Dispensas por consaguinuidade-informação

This topic is classified in rooms: Direito

Dispensas por consaguinuidade-informação

#3098 | mop79436 | 01 abr 2001 20:49

Boa Noite
Existe algum registo das dispensas por consaguinidade de parentesco.
Agradeço qualquer informação,
Francisco

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dispensas por consaguinuidade-informação

#3100 | António Forjó | 01 abr 2001 21:56 | In reply to: #3098

Francisco

Os parentes até ao 4º grau de consanguinidade que se pretendiam casar tinham que obter despensa matrimonial. Estas estão na Torre do Tombo, mas creio que só as referentes à Diocese de Lisboa.
Cumprimentos

António

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dispensas por consaguinuidade-informação

#3104 | manuelr | 01 abr 2001 22:19 | In reply to: #3098

Caro Francisco

Se procurar nas Câmaras Eclesiásticas, em Dispensas Matrimoniais, encontrará alguma coisa. Não sei é se será rápida a sua consulta, pois no caso que conheço, não estão ordenadas nem por ano nem por concelhos!

Cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dispensas por consaguinuidade-informação

#3105 | manuelr | 01 abr 2001 22:24 | In reply to: #3098

Caro Francisco

As de Castelo Branco tb estão na TT. As da Guarda, nem na Guarda sabem por onde andam ( talvez Lamego ou Viseu !), pois segundo informação que tenho, foram levadas pelos padres para evitarem a sua destruição, e só Deus sabe onde as depositaram.

Cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dispensas por consaguinuidade-informação

#3114 | mop79436 | 01 abr 2001 23:24 | In reply to: #3105

Caro Manuel da Silva Rolão

As que pretendia pertecem á Guarda e seriam cruciais para o estudo que estou a fazer sobre os Vaz de Carvalho de Casegas e referem-se ao ano de 1683.

Mais uma vez os meus agradecimentos,

Francisco Álvares de Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dispensas por consaguinuidade-informação

#3120 | manuelr | 02 abr 2001 00:05 | In reply to: #3114

Caro Francisco Álvares de Carvalho

Respondo nesta o referente às outras duas, assim me deixe a internet, que isto hoje não está bom!

Cumprimentos ao seu primo, se entretanto o vir.
Sobre as Dispensas Matrimoniais da Câmara Eclesiástica, deve ser muito difícil encontrar as da Guarda. Mesmo as de Castelo Branco, não estão completas na TT, e em Portalegre ( Diocese à qual pertence Castelo Branco), não sabem de nada. Mas tem tb que ver as ordenações e habilitações de genere, da Câmara Eclesiástica, onde vem a ascendência normalmente até aos avós.
Os que eu encontrei na de CºBº, foi uma ordenação de um Rodrigues de Carvalho, de CºBº e a de Manuel de Almeida, fº do Dr Gonçalo Vaz Preto, dado como do Fundão e de Maria Fernandes, viúva ( fº natural), neto pat de Gonçalo Vaz e de Susana Fernandes, de S. Miguel D'Acha e mat de Manuel Fernandes e de Isabel Fernandes, de Castelo Branco.
Não me recordo de ter visto mais algum, o que não quer dizer que os não haja, só que são centenas de processos, desde Abrantes, não ordenados nem por data nem por concelho!
Algumas das ligações que tenho feito, é pelos padrinhos de batismo, mesmo sem serem da família, pois é normal dizerem padrinho fulano de tal fº de e de, ou irmão de, etc.

Sobre o Fernão de Carvalho, de S. Vicente da Beira, deu tb os Fernandes de Carvalho e mais tarde Vaz de Carvalho, do Louriçal do Campo.

Quanto ao Vaz Preto e Rolão Preto, não me parece fácil provar a ligação, por documentos, pois seria essencial a Câmara Eclesiástica da Guarda e não aparece em lado nenhum. Mas parece-me que já não estou muito longe.
Agradecia que se pudesse, mandasse os elementos de que dispõe para manuelr@netcabo.pt

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Dispensas por consaguinuidade-informação

#3151 | Paulo | 02 abr 2001 23:36 | In reply to: #3120

A extinta prelazia de Tomar também terá tido sumários matrimoniais pois é comum encontrarmos referências a processos desta natureza. Com a extinção do isento para onde foram os sumários matrimoniais destas freguesias? (Alviobeira, Areias, Chãos, Olalhas, Pias, Junceira, São Pedro, Serra, Casais, etc...). Pago um almoço a quem descobrir...

(atenção que no Arq. Dist. de Coimbra os S.M. dão pelo nome de processos de casamentos)

Paulo A. Neves

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 23 may 2024, 08:52.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen