Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeiras

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Formação

Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeiras

#36220 | lvsitano | 23 feb 2003 13:15

Desde já os meus agradecimentos pela possível ajuda que me possam vir a dar. Eu estou a pensar em iniciar a árvore genealógica da minha família , mas entre tanto algumas duvidas apareceram , daí o meu humilde pedido de ajuda. Primeiramente , e isto depois de consultar a tão vasta base de dados que este site oferece , gostaria de saber onde devo de começar a procurar os registos que me podem levar conhecer as origens da minha família (eu resido em Évora), agradecia já agora que me informassem se necessito de ter algum tipo de licença , visto ou autorização para consultar possíveis locais , e a que dias o posso fazer.
Queria já agora vou deixar aqui os nomes das famílias a partir das quais eu descendo : Pereira , Caracoleiro e Ladeiras , todas elas da zona de Vendas Novas / Montemor-o-Novo . Obrigado . Duarte Quintas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeiras

#143398 | AlferesPereira | 08 feb 2007 22:18 | In reply to: #36220

Caro Duarte Quintas
Ainda está por aí?

Li uma mensagem sua de 2003... já faz tempo, mas quem sabe se terei sorte? Quem não arrisca...

Sou Pereira de Montemor-o-Novo, e portanto, muito provavelmente da sua família (às vezes não quer dizer nada) . Mas gostava saber se isto da Genealogia lhe chegou a morder valente ou se não chegou a pegar. Tenho algum material dos Pereira de Montemor-o-Novo.
Da parte da mãe, sou Alferes, de Évora, Alandroal...
Aqui no site, partilhar é o lema, e eu não posso estar mais de acordo. Se o nosso País fosse como este site, talvez estivessemos noutras condições. Tnho todo o gosto em partilhar consigo os dados que possuo, se estiver interessado, claro.


Se por aí estiver e ler esta mensagem, "apite!"

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeiras

#194960 | lvsitano | 01 may 2008 22:15 | In reply to: #143398

Amigo António ,

Por outros motivos passei por aqui , e reparei que tinha respondido á minha mensagem..
Gostava muito de poder partilhar consigo mais informação mas apenas sei que tenho Pereira no nome da minha avó e bisavós maternos... penso que poderá existir a possibilidade de ter existido um familiar meu ter vivido ou até mesmo nascido em Safira .
Infelizmente a genealogia é algo que me atrai muito , mas infelizmente nunca soube muito bem por onde e como começar ....

(Agora) Atentamente
Ao seu dispor

Duarte Quintas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeiras

#194985 | A-Pereira | 02 may 2008 10:20 | In reply to: #194960

Caro Duarte Quintas.

Confesso que já não me lembrava deste tópico. Ainda bem que respondeu.

Oraq vamos lá a ver. Eu pertenço a famílias de Montemor-o-Novo de apelido Pereira. No entanto esse apelido, não o consigo seguir. O meu avô era Porfírio Joaquim Pereira, o meu bisavô era José Joaquim Pereira, mas depois o nome vem por via materna e encontro a sua origem no Norte de Portugal, masi concertamente na Serra de Montemuro. Em Montemor a alcunha da família é "Abelha". Diz-lha alguma coisa.

Diga alguma coisa sobre os seus Pereira para ver se os conseguimos entroncar.


Fico a aguardar notícias suas

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeiras

#195055 | lvsitano | 02 may 2008 22:04 | In reply to: #194985

Viva amigo Antonio,

Passo então a dizer aquilo que sei, que infelizmente é pouco...

A minha avó materna de nome Leonor Pereira Caracoleiro , natural do concelho de Montemor - o - Novo , natural da freguesia de Safira N.1934 .

Filha de Leonor Pereira , natural do concelho de Montemor-o-Novo , natural da freguesia de Safira e de José Caracoleiro , natural do conselho de Montemor - o - Novo , freguesia de Cabrela .

Eis tudo aquilo que de momento disponho... infelizmente é pouco , como atras referi.

Adorava saber por onde começar ... mas confesso que não sei muito bem por onde... apesar de ter tempo para o fazer , nao sei qual o melhor caminho a seguir.

Se necessitar , para uma melhor troca de ideias , pode pedir o meu email ao administrador.

Agradeço a sua ajuda

Os melhores cumprimentos

Duarte Quintas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#195079 | A-Pereira | 03 may 2008 02:35 | In reply to: #195055

Caro Duarte Quintas

Ora viva

Pois parece que não temos gente em comum (pelo menos até ver...).

Diz-me gostava de fazer genealogia mas que não sabe por onde começar. E que até tem tempo... Pois meu caro amigo. Eis um bom entertenimento. e quanto ao não saber... isto também não é nenhum bicho-de-sete-cabeças!

Se for mais específico e me disser o que quer saber, talvez o possa ajuda. Mas tem de me dizer em que posso ajudá-lo. Não sou nenhum "expert", mas o amigo Quintas está - parece-me - no sítio certo.
Este "site" é óptimo. É o melhor que conheço, e por várias razões. A primeira, e mais importante, reside no factro de todos (ou quase) se ajudarem. É uma verdadeira "fraternidade genealógica".

Fico à espera das suas dúvidas. Assim saiba ajudá-lo. terei todo o prazer.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#195108 | lvsitano | 03 may 2008 12:31 | In reply to: #195079

Obrigado pela sua disponibilidade amigo António.

Facto é que tudo isto me voltou a acordar o "bichinho" da genealogia...
Cabrela , Safira , Montemor são locais para um possivel ponto de partida e penso que seja por aí que deva de começar.
Informaram-me que alguns registos de baptismo, casamentos e óbitos de Cabrela foram transferidos de Montemor para o arquivo de Évora, e penso que seja aí que deva de começar a pesquisar , concorda comigo ?
Gostaria que me desse alguma dica , relativamente a um qualquer metodo de pesquisa que possa produzir melhores resultados...

Estou perfeitamente de acordo quanto ao espirito de ajuda mútua , afinal somos todos uma grande familia .

Um abraço
Duarte

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#195245 | A-Pereira | 05 may 2008 01:03 | In reply to: #195108

Ora viva Amigo Duarte.
Cá continuamos nós com as nossas geneaogias.

Pois bem.... é verdade. Os arquivos de Cabrela estão no ADÉvora. Sabe certamente onde é. No Espírito Santo. Quando se vai do Largo de S. Mamede para a Universidade, ali ao Buraco dos Colegiais, passa-se a porta do Seminário e é logo a outra. Ao fundo dessa rampa, debaixo de um arco, está aporte do Arquivo. Aliás, não sei se tem entrada pela estrada de Cicunvalação. Se tiver, deve ser em frente de Os Amadores. (Penso que é "Os Amadores" que aí está).

Quanto ao que me pergunte, algum método para ir mais depressa; bem isso não sei. Só conheço o da "paciência alimentada a entusiasmo" e muita perseverança.

Eu costumo trabalhar com os assentos de baptismo em primeiro lugar, depois os de casamento e em seguida e se os encontrar por acaso, os de óbito. Estes últimos não os procuro, pelo menos por enquanto. No entanto, um professor de Histíria, um orientador que tive há dois anos, dizia que era melhor trabalhar com os assentos de casamento porque tinham logo as filiações de ambos. Bem... têm quando têm. Os assentos tem, por vezes, só os pais, enquanto os assentos de baptismo têm os avós paternos e maternos.
Para mim, o assento de casamento serve para outras coisas, como por exemplo para saber o nome que era usado pela pessoa, para confirmar ( e às vezes baralhar) os dados que já possuímos, para saber quem foram os padrinhos e com quem se estava relacionado... agora para suber nas gerações. Ah! prefiro so assentos de baptismo.

Presumo que já tem as certidões dos seus pais e avós. Ou pelo menos tem as informações de datas e nomes apontadas.
Pois estando em Évora, meu amigo, e tendo um pouco de sorte de os seus familiares serem todos dessa zona... Ah!; Dê-se por feliz porque tem o trabalho muito facilitado. Eu tenho a desdita de ter avós em Cinfães, Castro d' Aire, Castelo Branco, Montemor-o-Velho, Tavira, Lisboa e Espanha. só me falta encontrar algum avô na Nova Guiné ou coisa que o valha.

Faça algumas perguntas concretas pois terei muito gosto em tentar ajudar. Para mim a genealogia é uma terapia. Enquanto estou a fazer isto não penso noutras coisas e limpo a cabeça.

Vá dando notícias.

Cumprimetntos
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#195328 | lvsitano | 05 may 2008 21:15 | In reply to: #195245

Amigo António ,

Só por estas informações todas já lhe fico muito grato !
Se o tempo assim o permitir estou a pensar esta sexta feira ir até ao AD para me informar e quiçá começar . Tenho a sorte de ter a minha namorada que está a tirar uma licenciatura na área de história e que de certo também me irá dar boas dicas e ajuda , pois tambem é amante destas lides .

O meu receio é que a minha familia começe a derivar para outras zonas mais afastadas no país... para oleiros / castelo branco é já ponto acente que vá lá parar uma parte... espero que a restante se mantenha nestas zonas .

Anotei aqui as suas dicas e vou fazer como disse.
Lá para sexta dou noticias

ATé lá
Um abraço

e mais uma vez o meu obrigado!

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#195348 | A-Pereira | 05 may 2008 23:39 | In reply to: #195328

Caro amigo

Recebi a sua mensagem.

Ainda bem que a sua namorada é de História. Sorte a sua!

Não tem que agradecer as dicas. Mande sempre.

Vou a Évora de vez em quando. Agora não irei lá tão cedo, mas de vez em quando... vou por aí matar saudades. Quando aí for, talvez possamos tomar um cafezinho juntos e podemos trocar ideias. (é uma sugestão)

Vou pedir o e-mail ao Genea e mandar-lhe a ficha que uso para anotar os meus dados. Fui eu que a criei. Não é nada de mais, mas tem-me servido muito bem e não conheço melhor (nem pior).

Já pensou num programa de computador? Eu tenho visto muitos por aí, mas uso o Family search. É dos mormones. Tem muitos campos que não utilizo por não ser dessa religião, mas serve muito bem e é gratuito. Pode fazer downloud da net.

Não obstante, apesar de ter tudo informatizado, também tenho tudo em suporte papel. Não confio muito nas novas tecnologias. às vezes há ficheiros deixam de se poder abrir...vírus,,, eu sei cá o que pode acontecer no ciber espaço... e lá se vão anos de trabalho e dedicação. Por isso... TUDO em papel.

Bem. Por agora chega. Amanhã vou ter um dia em cheio na TT (Torre do Tombo). Enquanto estou lá a descobrir avozinhos, estou distraído!

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#195475 | lvsitano | 06 may 2008 21:02 | In reply to: #195348

Viva amigo antónio ,

não precisa de pedir o meu email , ele é "duarte.quintas@gmail.com" .
Uma vez que o amigo antonio é de montemor e vou quase todas as semanas podemos combinar o dito café ou cerveja aí .

Agradeço a sua disponibilidade e boa sorte para amanha!
Os meus cumprimentos

duarte quintas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#195511 | A-Pereira | 06 may 2008 23:48 | In reply to: #195475

Caro Duarte Quintas.

Eu não sou de Montemor. Não me importava nada de ser daí, mas efectivamente, não sou. Tenho família em Montemor, vivi lá um ano da minha vida e os meus pais eram de Évora. Tenho por aí muita família. Dou-me mais com uns que com outro, como é natural, mas vou muitas vezes a Évora para ir passear um pouco pela Rua das Fontes ( os meus avós viviam por cima do que é hoje a "colher de chá"), pela Rua da Mouraria onde morava a minha outra avó, pelo Jardim Público onde ia em pequeno com os meus primos etc... Évora é uma terra que me traz muito boas recordações e por isso é sempre bom voltar.
Pois uma vez que não moro em Montemor nem em Évora, mas sim em Portimão, onde nasci, o noss cafezinho terá de esperar e vamos trocando ideias aqui mesmo no forum.

A propósito. Já pensou no que lhe escrevi no outro dia? Já viu o family Search? Veja e diga qq coisa.

Hoje fui a Lisboa à TT, mas infelizmente não têm nada do Alto Alentejo. At´´e parece mal. Sobre o Alentejo, só têm registos de Beja. Penso queé uma lacuna grave para o principal arquivo português... enfim...

Continue então com o "bichinho da genealogia".
Cumprimentos
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#195622 | lvsitano | 07 may 2008 19:45 | In reply to: #195511

Amigo António ,

Hoje foi o primeiro dia das minhas pesquisas.. no entanto infrutíferas e fracassadas eheheh .
Decidi começar pela familia materna e pelos nomes que aqui falei , como tinha apenas datas referentes aos meus avós . Uma fui a Montemor ao arquivo municipal . Chegando lá informaram-me que os arquivos são referentes a documentos relacionados com as freguesias e câmaras ... para tentar no arquivo distrital.. voltei para évora.. directamente para o arquivo distrital onde me informaram que as datas sao muito recentes... e que os assentos estariam sim na conservatória de montemor ! eheheh...

enfim peripécias tipicas de quem está a começar...

Talvez amanha vá até montemor novamente tentar a conservatória.

Vi o site que me falou . Parece interessante , mas fiquei curioso ... qual o interesse dos mormons na genealogia Portuguesa ?

bem amigo antónio volto a dar noticias assim que as tenha

Forte abraço!

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#195665 | A-Pereira | 08 may 2008 00:59 | In reply to: #195622

Ora viva.

Pois em belas viagens andou o meu amigo. Afinal Montemor é uma terra simpática e a viagem até lá é explêndida. Não se arrependa.eu já fui a Lamego e tanbém vim de lá com as mãos a abanar. Hélàs!!

Pois vamos á a ver:
Regra geral, os documentos com menos de 100 anos estão nas Consevatórias do Registo Civil locais. Por ex. a minha mãe nasceu em 1936 na Freguesia da Sé de Évora. Então, tive de ir a Évora, à CRCEVora (Concervatória do Registo Civil de Évora) e pedir uma fotocópia do assento de nascimento. O mesmo se passa para os óbitos e para os casamentos.

Documentos com 100 anos ou mais estão:
Ou nos ADx ( Arquivos distritais de X)
ou na Torre do Tombo

Começe pela sua certidão de nascimento.
verificará que aí estão:
1- O seu nome, data de nascimento, frequesia, concelho e Distrito.
2- o nome dos seus pais, com os respecitvos locais de nascimento (Freg. Conc. Distr)
3- nome dos avós paternos
4- nome dos avós maternos

5 Por vezes têm moradas e profissões, o que é muito interessante.

Agora, com estes dados, e subtraíndo sensivelmente 20 a 25 anos, poderá encontrar, a certidão dos seus pais. Dirige-se à CRC do local onde nasceram e pede a certidão.
Aí encontrará o mesmo processo, mas com a diferença que já sabe a freguesia, concelho e distrito dos seus avós.

depois, é procurar por aí a diante, sempre pelo mesmo sistema.

Há uma numeração que se atribui e que eu descobri sozinho (mais tarde vim a saber que afinal é utilizada por quase toda a gente). Tem um nome que não recordo agora, mas também não interessa muito. A numeração é a seguinte:

1- o seu nome
2- o pai
3- a mãe

4- o avô paterno
5- a avó paterna

6- o avô materno
7- a avó paterna

8- o bisavô paterno
9.....


Assim, pode ver-se que, os n~umeros pares são dos homens e os ímpares das mulheres ( não é questão de sexismo, é por quesões práticas)

O pai temsempre o dobro do nº do filho. Por ex. a pessoa com o nºo 56 é o pai da pessoa nº 23 e o 57 é a mãe desse mesmo 23. (56 é o dobro de 23)

Isto tudo é muito importante para nos podermos orientar em fichas que façamos para registar os dados que vamos obtendo... Um dia destes mando-lhe uma que fiz para mim.

O grande problema, muitas vezes é perceber as letras dos livros dos séculos passados. Mas uma vez lido o primeiro e sabendo a fórmula que o spadres utilizavam... tudo se torna mais fácil. É um autêntico curso de paleografia.

Os livros estão qase sempre ordenados por:
Assentos de baptismo
Assentos de casamentos
Assentos de óbitos

Por vezes, aparecem lovros mistos ou só de menores.

Estes livros chamam-se genericamente, "paroquiais" Estão ordenados por freguesias, concelhos, dioceses (distritos) e datas. Assim. Safira é um livro da freguesia de Safira/Concelho de Montemor-o-Novo (Termo de Montemor-o-Novo) Arquidiocese de Évora. Agora, basta seleccionar as datas extrermas e o tipo de ivro (baptismo, casamento ou óbito). Registe sempre as cotas e o nº de página onde está o assento do seu familiar.

Chega de lição de genealogia, por hoje. Já tem com que se entreter .

Agora outra coisa... Para que querem os mormones os registos... Bem, para mim, e isto é uma opinião muito pessoal, eles querem os registos do mundo imteiro para poderem deter a cultura dos outros povos à sua disposição e, se um dias por qualquer "azar" nos faltar livros, por um incendio num arquivo, por exemplo, eles os terem parano-los poderem vender. Se já somos dependentes dos Eua economicamente, porque não culturalmente também? Não é a única coisa em que nos espoliaram, nem somos o único povo a quem o fazem. Por isso... cara alegre e deixemos fugir por entre os dedos a nossa própria identidade. Haverá quem diga que graças a eles os registos estáo microfilmados e nós ficámos com uma cópia... poispois...
Mas a grande desculpa é a seguinte: Os mormones baptizam as pessoas que não são baptizadas na sua crença, mesmo post mortem. isto é: Uma pessoa "empresta" o seu corpo e é baptizada como se fosse o seu avô ou bisavô ou ... Assim, podem reunir-se todos na ressurreição final e podem dizer que a sua família já é mormon há x gerações... Claro que tudo isto revela uma falta de senso e respeito pelos antepassados, incível... isto para além de outras faltas de respeito e bom senso. enfim....

Mas isto é uma ideia muito pessoal e não estou a dizer tudo o que penso porque não é o sítio para o fazer.

Bem. A carta já vai longa e amanhã tenho aulas.

Cumprimentos e boa viagem para Montemor.

Ah! diga, no registo, que a fotocópia que quer é para efeitos de genealogia e não necessita de certificação nenhuma. Assim paga só 50 cêntimos. Leve os dados todos. Nome da pessoa que quer, freguesia, nome dos pais e data o mais certa possível. sem estes dados... nada feito

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro,Ladeiras

#195682 | lvsitano | 08 may 2008 09:40 | In reply to: #195665

Eheh grande bem haja ao amigo antónio. Acho mesmo que vou imprimir os seus posts para me servirem de auxilio. O meu obrigado.

Ontem depois de enviar o post , andei com a minha mae a pesquisar os arquivos familiares , e eis que numa reviravolta da minha sorte ou do meu azar , aparecem os registos de nascimento dos meus avós maternos ! fantástico ... nem tinha necessitado ir a montemor pois era destes que eu andava á procura...
Como tal, consegui dados importantes de pessoas que viveram na Freguesia de Safira , Cabrela e Lavre . Consegui igualmente saber o nome dos meus oito Trisavós maternos.
Infelizmente notei que da parte dos meus bisavós maternos toda a minha gente era solteira e registaram os filhos como sendo «filho ilegitimo de ...» . Isto significa que registos de casamentos vão ser escassos neste ramo... De facto e se bem me lembro os até os meus avós paternos so se casaram já eu tinha idade para namorar eheh...

Esperando que nenhum mormon nos esteja a "observar" lol , vou-lhe agora fornecer alguns nomes de pessoas que eram residentes na freguesia de safira . São eles : José Rodrigues ( profissao : «casa do ferro-viário» ) ; Maria Joana ; Joaquina Pereira (tia da minha avó) ; Leonor Pereira (minha bisavó) ; Gabriel José .
Se por ventura necessitar que eu consulte algum documento , e uma vez que teve familia aqui em Montemor e Évora , disponha ! Assim poupa uma viagem e o mais importante , o tempo ...

O próximo passo , será conseguir registos de nascimento dos meus bisavós . E agora está aqui um dilema... os meus bisavós , que nascem no ano de 1902 , 1914 e 1887 , 1896 devem de ter os registos dividios entre a consevatória e o AD ... o que já me vai dar algum trabalho... O amigo experimentou alguma vez enviar um mail às conservatórias a perguntar se teem o registo da pessoa X ou Y ? estava a pensar fazer isso , para evitar mais uma perda de tempo...


Agradeço a sua dica em relação às fotocópias , realmente de 8€ que tinha visto no portal do cidadão para 50 centimos é obra! o meu obrigado.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro,Ladeiras

#195756 | small | 08 may 2008 18:47 | In reply to: #195682

Prezado Confrade
Desculpe invadir o seu espaço, mas faz aqui uma pergunta que posso desde já responder e dizer da minha boa experiência!
Resido no Norte, bem longe "agora" das minhas pesquisas, em relação às conservatórias envio um mail com todas as informações que possuo e solicito o nº do assento. Por vezes temos a sorte de estarem averbados os casamentos, óbitos com datas e até nº de assento também, por isso faço sempre referência que me enviem tambem o nº dos assentos averbados se os houver.
Na posse desses dados, a demora na resposta varia de conservatória para conservatória..., vou à conservatória mais próxima da minha àrea de residência e com uma lista préviamente elaborada com todos os elementos que me foram facultados peço as respectivas cópias, normalmente não posso trazer no próprio dia, mas vou telefonando e quando estão prontas levanto e pago.
Não sei se este sistema é recente, para mim foi...anteriormente eu enviava dentro de um envelope o pedido, mais a quantia para o pagamento e um envelope franquiado já endereçado à minha pessoa e posteriormente recebia o assento!!!!
Só temos de estar atentos..., por vezes as informações não estão correctas, mas fácilmente detectará que aquele assento pode não corresponder ao seu pedido, ou telefona ou volta a enviar um mail.
Melhores cumprimentos, e continue vai ver que nunca mais pára de pesquisar!

Stella

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro,Ladeiras

#195758 | lvsitano | 08 may 2008 19:09 | In reply to: #195756

Não precisa de pedir desculpas pois o forum é aberto a todos os que queiram participar! e desde já o meu obrigado pelo seu esclarecimento , pois estou agora numa fase inicial da minha arvore genealogica e toda a ajuda é sempre bem vinda.

Pena é que acabei de enviar à momentos atras o email para a conservatória , e como não sabia esse detalhe de solicitar o nº do assento e como tal não o fiz...
Apenas enviei o email a pedir se os assentos referentes a alguns nomes se encontravam na dita conservatória , ou se já tinham ido para o arquivo distrital...
Qualquer modo devem de enviar a resposta e postriormente pedirei o nº dos assentos como diz o caro amigo .

Mais uma vez o meu muito obrigado a todos!

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#197118 | lvsitano | 19 may 2008 21:41 | In reply to: #195665

Amigo Antonio viva ,

Tenho andado a reunir alguns documentos na conservatoria de montemor. Consegui alguns importantes , como o registo de nascimento do meu bisavô , o da minha bisavó e o assento de casamento de ambos. Deste modo já tenho tudo o que poderia arranjar na dita conservatória , passo agora para o arquivo distrital.

Fiquei surpreendido e ao mesmo tempo preocupado com algo... o registo de nascimento do meu bisavô data de 1902 e ao contrario do que acontece nos outros registos de nascimento que possuo , as idades dos pais não se encontram transcritas ! é normal ? agora como vou saber em que ano vou procurar os registos de nascimento ou outros assentos , referentes aos meus trisavós ?

Obrg e um forte abraço!

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#197150 | A-Pereira | 19 may 2008 23:59 | In reply to: #197118

Ora viva amigo Duarte Quintas

Já estranhava a sua ausência,se bem que também tenho andado atarefado por aqui com concertos (dirijo um grupo coral e tenho tido cantorias por aí...) e com o fim do ano lectivo que se avizinha.

Quanto às nossas genealogias. Não se preocupe com a "falta de datas". Isso é o que vai acontecer em 99% dos casos. Claro que audaria muito ter as datas. Isso era o que se chamaria "uma papa". Mas não é assim. O que importa é as freguesias onde os seus triasavós nasceram. Sem isso é que "nada feito". Quanto às datas... bem agora vem a parte difícil! Geralmente estima-se cerca de -25 anos e começa-se a procurar nos livros dessa freguesia. Por exemplo Se o seu bisavô nasceu em 1902, so seus trisavós terão nascido por volta de 1877, mais ano menos ano. Claro que às vezes não é bem assim. Mas podemos dizer que terão nascido antes de 1885 ( e já estou a colocar o seu trisavô a ser pai aos 17 anos) a outra data limite.... bem vamos até aos 50 anos atrás... é já pouco provável, mas possível. Posto isto, aconselho a procurar a partir de 1877 para a frente e depois, se não encontrar, de 1877 para trás. Isto e o que eu faço.

Mas não se iluda... às vezes não se encontram. ficamos com uma grande decepção, mas não há muito mais a fazer.

Outro conselho útil. Os nomes mudam muito. Por vezes a mesma pessoa tem nomes diferentes de documento para documento. Mas cuidado. Às vezes muitas coincidências. Vejamos um exemplo prático.

Procuro a minha avó "Maria", filha de José de Campos e Maria da Conceição; neta paterna de José da Palma e Ana Campos e da parte materna de António Manuel e Ana Gonçalves.

depois encontro uma certidão que diz que Maria é filha de José de Campos e Maria gonçalves, e neta paterna de José da Palma e Ana Campos e materna de Antínio Manuel e Ana Gonçalves.

Bem... há aqui um nome que não coincide. A mãe é Maria Gonçalves em vez de Maria da Conceição.

Procure bem porque.. se não encontrar mais nada nas datas possíveis, então é natural que seja este o assento que procura, Mas às vezes temos surpresas e encontramos mesmo a Maria da Conceição.
Podemos depois corroborar a informação com os assentos de casamento e de óbito, mas.. já tive surpresas...

Bem. Por hoje chega. Continue a trabalhar e continua prometido o cafezinho quando for a Évora. Nao desista.

Um abraçço
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#197152 | A-Pereira | 20 may 2008 00:06 | In reply to: #197118

Caro amigo.

Sou eu outra vez!

Geralmente leio o que escrevo antes de mandar, mas desta vez o sono atraiçoou-me. Vão aí umas incorrecções.

1º ...não terá nascido DEPOIS de 1885, e já estou a fazer o seu avô pai aos 17 anos

2º Por vezes HÁ decepcões.

Penso que é isto, e mais laguma que não detecto por causa do maldito sono.
Também... se não compreender algo, diga.

Um abraço
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#197593 | lvsitano | 22 may 2008 22:32 | In reply to: #197152

Amigo Antonio lol obrigado pelas suas dicas ,

Foram bem valiosas. Talvez amanhã vá ao arquivo distrital , caso a chuva impere.

Vou agora fazer as contas relativamente ás datas possiveis do nascimento das pessoas que procuro. Queria já agora , queria mais uma vez relembrar que a parte paterna da minha familia materna ( se é que me faço entender ) , está enquadrada no concelho de Montemor o Novo , freguesia de Cabrela e Safira . Se alguem precisar de ajuda , disponha.

Darei noticias em breve , amanhã ou para a semana.

Forte abraço e ficamos á espera do dito café !

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#197611 | A-Pereira | 23 may 2008 01:24 | In reply to: #197593

Ora viva amigo Duarte Quintas

Ainda bem que tenho ajudado. Fico contente com isso.

Quanto à sua generosidade em se colocar à disposição para ajudar, agradeço, mas ainda não deve estar a tratar das datas que necessito. Tenho, efectivamente avós em Safira e em cabrela, mas já vou (ou "ainda vou", dependendo do ponto de vista) em c. 1750. Uma é Teresa joaquina, de Manuel Gomes e Catarina Palma, nascida em Safira c. 1551. A outra é Ines dos Anjos de Jáo Martins e Maria Luísa, também de safira de c. 1553. Como vê, são de datas certamente anteriores à sua actual pesquisa. deixo-as aqui porque se por ventura tratar destas datas em breve e se "encalhar" com estas avozinhas... Ah! então sim senhor. Encantado.

Chuva por aí? Aqui no algarve, só tem havido ameaços. Afinal, Algarve é Algarve, não é verdade? (lol! Quem me dera... já foi... já!)

Vá dando notícias.
Um abraço
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#197627 | lvsitano | 23 may 2008 09:46 | In reply to: #197611

Safira ?! em 1551 ?! fantastico ! estará a falar dos primeiros habitantes da freguesia... soberbo ! Diga-me amigo antónio , há alguma referencia ao local onde essas pessoas viviam ? seria mesmo na aldeira ou em algum monte da freguesia?
Se calhar estou a dizer algum disparate , mas como nos registos que tenho aparece o local onde residem os pais , penso que poderá haver essa possibilidade de acontecer o mesmo nos assentos que me fala .

Não sei se já teve oportunidade de visitar safira , é desolador a ruina em que a mesma se encontra . Se estiver interessado envi-me o seu email , que eu envio-lhe fotos recentes ( com mês ) da aldeia.

Com tanta chuva acho que vou passar a tarde no arquivo distrital eheheh...

Ate dps
Abraço

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#198238 | A-Pereira | 27 may 2008 21:46 | In reply to: #197627

Caro amigo Lvsitano

Já me habituei à suas mensagens e é sempre uma alegria abrí-las.

Vou ter de lhe pedir desculpa porque o induzi em erro. Não sei onde estava com a cabeça. As datas são do século XVIII - 1751 - e não 1551. Peço perdão.

As referências aos nascimentos de Safira são:

Maria Gertrudes, *1839, filha de Felizardo José e Joana Maria e cujos padrinhos, Valério Gomes e Maria de Jesus, filha de Manuel Martins e de Bonifácia Maria, viviam no "citio do Val da mesma freguesia" [de Safira].

Felizardo José, * 1807, filho de Joaquim José e Genoveva Maria. Os pais moravam na "deFezafá do Aro?" [será Defeza do Aro?] . O padrinho, foram Custódio José, filho de José Luís, Lavrador da Defesa Grande e Claudia Filipa, tia irmã da mãe.

Januária Maria, * 1814, de Jerónimo Nunes e Filipa Mariana, que moravam na Courela dos Carvalhos desta freguesia [ de Safira] Foram padrinhos Januário Dionísio , tio irmão da mãe e Maria Jacinta, mulher de João Luís, lavrador da Courela dos Cavalos.

Joaquim José* 1776, de Manuel João e Teresa Joaquina. Não refere lugares.

Jenoveva Maria, * 1778, de Filipe José e Inês dos Anjos. Foram padrinhosFrancisco de Oliveira, solteiro e Maria Filipa, também solteira, filha de Joaquim Luís, lavrador dos Gaviões?desta freguesia

Jerónimo Nunes, * 1780, de António Luís e Joana Maria. Não refere lugares.

Filipa Mariana, * 1791, de MAnuel Luís e Vitória Mariana. Foram padrinhos Vicente?Martins natural desta freguesia e nela moradora na Courela de Pedro Miguel? e Maria Filipa, filha de Joaquim Luís, lavrador da Herdade dos Ganhões desta freguesia.

E são as referências que tenho a sítios da freguesia de Safira, por enquanto.

Chuva?? Por cá tb. O que lamento não é a chuva, mas sim a minha distância desse precioso arquvo distrital. O amigo Duarte não sabe a sarte que tem... Se eu tivesse tempo e se estivess mais perto, ah! meu amigo! haviamos de nos encontrar muitas vezes no bendito do arquivo. Assim, há que esperar.

Conheço o estado de Safira neste momento. É na verdade desolador. No entanto, vou deixar-lhe o meu E-mail. Se fizer o favor, mande lá uma foto ou duas para aqui ficar registado. Ás vezes passo por lá com os meus primos e imagino como seria a vida ali. Imagino as avós e os avôs a sairem daquelas portas... ou do sítio delas... os sons, os cheiros... enfim. Sonho.

Ainda em relação aos lugares que são referidos acima: Conhece algum? Tem alguma imagem?

Bem. Por agora é tudo.
O meu e-amil é a3p1 arroba sapo ponto pt

Como sou professor, isto agora anda "agitado", mas há sempre um tempinho para conversar com os amigoa.

Um abraço
António Alferes Pereira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#198402 | lvsitano | 28 may 2008 22:25 | In reply to: #198238

Amigo António ,
Ainda somos primos eheheh ...
Estamos a falar de meios muito pequenos , tenho familia que viveu no monte da defesa , e uma boa parte dela viveu da freguesia de safira ...
Em relação aos sitios que me indicou , agradeço desde já a sua disponibilidade em fornece-los . As toponímias sofrem mudanças com o decorrer dos séculos , e estas não são excepções. No entanto, e no seu caso a maior parte das que me indicou ainda existe. Vale de safira penso que se situa junto á ribeira de safira, é uma questão de perguntar a uma das minhas tias-avós pois elas também são da antiga freg. de safira e de certo saberão melhor que ninguém onde se situa . deFezafá do Aro , deverá estar relacionado com o monte da Defesa e o monte do Arco . Os meus bisavós maternos habitaram no monte do Arco , que dista do monte da Defesa Grande cerca de 300/400metros . Ainda no outro dia estive lá e esqueci-me de levar a máquina foto. O monte dos gaviões , ainda existe e sei onde se encontra tal como a courela dos carvalhos ! todos eles ainda existem . Excepçao feita ao monte dos Ganhões. No entanto se quizer um dia pesquisar mais à cerca da topominia na região de montemor , nada melhor que ir ao arquivo municipal. Faço intenções de mais tarde fazer uma pesquisa das toponímias onde habitaram os meus familiares.
Fotos, só de safira.. irei enviar algumas para o seu email.
No outro dia em que era para ir ao arquivo distrital chovia tanto que acabei por ficar em casa.. mas esta 6ª feira nem que chovam picaretas em brasa ! ehehe
Assim que tiver novidades "apito" . Tenho quase a certeza que as nossas linhagens ainda se cruzam! ehehehe

Forte abraço
Duarte

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#198413 | A-Pereira | 28 may 2008 23:30 | In reply to: #198402

Caro amigo Duarte

Como lhe disse, é um prazer ler os seus mails.
Fiquei muito contente com as notícias sobre os locais da freguesia de Safira. Agora ainda fiquei mais curioso!
Estou realmente desejando de o conhecer. Pela sua forma de escrever, parece-me uma pessoa muito bem disposta.
Quanto a sermos primos... vamos lá a ver... vamos lá a ver... quem sabe. Eu também me tenho na conta de bem disposto, embora já tenha 47. Será genético?.... lol ehehe

Um abraço amigo Duarte e vá escrevendo, vá escrevendo a dar notícias
Ántónio Alferes Pereira

P.S. Cuidado com as picaretas! Lol Lol Lol

Respuesta

Enlace directo:

RE: Ajuda / Familias Pereira ,Caracoleiro ,Ladeira

#281681 | luisjrm | 14 jul 2011 14:20 | In reply to: #198238

Caro Confrade

tenho alguns Antepassados na Freguesia de Safira, Santo Aleixo, São Gens, São Mateus, São Romão, na sua mensagem anterior o confrade faz referencia a Manuel Gomes e Catarina da Palma, e sobre estes eu queria perguntar-lhe se conseguiu mais dados anteriores a estes.
deixo aqui os meus Gomes de Santo Aleixo;

1-Cosme Alvares que nasceu antes de 1567 e se casou duas vezes, uma com Catarina Gomes e outra com Maria Fernandes
filhas do casal;

a) Sebastiana Gomes que se casou a 9-11-1603 em Santo Aleixo com Domingos Dias filho de Diogo Afonso e de Margarida Vindeiro

b) Iria Gomes que segue;

2- Iria Gomes que casa 3 vezes, a 1ª com Manuel Vaz ( casamento não encontrado), a 2ª com Lourenço Dias filho de Diogo Simões e de Brites Fernandes e a 3ª com Andre Alvares natural de São Lourenço filho de Custodio Andre e de Catarina Andre
filhos de Manuel Vaz;

a)Catarina Gomes,casa com Domingos Martins

b)Braz Gomes, casa com Maria Luis

c)Maria Gomes casa com Domingos Roiz

d)Cosme Alvares, casa a1ª com Susana Andre e a 2ª com Maria Luis

tambem tenho outros apelidos.

Cumprimentos
Luis

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 28 jun 2024, 22:30.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen