Francisco Aimé Goullard
This topic is classified in rooms: Pessoas
Francisco Aimé Goullard
Em 1863 morava em Lisboa na Rua do Prior, à Lapa.
Na GEPB aparece um "Goulard. Arquitecto do séc. XIX. O Coliseu dos Recreios, em Lisboa, foi construído, em 1888-90, sobre um plano por ele fornecido."
Seria o mesmo? Terá algum leitor elementos sobre esta pessoa?
Grato por eventual auxílio,
António Maria Fevereiro
Enlace directo:
RE: Francisco Aimé Goullard
Meu caro António Maria:
A única coisa que consegui apurar foi que o Coliseu dos Recreios, foi projectado em 1888 por "F. Goulard, Bauer, Engs.", tal como se diz no "Guia Urbanístico e Arquitectónico de Lisboa", editado pela Associação dos Arquitectos Portugueses.
Pelo menos, a inicial coincide...
Grande abraço,
João
Enlace directo:
RE: Francisco Aimé Goullard
Caro António Maria:
Uma rápida pesquisa na net, permite-me acrescentar que o projectista do Coliseu, era francês, chamava-se François Goulard e que, com ele, terá colaborado um filho do mesmo nome.
Novo abraço,
João
Enlace directo:
RE: Francisco Aimé Goullard
Meu Caro João,
Muito obrigado pelo seu interesse.
Tenho agora poucas dúvidas quanto à identidade deste Goullard.
Encontrei-o no assento de baptismo de um Bisavô, em Lx, 1863, em que lhe é atribuída a profissão de engenheiro.
Esse meu Avô chamava-se Francisco Amado da Silva Azevedo e Sampayo, Coronel do Exército, Grande Oficial da Ordem de S. Bento de Aviz, etc. A descoberta do nome de seu padrinho veio confirmar a história acerca de seu nome "Amado" que aqui não é apelido mas sim nome próprio, atribuído pelo padrinho François "Aimé"...
Um grande abraço
António Maria
Enlace directo:
RE: Francisco Aimé Goullard
Tó Maria
Não paras de me surpreender com as tuas investigações genealógicas!
Assim continuando, não tardarei a citar-te com a consideração e respeito que só costumo a dar a Allão de Moraes, Manoel de Souza da Silva, Pe. António Caetano de Souza e Luís V. de Sãopayo...
Vi já numa tua anterior informação que já contas com a preciosa colaboração da Isabelinha, uma mais valia de peso...
Pois tens Goulart por aí perto de ti e mesmo neste Fórum/GP, uma vez por outra interveniente, mas mais leitor divertido...
É um velho amigo e companheiro, João Goulart Bettencourt. Vive no Estoril.
Palpita-me que o teu F.A. Goulart deveria ter sido Engenheiro Militar, por certo que grande amigo do teu trisavô que o convidou para padrinho do filho.
De facto nas nossas gentes era muito costume os padrinhos de baptizado serem familiares próximos, cruzando-se os respectivos avós nos 2 primeiros filhos. Mas não raro acontecia querer honrar-se uma grande amizade, convidando-a para padrinho dum filho, por vezes, o primogénito.
Nas Beiras, Traz-os-Montes e Minho, num outro nível social era o padrinho escolhido pela sua influencia, Conselheiros, Doutores Juiz, Administradores Concelhios, etc., uma espécie de garante do futuro da criancinha...
Os mais trabalhadores e minimamente dotados, alcaçando uma licenciatura (via seminários, muita vez...)seguiam para a Administração Pública. Os mais calaceiros, "sem canudo", lá íam para a Sacor, Cidla, TAP, CTT, CP, etc... Uns e outros evoluiam, naturalmente, quer por mérito próprio (raros), quer pela continuação da influência do padrinho (alguns), quer ainda pelo "princípio de Peter", a esmagadora maioria!
Entre eles tinham um traço comum - eram aquilo que a minha Mãe chama de "fracos revoltados" pois que no 1º de Maio de 74 eram todos comunistas e socialistas exarcebados dos quatro costados! Os primeiros a exigir a fôrca para os repectivos superiores que os haviam promovido, esquecendo-se dos padrinhos a quem beijavam a mão muito respeitosamente...
Por isso é que cada vez mais gosto de cães, gatos, canários, bicos-de-lacre, piriquitos etc. Acho q. vou dedicar-me a essas geneologias!
Grande abraço
Manel
Enlace directo:
RE: Francisco Aimé Goullard
Caro António Maria
No Guarda-Mór,julgo que é sócio há dois casamentos de dois Goulart,está com t e não com d
Beijinhos
Maria
Enlace directo:
RE: Francisco Aimé Goullard
Estimada Maria,
Já tinha espreitado os Paroquiais no Guarda-Mór mas não creio que houvesse relação entre os Goulart e este Goullard, de nacionalidade francesa, que nem sei se deixou descendência em Portugal embora, por curiosidade, tenha encontrado duas senhoras no 118.net com esta grafia...
Muito agradeço o seu interesse e aproveito para perguntar se é desta vez que me vai dar o prazer de a conhecer no próximo almoço do GM?
Um abraço do
António Maria
Enlace directo:
RE: Francisco Aimé Goullard
Manel,
Muito agradeço as tuas simpáticas mas imerecidas palavras.
Vou avançando com pouco método e, sobretudo, com falta de tempo...
O meu Trisavô era 2º tenente de Artilharia de D. Miguel, tendo abandonado o exército após Evoramonte. Dois dos seus numerosos filhos vieram a abraçar a carreira militar: meu Bisavô, coronel, e um seu irmão, Luís Sampayo, reformado na patente de general.
Procurava agora identificar este Goullard para melhor entender o ambiente social em que se moviam estes meus antepassados em meados do séc. XIX. Descobri entretanto que as Edições Quetzal lançaram há pouco tempo um livro sobre o Coliseu dos Recreios. Pode ser que lá encontre dados biográficos do seu projectista...
A Isabel, coitada, das cinco colaboradoras que tinha restam-lhe duas, tendo as outras partido para a reforma. Já está cansada de batalhar para que lhe dêem um mínimo de meios para fazer o seu trabalho porque se vê na contingência de ter que fechar a “loja”. Assim, só consigo a sua colaboração por via de complicadas negociações “diplomáticas” :)
É sempre um prazer ler-te aqui no Fórum!
Um grande abraço
Tó Maria
Enlace directo:
RE: Francisco Aimé Goullard
Caro António Maria
Será que este apelido Goulart é o mesmo do Dr Goulart Barbosa célebre professor de Fisica nos Liceus nortenhos nos anos 40/50, de que muitos alunos tinham receio de o encontrar nas provas orais? Era um belíssimo professor!
Um abraço.
Vasco
Enlace directo:
RE: Francisco Aimé Goullard
Caro Vasco,
Desconheço se este deixou descendência ou se, simplesmente, fez as malas e regressou à terra depois de concluída a sua obra.
Na época em que aqui viveu existiam famílias com o apelido Goulart associado a outros nomes bem portugueses. Aqui na base de dados encontro vários desde épocas bem mais recuadas mas nenhum com a grafia Goullard, embora a semelhança seja flagrante...
Um abraço,
António Maria
Enlace directo:
RE: Francisco Aimé Goullard
Tive um Professor (note p. f. a maiúscula...) de Física no Liceu de Braga, Portugal,
chamado Francisco Goulart Barbosa, entre 1952 e 1955, que exerceu
sobre a minha educação científica uma posição bem marcante: com ele aprendi
que em Ciência o TERMO representa univocamenten uma IDEIA; ou, por outras
palavras, não pode haver duas formas para dizer a mesma coisa...
Esse grande Professor, solteiro, apaixonado pela sua profissão, riquíssimo
(usava um anel de diamante solitário, de não sei quantos quilates, que na
penumbra da nossa sala de aula faiscava...)vivia todo o ano no Holtel
Francfort, sito à Avenida Central,junto à Caixa Geral de Depósitos.
Como saberá, talvez, nós somos hoje o produto daquilo que fizeram de nós.
O Dr. Goulart, de entre centas de professores que tive ao longo da minha
vida, primária, liceal e universitária, é dos poucos, infelizmente, muito
poucos, de que conservo, ainda hoje, uma saudosa memória, plena de respeito
e admiração.
Com os melhores cumprimentos,
António Amândio Sanches de Magalhães
Pesquisador aposentado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Enlace directo:
RE: Francisco Aimé Goullard
Também foi meu professor no Liceu de Braga e sempre admirei as "" explanações"" dele e que tentei mais tarde imitar nas minhas aulas. Recentemente encontrei o túmulo dele muito abandonado. Julgo que não deixou herdeiros . Cumprimentos
Vasco
Enlace directo:
RE: Francisco Aimé Goullard
Certamente que se trata de um dos irmãos Goullard, que levantaram as célebres plantas de Coimbra e Bragança do terceiro quartel do século XIX.
Cumprimentos;
Francisco Queiroz
Enlace directo:
Francisco Aimé Goullard
Francisco Aimé Goullard (ou Francisque), e seu irmão João Alexandre Céesar Goullad foram autores da Carta Topographica de Lisboa encomendada pelo General Filipe Folque em 1856.
Se precisar de fontes diga pelo meu mail
vascoantunes@net.sapo.pt.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 19:54.