RE: D. Maria Pia (1907-1995), filha de D. Carlos I
This topic is classified in rooms: Pessoas
D. Maria Pia (1907-1995), filha de D. Carlos I
Caros Companheiros de Fórum. Saudações ! Recebi, através de um amigo esta mensagem via e-mail, como o assunto é de interesse de nossas discussões. Transcrevo-o:
"Sou francês, escritor, e o autor duma biografia do rei de Portugal D. Carlos I, cuja traducçâo foi publicada em Lisboa no ano passado pela Livraria Bertrand. Estou agora interessando-à filha adulterina desse monarca, D. Maria Pia, (1907-1995) cuja vida e personalidade levantam questôes interessantissimas. Ora a mae de D. Maria Pia era brazileira, e chamava-se Amélia Laredo, filha de Armando Mauricio Laredo, e de Amélia Murça, ambos de Belén ou de Cametà. E dizer que as origens da familia sâo necessariamente sefarades e marroquinas, e que esta parte da historia familiar da "Duquesa de Bragança" (como se titulava D. Maria Pia) tem pelo menos tanto interesse como a parte paterna...Tanto mais para mim, que nasci e vivi muito tempo em Marrocos. Queria entrar en contacto com alguém da comunidade de Belén ou de Cametà que me podia ajudar a juntar informaçôes sobre esta familia Laredo, quando chegaram ao Parà, se ainda tem descendentes (alguém me falou dum irmâo da D. Amélia, que fora médico e périto da vida dos indigenos da Amazonia). D. Amélia deve ter nascido a volta de 1880. Faleceu nos anos 50 em Roma (Italia) . Na sua volta encontramos rastros duma senhora Fortuna Bibas e um senhor Alfredo Abecasis Monteverde que lhe eram muito afectos. Alfredo Abecasis Monteverde nâo pertence à familia Abecasis de Lisboa; é possivel que seja ligado aos Abecasis dos Açores, mas podia muito bém vir dum ramo americano desta consideravel familia. Agradeço penhorado todo o apoio que me querrao e poderao dar e, sem mais, suscrivo-me, com a mais alta consideraçâo. Jean PAILLER, Biarritz".
Atentamente, de volta.
a) Paulo Valadares
Enlace directo:
RE: D. Maria Pia (1907-1995), filha de D. Carlos I
Prezado Sr. Paulo Valadares
seria melhor reformular o título de sua mensagem (tavez mudá-lo para "Laredo e Abecassis").
Esta D. Maria Pia (1907-1995) não é bem quista aqui e inclusive já foi dito aqui que ela poderia ser apenas mais um entre outros filhos adulterinos de D. Carlos I
Enlace directo:
RE: D. Maria Pia (1907-1995), filha de D. Carlos I
Sr. Monigo:
Saudações ! Meu único interesse foi compartilhar esta informação com os leitores do forum. Não tive nenhum interesse em fazer apologia desta senhora (que era desconhecida para mim).
Atenciosamente,
Paulo Valadares
Enlace directo:
RE: D. Maria Pia (1907-1995), filha de D. Carlos I
Caro Sr.
Sem ser tida nem achada a esta questão de D.Maria Pia, gostaria no entanto, de lhe colocar alguns pontos:
1- O Professor Paulo Valadares é por demais conhecido neste Forum como pessoa extremamente interessada em questões de genealogia, quer como participante activo aos fornecer dados e esclarecimentos sobre muitas questões, quer como leitor atento de outros contributos;
2- Pareceu-me muito interessante o tipo de observações que ele fez, ao colocar neste forum e partilhar, com todos nós, uma questão vinda de um pesquisador estrangeiro e ainda por cima tratando-se de uma questão polémica;
3- Este forum está dirigido a todos os amantes e interessados em genealogia. Donde, não há questões de 1ª, 2ª ou 3ª categorias;
4- É, deontologicamente falando,um dever de qualquer genealogista partilhar informações, a bem da própria genealogia.
Feitas estas considerções sumárias, ainda que Paulo Valadares não tenha pedido "advogada de defesa", não resisti em fazer esta chamada de atenção, visto que o seu reparo está desprovido de qualquer lógica e assumiu uma certa deselegância para com o nosso parceiro nestas lides.
Com os meus melhores cumprimentos
MCC
Enlace directo:
RE: D. Maria Pia (1907-1995)
Lembro-me de há alguns anos me ter passado pelas mãos um exemplar do Boletim do CEDRE dedicado à Casa Real Portuguesa.
Nele se lia que D.Maria Pia tinha casado em Roma e tivera 2 filhas, casadas e c. descendência.
Aparentemente, ambas levam vidas pacatas, afastadas das "pretensões" enunciadas por D.Maria Pia, o que a terá levado a "ceder os seus direitos" ao famigerado D. Rosário, face à falta de interesse das filhas em empunhar a "sua bandeira".
