Castelo Novo - Figueiredos
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Castelo Novo - Figueiredos
Procuro saber da ascendência de António Francisco, de Canas,Castelo Novo, e de sua mulher Maria de Figueiredo, de Castelo Novo. Terão casado em meados do sec.xviii pois um seu neto, José do Espírito Santo ( filho de Antº do Espírito Santo e Faustina Maria de S.José, esta de Castelo Novo) casa em 1798 em Galveias ( são os elementos que tenho à mão).Confesso que não consultei os paroquiais de Castelo Novo, mas como há no forum ilustres genealogistas especialistas nesta região, não resisti a pedir ajuda.
Antecipadamente grato,
António Godinho de Carvalho
Enlace directo:
RE: Castelo Novo - Figueiredos
Caro António Godinho de Cravalho
Não tenho o casal que indica, mas os elementos que tenho não devem andar longe. Canas é Viseu e não Castelo Novo.
Em 22-04-1751, casou na Soalheira Domingos Francisco, filho de António Francisco e de Érea Lourenço, naturais de Canas, Viseu, com Eugénia Antunes de Figueiredo, filha de João de Figueiredo e de Ana Antunes Coelho.
António Francisco casou 2ª vez com Maria Martins filha de João Gonçalves e de Maria Martins Batista, na Soalheira, em 01-01-1734.
António Francisco era filho de Simão João e de Maria Francisca (provavelmente naturais de Canas, Viseu ) e Érea era filha de Manuel Fernandes e de Maria Lourenço.
Estes registos são da Soalheira. De Castelo Novo não tenho, mas é bem possível que os que indica venham entroncar nestes.
Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
Enlace directo:
RE: Castelo Novo - Figueiredos
Caro Manuel da Silva Rolão
Fico-lhe muito grato pela resposta atenta e conhecedora. Vou , assim que possa, tentar obter mais elementos sobre estes meus ascendentes e ver se entroncam nas pessoas que refere.
Os meus melhores cumprimentos e renovados agredecimentos,
António Godinho de Carvalho
Enlace directo:
RE: Castelo Novo - Canas
Caro António Godinho de Carvalho
Não conheço em Cº Novo nenhum local chamado Canas, realmente. Mas como na época que referiu CNovo era ainda concelho, podia ser que houvesse algum sítio mais longe assim chamado, dentro do termo. Mas inclino-me realmente para Canas de Senhorim como disse Manuel Estevam, aonde tenho antepassados, junto a Nelas. Não sei se há mais Canas em Portugal.
Cumprimentos
Alexandre Tavares Festas
Enlace directo:
RE: Castelo Novo - Canas
Caro Alexandre Tavares Festas
É provável que seja como dizem. Quero no entanto rectificar um ponto da minha mensagem.Por lapso indiquei "Canas, Castelo Novo" mas o que vem num dos assentos é "Canas, Comarca de Castelo Branco". Refere-se ainda que a naturalidade de Maria de Figueiredo é a fregª da Graça, Castelo Novo.
Domino mal a região pois as minhas investigações têm incidido, sobretudo, no Alentejo e Ribatejo.
Grato pela ajuda.
Os melhores cumprimentos,
António Godinho de Carvalho
Enlace directo:
RE: Castelo Novo - Canas
Caro A. Godinho
Não poderá ser antes Cambas, que fica no Concelho de Oleiros.
Cumprimentos
JMPS
Enlace directo:
RE: Castelo Novo - Canas
Alexandre
Para além de Canas (ou Cannas) de Senhorim, qu apontaste, tens mais 15 Canas por este Portugal, do Minho ao reino dos Algarves...
Há, ou havia uma outra povoção Canas no Estado da Índia Portuguesa.
Sem dúvida q. a mais importante é a vossa, na BA, q. em 1900 era já uma freguesia no concelho de Nellas, comarca de Mangualde. distr. e diocese de Viseu, com 550 fogos, 3250 habitantes. Já com muitos e modernos cómodos, então.
("Portugal" - Esteves Pereira)
Abraço
MM
Enlace directo:
Canas de Santa Maria
Caro António Godinho de Carvalho
Esquecia-me que também há Canas de Santa Maria, junto a Tondela. Mas nenhuma dessas Canas da Beira Alta poderia, penso, pertencer à comarca de Cº Branco. Por outro lado, pode ser que houvesse nessa comarca de CBranco um mero lugar, sem ser freguesia, assim chamado, e até actualmente já desaparecido sem deixar rasto local.
Um caso assim se passou comigo quando investiguei uma das minhas linhas Tavares, quase desesperei de encontrar um lugar de Ribeiro de Pala que consta nos assentos de Mortágua e que em Pala actualmente já ninguém conhece, até vir a descobrir num mapa militar da época que esse lugar teria no sc. XVII 5 ou 6 casas apenas, e actualmente é apenas uma quinta com um aviário, e uma única casa moderna, reconstruida.
Melhores cumprimentos
Alexandre Tavares Festas
Enlace directo:
Canas de Senhorim
Caríssimo e Erudito Primo Manuel Maria
Tens tu toda a razão e aqui peço desculpa a todas as outras Canas portuguesas...
Uma pequena rectificação: a palavra «vossa» não se me aplica, apenas conheci e por breves horas Canas de Senhorim em Dezº p.p., quando ali fui espreitar a igreja e o solar, magnificamente restaurados ambos. Isto apesar de eu ter um 4º avô monteiro-mor de Senhorim, que era concelho então abrangendo bastante mais do que Canas, que agora pega com e rivaliza já com Nelas.
Abraço
Alexandre
Enlace directo:
RE: Castelo Novo - Canas
Caros confrades
Vou considerar todas as vossas indicações e assim que me fôr possível consultar o(s) assento(s)de novo. Quem sabe se uma nova leitura, mais atenta, não esclarece.
Entretanto se algum de vós deparar com este casal e queira informar fico agradecido.
Grato a todos e cumprimentos,
António Godinho de Carvalho
Enlace directo:
RE: Castelo Novo - Figueiredos
Caro António Godinho de Cravalho
Inclino-me para que seja Canas, a que se refere Manuel Maria Magalhães. Aliás, no Registo de casamento do filho de António Francisco, vêm os pais como sendo naturais de Canas, bispado de Viseu. Não tenho conhecimento de Lugar que seja, pertencente a Castelo Novo. Pelos menos nunca encontrei nenhum nos registos.
Embora o casal que lhe indiquei não seja o mesmo que refere, era frequentíssimo, para pessoas vindas de fora, casarem com irmãs ou parentes muito próximas da do primeiro casamento. Não sei quando irei à TT, mas se for esta semana, vou ver se encontro o casamento que refere.
Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão
PS-aproveito para mandar um abraço a MMM, já que leu este título. Não queira saber a "guerra" que está a dar no Registo Civil, para por o apelido de Melo e Alvim, há minha neta que nasceu há uma semana!
Enlace directo:
Canas de Santa Maria, antigamente de Sabugoza
Caros amigos
A minha mulher tem dois ascendentes em Peroviseu, Fundão, provenientes de Canas de Sabugoza, hoje Canas de Santa Maria no concelho de Tondela. É sinal que desta freguesia veio gente para esta região. Nenhum é Figueiredo.
Cumprimentos
JLiberato
Enlace directo:
RE: Castelo Novo - Figueiredos
Caros confrades
Já tenho a informação sobre o casamento e ascendência do casal em questão, que por outro meio me foi gentilmente cedida.
Assim, o António Francisco era natural de Canas de Senhorim e filho de António Francisco, de Senhorim, e de Ana Nunes, e casou em Castelo Novo a 8.10.1721 com a Maria de Figueiredo, filha de Marcos de Figueiredo, de Canas de Senhorim, e de Maria de Figueiredo, de Cunha Baixa, neta paterna de Manuel de Figueiredo e de Ana Fernandes ( que têm filhos a nascer em Castelo Novo) e materna de João de Almeida e de Ana Pais.
Com estes novos dados se houver quem tenha mais informações sobre os referidos e que queira dá-las a conhecer fico, mais uma vez, agradecido.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho
Enlace directo:
RE: Canas de Santa Maria, antigamente de Sabugoza
Pois eu tenho um 7º avô, FRANCISCO JOSÉ COUTINHO, filho de MANUEL ANTUNES e MARIANA de FIGUEIREDO que eram naturias de Valverde, freguesia de Canas de Santa Maria, concelho de Tondela, da diocese de Viseu.
Cumprimentos
Tiago.
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 27 ene 2025, 14:40.