Mendes Pereira, da Covilhã
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Mendes Pereira, da Covilhã
Caros confrades:
Procuro uma família da Covilhã,espalhada pela Beira, de apelidos Mendes Pereira e vice-versa,de sangue cristão-novo.Qualquer ajuda é, desde já, muito agradecida. Como esta gente sobe socialmente no sec.XIX pergunto se recebeu cartas-de-armas,à boa maneira da época.Constou-me que no Museu (?) de Pinhel há uma pedra de Armas destes senhores. Alguem conhece?
Muito agradeço a atenção.
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caro Sr. “Conde”:
Saudações ! Publiquei um pequeno artigo sobre a nobreza portuguesa de origem cristã-nova – “Uma teia familiar: Cristãos-novos Portugueses nobilitados no século Passado”, onde menciono Salvador Mendes Pereira e seu irmão Gabriel Dias Mendes, filhos de António Dias Pereira da Paz e Ana Luisa Pereira da Paz. Se lhe interessar mande-me a sua morada que mandarei o mencionado trabalho.
Atenciosamente,
Paulo Valadares
faiguen@terra.com.br
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caro Conde e primo Paulo Valadares
Tenho um parente Mendes, não sei se teria parentesco ou não com os Mendes Pereira acima citados :
Manuel Mendes Monforte, 61 anos, médico em Salvador, Bahia, condenado pela inquisição em 10/10/1723 Raízes Judaicas no Brasil (R.J. no BR), Flávio Mendes Carvalho : 1992, 264. Mercador com vários negócios no Império Português. Rico fazendeiro, emprestava dinheiro a juros a importantes pessoas da colônia, inclusive a militares. Tinha negócios e conexões de capitais de vulto nas Minas Gerais, Rio de Janeiro, Angola, Ilha Terceira, São Tomé, Colônia do Sacramento e interesses com a Cúria Romana. Recebeu artigos de uma nação do Norte por intermédio de Cristiano Abrão Valdevis. Entrou em uma sociedade com a quantia de oito mil cruzados. Quando preso pelo Santo Ofício confessou ter algum ouro, utensílios de prata e de maneira muito curiosa e importante, possuía cerca de duzentos livros, era homem de leitura (Os Cristãos Novos em Minas Gerais durante o Ciclo do Ouro , 1695-1755. José Gonçalves Salvador, 27, 52, 57).
Manuel Mendes Monforte foi preso pela Inquisição em 1721, proc. nº 675, Lisboa. Ele era nascido em Alcains, Castelo Branco, filho de Duarte Rodrigues Mendes e Clara Henriques. O seu pai era era irmão da Perpétua de Lucena, esposa do António Nunes (ou Ribeiro) de Paiva (meus 11º avós). Ela era filha de Marcos Mendes e Maria Aires (meus 12º avós). Agradeço ao Paulo Valadares pela dica sobre mais esse parente).
Outras possibilidades de parentesco a serem pesquisadas :
Marcos Mendes, 48 anos, ferreiro, condenado em 10/5/1682 com a sua mulher Leonor Mendes, 35 anos (R.J. no BR, 249)
Marcos Mendes Sanches, 30 anos, lavrador do Rio de Janeiro, filho de Manoel Nunes Sanches, médico, condenado a cárcere e hábito perpétuo em 6/7/1732, com seu irmão Manoel Nunes Sanches, 32 anos, mineiro. (R.J. no BR, 256).
Leonor Mendes, viúva de Jorge Dias, queimada como judia convicta, relapsa e impenitente em 28/11/1621(R.J. no BR, 245)
Leonor Mendes, filha do Mestre Diogo Mendes, cirurgião, condenada a cárcere e hábito em 3/9/1600 (R.J. no BR, 245)
Ricardo Costa de Oliveira
Curitiba
Brasil
rco2000@uol.com.br
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caro Ricardo, bom dia !
Não há que agradecer pela dica do Monforte.
Acho que temos um peixe maior a ser plenamente identificado como pertencente a nossa gens. Trata-se do Dr. ELIE DE MONTALTO, nascido em Castelo Branco, como Felipe Rodrigues e filho de António e Catarina Ayres.
Paulo
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caro confrade:
Esses Sanches e Paivas são ascendentes dos Pessoas da Cunha e Amorim(e lá voltamos nós ao Fernando Pessoa e ao Ribeiro Sanches)e antepassados dos Viscondes da Covilhã,de Paiva Pinto e de várioes outros titulares.Dizem-me que o Dr.Alberto Tavares Barreto estaria a estudar esta genealogia.No Anuário(?) da Nobreza deve sair notícia destes, em Pessoas de Amorim.Os Mendes Pereira e Pereira Mendes são ascendentes dos Mendes de Seixas,de Pinhel.
Cumprimentos.
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caros colegas Paulo e Conde
O objetivo da genealogia é a reunião. Fico muito satisfeito em poder restabelecer antigos vínculos de parentesco. Gostaria muito de saber como o Fernando Pessoa se ligaria com os antigos Sanches e Paiva. O célebre Montalto dependerá de fontes quinhentistas, vamos tentar o vínculo em comum.
Abraços
Ricardo
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Muito bem.Vou trazer mais dados até ao fim de semana.Cumprimentos.
RespuestaEnlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Bom dia, confrades.
Examinando com mais vagar, encontrei a separata "Solares e Casas Nobres do Concelho de Pinhel. Casas Mendes Pereira" (1999, 27 páginas), dos genealogistas João Carlos e Jorge Metello de Nápoles. Creio que este seja o estudo mais acurado desta linhagem.
Paulo Valadares
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caro Paulo
Filipe Rodrigues pertencia à família dos Luna Montalto, de Castelo Branco.
Era filho do boticário António Aires e de Catarina Aires (casados em 1563), sendo batisado em Castelo Branco em 06-10-1567, neto materno de Filipe Rodrigues (irmão de João Rodrigues, o Amato Lusitano) e de Brízida Gomes.
Catarina Aires era irmã de Aires Gomes e de Jorge Rodrigues e foi mãe de Pedro, Isabel Aires, Filipe Rodrigues, Paulo Aires, Francisco de Luna, Diogo de Luna e Marquesa de Luna, todos de Castelo Branco.
Filipe Rodrigues casou com Jerónima da Fonseca, chamada no exílio Raquel da Fonseca, filha de Lopo da Fonseca, físico da Rainha D. Catarina e neta de Manuel da Fonseca.
Tendo-se exilado, Filipe Rodrigues mudou o patronímico Filipe em Philotheus e juntou-lhe Elias e Montalto. Ficou assim Philotheus Eliau Montalto.
Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caro Sr. Silva Rolão:
Saudações ! Agradeço as suas informações. Tenho anotado muitos casamentos entre os Aires e os Nunes Ribeiro (Sanches)nesta região. Minha tarefa no momento tem sido ligar uma família a outra.
Mais uma vez muito obrigado.
Paulo Valadares
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
aro confrade:
Já tem a ligação dos Pereiras Mendes aos Pessoas da Cunha? E a descendência deste cruzamento?Se quiser diga,s.f.f
Cumorimentos.
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
P.S.-E dos Mendes Pereira aos Henriques da Silva,Henriques Casado e Sousas da Covilhã,Fundão e arredores?Esses Sousas são a varonia dos Campos e Sousa de que trata o ANP.
RespuestaEnlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caros confrades,
Estaria muito interessar em completar a informaçao que disponho relativa a Salvador Mendes Pereira e respectivos ascendentes, tenho eu meu poder dados sobre a ligação com a familia Castro Pereira dado que Salvador casou com Joaquina de Castro Pereira, sendo um dos seus filhos José Antonio de Castro Pereira (meu tetra-avô).
Cumprimentos
Tiago Pedroso
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caro Conde
Dado que não tenho tido muita assiduidade a este forum, tentei recuperar o tempo perdido e deparei-me com esta sua mensagem, já antiga, entre tantas outras. Estou interessada em aprofundar as ligações existentes entre estes apelidos que mencionou. Disponibilizo, desde já, o meu endereço electrónico particular porque nem sempre tenho acesso ao forum, só quando estou no meu local de trabalho (dado que não fica restritivo).
Para facilitar o contacto, aqui vai:
maria_david_eloy@yahoo.com
Os apelidos em causa são Henriques da Silva, Henriques Casado, Sousas, Nunes.
Agradeço quelquer informação. Quaisquer dos apelidos acima mencionados pertencem aos meus ancestrais da Covilhã.
Cumprimentos cordiais
mcc
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caro Conde
Ao fazer uma análise retrospectiva dos temas relacionados com a Covilhã, deparei-me com a sua mensagem de 2002 e com uma minha para si, numa altura em que eu ainda não tinha estabelecido algumas ligações directas aos apelidos em causa.
Hoje estou em condições de lhe dizer que se os meus Mendes Pereira (p.ex.Gaspar Mendes Pereira, n.1743, filho de Diogo/Domingos Pereira Mendes e de Maria Mendes, neto paterno de Manuel da Silva e Maria Pereira e neto materno de Fernando Rodrigues e Isabel Rodrigues ) correspondem aos seus ramos, posso adiantar-lhe que estão ligados aos Henriques da Silva, Henriques Casado, Sousas e Cruz.
Deixo-lhe o meu contacto directo, caso queira trocar impressões sobre o assunto:
maria_david_eloy@yahoo.com.br
Com os meus cumprimentos
Maria David
Enlace directo:
RE: Rogeiro, da Covilhã
Caros confrades
Dada a relativa complexidade em pesquisar nos paroquiais da Covilhã, pelo grande número de freguesias que compunham a antiga vila, não cheguei a consultá-los exaustivamente, como pretendia, com o objectivo de registar todos os assentos relacionados com indivíduos de apelido ROGEIRO, mais frequentemente RODRIGUES ROGEIRO.
O mais antigo que encontro é Domingos Rodrigues Rogeiro, tintureiro, casado com Maria Soares, que terá chegado à Covilhã na década de 1630, presumo que vindo de Penalva ou Valezim. Sobre a sua descendência, há mais dados no tópico «Botelhos, da Covilhã (séculos XVII-XVIII)».
A grafia pode variar entre Rogeiro, Rugeiro, ou Rogeyro e, abreviadamente, Rog.º ou Rog.ro.
Procuro assim quaisquer informações relativas a indivíduos deste apelido quer na Covilhã, quer em outras localidades da região, entre os séculos XVII e XIX.
Filipe Rogeiro
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caro Paulo
Sobre esses publiquei a descendência em Dezembro.
Pode ver o link para a obra de 3 volumes em
http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=985
Filipe
Enlace directo:
RE: Rogeiro, da Covilhã
(...)
No séc. XIX ligaram-se, entre outras, às famílias Moura, Carqueja, Montez, Barata, Cardona, Amaral, Lino, Terenas Coelho, Teles de Paiva, Paula Moura, etc., da Covilhã.
(...)
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Cara Maria David
Conhece a ascendência de Bernardo Henriques ou Bernardo Henriques Casado e de sua mulher, Rosa Maria, ambos cristãos-novos, ele com processo na Inquisição?
Sobre ele conheço apenas o que consta do indíce do referido processo: oficial de ferreiro, natural e morador na Covilhã, nascido em 1720, fº de Manuel Rodrigues Casado, c.n., sapateiro, e de Isabel Henriques.
Bernardo e Rosa foram pais de Daniel Henriques, que casou em Idanha-a-Nova, em 1792, com Maria Joaquina, filha de Francisco Dias Malpica e de Maria Nunes.
Cumprimentos
Filipe Rogeiro
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Boa noite, Caro Felipe Pinheiro de Campos.
Felicito pela publicação.
É claro que vou ler. Este pessoal me interessa e muito.
Obrigado pela notícia.
Parabéns,
Paulo Valadares
prsvaladares arroba terra.com.br
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caro Filipe Rogeiro
Fiquei muito entusiasmada com a sua mensagem, pois vislumbro acerto de dados com mais um parente, ainda que distante no tempo. Parto do princípio que os nomes que indicou também lhe dizem respeito.
Manuel Rodrigues Casado e Isabel Henriques são meus 7ºs avós. Sobre o Bernardo,que presumo seja seu antepassado, um dos três filhos do casal (sou descendente de um dos irmãos dele, o Pedro Henriques Casado, por duas vezes, devido a dois casamentos que o Pedro teve), posso adiantar-lhe mais 4 filhos, para além do seu Daniel Henriques:
José -n:27.12.1751
Francisco -n:16.11.1753
Manuel - n: 15.10.1756
Leonor -n:20.05.1759
Bernardo Henriques Casado (ou Bernardo Henriques ou Bernardo Henriques Ferreira) casou com Rosa Maria Pereira em 11.06.1744, freguesia de S.Pedro, Covilhã.
Curiosamente, ela foi filha de outros meus 7ºs avós, Diogo Pereira da Silva (ou Diogo Pereira) e Maria Mendes. Rosa Maria teve mais 5 irmãos.
Gostava de conversar consigo sobre este assunto. Pode entrar em contacto para o meu mail:
mariadavideloy, entre cada nome deve colocar um tracinho em baixo, seguido do sinal arrobayahoopontocompontobr.
Em caso de dúvida, pode pedir o endereço ao moderador ou ver em outras mensagens antigas postadas neste forun.
Com os meus melhores cumprimentos
Maria
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caro Senhor
Muito agradecia a sua informação sobre a familia Castro Pereira, pois na minha recolha encontrei um Salvador Dias Mendes casado com Joaquina de Castro, pais de Antonio Dias Pereira casado com Ana Luisa e meus ascendentes em linha recta.
Com os melhores cumprimentos
Alfredo A Dias de Castro Pereira
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caro Alfredo de Castro Pereira,
Enviei-lhe um pedido de contacto para podermos trocar informações por email.
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Enlace directo:
Mendes Pereira, da Covilhã
Caro Paulo,
Descendo de Tomás Rodrigues e Isabel Ferreira, condenados por judaísmo em 1626, naturais e moradores em Castelo Branco. Tomás Rodrigues tinha 60 anos, logo nasceu cerca de 1566. Era filho de Rodrigo Tomás e Beatriz Antunes.
Gostaria de saber se há alguma ligação conhecida dele com Felipe Rodrigues.
Um neto de Tomás Rodrigues, Manuel Fernandes, casa-se em Alcains com Ana Rodrigues, neta de Manuel Rodrigues Ramalho. Tenho fortes suspeitas de que a família Rodrigues Ramalho de Alcains são cristãos novos.
Cumprimentos
Lourval
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
boa tarde
prtenço á familia mendes pereira ...
Enlace directo:
RE: Mendes Pereira, da Covilhã
Caro confrade dsg
Pode ser mais explícito com a sua mensagem? Quais são as suas ligações familiares? Quem foram os seus antepassados a que se refere? Mendes Pereira, Mendes e Pereira são apelidos muito comuns na Covilhã, independentemente de outras regiões do país. Só percebendo quem foram alguns dos seus ancestrais e situá-los no tempo, será possível alguma articulação consigo. Da parte que me toca, fico muito satisfeitas em saber que pode haver, entre nós, antepassados comuns.
Ficarei aguardando notícias suas.
Com os meus cumprimentos
Maria
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 20:03.