Por outro lado, na acção que moveu contra o Duque de Bragança, D.Maria Pia foi representada pelo Advogado Dr. Romeu Francês com escritório na capital.
Este inclusivamente terá publicado (ou autorizado a publicação) de um opúsculo com partes do processo.
Talvez por aí possa obter alguns elementos.
Já agora, alguém poderá informar que causídico representou D.Duarte naquele litígio ?
Enlace directo:
RE: D. Maria Pia (1907-1995), filha de D. Carlos I
Prezado Senhor
não fui obviamente compreendido...quis somente ajudar ao sr. Paulo Valadares pois eu mesmo coloquei a questão sobre D. Maria Pia aqui e encontrei certa resistência.
Só isto.
Atenciosamente
Enlace directo:
RE: D. Maria Pia (1907-1995), filha de D. Carlos I
Caros Senhores,
Sem querer "meter a foice em seara alheia", parece-me que grande parte dos frequentadores deste forúm são monárquicos, daí não lhes ser grata a figura de uma pessoa que dizia ser descendente do Rei D. Carlos, e consequentemente pretendente ao trono, mas que não teve escrupulos em "ceder" os seus eventuais direitos a um cavalheiro italiano sem qualquer ligação à família real portuguesa.
Por outro lado, o assunto da sua paternidade nunca ficou cabalmente esclarecido, longe disso...
Cumprimentos,
JP
Enlace directo:
RE: D. Maria Pia (1907-1995)
Também sem querer "meter a foice" - objecto mais do agrado da tal Mª Pia - suponho ter tido como advogado o Dr. Fernando Luso Soares no Procº contra o Sr. Dom Duarte. Houve depois uma publicação sobre este assunto. O Dr. Romeu Francês terá sido provavelmente o advogado no Procº mais recente snme contra o Estado para que o nome do pai fosse incluido no BI.
Quanto à prole, parece-me q. tinha apenas 1 filha que morreu há vários anos, com direito a participação nos jornais intitulando-a "Princesa da Beira". Calculo q. por falta de sucessão terá achado mais conveniente negociar "os seus direitos", o q. lhe terá proporcionado uma reforma mais confortável...
CM
Enlace directo:
RE: D. Maria Pia (1907-1995)
Li que a senhora tinha um neto que foi em tempos apresentado como o seu sucessor.
Parece todavia que o jovem se eclipsou com o advento do cavalheiro italiano.
Enlace directo:
RE: D. Maria Pia (1907-1995)
Cara Confrade,
Creio também que esta personagem de opereta terá chegado a ser representada por um "pouco brilhante advogado de Lisboa", como se lhe referiu uma vez o último chefe de governo do Estado Novo. Esse "pouco brilhante advogado", mais tarde Presidente da República, seria sem dúvida movido pelo nobre intuito de preservar a continuidade da Dinastia de Saxe-Coburgo.
Os meus cumprimentos
Alexandre Burmester
Enlace directo:
RE: D. Maria Pia (1907-1995)
Pois é.
Aliás o web-site da corte no exílio faz gala em mostrar o scanning integral das cartas trocadas entre a Princesa e o senhor seu advogado...
Enlace directo:
RE: D. Maria Pia (1907-1995)
Curiosos os casos "reais" em que esse Advogado se viu envolvido.
Também foi ele quem representou os interesses da Roménia de Ceausescu contra o património deixado pelo rei Carol II e a sua mulher Elena Lupescu.
"Les bons esprits ..."
José
Enlace directo:
RE: D. Maria Pia (1907-1995)
Agora que refere o nome, recordo-me do tal opúsculo editado pelo meu Ilº Colega Dr.Fernado Luso Soares.
Era a ele que me queria referir quando mencionei o Dr.Romeu Francês.
Já agora, quem era o Advogado de D.Duarte neste pleito ?
José
Enlace directo:
Ups !
Parece que baralhei alguns dos mui-republicanos Advogados da nossa praça com presença em litígios reais.
Realmente, "aquele" que refere e a quem mto agradava ser tratado "como rei" enquanto presidente, era de facto bastante próximo de Maria Pia e gabava-se de lhe ter conseguido o seu 1º Bilhete de Identidade Português com inclusão da sua Real Paternidade.
O "outro", de quem não me tinha lembrado, navega mais por outras águas, talvez as do Mar Negro...
Enlace directo:
RE: D. Maria Pia (1907-1995)
De memória não sei, mas conto ter acesso ao tal livro este fim-de-semana e depois lhe direi.
CM
Enlace directo:
RE: D. Maria Pia (1907-1995)
Afinal o livro não faz qq referência à parte contrária. Reproduz apenas a acção do Dr. FLS contra SAR.
CM
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 12:54.