Árvore Genealógica : Familia do Alentejo
This topic is classified in rooms: Formação
Árvore Genealógica : Familia do Alentejo
Segui o conselho de algumas pessoas que carinhosamente me responderam neste Fórum e já tenho neste momento uma certidão de baptismo da minha avó.
Ela nasceu em 07 de Dezembro de 1896 na freguesia de Póvoa, concelho de Moura, distrito de Beja, e foi baptizada em 06.01.1897 na Igreja de S. Miguel da Póvoa e foram seus padrinhos Jacintho Apóstolo Fernandes, solteiro, proprietário e Maria Custódia da Encarnação, solteira.
Na certidão consta o nome de Maria, embora se assinasse por Maria da Conceição Limpo ou Maria Limpo da Conceição.
Era filha de Francisco Costa e Anna Rita, e neta paterna de
António Limpo e Anna Costa e materna de Manuel dos Reis e Grácia Maria.
Casou em 20 de Novembro de 1916 com José Dias no posto do registo Civil da Póvoa - Moura, e o casamento foi dissolvido por óbito do marido em 04 de Novembro de 1942.
Faleceu em 07 de Fevereiro de 1983 na Freguesia de Baixa da Banheira, concelho da Moita.
Uma vez que não tenho as datas de nascimento dos meus bisavós, como poderei obter mais elementos e recuar mais gerações?
Obrigado
Catarina
Enlace directo:
RE: Árvore Genealógica : Familia do Alentejo
Viva
Nunca temos as datas de nascimento mas não desanime. A sua bisavó nasceu em 1896. Nessa altura a sua bisavó não teria menos de 16 anos nem, provavelmente, mais de 45 anos (eu costumo começar pelo intervalo 20-40). Isto quer dizer que a sua bisavó terá nascido entre 1841 e 1880 (ou, na outra hipótese, 1856-1876. Como já tem os nomes dos pais dela é só voltar ao pricipio ou seja, nove busca e nova certidão. Para o bisavô o raciocínio é semelhante embora os homens costumem ser mais velhos que as suas mulheres.
Não nos diz se sabe qual a freguesia donde são naturais os seus bisavós. Espero que saiba senão o processo será mais complicado. Se não souber já tem duas hipóteses: uma tentar que sejam da mesma freguesia outra é pedir uma certidão do casamento da sua avò e esperar que lá constem mais dados. Outra ainda é ver nos livros paroquiais o casamento já que provavelmente casou pelo civil em 1916 não por opção mas porque nessa altura , não havendo concordata, era preciso casar no civil e na Igreja. Pode ser que o registo paroquial acrescente mais qq coisa.
Boa sorte
João Cordovil Cardoso
Enlace directo:
RE: Árvore Genealógica : Familia do Alentejo
Correcção. Enaganei-me nas contas :-)
Entre 1851 e 1880.
JCC
Enlace directo:
RE: Árvore Genealógica : Familia do Alentejo
Agradeço imenso a ajuda.
Bem haja.
Catarina
Enlace directo:
RE: Árvore Genealógica : Familia do Alentejo
Procuro familiares de Alberto Lopes Manita que nasceu (provavelmente) em 30 de novembro de 1879 ; filiação: Bento Antonio Manita e Ana das Neves Lopes Manita -Provincia do Alemtejo-Portugal.
Abraço,
Linda Vera
Iumbiara/Brasil
OBS: ficaria muitooo feliz se alguém descobrisse meus familiares portugues e tb. obter a certidão de nascimento do meu bisavô Alberto Lopes Manita.
Enlace directo:
RE: Árvore Genealógica : Familia do Alentejo
Cara Linda Vera
Para conseguir encontrar o registo de baptismo tem que saber o local onde ele nasceu (freguesia e concelho).
Arlindo Rodrigues
Enlace directo:
RE: Árvore Genealógica : Familia do Alentejo
Cara Catarina
Não lhe posso dar nenhuma pista especial. Esse Jacinto Gonçalves Apóstolo Fernandes padrinho da sua avó era filho de um importante proprietário, provavelmente o mais rico residente da Póvoa de S.Miguel no seu tempo e meu bisavô.
Se lhe puder ser útil de outra qualquer forma disponha
Manuel Apóstolo
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 03:49.