D Afonso Henriques e os Judeus
This topic is classified in rooms: Bibliografia | Pessoas | Famílias | Heráldica
D Afonso Henriques e os Judeus
Ao ler o livro "Os Templários na Formação de Portugal" de Paulo Alexandre Loução; 6º edição, na página 78;li o seguinte"D.Afonso Henriques em paga dos serviços, que, nas conquistas lhe prestara Jahia-aben--Jaish- um dos mais nobres judeus portugueses, descendentes da casa Real de David-concedeu-lhe algumas aldeias e permitiu-lhe usar armas de fidalgo, sendo seu brasão em campo com uma cabeça de mouro ao centro."
Que sabem os senhores acerca disto? Será verdade?
Esse judeu tomou depois algum nome portugues ou foi para a sua terra?
Se calhar temos por aí parentes de "Jesus Cristo"( pois ele também era descendente da casa de David) e não sabemos; dá que pensar não dá!?
Cumprimentos,
Daniel da Fonseca Monteiro.
Enlace directo:
RE: D Afonso Henriques e os Judeus
Boa tarde, Sr. Monteiro:
Muitas famílias judias no Portugal anterior a Expulsão tinham entre seus ancestrais o rei David. Exemplos : Abravanel (do grande Isaac Abravanel, 15º avô do apresentador de TV brasileiro Silvio Santos), Yahia (citada pelo Sr.), os Negros, e pode-se estender a outros por casamentos. O fato relatado no livro é verdade.
Quanto a ir para a sua terra (qual ?). É uma pergunta meio sem sentido, ele nasceu em Portugal e seus ancestrais viveram alí por aproximadamente dez gerações.
Paulo Valadares
Enlace directo:
RE: D Afonso Henriques e os Judeus
Este Yahia ben Jadish deve ter dado origem a uma familia com um nome Aportuguesado. Alguém sabe qual esse nome? Foram expulsos quando?
Jose Maya
Enlace directo:
RE: D Afonso Henriques e os Judeus
Trata-se da familia Negro.
é a familia judaica poderosa mais antiga que se conhece. Encontramos os Negros ao lado dos nosso sprimeiros reis. D. Yahia ben Yaisch, segundo a tradiçào, teria sido o primeiro rabi-mor dos judeus portugueses. a ele, em paga dos serviços prestados durante a reconquista, teria D. Afonso Henriques concedido terras e brasào com a cabeça de um negro, donde o nome por que passaram a ser conhecidos. Seu filho, José, foi almoxarife-mor de D. sancho I. A esta familia pertenceriam, pelo menos, mais dois rabis-mores: mestre Guedelha, fisico e astrologo de D. Duarte, e mestre Abraào, seu filho, fisico de D. Afonso V e que viria a falecer durante a conquista de Arzila.
Outros membros da familia distinguiram-se, quer no campo das finanças, como David Negro, contemporâneo e privado de D. Fernando, e que viria a ser escolhido pelo rei de Castela para o cargo de rabi-mor dos judeus castelhanos, quer no campo da cultura.
Destaquemos alguns nomes.
Como poeta, distinguiu-se Juda Negro, servidor de D. Filipa de Lencastre. José dedicou-se aos estudos rabinicos. Guedelha, filho de David, fisico e talmudista, viria a falecer em constantinopla em 1487. David, filho de Salomào, seria autor de uma gramàtica hebraica.
com a expulsào dos judeus portugueses, esta familia espalhou-se pelas cidades italianas e pela Turquia.
Fonte :Maria José Ferro Tavares no dicionàrio ilustrado da Historia de Portugal
Enlace directo:
RE: D Afonso Henriques e os Judeus
Fernão Gonzales, o Negro de Castrosieros (840) pai de Go9nzalo fernandes, conde de Burgos e de Castilla pertenceria à família Negro ?
RespuestaEnlace directo:
D Afonso Henriques e os Judeus
https://www.geni.com/people/Iacobo-Dionis-ibn-Yahya/6000000014453039628
RespuestaEnlace directo:
D Afonso Henriques e os Judeus
Genealogistas afirmam que os Diniz são uma família muito antiga e nobre, pertencente à ilustre família dos Yahya, de origens Sarracenas-Judaicas remotas, que passou a residir, em primeiro lugar, em Portugal, no lugar de nome Diniz, Dinis ou Deniz. Um dos membros proeminentes da família mudou-se para a Polônia no século XVI junto com seus familiares, quando foram convidados por Jan Zamyski (também conhecido como Ioannes de Zamość, 1542 – 1605), um líder e magnata importante na confederação Polonesa-Lituana, para dar uma significativa contribuição para a criação de um rede comercial judaica local. O sobrenome original “Yahya”, de fato, pelo propósito claro de aparecer menos estrangeiro, foi modificado, inicialmente, em “de Niyes”, até aquele Diniz, do qual estamos lidando.
família Diniz, de fato, descende diretamente daquele Iacobo ben Gedaliah Dionis ibn Yahaya, nascido em Fatih, Istambul, Turquia, 1540 e falecido em Tessalônica, Grécia em 1595; foi pai de Aloandro Iacobo Diniz (ibn Yahya), que, de Slonim, o lugar onde ele nasceu em 1585 foi para Portugal.
https://www.google.com/amp/s/www.heraldrysinstitute.com/amp/lang/pt/cognomi/idc/23845
https://www.geni.com/people/Iacobo-Dionis-ibn-Yahya/6000000014453039628
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 11 ene 2025, 22:16.