Famílias Alentejo - Jusarte de Campos, Galvão Cid
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos | Arquivos
Famílias Alentejo - Jusarte de Campos, Galvão Cid
Caros genealogistas
Mais uma vez recorro a quem sabe, para tentar completar ligações que não consigo estabelecer (talvez por não ter os livros correctos).
A dúvida tem a ver com a Família alentejana "Jusarte de Campos", pelo que tive esperanças de a resolver com a republicação actualizada do livro das Famílias de Portalegre. Contudo, segundo me parece, aí não se faz a ligação com as pessoas que são ascendentes da minha Mulher.
A Família Jusarte de Campos, que os mais antigos ainda vivos - nomeadamente a Avó de minha Mulher - garantem estar ligados a muitos dos citados no livro de Portalegre. Contudo, compulsando o cartório privado da Família, em "Araújo", não atingi os resultados pretendidos.
Os dados de que disponho são os seguintes, interessando-me particularmente os ramos alentejanos (já que sobre a ascendência varonil do primeiro a referir tenho alguns dados).
«FRANCISCO XAVIER DE ARAÚJO, natural e bapt. na freg. S. Miguel do Prado (Pico de Regalados, Arcebispado de Braga), n. 13.3.1772 e f. 30.12.1856, viúvo. Capitão da Companhia de Ordenanças da Ordem de São João do Hospital (Ordem de Malta), na Comenda da Moura Morta (Trás-os-Montes), dizia-se que havia sido membro da Junta Governativa de Portalegre «no tempo da Usurpação», mas obteve vários atestados certificando serviços prestados à causa de D. Maria II e da Carta. Vereador e fiscal da Câmara de Portalegre, grande proprietário, negociante matriculado da Praça de Portalegre (Decreto Real de 21.4.1819) , capitalista , etc. Testou através de documento aprovado em 4.4.1850, data em que se encontrava doente.
Casou duas vezes, a segunda em 28.3.1827 (Esc. Esponsais de 27.3.1827), com D. ANA EUGÉNIA JUSARTE DE CAMPOS, n. Portalegre, a 2.10.1807 e f. 10.2.1850, filha de FRANCISCO XAVIER PACHECO e de sua mulher JOANA CÂNDIDA JUSARTE DE CAMPOS, n. Arronches (residente em Alegrete, na altura do casamento da filha); neta paterna de CHRISTOVÃO JOSÉ PACHECO, n. Portalegre (S.ª M.ª Madalena), e de D. MARIA ANTÓNIA, n. Portalegre (Sé); neta materna de JOAQUIM JORGE PENIZ (?), n. Estremoz, e de D. ROSA MARIA ANGÉLICA JUSARTE DE CAMPOS, n. Alegrete; bisneta de JOÃO SOARES PENIZ, Governador da Praça de Arronches. Foram pais de:
4.3. D. Maria da Glória d’ Araújo Jusarte de Campos, n. Portalegre, a 3.2.1828 (bapt. 18.2.1828, Sé, foram padrinhos o Prior de Mortágua António M. Ribeiro e sua Tia D. Tomásia Jusarte de Campos) e f. 17.5.1845. Solteira. S.g.
4.4. D. Luísa de Araújo Jusarte de Campos, n. Portalegre, a 6.7.1829 (bapt. 21.7.1829, Sé, sendo padrinhos seu Tio Joaquim José de Araújo e Madrinha Nossa Senhora) e f. 1.12.1836
4.5. ANTÓNIO JOAQUIM D’ ARAÚJO JUSARTE DE CAMPOS, que segue
4.6. Joaquim Xavier de Araújo Jusarte de Campos , n. Portalegre, 9.10.1835 (bapt. freguesia de S. Maria Madalena , 26.4.1835, sendo padrinhos seu tio paterno Joaquim José de Araújo e madrinha sua irmã Maria da Glória) e f. 12.7.1923. Bacharel formado em Direito pela UC (1857), FCCR, sócio efectivo da Associação de Advogados de Lisboa, colaborador de diferentes jornais políticos e literários do País, autor de um volume de poesias, administrador do concelho de Olivais (1871) e Belém (1871, Comendador, etc . Casou a 2.3.1859 (Real Mosteiro de N.ª Sr.ª da Graça, freg. S. João Baptista – Abrantes) com D. Carlota Emília de Almeida Valejo Feio, de Abrantes. C.g.
4.7. D. Joana de Araújo Jusarte de Campos, n. Portalegre, 20.10.1836 (bapt. Sé, 11.11.1836, afilhada de seus irmãos António Joaquim e Luísa) e f. 19.12.1836
4.5. ANTÓNIO JOAQUIM DE ARAÚJO JUSARTE DE CAMPOS, n. Portalegre, 19.1.1831 (bapt. 2.1833, afilhado do Prior de Mortágua, seu parente, e de Nossa Senhora) e f. 12.7.1896, bacharel formado em Direito (U.C.), foi delegado interino do procurador régio, substituto do Juiz de Direito, Secretário da Sociedade Agrícola, Procurador à Junta Geral do Districto, Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Administrador do Concelho, FCCR, Conservador privativo do Registo Predial de Portalegre (Decreto de D. Luis, de 14.6.1879, certidão Real de 28.5.1886). Casou a 5.5.1857 com D. ANA AMÉLIA GALVÃO CID, n. Portalegre, 10.4.1835 e f. 12.10.1914, filha de FRANCISCO ANTÓNIO CID, Cavaleiro-Fidalgo da Casa Real e cav. de Cristo, e de D. ANTÓNIA-RITA-CECÍLIA (TAVARES) DO REGO GALVÃO; neta de MANUEL LOPES CID, capitão mor de Assumar, e de JOÃO LOPES DO REGO GALVÃO, morgado em Campo Maior). C.g.
Desde já agradeço qualquer indicação ou sugestão
Miguel Gorjão-Henriques
Enlace directo:
RE: Famílias Alentejo - Jusarte de Campos, Galvão Cid
Caro Miguel,
Tenho elementos que, talvez, lhe podem interessar. Como são fruto de investigação, que tenho para outros "carnavais" não a vou postar no fórum. O meu email é: nunoborregoetnetcabo.pt
Cumprimentos,
NB
Enlace directo:
RE: Famílias Alentejo - Jusarte de Campos, Galvão Cid
Caro Nuno Borrego
Muito obrigado.
Miguel Gorjão-Henriques
Enlace directo:
RE: Famílias Alentejo - Jusarte de Campos, Galvão Cid
Temos na árvore genealógica do meu marido um senhor que nos parece ser irmão desta senhora D. Ana Amélia Galvão Cid, 7 anos mais velho. O nome dos pais e avós é igual. O nome da mãe aparece com o apelido Tavares incluído.
Não tenho agora aqui os documentos mas vou consultá-los e assim que possível direi o que possuímos.
Temos uma ligação ao apelido Garibaldi, procuramos mais informação.
Com os meus melhores cumprimentos.
Manuela
Enlace directo:
RE: Famílias Alentejo - Jusarte de Campos, Galvão Cid
Ex.ma Senhora
Desculpe só hoje responder, mas tenho andado muito ausente e até em "falta" com algumas pessoas, que espero ainda corrigir.
Muito obrigado pela resposta.
Quanto ao apelido Garibaldi, lamento não poder ajudar, pois em ponto algum dos meus trabalhos o encontrei.
Cumprimentos
Miguel Gorjão-Henriques
Enlace directo:
RE: Famílias Alentejo - Jusarte de Campos, Galvão
Senhor Miguel Gorjão-Henriques, eu sou descendente dessa mesma familia, sendo pentaneto de Francisco Xavier de Araujo e toda esta genealogia me é muito familiar. Tenho por isso muito gosto em falar com o senhor e se possivel cruzar informações de modo a perceber onde se encaixa a familia da sua mulher na minha e talvez partilharmos informações sobre ascendentes que, um ou outro ainda não tenhamos.
Se estivere interessado contacte-me por aqui ou pelo meu email: levi.bolacha@gmail.com
Atenciosamente
Enlace directo:
RE: Famílias Alentejo - Galvão Cid
Caro Senhor
Mais vale tarde do que nunca... apenas agora e devido ao facto de estar a reorganizar ficheiros genealógicos da família acabo por voltar aos Galvão Cid. Coloco aqui os dados que temos com a ressalva de alguns não estarem ainda confirmados por mim através dos respectivos registos.
Francisco António Cid c.c. Antónia Cecília Tavares do Rêgo Galvão (neta de Manuel Lopes Cid e de João Lopes do Rêgo Galvão) e foram pais de:
- Joaquim Maria Galvão Cid (Portalegre 18.03.1825 ou 1828, não percebo o último algarismo), este foi pai de:
Agostinho Garibaldi Galvão Cid c.c. Ângela Maria Luísa de Almeida, foram pais de:
-Maria Ana d'Almeida Galvão Cid (s. d.)
-Albertina d'Almeida Galvão Cid
-Isabel d'Almeida Galvão Cid
-Maria José d'Almeida Galvão Cid (avó do meu marido)
e talvez ainda um irmão que faleceu em criança
Neste momento é o que posso dizer, envio os meus melhores cumprimentos,
Manuela
Enlace directo:
RE: Famílias Alentejo - Galvão Cid
Senhora Manuela
Ao que parece partilhamos ancestrais uma vez que tambem descendo dos Cid referidos neste tópico. teria muito prazer em troca informações com a senhora
Escreva para o meu mail sff: Levi.Bolacha@gmail.com
Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha
Enlace directo:
RE: Famílias Alentejo - Galvão Cid
Ex.mo Senhor
Aceito com gosto a sua proposta, irei então escrever-lhe.
Com os meus cumprimentos,
Manuela
Enlace directo:
RE: Famílias Alentejo - Galvão Cid
Cara Manuela
Espero com prazer o seu email, de modo a trocarmos informações e a conhecer mais um ramo de 'primos'
Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha
Enlace directo:
RE: Famílias Alentejo - Galvão Cid
Cara Senhora Manuela
Espero ainda o seu contacto para que possamos cruzar as nossas árvores.
Agradecia-lhe que me enviasse um email ou me disponibiliza-se o seu, de modo a pudermos conversar.
Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha
Enlace directo:
RE: Famílias Alentejo - Galvão Cid
Caro Levi
Já tem uma resposta na sua caixa de correio.
Com os melhores cumprimentos,
Manuela
Enlace directo:
correcção
Caros Senhores
O que aqui deixei registado relativamente aos avós de:
Antónia Cecília Tavares do Rego Galvão
está errado, como devem ter reparado, e deve-se certamente a um lapso de transcrição de quem fez o apontamento que tomei como fonte, no momento em que escrevi.
Com os melhores cumprimentos,
Manuela
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 ene 2025, 10:06.