Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias

Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#36730 | artur41 | 28 feb 2003 18:36

Caros colegas


Foi com surpresa que hoje vi lançada na base de dados parte da ascendência de Lázaro Moreira Landeiro, casado com Maria Landeiro. Seria filho de Martim Vaz de Pina de Parada, cavaleiro da Ordem de Cristo, e neto de Gil Vaz de Pina Themudo e de Antónia Freire!!
Acontece que em alguns documentos, que tenho em posse, aparece a figura de Ruy Landeiro como presumível pai de Lázaro Moreira Landeiro. Seria ele, afinal, pai de Maria Landeira??

Por outro lado, gostaria de ser esclarecido relativamente às ascendências de Gil Vaz de Pina Themudo e de Antónia Freire.


Com os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#36733 | artur41 | 28 feb 2003 18:59 | In reply to: #36730

Adenda:

Martim Vaz de Pina de Parada casou com Joana de Almeida.

Maria Landeiro também denominada "Maria Landeira".

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#36967 | artur41 | 02 mar 2003 21:48 | In reply to: #36733

Caros colegas


Renovo o meu pedido.


Melhores cumprimentos

Artur João

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#36980 | alentejo | 03 mar 2003 00:53 | In reply to: #36730

Caro Artur,

O Lázaro Moreira Landeiro foi bap. em Santa Maria, Lagos, a 20-VII-1652, filho de Rodrigo Landeiro e de Leonor do Espírito Santo; O rodrigo foi bap. na mesma freguesia a 17-I-1605, como filho de Lázaro Moreira e de Maria Landeiro.

Abraço
NB

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#36981 | artur41 | 03 mar 2003 01:44 | In reply to: #36980

Meu caro Nuno


Obrigado pelos importantes dados.
A minha questão reside numa certidão inserta no F.P.S.C, na pág. CVI: nela consta que Roque Landeiro Pereyra de Sousa era quinto neto de Ruy Landeiro.
O que pensas da problemática?


Grande abraço

Artur

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#36987 | alentejo | 03 mar 2003 02:54 | In reply to: #36981

Caro Artur,

Pese o avançado da hora vamos lá ver se consigo alinhavar um raciocínio coerente.

Em 05-VI-1622 testa em Portimão, de mão comum com sua mulher e prima Constança Carvalho, LUÍS ÁLVARES LANDEIRO, nascido em Lagos, cerca de 1560, COX, Capitão-Mor de Portimão, Cavaleiro Fidalgo da CR, FSO em 1621, etc. Nesse testamento nomeiam suas irmãs Maria Landeiro, Leonor Fernandes e Constança Fernandes (Fam. Algarve, 1.ª parte, pág. 72 e seguintes).
Este LUÍS, que presumo irmão da tua antepassada MARIA LANDEIRO, casada com Lázaro Moreira, era filho de Custódio Landeiro, natural de Lagos, onde foi escrivão dos órfãos, Moço da Câmara de D. João III, etc., e de sua mulher Isabel Rodrigues; neto paterno de Vicente Landeiro e de Constança Fernandes; neto materno de Luís Álvares e de Iria Martins.
Atenção, ou Ojo!!! como dizem os espanhóis, àquilo que vem nas Famílias do Algarve do Sanches de Baena, 2.ª Parte, pág. 13, onde existem ligações fictícias.


Abraço
NB

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#37029 | artur41 | 03 mar 2003 15:27 | In reply to: #36987

Caro Nuno


O que me dizes a respeito de Luís Álvares Landeiro, presumível irmão da minha antepassada Maria Landeiro, explicaria o apelido dela. Continuo é a ter dúvidas a respeito da ascendência de Lázaro Moreira Landeiro, seu marido: Ruy Landeiro vem citado na carta de brasão de armas passada a Caetano Pereira de Araújo e Sousa (2.12.1799).

Terei atenção relativamente ao Sanches de Baena.

Os meus agradecimentos, mais uma vez, pelas tuas pertinentes observações. Sobre estas coisas, sabes como poucos!


Renovado abraço

Artur

P.S. Vê se te divertes neste Carnaval. Quanto mais não seja para aliviar o stress diário.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#37032 | camisao65 | 03 mar 2003 15:54 | In reply to: #37029

Artur,

Só por curiosidade, e baseado no link que o nosso confrade Miguel Mora deu no outro tópico, existe em Fermedo, uma igreja mandada construir no século XVII, pelo senhor da vila, que ostenta na fachada principal, o brazão dos Pereira.

Um abraço, e até logo

Luís

P.S. É 3º Dto, ou 3º Esqº?

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#37034 | artur41 | 03 mar 2003 16:04 | In reply to: #37032

Luís,


Temos que fazer uma incursão a Fermedo.


Um abraço

Artur

P.S. É 3º Dto.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#37183 | camisao65 | 05 mar 2003 15:27 | In reply to: #36730

Artur,

A meu ver, o meu tio-avô Nuno Pereira Camizão, já andava bastante adiantado nas investigações.
Não é, que na carta de brazão de armas, do Caetano (sempre ele no meio desta história), e copiada pelo tio Nuno, existe uma adenda, em que é referenciada a ascendência do José António Pereira de Araújo Camizão, (meu avô e teu bisavô) como sendo filho do Alferes Roque, (meu bisavõ e teu trisavô), neto do Lázaro Moreira Landeiro Camizão, bisneto de José António Pereira de Araújo e Sousa.
Infelizmente, só dei por isto agora, pois como sabes, a cópia está bastante maltratada.
De referir, que em parte, esta descrição feita pelo tio Nuno, é uma cópia perfeita do assento de baptismo do Roque, cujo cópia do Arquivo Distrital de Vila Real está em nosso poder.
Mais uma assunto:
Nas três cartas de brazão de armas, o Álvaro Dias Pereira, ou Álvares Dias Pereira, não existe. O nome correcto é Marcos Dias Pereira exactamente como no FPSC.
Com isto tudo, aguardo "calmamente" a certidão pedida a Santarém.

Um abraço, e cumprimentos à senhora tua mãe.

Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#37185 | artur41 | 05 mar 2003 15:59 | In reply to: #37183

Luís,


Eureka!!!

Estão confirmadas as nossas suspeitas. Tens que me mostrar, melhor, a adenda pois ela está quase ilegível.

Também se chega à conclusão que o nome correcto é Marcos Dias Pereita (e não Álvaro Dias Pereira)!

Bendito tio Nuno!!


Grande abraço, cumprimentos à senhora tua mãe

Artur

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#37186 | artur41 | 05 mar 2003 16:02 | In reply to: #37185

Errata:


Onde se lê "Marcos Dias Pereita", deve-se ler Marcos Dias Pereira.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#37189 | camisao65 | 05 mar 2003 16:25 | In reply to: #37185

Artur "Arquimedes",

No FPSC, na certidão de nobreza do Roque, aparece a folhas 2v, uma referência a um brazão dos Mayas, juntamente com os Araújos, Sousas e Camizões.
Sabes a que se refere, ou é engano na transcrição do mesmo?

Renovado abraço

Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#37197 | artur41 | 05 mar 2003 18:20 | In reply to: #37189

Luís,


Não te estarás a referir a um brasão passsado a Gonçalo de Araújo de Barbudo, irmão inteiro de nosso antepassado Francisco de Araújo e Sousa: Mayas; Araújos; Barbudos; Salgados?


Renovado abraço

Artur

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#38664 | artur41 | 30 mar 2003 13:49 | In reply to: #37185

Luís,


Como te disse estive em Lagos, onde tive a honra de falar com o Dr. José António de Jesus Martins, Mestre em História Medieval (actualmente a fazer a sua tese de doutoramento), responsável pelo pelouro da Cultura na Câmara de Lagos. Indicou-me várias obras para a nossa pesquisa, entre os quais um que é muito explícito relativamente a Marcos Dias, trata-se de "A CIDADE E O TERMO DE LAGOS NO PERÍODO DOS REIS FILIPES", da autoria do Dr. Fernando Cecílio Calapez Corrêa; esta obra foi, aliás, a sua tese de mestrado.

Nesta obra, nas págs. 205-206, pode-se ler o que passo a transcrever, com a devida vénia:

«A entidade máxima local da administração dos direitos reais que recaíam sobre a sardinha capturada era o Provedor da Comarca do Reino do Algarve, o qual estabelecia a ligação entre o Conselho da Fazenda e o Feitor da Lota da Sardinha da Cidade de Lagos. Aquela entidade informava superiormente sobre as qualidades do candidato e conferia-lhe a posse, quando era aprovado pelo Conselho da Fazenda. A cerimónia tinha lugar após o candidato ter prestado "juramento aos santos evangelhos que bem e verdadeiramente o sirva guardando em tudo meu serviço e as partes seu dereito".
O primeiro feitor de que se tem notícia foi Marcos Dias, que recebeu o ofício como dote do seu casamento com Leonor Fernandes. Por não ter cometido erros Filipe III autorizou a sua viúva, que ficara muito pobre e com três filhos e duas filhas, a dotar com a posse do ofício uma das filhas ou a legá-lo a um filho, consoante alvará de 23 de Janeiro de 1592. O herdeiro escolhido foi o filho Jorge Fernandes Pereira, conforme instrumento notarial de 14 de Dezembro de 1604, confirmado por alvará régio de de 1 de Julho de 1608. Anteriormente, por alvará de 13 de Setembro de 1604, Filipe III tinha-o autorizado a servi-lo interinamente por tempo de dois anos. A Jorge Fernandes sucedeu seu filho Marcos Pereira, por o pai ter servido mais de 20 anos com satisfação. Pagou de meia anata mais 6 450 réis, embora o mantimento do ofício fosse de 12 000 réis anuais, pagos`à custa dos rendeiros, se este direito estivesse arrendado, ou à custa da Fazenda do Rei em caso contrário».


Abraço fraterno

Artur

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#38726 | artur41 | 31 mar 2003 14:26 | In reply to: #38664

Luís,


No citado livro encontram-se outras importantes informações, referentes a famílias nobres de Lagos.

Na pág. 268 refere-se a família "Moreira Perengal" como família importante e nobre, que possuíu o seu solar na cidade de Lagos. Esta família teria tido origem num «Fernão Moreira que num combate singular travado no lugar de Perengal da Índia Portuguesa matou um valente mouro. Para perpetuar o feito Filipe II mandou-lhe acrescentar ao apelido Moreira o de Perengal e deu-lhe armas».

Outra famílias nobres eram as dos "Rebellos", e dos "Vallarinhos".

Da pág. 269, transcrevo o seguinte excerto:

«No grau imediatamente inferior a estas famílias nobres situavam-se aquelas que forneceram elementos à governação da Câmara de Lagos. Podem ser designados de nobreza local, uma vez que a sua importância não ultrapassou os limites do termo. Foram membros destas famílias que ocuparam cargos da governação municipal. Da lista dos nomes que se detectaram, destacam-se, além, da família Rebello (Falcão) e da Moreira (de Barbuda e Moreira Landeiro), a Ribeiro Cordovil, a Corrêa, a Freitas, a Villa Lobos, a Jaques de Paiva e a Seromenho (ou Sermenho). Foram estas que dividiram entre si o poder local, embora, como já se afirmou, esta constatação necessite de apoios mais sólidos para se poder tomar como certeza.
Dentro das que exerceram ofícios régios públicos, temos a Landeiro, entroncada na Moreira e a Seromenho, além da Villa Lobos»


Acrescentarei uma curiosidade. O nome nome "Lázaro", muito frequente em Lagos (onde existiu a "Ermida de São Lázaro" até ao devastador terramoto de 1 de Dezembro de 1755, Dia de Todos-os-Santos), pode, segundo a opinião da Dra. Glória Marreiros, vir: do grego "Lázaros" com origem no hebreu "Lazar" que significa: Deus vem ajudar. Chega até nós, pelo latim "Lazarus". A igreja celebra São Lázaro no penúltimo Domingo antes da Páscoa. No Algarve Rural o povo contava os domingos da vquaresma da seguinte maneira: Ana, Bagana, Rebeca, Suzana, Lázaro, Ramos e na Páscoa estamos!



Renovado abraço

Artur

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#38727 | camisao65 | 31 mar 2003 14:33 | In reply to: #38726

Artur,

E que tal um jantar na próxima sexta-feira, para discutirmos estes assuntos de uma maneira mais tranquila?

Um abraço

Luís

Respuesta

Enlace directo:

RE: Lázaro Moreira Landeiro- ascendência

#38731 | artur41 | 31 mar 2003 15:00 | In reply to: #38727

Luís,


Belíssima proposta, a qual, evidentemente, aceito de bom grado!


Outro abraço

Artur

P.S. E depois, vamos "a bailar"?

Respuesta

Enlace directo:

Meias Anatas

#61721 | artur41 | 01 abr 2004 19:31 | In reply to: #38726

Luís,



Nota Prévia:

Lembrei-me deste tópico. Temos que ter as devidas cautela quanto ao Sanches de Baêna, por causa da ascendência de Maria Landeiro...!

..............................................................................................

Bom...no livro, já citado, encontra-se na pág. 132 existe um curioso gráfico relativo às "MEIAS ANATAS" cobradas atavés de ofícios de/em Lagos. Nele encontramos, penso eu, dois antepassados nossos:


1. Marcos Pereira- Feitor dos Direitos Reais da Sardinha

Exercia o cargo em 23.06.1637. Recebia de rendimento 6 500 rs.

(Fonte: ANTT, Chanc. Filipe 3º, liv. 40, fl 116)


2. Rodrigo Landeiro- Tabelião

Exercia o cargo em 22.11.1640. Recebia de rendimento 4 600 rs.

(Fonte: ANTT, Chanc. Filipe 3º, liv. 37, fl. 98)



Um abraço

Artur

Respuesta

Enlace directo:

Marcos Pereira

#61724 | artur41 | 01 abr 2004 19:58 | In reply to: #61721

Luís,


Verificando, melhor, as datas chego à conclusão que o Marcos Pereira que referi como nosso antepassado seria neto de Marcos Dias (Pereira).

Ainda vou a tempo de emendar!


Renovado abraço

Artur

Respuesta

Enlace directo:

Lázaro Mireira Landeiro- ascendência

#76331 | artur41 | 02 nov 2004 00:12 | In reply to: #61724

Caros Confrades,


Considerando recentes dados que chegaram ao meu conhecimento, peço-vos que coloquem aqui quanto sabem sobre o assunto.

Apenas uma coisa: agradeço que as trocas de informação se façam com urbanidade.


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 20 sep 2024, 05:38.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen