Apelido Jorge, Celorico de Basto, séc. XVII

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Pessoas

Apelido Jorge, Celorico de Basto, séc. XVII

#26321 | Vasco Jácome | 10 sep 2002 19:56

Precisava de localizar a freguesia de nascimento de uma Domingas Jorge que casou em 1683, ou antes, com Gonçalo Fernandes, de Moreira do Castelo, Celorico de Basto, onde o casal passou a viver no lugar da Torre.

Suponho que fosse natural de alguma freguesia de Celorico ou concelho próximo.

Será que já alguém se deparou com gente de apelido Jorge, do século XVII, nesta zona?

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Jorge, Celorico de Basto, séc. XVII

#26323 | aburma | 10 sep 2002 22:30 | In reply to: #26321

Caro Vasco,

Eu já topei com esse apelido, por volta dos séc. XVI/XVII (poderei ser mais exacto), mas nos concelhos integrantes do actual concelho de Cinfães, algo afastado de Celorico de Basto. Mas tem-se-me posto a questão se se não tratará de um patronímico, faltando a indicação do nome de família. A verdade é que não conheço nenhum patronímico de Jorge, podendo portanto, creio eu, o próprio nome servir de patronímico (como por exemplo nos casos de Duarte, Carlos, Rafael).

Um abraço

Alexandre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Jorge, Celorico de Basto, séc. XVII

#26344 | Vasco Jácome | 11 sep 2002 13:15 | In reply to: #26323

Caro Alexandre Burmester

De facto, Jorge deve ser apelido de origem patronímica e certamente que existem diversas famílias Jorge sem parentesco.
Quando lancei este tópico, era na leve esperança que alguém que tivesse feito investigações por Celorico se tivesse deparado com algum “pólo” de Jorges. O meu problema é que o casamento de que falo acima, deve ter sido na freg. da noiva e sem saber qual é .... Realmente Cinfães parece-me longe demais.
De qualquer modo, agradeço o seu interesse.

Cumprimentos,
Vasco Jácome
PS: recebi o seu mail sobre o outro assunto :)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Jorge, Celorico de Basto, séc. XVII

#29212 | vbriteiros | 21 oct 2002 15:28 | In reply to: #26321

Caro Vascp Jácome
O JN de hoje 21.10.2002, pag. 8, vem a notícia do estado de abandono em que se encontra o Palacete da Foz que no texto designam por "Casa Manuelina".
Isto trouxe-me à memória uma Família Jorge que vivia e creio ainda vive em Braga, na Senhora-a-Branca ( junto ao seu primo e meu amigo, Fernando Salgado )e na Avenida Central junto ao Turismo.
Usavam apelidos Jorge-Ferreira Braga, Acácio Jorge e Arthur Jorge Guimarães. Eram pessoas muito consideradas em Braga e quase tenho a certeza que neste caso Jorge era apelido,se muito antigo não sei, mas sei que frequentavam a sociedade bracarense.
Sei que os Pais do meu amigo e colega de Liceu(hoje com uma patente militar que não sei) Alvaro Jorge tinham em Sande/Guimarães, uma Quinta; um outro Ramo Jorge tinha tambem em Sande a Casa do Couto(?) de que possuo uma bela fotografia da escadaria(tipo sec XVIII).

Desta Casa da Foz, possuo um Postal Ilustrado, datado de 2.de Abril de 1911, dirigido a meu Avô dizendo " Aqui tens uma lembrança da minha nova casa que fica às tuas ordens. Assina: O velho amigo Arthur Jorge Guimarães"
Neste postal , em muito bom estado, aparece a Casa com a designação de "Casa do Relógia de Sol" - Avenida de Carreiros - Porto
Só me falta saber qual foi o Arquitecto desta casa. Se foi Ernesto Korrodi, então terei qu dizer mais!!!

Será que estes "Jorge" terão algo a ver com Celorico?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Jorge, Celorico de Basto, séc. XVII

#29234 | José Luiz Folhadela | 21 oct 2002 19:06 | In reply to: #26321

Tenho feito levantamentos em Celorico e nunca deparei com o apelido "Jorge". Conhecedor da zona queria chamar-lhe a atenção para o facto de na Freguesia de Arnoia (pegada a Moreira) existe o lugar de S. Jorge. Não sei se a informação o poderá ajudar mas aí fica...

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Jorge, Celorico de Basto, séc. XVII

#29240 | Vasco Jácome | 21 oct 2002 20:39 | In reply to: #29212

Caro Vasco Briteiros

Tenho talvez uma vaga ideia de ouvir meus Pais e Avô a falar dessa família (o nome Margarida Jorge, diz-lhe alguma coisa?), mas não lhe conheço nada da respectiva genealogia. Pelo que diz, palpita-me que o Guimarães pode ter aparecido por serem oriundos de Sande, Guimarães (será?).
De qualquer modo, obrigado pelo seu interesse,

Vasco Jácome

PS: o primo Fernando Salgado que refere, suponho que seja o filho. Mas ele já há muitos anos que vive na Póvoa de Varzim.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Jorge, Celorico de Basto, séc. XVII

#29241 | Vasco Jácome | 21 oct 2002 21:02 | In reply to: #29234

Caro José Luiz Folhadela

Mas de facto o apelido existe. E curiosamente, precisamente em Arnóia. Mas a questão do lugar S. Jorge deve ser pura coincidência, pois apelido parece ser de origem patronímica e não toponímica.
Inclusivamente, alguns estão no Gayo ttº de Carvalhos §167 os quais também estão nos “Carvalhos de Basto” vol. VIII §27 pg. 21. Mas nesta obra, há mais gente. Agora, não a tenho comigo pelo que não posso dar mais exemplos. Ainda posso assinalar outro caso: na carta de armas de Simão Álvares Pimenta Ramos, ligado à Casa de Travassinhos, em Arnóia, e publicada por Sanches de Baena com o nº 2286, diz-se que ele era neto materno de Miguel Jorge e de Margarida Álvares de Lordelo de Viade (suponho que seja Veade).

Estou convencido que esta Domingas Jorge deve ser de Arnoia. Mas só poderei verificar um dia que tenha hipótese de ir ao ADB.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Jorge, Celorico de Basto, séc. XVII

#29253 | Conde | 22 oct 2002 08:47 | In reply to: #29241

Caros Confrades:
Existe uma família Jorge em Baião,nosec. XVI que se liga,salvo êrro,ao Senhores de Reriz,Castros,por bastardia.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Jorge, Celorico de Basto, séc. XVII

#29291 | Vasco Jácome | 22 oct 2002 20:33 | In reply to: #29253

Caro/a Conde

Obrigado por mais essa pista.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Jorge, Celorico de Basto, séc. XVII

#30346 | moura80 | 10 nov 2002 13:31 | In reply to: #29291

Caros Senhores
Apesar do século ser mais adiante...século XIX, o apelido Jorge aparece em Alcaria -Porto de Mós - Albino Jorge contraindo matrimónio com Teresa Vieira, tenho cá uma foto com este casal - em Lisboa.De facto interessa-me a tua pesquisa.
Vic

Respuesta

Enlace directo:

RE: Apelido Jorge, Celorico de Basto, séc. XVII

#30361 | Vasco Jácome | 10 nov 2002 16:11 | In reply to: #30346

Caro/a Vic

O apelido Jorge é de origem patronímica, pelo que devem existir inúmeras famílias que o tenham usado. Pela distância geográfica, à partida, não me parece que sejam a mesma gente. Mas fica a informação.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 28 jun 2024, 03:28.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen