Leite Pereira de Melo e Alvim

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Leite Pereira de Melo e Alvim

#3836 | manuelr | 06 may 2001 23:53

Alguém tem conhecimento desta família ?
Sei que viveram no Porto e o do Ramo que me interessa, Luís Leite Pereira de Melo e Alvim,foi Governador do Castelo da Póvoa de Varzim, onde está sepultado, e onde nasceu seu fº Pedro Carlos Leite Pereira de Melo e Alvim, em 1866.
Sei tb que no Cemitério do Prado do Repouso, no Porto, está uma lápide Brasonada, mas não sei qual deles lá está sepultado.

Penso estarem ligados aos que descendem de Álvaro Leite Pereira, mas não sei a ligação.

A minha dificuldade é estar em Lisboa, pelo que agradecia qq informação

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#3855 | Vasco Jácome | 07 may 2001 20:06 | In reply to: #3836

Caro Manuel da Silva Rolão

Tem ideia que esses seriam parentes da Casa de Campo Belo e descendentes dos Srs. de Gaia Pequena? Pelo menos os apelidos coincidem. Em caso afirmativo, talvez haja qualquer coisa nos Carvalhos de Basto. Se puder, vou tentar verificar.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#3883 | manuelr | 08 may 2001 22:35 | In reply to: #3855

Caro Vasco Jácome

Agradeço a informação. Nos Carvalhos de Basto, salvo erro no 1º volume, pag 751, vem referido um José ( Leite ) Pereira de Melo e Alvim, salvo erro casado com Teresa Angélica de Melo. Estes teriam sido pais de José Urbano Leite Pereira de Melo e Alvim e este pai de 9 filhos, entre eles um Luís, de quem não sei a descendência.Já não sei dizer se estes todos constam nos Carvalhos de Basto.

Onde eu paro, vindo dos tempos actuais, é precisamente num Luís Leite Pereira de Melo e Alvim, não sei fº de quem, que tb não sei com quem casou, pai de Pedro Carlos e avô de José Urbano Leite Pereira de Melo e Alvim casado com Ângela Maria Moreira Rúbio Lopez, como já indiquei.

Sei que se diz em casa que são dos de Campo Belo, mas não consigo a ligação.

Cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#3961 | Vasco Jácome | 10 may 2001 21:39 | In reply to: #3883

Caro Manuel da Silva Rolão

Quando enviei a 1ª mensagem, estava a pensar no Vol. VIII onde, a partir da pág. 270, começam os ligados a Campo Belo. Numa vista de olhos rápida, não vi os que procura. De qualquer modo, se realmente existe parentesco com essa Casa, convém não perder este ramo de vista, pois, pelas datas, deve entroncar nestes. Talvez os autores dos “Carvalhos” não tenham conseguido identificar esse ramo.
Pesquisas no Arquivo Distrital do Porto não conseguirão resolver a questão?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#3964 | manuelr | 10 may 2001 21:55 | In reply to: #3961

Caro Vasco Jácome

Penso que sim. Só que... estão no Porto! De qualquer maneira, agradeço a disponibilidade e informação. Tenho é que meter " férias " e passar uma semana no Norte, pois tb tenho que ver os Ordaz, de Miranda, ou então ir aos Mormons. Pode ser que algum LPMA do Porto encontre o GP.

Cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#5438 | AJOS | 01 jun 2001 09:18 | In reply to: #3964

Caro Manuel da Silva Roldão
Uma antepassada da minha Mulher tem o apelido Leite Pereira de Melo e Alvim.Salvo erro é uma tetravó.
Para facilitar procure o meu sogro Manuel van Zeller de Macedo da Cunha Coutinho e siga a árvore de costados.
Cumprimentos
Jorge Oliveira e Sousa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#5453 | manuelr | 02 jun 2001 00:10 | In reply to: #5438

Caro Jorge Oliveira e Sousa

Já segui a Árvore de Costados, como me indicou, só que não consigo a ligação a esses.

Estou parado no José Leite Pereira de Melo e Alvim, natural de Penafiel, Sargento Mor e Capitão Mor de Penefiel, nascido em 1745, casado com Joana Flávia Teresa da Cunha Cerqueira Pereira de Melo e Alvim ( nome de casada?), fº de José Pereira de Melo e Alvim e de Teresa Angélica de Melo.

O filho, Luís Leite Pereira de Melo e Alvim, naõ sei com quem casou e foi Governador do Castelo da Póvoa de Varzim, onde foi sepultado.

De qq maneira, agradeço a informação.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#5455 | Vasco Jácome | 02 jun 2001 01:17 | In reply to: #5453

Caro Manuel da Silva Rolão

Essa indicação sobre Penafiel pode ser fundamental. Nesse concelho existiu um ramo de Leite Pereira de Melo e Alvim, cruzado com os Srs. do morgado de Paço de Sousa. São um ramo dos de Campo Belo.
No Felgueiras Gayo, no ttº de Barretos Velhos, de Viana a partir do fim do §4 (§94, etc) encontra esta gente. Acontece que, este ramo está nos “Carvalhos de Basto”, nos últimos que lhe referi, mas, se não me falha a memória (os livros estão na casa de meus pais), pelo que me lembro não trazem o ramo que procura.
É provável que haja ligação entre estas famílias mas que, por qualquer motivo, os autores não encontraram este ramo (já não seria o 1º nem o 2º caso...). Se tem dificuldades em pesquisar no Arquivo do Porto, uma alternativa podia ser remeter a questão directamente aos editores do “Carvalhos”, dado que ainda há não muito tempo lidaram com esta gente.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#5456 | manuelr | 02 jun 2001 01:27 | In reply to: #5455

Caro Vasco Jacome

Vou seguir o seu concelho. Penso que a Ferin me poderá facultar a direcção.

Cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#5462 | Vasco Jácome | 02 jun 2001 12:15 | In reply to: #5456

Caro Manuel da Silva Rolão

O contacto é:

Edições Carvalhos de Basto, L.da
Casa do Arrabalde – Arcozelo
4990-150 PONTE DE LIMA
Telef: 258 742 442
Fax 258 742 516

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#5469 | manuelr | 02 jun 2001 21:07 | In reply to: #5462

Caro Vasco Jácome

Muito obrigado
Cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#5793 | alentejo | 13 jun 2001 23:20 | In reply to: #5453

Senhor Coronel,

Ontem fui ao AHM e tropecei numa série de entradas em ALVIM, ....Leite Pereira. Pedi um processo de Luís Leite Pereira de Melo e Alvim, Alferes do regimento de Infª 3 em 1830, filho de José Urbano Pereira de Melo e Alvim, Sargento-Mor de LAgares. Tinha 2 irmãs, D. Antónia NArcisa Leite Pereira de Melo, freira no Convento de Monchique, e D. Ana Carolina Brandão de Castro. Pode ser que lá consiga encontrar mais alguma coisa, eu estava sem tempo para consultas aturadas.

Cumprimentos

Nuno Borrego

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#5794 | manuelr | 14 jun 2001 00:07 | In reply to: #5793

Caríssimo Nuno Borrego

Obrigado pela informação. É no pai e no avô desse Luís que eu estou parado. Pelos Carvalho de Basto, José Pereira de Melo e Alvim casado com Teresa Angélica de Melo, teve um José( Urbano) Leite Pereira de Melo e Alvim casado com Joana Flávia Teresa da Cunha Cerqueira Pereira de Melo e Alvim ( nome de casada?),que tiveram 9 filhos, entre os quais uma Antónia,uma Ana e um Luís, mas que salvo erro ( não tenho em Lx os C de B)este é Marechal, e não Major, como foi o que o Nuno me indicou ,embora conste tb que tenha sido marechal, mas ainda não confirmei isso em lado nenhum.

O que o Nuno indica,teve +- 10 irmãos,o pai é José Urbano Leite Pereira de Melo e Alvim, teve uma irmã António e uma Ana, pelo menos,foi Major ( tanto quanto sei)e várias vezes condecorado pelos serviços prestados...

Mas sendo assim, de onde vem o nome das irmãs de Brandão de Castro? Dos Avós? Não era caso inédito!

Para já tenho que ir mesmo ao AHM, pois deve haver mais processos.Mas Santos da Casa !

E tenho que recorrer aos Mormons, pois enquanto não fizer a ligação pelos registos paroquiais, o Luís filho do José ULPMA, Marechal, irmão de Antónia e de Ana, não é o mesmo Luís filho de José ULPMA, Major e irmão de Antónia e de Ana. São seis gerações seguidas em que ao LPMA não se junta outro apelido. E de Avós, Pais,Tios, Sobrinhos e Primos exactamente com o mesmo nomes ( e às vezes até as mulheres!),estou farto!

De qualquer maneira agradeço a informação, que já é mais que o que sabia.

Cumprimentos
MSR

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#5828 | magalp | 15 jun 2001 02:31 | In reply to: #3836

Caro Manuel da Silva Rolão
Já por aqui vi referida a Casa de Campobelo, melhor dito, o seu belo e recheado tombo. Se tivesse feito esta busca há poucos anos atrás, ainda em vida do C. de Campo Bello (D.Henrique) não duvido que este lhe respondesse de imediato e mesmo que o convidasse para ali ir. Agora creio que será um pouco mais difícil. De qualquer forma não há como tentar - Conde de Campo Bello - Rua do Rei Ramiro - Vila Nova de Gaia

Ligada às Casas de Campobelo, Quebrantões e Gaia-a-pequena está a Casa de Paço de Sousa, à qual estiveram ligados os indivíduos que indica. A esta Casa pertenceu por casamento, o Embaixador J.Moya Ribera, inefelizmente desaparecido em Outubro passado. Era um investigador muito atento e interessado, profundo conhecedor da família da sua sógra -Ma.Teresa Leite Pereira de Mello - Condessa de Alpendurada, viúva. Sua filha, a Embaixatriz Maria Filomena herdou todos os muitos apontamentos do marido, para além de ser a dona do Tombo de Paço de Sousa, igualmente interessante, tanto quanto o de Campobelo. é uma pessoa muito acessível, simpática e muito cordeal. Está em condições de o ajudar. Não tem ligação à net, o que facilitaria. Mas aqui fica a direcção e nr telefone - Maria Filomena Leite Pereira de Magalhães - Casa de Paço de Sousa - Paço de Sousa - telf. 255/752106
Mtos. cumprimentos
M.Magalhães

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#5873 | manuelr | 17 jun 2001 00:20 | In reply to: #5828

Caro M Magalhães

Fico muito grato pelas informações que me mandou. Não deixarei de todo de entrar em contacto com a pessoa que me indicou, pois não calcula o interesse que possa ter na consulta do referido Tombo, se é que é possível. Ainda por cima, perdeu-se todo o contacto com esta parte da família!

Mais uma vez agradeço

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Leite Pereira de Melo e Alvim

#298707 | mcmalvim | 02 mar 2012 19:40 | In reply to: #3883

Caros Confrades
Começo por pedir muita desculpa por incomodar, mas é o seguinte.



Através de uma amiga recebi a seguinte mensagem
"Nunca fui a Moçambique mas o meu avô sempre viveu lá...veio apenas assistir ao casamento do meu Pai (filho dele) em Castelo Branco e ficou um ou dois anos cá, regressou de novo e nunca mais cá veio, isto por volta de 1958....tinha uma grande quinta onde aliás morreu no final de 1961, em Nampula. (...) O nome dele é José Urbano Leite Pereira de Mello Alvim, nunca soube muito bem como foi a vida dele por lá.... se souber alguma coisa diga-me, adorava saber um bocadinho mais dele. A mulher dele chamava-se Ângela Maria"
Como neste Tópico se "falou" em José Urbano Leite Pereira de Mello Alvim, será que algum Confrade sabe alguma coisa?
Muito obrigad
Maria

Respuesta

Enlace directo:

Leite Pereira de Melo e Alvim

#429547 | travajinha | 07 dic 2020 23:48 | In reply to: #3836

Caro Senhor:

Deixo-lhe um link que talvez lhe interesse.

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1097588

Cumprimentos

Respuesta

Enlace directo:

Leite Pereira de Melo e Alvim

#429548 | travajinha | 07 dic 2020 23:50 | In reply to: #429547

Páginas 61 e 62.

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 15 may 2024, 14:53.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen