Casa da Roda
This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação
Casa da Roda
Olá!
No registro de nascimento (batismo) da minha tetravó (Francisca Alves, *01/09/1825 - Gémeos - Celorico de Basto), diz que ela é filha de Guilherme Alves, posto na casa da roda da cidade do Porto e neta paterna de incógnitos.
Alguém sabe onde ficava essa casa da roda no Porto e quem a administrava? Eles guardavam algum tipo de registro da criança? Podem saber quem eram os pais? Como funcionava o processo de adoção (afinal ele tem um sobrenome - apelido).
Fui informado que as vezes a pessoa descobre os pais, que podem aparecer nos registros de casamento ou do batismo dos filhos, mas não é esse o caso, pois no batismo da filha ainda não sabia quem eram os pais, ou pelo menos não consta nada no registro.
Obrigado!
Enlace directo:
RE: Casa da Roda
Olá,
O problema que coloca é de difícil solução. No entanto alguns registos das rodas existem nos arquivos municipais ou distritais.É questão de procurar...No entanto, com sorte, encontrará apenas um resumo da situação em que a criança foi encontrada e qual a ama de leite que lhe foi atribuida. Algumas vezes o apelido que os expostos na roda utilizavam em adultos eram os dos padrinhos de baptismo ou do marido da ama. Quando isto acontece não é possível explorar este ramo familiar.
Ana Josué
Enlace directo:
RE: Casa da Roda
Carledu
Não sei se , neste momento, já teve sorte e encontrou os dados que pretendia. O Arquivo/Biblioteca da santa Casa da Misericórdia de Lisboa enviou-me gentilmente publicações de sua responsabilidade " Os expostos da roda" e "sinais de expostos" que me levam a crer que, se uma pessoa conseguir encontrar os arquivos das Rodas de determinado concelho e datas, talvez nos Arquivos da Santa Casa da região, paróquias , conventos, Paços da diocese respectiva, tem alguma hipótese de interpretar esses dados, pois, por vezes, os próprios pais deixavam a criança, com a promessa de as irem recuperar.
Boa sorte.
Maria
Enlace directo:
RE: Casa da Roda
Há alguns anosdeparei-mecomo mesmo problema. Na altuta consegui saber que existia o chamado livro dos expostos da roda doPorto na Assembleia Distrital do Porto (Rua Antero Quental nº 367. No entanto nessa altura tinha queme deslocar lá pessoalmente. Tente
RespuestaEnlace directo:
RE: Casa da Roda
Prezada Senhora,
Procuro informações sobre uma criança enjeitada em 1726 no lugar de Terroso, na Freguesia de Santa Eulália de Palmeira de Faro, Termo da Vila de Esposende, Comarca de Barcelos, do Arcebispado de Braga e Relação do Porto... Havia registros de expostos a essa época? Em havendo, o da referida região, onde devo buscá-lo?
Cordialmente,
Claus Rommel Rodarte
Enlace directo:
RE: Casa da Roda
Claus Rodarte
Lamento não poder ser-lhe útil, pois não sei quais os Arquivos que possam ter tais documentos. Eu própria busco os da Roda de Resende e O Arquivo de Viseu diz-me que estão na Cãmara Municipal, estes dizem-me não os ter, a Santa Casa de Misericórdia de Resende informa-me que não tem conhecimento de tais documentos e, no Paço episcopal de Lamego não sabem de nada. Talvez , perguntando, por ex. à Santa Casa de Misericórdia de Lisboa , possa ter alguma pista. Sugiro que contacte nº telefone 213901749 ( Arquivo). Francisco Manoel d'Orey é um um SENHOR , atendê-lo-á com toda a certeza, e dar-lhe -á alguma sugestão do caminho a seguir. Boa sorte!
Maria
Enlace directo:
RE: Casa da Roda
Obrigado pela dica.
Verei o que consigo.
Com meus cumprimentos,
Rodarte
Enlace directo:
RE: Casa da Roda
Oi!
Estive um bom tempo afastado das minhas pesquisas, mas estou agora retorando...
Não posso me deslocar até lá pessoalmente, pois resido em Niterói-RJ. Você saberia algum email, www, ou poderia me informar o endereço completo dessa Assembléia para que eu tente pedir alguma informação a eles?
Mais uma dúvida: onde esses expostos teriam sido batizados? Na própra casa da roda? Ou estariam em que paróquia?
Obrigado!!
Carlos Eduardo Soares da Cruz
Enlace directo:
RE: Casa da Roda
Caro Sr. Cruz
Agora já lhe posso dar algumas informações mais concretas. Como dito, tinha obtido a informação já hà mais de 8 anos.
Um dos meus antepassados casou em 1827 e também ele foi exposto na Roda do Porto. Na certidão de casamento também não constam os pais.
Com a amável ajuda de um sr. na Assembleia Distrital do Porto (que fez as buscas) consigi apurarar que normalmente as crianças são expostas e existe como sabe um registo. Nele consta o primeiro nome que lhes é dado na altura. Em outro registo posterior é registada a ama de leite e as verbas que a mesma recebe anualmente. No meu caso, a criança foi buscar o apelido do 'tutor' que assina o registo da 'tutela'.
Indique o primeiro nome e a data apróximada em que o mesmo foi exposto (talvez fazendo referência também à data de casamento). Pode fazer o pedido por fax ou por carta (nem sempre encontarm o registo). Como dito, segundo o que entendi, não é habitual fazerem estas buscas mas, exponha o seu caso e o Sr. é cooperativo e amável.
A morada é a seguinte:
Assembleia Distrital do Porto
Rua Antero Quental, 367
4050-057 Porto
Telefone : (00351)225091161
Fax : 00351)225093845
Enlace directo:
RE: Casa da Roda
Obrigado pela informação.
Vou escrever hoje mesmo à Assembléia.
Carlos Eduardo Soares da Cruz
PS. Dispenso o Sr. Tenho apenas 23 anos. ;-)
Enlace directo:
RE: Casa da Roda
Recebi um email da Santa Casa a dizer que os registos devem estar no Arquivo Histórico Municipal do Porto. Poderia me conseguir o endereço?
Enquanto isso, ainda espero resposta da Assembléia...
Abraços!
Carlos
Enlace directo:
RE: Casa da Roda
Caros confrades.
Pelo que percebi da leitura atenta a todas as participações, nunca se acabará por descobrir quem são os pais e avós desses antepassados.
Cumprimentos
Luis Moura Serra
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 18 nov 2024, 01:26.