Moreira Padrão e Padrão

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Moreira Padrão e Padrão

#27407 | Sermpad | 26 sep 2002 18:15

Se você tem como nome Moreira Padrão ou Padrão e vive na região da Maia ou próximo, entre em contato.
Cumprimentos
Sergio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31543 | Rodrigo Carvalho | 03 dic 2002 10:13 | In reply to: #27407

Sérgio,

posso falar aqui do Brasil. Há no Estado de Minas Gerais, originária do município de Esmeraldas (antiga Santa Quitéria), fixando-se depois em Sete Lagoas (próxima à capita, Belo Horizonte), Estado de Minas Gerais, uma família Padrão, cujo membro mais antigo era Manoel Padrão.

Como pessoa mais conhecida dessa família Padrão figura a jornalista da Rede Globo, Ana Paula Padrão, que inclusive faz parte da família Fernandes de Carvalho, nossos avós eram primos.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31559 | Sermpad | 03 dic 2002 14:54 | In reply to: #31543

Caro Rodrigo
Agradeço muitíssimo sua informação.Entretanto, penso tratar-se de outra família uma vez que o
primeiro ancestral que veio para o Brasil foi meu bisavô Bento Moreira Padrão que, casou-se no Rio de Janeiro em 1856.Como conheço sua descendência aqui no Brasil, minha pesquisa concentra-se atualmente em Portugal e Espanha(La Coruña-Galícia).
Um abraço
Sergio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31562 | Rodrigo Carvalho | 03 dic 2002 15:46 | In reply to: #31559

Mas poderia haver algum irmão ou primo ou tio dele que tenha vindo para o Brasil? Por vezes isso ocorre, a origem pode ser a mesma , mas se perde no tempo e ao longo das subdivisões familiares.

Provavelmente, deve haver mais de uma família Padrão. Curiosamente, na região de Esmeraldas há mjuitos Moreiras, mas não sei se seria Moreira Padrão. E há muitos casamentos entre ~Fernandes de Carvalho e Padrão e Campolina com Padrão.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31563 | loms | 03 dic 2002 16:32 | In reply to: #27407

Caro Sérgio
Como vai?

Conforme já uma vez lhe disse existe uma família Moreira Padrão na Trofa. O Dr. Padrão (segundo dizem médico da Santa Alexandrina) era primo de um dos meus bisavós, uma vez que as mães eram irmãs.
A Trofa, até à reforma administrativa de 1846 pertencia ao Concelho da Maia, quando foi, por essa decisão integrada no concelho de Santo Tirso.

Pode indicar-me dados mais precisos, para ir ter com os meus familiares e pesquisar alguma coisa com eles?

Abraço
Luis Moura Serra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31579 | loms | 03 dic 2002 22:58 | In reply to: #27407

Caro Sérgio.

Tenho algumas novidades.
Andamos já a investigar e parece que terá havido um irmão do Dr. Moreira Padrão que terá ido para o Brasil. Falta confirmar o respectivo nome.
Por outro lado, de acordo com a data de casamento de seu bisavô, o mesmo terá ido para o Brasil quando a Trofa ainda pertencia à Maia.

Quando tiver novidades, aviso!
Abraço
Luis Moura Serra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31580 | vbriteiros | 03 dic 2002 23:36 | In reply to: #31579

Caro Luís Moura Serra.
É a mesma família da Farmácia?
Eu tinha inicialmente indicado esse contacto. Bingo?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31832 | Sermpad | 09 dic 2002 16:14 | In reply to: #31562

Caro Rodrigo
Meu ancestral mais distante é meu trisavô Antonio Moreira Padrão que , calculo tenha nascido por volta de 1808 em São Salvador de Moreira-Maia, na localidade de Padrão, oque faz de seu nome, Moreira padrâo , um "endereço".Seu filho, Bento Moreira Padrâo,também natural da Moreira da Maia, casou-se no Rio de Janeiro em 1856.Um de seus filhos Joaquim Moreira Padrão é meu avô, casado em segumdas núpcias com minha avó.De seu primeiro casamento teve quatro filhos cujos nomes infelizmente desconheço.Contudo, ouvia falar em netos deste primeiro casamento chamados Juraci, Paulo, Aristides etc.
Espero que possamos descobrir algo em comum.
Um abraço.
Sergio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31833 | Sermpad | 09 dic 2002 16:28 | In reply to: #31563

Caro Luis
Obrigado por sua gentil ajuda.
Tendo a acreditar que as pessoas a que se refere sejam efetivamente parentes.
O ancestral mais antigo de que tenho conhecimento, é Antonio Moreira Padrão, nascido por volta de 1808 na localidade de Padrão -São Salvador de Moreira-Maia , o que faz de seu nome, Moreira Padrão, um " endereço".
Este meu trisavô casou-se com Margarida Maria de Jesus e um de seus filhos Bento Moreira Padrão casou-se com minha bisavó no Rio de Janeiro em fevereiro de 1856.
Faz algum tempo tento contato, entre outros, com um Moreira Padrâo de Santiago do Bougado de nome Avelino que ,penso eu pode perfeitamente ter comigo um ancestral em comum.Lamentavelmente não consegui que ele entrasse em contato.
Agradeço-lhe qualquer informação.
Cumprimentos desde o Rio de Janeiro.
Sergio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31835 | Sermpad | 09 dic 2002 16:38 | In reply to: #31579

Caro Luis
Não estou certo se meu bisavô Bento Moreira Padrão foi o primeiro a seguir para o Brasil.Contudo acredito que sim pois casou-se com minha bisavò que era interna na Santa Casa de Misericordia do Rio de Janeiro , o que para minha parece indicar que não tinha maiores relações sociais no Brasil, ou seja , era provavelmente recém chegado.Assim sendo é bem possível que seu pai Antonio Moreira Padrão, também natural da Moreira da Maia, casado com Margarida Maria de Jesus, tenha aí permanecido.
Muitíssimo obrigado por sua ajuda que chegou quando já experimentava um certo pessimismo em relação à possibilidade de obter algo mais apenas via internet.
Cumprimentos desde o Rio.
Sergio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31890 | loms | 10 dic 2002 17:39 | In reply to: #31580

Caro Vasco Briteiros

Efectivamente é a mesma família da farmácia.
Conhece?

Contudo tenho más noticias para o Sérgio.

Cumprimentos
Luis Moura Serra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31892 | loms | 10 dic 2002 17:53 | In reply to: #31835

Meu caro Sérgio

Infelizmente as notícias que tenho para si não são as melhores.
Da família Moreira Padrão aqui da Trofa foi José Moreira Padrão o único a sair do país. Por outro lado, não me parece que a associação ao nome Padrão da familia Moreira Padrão de Santiago de Bougado derive da mesma origem que a sua. A familia Moreira Padrão de Santiago de Bougado sempre habitou na mesma casa de lavoura, onde actualmente alguns dos seus descendentes ainda habitam, e está localizada no Souto de Bairros.

Infelizmente não são estas boas noticias para si.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

PS: Fico com pena pois pensava que ía encontrar mais um familiar em terras brasileiras.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31946 | Sermpad | 11 dic 2002 15:58 | In reply to: #31892

Caro Luis
Mais uma vez obrigado por seu empenho em ajudar-me.
Na verdade não chega a surpreender-me as notícias que me´passa.O que penso efetivamente é que meu trisavô Antonio Moreira Padrão foi um dos primeiros moradores da localidade de Padrão que, hoje pelo que sei, é parte central de Moreira da Maia.Pelas informações que nosso companheiro Vasco Briteiros gentilmente enviou-me faz algum tempo, no inicio do sec.XIX existiam apenas 3 casas na localidade de Padrão, segundo a obra sobre a Maia do Dr. Maia Marques, que aliás, tento em vão comprar aqui no Rio de Janeiro.
Como em outras fontes obtive a informação que é provável que o nome Padrão seja de origem galega, um toponímico derivado de Padrón (La Coruña)e que, vários individuos com tal nome passaram a Portugal, tendo a crer que meu Padrão seja um "aportuguesamento" de Padrón.
Neste caso, a localidade de Padrão, ao final do sec XVIII-início do sec XIX, poderia ter recebido tal nome em razão de seus primeiros ocupantes.Para fortalecer tal idéia necessito contudo encontrar o livro citado e quem sabe descobrir a origem do nome da localidade de Padrão.
De alguma coisa já estou certo contudo:Antônio Moreira Padrão estava em Padrão, localidade da Moreira da Maia, desde o tempo em que tal localidade não ia alem de 3 casas.
Resta-me continuar pesquisando desde milhares de Kms.de distância.Pior ainda é que minha outra frente de pesquisa sobre as origens de meus outros bisavós Antonio Miranda (ou de Miranda) e Luisa Ferreira Passos, de Lugar da Misericórdia-Ferreiros -Braga, também não vai avante.Resta-me continuar tentando.
Cumprimentos desde o Rio de Janeiro.
Sergio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31952 | vbriteiros | 11 dic 2002 16:19 | In reply to: #31890

Caro Luís Moura Serra.
Era a Farmácia onde habitualmente comprava medicamentos,pois diáriamente fazia Porto- Lousado.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31959 | loms | 11 dic 2002 18:22 | In reply to: #31946

Caro Sérgio.

Diga-me o nome da obra para eu tentar encontrá-la aqui em Portugal, pois vivo relativamente perto de Moreira da Maia.

Se a encontrar depois envio-a para a sua morada.
Para já preciso do nome da obra, depois se a encontrar aviso.

Abraço
Luis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31960 | loms | 11 dic 2002 18:26 | In reply to: #31952

Caro Vasco.

Se apenas conhecer essa parte da Trofa, é com pena que lhe digo que conhece a parte menos bonita deste Concelho recém-criado.

Se algum vez tiver interesse em conhecer esta terra nos seus aspectos mais agradáveis, avise pois terei muito prazer em mostra-la a V. Ex.a.

A Farmácia Padrão, sendo que esta familia não se relaciona com a do Sérgio, é pertença da Dr.ª Julia Padrão.

Existe ainda uma outra farmácia na Foz do Douro, também da mesma família, mas que não sei o nome.

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31966 | vbriteiros | 11 dic 2002 20:59 | In reply to: #31960

Caro Luís Moura Serra.
Conheci um pouco mais da Trofa, ainda não era Concelho. Primeiro tive uma unidade produtiva no Muro,ainda era tudo Santo Tirso,depois mudei em 84 para Meães-Lousado(VNF) e em 92 retirei-me dessa sociedade, que ainda hoje existe. Lembro-me de ter conhecido algumas pessoas da Família Serra, de que agora não me lembro o nome. Havia um Engº Serra que era Prof na Fac Engª da UP; uma Fábrica na recta do Muro e um Engº Serra em Krefeld-Alemanha, mais um Armazém e Fábrica no Senhor dos Perdões e havia a Preh onde trabalhava um Comandante de Greves, etc..; na recta das Pateiras havia uma Fábrica de tecidos de uns primos meus, que me parece foi vendida ou encerrada.
Agora com a auto-estrada é raro fazer esse percurso.
De qualquer modo agradeço-lhe a sua gentil oferta para me ciceronear.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31967 | vbriteiros | 11 dic 2002 21:05 | In reply to: #31946

Caro Sérgio
A obra do Dr Maia Marques não deve ser fácil de adquirir no Brasil.
Neste fim de semana vou encontrá-lo e falar-lhe-ei no assunto.
Se não for possível arranjar um exemplar, prontifico-me a arranjar-lhe fotocópia do meu.
A Misericórdia ainda não foi possível falta de disponibilidade de ir a Braga.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#31977 | loms | 11 dic 2002 23:47 | In reply to: #31966

Caro vasco.

Não tem que agradecer, é para mim um prazer mostrar a Trofa ao maior numero de pessoas possível. Todos os meus amigos ficam verdadeiramente impressionados com a Trofa que lhes mostro.

Efectivamente descendo da família Serra da Trofa. Conforme deverá saber "somos mais que as mais".
Toda a família do avô paterno é daquele concelho, havendo o (re)cruzamento de várias famílias pelo que, muitas vezes, ocorria o casamento entre primos (em todos os graus possíveis e imaginários).

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#32214 | Sermpad | 17 dic 2002 17:41 | In reply to: #31959

Caro Luis
Agradeco-lhe muito sua disposicão em conseguir a obra.Felizmente, acabo de saber que ela esta a caminho.
Cumprimentos desde o Rio.
Sergio

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#32223 | loms | 17 dic 2002 23:41 | In reply to: #31977

Ups...agora que reli a mensagem anterior..queria corrigir..."somos mais que a mães"

Luis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#32224 | loms | 17 dic 2002 23:43 | In reply to: #32214

Caro Sérgio.

Folgo em sabe-lo.
Fico agradado com essa notícia.
Contudo já sabe se precisar de alguma coisa, aqui de Portugal, avise.

Cumprimentos
Luis

Respuesta

Enlace directo:

RE: Moreira Padrão e Padrão

#140436 | Mig36 | 16 ene 2007 19:24 | In reply to: #31946

Boa noite,
Embora não possa garantir, penso que há uma imprecisão neste mensagem.
Admite que "a localidade de Padrão, ao final do sec XVIII-início do sec XIX, poderia ter recebido tal nome em razão de seus primeiros ocupantes".
Penso que se trata apenas de uma coincidência. Isto porque o lugar de Padrão, mais conhecido localmente como Padrão de Moreira, deve o seu nome a uma Cruz (Cruzeiro, Padrão, Marco) que ainda existe no local e que é secular. Padrão é uma palavra com origem na palavra Pedra e servia para marcar regiões ou até países, tal como os portugueses foram fazendo à medida dos descobrimentos ultramarinos.
Pode ter acontecido o inverso. Pessoas a viver no Lugar do Padrão terem adoptado o nome da Terra.

Cumprimentos,
Miguel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Familia Padrão de Chaves

#163618 | João Mamed | 27 jul 2007 14:40 | In reply to: #27407

Procuro informações sobre esta familia.
Agradeço antecipadamente qualquer informação.

João Mamede

Respuesta

Enlace directo:

Moreira Padrão e Padrão

#431655 | moreira_thiago | 27 feb 2021 22:33 | In reply to: #31832

Caro Sérgio,

Saudações desde o Brasil.

Me chamo Thiago Moreira e acredito que seu ancestral Antônio Dias Moreira ou Antônio Dias Moreira Padrão seja irmão de meu tetravô Joaquim Diaz Moreira Padrão, ambos filhos de Maria Joaquina Moreira, nascida em 1771 na Trofa, Portugal. A genealogia publicada pelo estimado Luis Serra aqui no sítio da Geneall mostra esta conexão.

Apesar de se tratar de uma postagem muito antiga, permaneço à sua disposição e dos demais para trocar informações sobre este ramo familiar Moreira e Moreira Padrão desta região de Portugal.

Meu contacto é moreira_thiago@yahoo.com.br.

Saudações fraternais,

Thiago Moreira.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 12:37.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen