosa mag.e por bem pelos Respeitos açima declarados de fazer merçe a domingos fz de lemos da escrevaninha de huã das náos da carreira da India por Ida e Vinda cõ o ordenado conteudo no Regimento navaguante dos providos antes de oyto de mayo de quinhentos oytenta e quatro em que lhe fiz esta merçe como açima he declarado"

Agradeço qq informação.
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 19:03.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen