familia

This topic is classified in rooms: Famílias

familia

#32382 | joao coragem | 24 dic 2002 18:39

procuro alguem de apelido coragem

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia

#32386 | magalp | 24 dic 2002 19:51 | In reply to: #32382

Caro João

Tente na orla marítima entre a Póvoa de Varzim e Aveiro. Penso seja um apelido que terá surgido nos princípios do séc.XIX estando muito provavelmente ligado à actividade piscatória.
Cumprimentos,
MMM

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia Coragem

#32398 | sucora | 26 dic 2002 09:54 | In reply to: #32382

Olá João!

Eu tenho o apelido Coragem, mas porque o ganhei aquando do meu casamento. O meu marido é que um Coragem legítimo. Aliás o pai dele é Coragem e a mãe também o era, eles eram primos. Eles são oriundos de Torrozelo-Seia. Sabemos da existência de outra família Coragem no Alentejo, mas desconhecemos se existe alguma ligação.

Se eu puder ajudar, diga!

Até breve,
Susana

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia Coragem

#32424 | joao coragem | 26 dic 2002 18:29 | In reply to: #32398

Para já aceito ajuda caso seja possivel, pois sou novo nisto e preciso de orientação.
A minha familia paterna é de Alhandra. O meu tio tentou saber a origem da familia e o que conseguiu saber era que havia familias com o mesmo apelido na zona da Covilhã e Beja, os sitios que me falou.Isto foi-lhe dito por uma pessoa que vivia em Almada e penso que pertencia a essa familia da zona de Beja mas nunca conseguiram estabelecer qualquer relação entre as familias e esqueceram-se do assunto. Entretanto mandaram-me uma mensagem para procurar na zona entre Aveiro e Povoa do Varzim pois julga ser daí a origem e possivelmente do principio do sec. XIX. Caso seja possivel dar-me alguma indicação de busca agradecia.

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia Coragem

#32503 | amtf | 30 dic 2002 02:27 | In reply to: #32424

Meu caro João Coragem,

Você procura alguém com o apelido “Coragem” e já encontrou! Ficou a saber de uma família que usa o mesmo nome e que é originária da Beira Alta.
Teve também uma resposta de um dos mais ilustres participantes neste Fórum (Magalp) que sugeriu estar a origem do seu apelido ligada à actividade piscatória na faixa costeira entre a Póvoa de Varzim e Aveiro.
Sugiro-lhe, cordialmente, que procure obter uma certidão de nascimento de seu Pai, onde encontrará a freguesia de onde era natural seu Avô. Obtendo a certidão de nascimento de seu Avô ficará a saber de onde era natural seu Bisavô, e assim sucessivamente...
Seguindo este caminho irá recuando de geração em geração, ficará a conhecer o nome de seus antepassados, qual era a sua ocupação, e sua origem.
Agora CORAGEM e mãos à obra!
Um abraço do,

Fevereiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia Coragem

#79412 | spereira | 14 dic 2004 16:00 | In reply to: #32503

Ola, João,
Eu tenho o Apelido de CORAGEM, herdei do meu pai, que por sinal faz parte dos CORAGEM de Beja, ainda nao sei de onde é originario o nosso nome, mas tambem gostava de saber.

Respuesta

Enlace directo:

RE: familia Coragem

#79427 | victorferreira | 14 dic 2004 18:10 | In reply to: #79412

... só fazendo exactamente o que o nosso confrade amtf aconselha ao João: procure as certidões, os registos, ... e logo ficará a saber o que procura.

Como apareceram mais dois núcleos para além do litoral (Baixo Alentejo e Beira Interior) é também provável que a origem do apelido "Coragem" seja polinuclear.

Muito cordialmente permito-me intervir para reforçar esse carácter de empenho e investigação sistemático e pessoal que é preciso imprimir a uma pesquisa deste tipo. Isto consome de facto muitas horas tiradas aos tempos livres ... mas também proporciona excelentes momentos de satisfação, encontros com factos e indícios perfeitamente inesperados e uma razoável acréscimo de conhecimentos sobre os diferentes ambientes pelos quais passaram os nossos avós.

É esse presumo, e muito bem, o desafio que fez o nosso confrade Fevereiro.
Boa sorte.
VF

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 may 2024, 22:55.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen