Registo nascimento - Convento dos Inglesinhos

This topic is classified in rooms: Arquivos

Registo nascimento - Convento dos Inglesinhos

#32086 | amtf | 13 dic 2002 21:36

Gostaria de saber onde poderei encontrar um registo de baptismo realizado no Convento do Inglesinhos, provavelmente no último quartel do séc. XVIII.
E, pedindo antecipadamente desculpa pela ignorância, pergunto:
O nome do Convento tinha alguma coisa a ver com a nacionalidade dos que a ele recorriam?
Grato por qualquer ajuda,
Cumprimento,
António Maria Fevereiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Registo nascimento - Convento dos Inglesinhos

#32091 | jpcmt | 13 dic 2002 22:47 | In reply to: #32086

Meu Caro António Maria:
Apenas lhe posso transcrever o que se diz no PA&M:
"Inglesinhos (Colégio de S. Pedro e S. Paulo), clérigos regulares. - Foi fundado por D. Pedro Coutinho, em 1632, para 10 sacerdotes, com a obrigação de três missas quotidianas, para o que lhes deixou 500$000 reis anuais. Ensinavam latim, filosofia, teologia e controvérsia a 10 estudantes, que, depois de prontos, iam para Inglaterra confortar os católicos e lutar com os herejes".
Para a semana, telefono-lhe, para combinarmos o nosso encontro.
Grande abraço,
João

Respuesta

Enlace directo:

RE: Registo nascimento - Convento dos Inglesinhos

#32094 | amtf | 13 dic 2002 23:53 | In reply to: #32091

Caríssimo João,
Através da Base de Dados de Registos Paroquiais do Clube Guarda-Mór encontrei o registo de casamento de uma 5ª Avó, Eugenia Scott, natural da Escócia, como aparece em vários trabalhos de genealogia (por ex. R&M nº 8 - A Família Schiappa Pietra, pelo Ten-Coronel Sacadura Falcão). O precioso auxílio do nosso confrade, e meu parente, Carlos Pinheiro, permtiu-me concluir que, afinal, essa senhora deveria ter nascido em Lisboa já que aqui fôra baptisada no dito Convento. No assento de casamento figura como Eugenia Luis, não sei onde fôram buscar o Scott. Tenho poucas dúvidas que haja engano porque o nome do marido e dos sogros está absolutamente correcto.
O nome de seus pais: Guilherme Gonçalves e Maria Luis, nada tem de inglês. Poderia ser, no entanto, o aportuguesamento de nomes ingleses, embora, com franqueza, não me consiga lembrar de nenhum que possa ter originado Gonçalves...
Agradeço a sua transcrição do PA&M. Talvez no século seguinte o Convento tenha tido uma função ecuménica junto dos britânicos aqui residentes.

Agora 100% disponível aguardo, com grande entusiasmo, o seu contacto.
Um forte abraço,
António Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Registo nascimento - Convento dos Inglesinhos

#32096 | jpcmt | 14 dic 2002 09:09 | In reply to: #32094

Meu Caro António Maria,
Simples divagação onomástica, sem qq fundamento: Se, como diz, não Gonçalves não parece "traduzível", já Luís o pode muito bem ser para Louis. E uma hipótese será Maria Luís ou Louis, ser filha de outra Louis e de um Scott!
Até breve e um abraço do
João

Respuesta

Enlace directo:

RE: Registo nascimento - Convento dos Inglesinhos

#32097 | jpcmt | 14 dic 2002 09:11 | In reply to: #32096

Correcção:
Se, como diz, Gonçalves não parece...

Respuesta

Enlace directo:

RE: Registo nascimento - Convento dos Inglesinhos

#32102 | amtf | 14 dic 2002 15:33 | In reply to: #32097

Caríssimo João,
Fiz uma pequena busca na net e descobri que o Convento, ou o que restava dele, foi adquirido pela Stª. Casa da Misericórdia de Lisboa há uns anos e foi objecto de restauro. Pode ser que o arquivo tenha sido imcorporado no da SCM. Talvez alguém aqui no Fórum saiba responder...
Mais uma vez, obrigado pelo seu interesse.
Um grande abraço,
António Maria

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 04:24.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen