Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#40525 | valadares | 27 abr 2003 12:48

Bom dia,
Recebí o livro "A Comunidade Cristã-nova de Vila Nova de Foz Côa. Rupturas e Continuidades. Séculos XVII e XVIII", de Aida Maria Oliveira Carvalho, citado pelo confrade "Conde" e também pelo Sr. Pedroso em outro tópico (A quem interessar, 03-04). Aos quais agradeço a indicação. É uma bela reconstituição genealógica de um grupo cristão-novo de V. N. F. C., notadamente a família Campos - a qual pertenceu o fascinante 1º Barão de Vila Nova de Foz Côa, homem de múltiplas atividades. Comparando os personagens da Srª Carvalho com listas de cristãos-novos presos como judaizantes no Brasil, encontramos uma identidade entre ambas.
Quatro cristãos-novos de V.N.F.C. foram presos no Brasil: 1) David Mendes da Silva, 2) Francisco Fernandes Camacho (ele fugiu para Londres onde usou o nome de "Francisco Martins" e a esposa Luísa Pereira foi queimada em 1729), 3) Francisco Ferreira da Fonseca e 4) Leonor Henriques. Dos quatro citados, apenas Leonor não está na árvore da Srª Carvalho - mas supõe-se que Leonor Henriques seja próxima a eles, pois é casada com Antonio Rodrigues Campos.
Cumprimentos a pesquisadora pelo brilhante trabalho, extensivos também a Câmara Municipal de V.N.F.C por patrocinar esta edição e pela fidalguia do atendimento (leia-se Sr. Ruy Campos).


Muito obrigado

Paulo Valadares
faiguen@terra.com.br

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#40529 | Ricardo de Oliveira | 27 abr 2003 14:18 | In reply to: #40525

Caro Paulo

Sempre aprendo com as suas mensagens. Voce teria mais informações sobre esses Fernandes Camacho ? Temos vários Fernandes Camacho nos pioneiros das bandeiras de São Paulo e nos povoadores do atual Paraná e Santa Catarina nos séculos XVII e XVIII. Nada se sabe das origens deles.

Abraços
Ricardo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#40530 | valadares | 27 abr 2003 14:27 | In reply to: #40529

Obrigado, Ricardo.
Estou com a árvore deste Camacho. Ele é filho de António da Silva e Maria Martins, n.p. de Maria da Silva e Manuel Henriques da Silva, bisneto pela avó paterna dos x.ns. Francisco Rodrigues e Maria Lopes. A esposa Luisa Pereira foi queimada em 16-10-1729. Foi processado pela Inquisição de Coimbra. Era "homem de negócios" e vivia na Bahia (vasto mundo !). Por enquanto é só.

Um abraço,

Paulo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#40532 | Ricardo de Oliveira | 27 abr 2003 14:36 | In reply to: #40530

Obrigado Paulo

Vou apresentar o que eu tenhos dos Fernandes Camacho em um tópico sobre eles !
Estou montando aquela notícia sobre os Paiva para o seu boletim !

Abraços e bom domingo
Ricardo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#40553 | 2910 | 27 abr 2003 23:39 | In reply to: #40532

Caro Paulo Valadares
Por acaso o dito livro refere alguns dados sobre Domingos Fernandes Lindeza , moleiro e sua mulher Maria Fernandes Freitas “a Freches”, que já era viuva em 1728 quando teve Processo na Inquisição?

Cumprimentos
Óscar Caeiro Pinto

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#40559 | Conde | 28 abr 2003 07:35 | In reply to: #40525

Cao Amigo:
E tenho uma extensa ávore de Campos de Fozcôa,naturalmente todos xn.Quer fotocópia?
Envio para onde?
Um abraço.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#40722 | valadares | 30 abr 2003 16:17 | In reply to: #40559

Boa tarde a todos,

1.Sr. Óscar Caieiro Pinto:
Não estou com o livro em mãos. Verifico e no domingo lhe dou uma resposta. Aproveitei e verifiquei em três listas de processados pela Inquisição e não encontrei, nem ele, nem a esposa.

2. Sr. “Conde”:
Aceito o oferecimento e desde já agradeço. Minha morada é :

Paulo Valadares
Cx. postal nº 1025
Campinas, SP, Brasil
13001-970


Muito obrigado e bom feriado,


Paulo Valadares
faiguen@terra.com.br

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#40796 | Conde | 01 may 2003 17:01 | In reply to: #40722

Caro confrade.
Seguiram pelo correio as árvores dos Campos e a dos Pereira Mendes da Covilhã e Fundão que dão também os célebres Mendes de Seixas.
Espero o seu feed back.
Um abraço.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#40867 | Fonseca74 | 02 may 2003 15:37 | In reply to: #40796

Caros confrades,
haverá arquivos onde constem os processos de conversão de judeus que ao tornarem-se cristãos novos adoptaram apelidos portugueses e onde constem o seu nome judeu e sua residencia.Em principio haverá na torre do tombo, mas haverá outros locais?
Cumprimentos,
Daniel da Fonseca Monteiro.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#40997 | Sérgio R | 04 may 2003 11:57 | In reply to: #40796

Boa tarde

sera que esses Pereira Mendes da Covilha e Fundao tiveram ramos no conselho de Sabugal?
Obrigado.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#41001 | valadares | 04 may 2003 14:58 | In reply to: #40997

Caros confrades, boa dia:
Respostas pendentes das mensagens anteriores :

1) Sr. Óscar Caiero Lopes:
Não há nenhuma menção ao casal citado.

2) Sr. Daniel Monteiro :
Nâo há muito coisa desta passagem da condição de judeu para cristão. O interesse nacional era absorve-los. Para o sucesso desta política de inclusão foi necessário apagar o passado, isto incluiu a onomástica, todos começavam uma vida nova. Porém não é impossível fazer esta ligação. Leia os trabalhos de Maria Tavares Ferro, onde ela lista centenas ou milhares de judeus portugueses a luz de documentos da Chancelaria ; os trabalhos do grande Luís de Bivar Guerra, notadamente a sua publicação do "Caderno de Cristãos-novos de Barcelos". Mesmo a Grande Enciclopedia Portuguesa e Brasileira em muitos verbetes estabelece esta conexão, principalmente entre figuras notáveis da época (médicos).

3) Sr. Sérgio R.

Já encontrei Mendes Pereira em Sabugal.

Atenciosamente,


Paulo Valadares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#41062 | Conde | 05 may 2003 13:24 | In reply to: #40997

Sérgio R.:
São todos os mesmos.Os de Pinhel,Belmonte,Fozcôa,Penamacôr,Tomar,etc.são todos do mesmo tronco.Dei ao Genea Portugal uma árvore desta Família.Se entenderem podem publicar.
Cumprimentos.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#41345 | 2910 | 10 may 2003 11:19 | In reply to: #41001

Caro Paulo Valadares
Grato pela ajuda prestada, devo destacar que as referidas pessoas são da vila de Freixo de Numão, hoje pertencente ao conc. de Foz Cõa.

Cumprimentos
Óscar Caeiro Pinto

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#41464 | rcd | 12 may 2003 14:37 | In reply to: #41001

Caro Sr. Paulo Valadares

Gostaria de lhe colocar duas questões:

1ª Sou descendente de um Silva Goes de V. N.Foz Côa e por outro lado de um Sebastião Mendes de Goes, n. Beja.

Questão: Conhece estes Goes ? têm ligação ? conhece a ascendência respectiva ?

2ª Conhece a genealogia dos Correias de Sousa de Beja ? Têm ligação ao Abade Correia da Serra, Presidente da Academia das Ciências e amigo pessoal do Presidente americano Thomas Jefferson.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#41828 | valadares | 18 may 2003 13:00 | In reply to: #41464

Bom dia, Sr RCD.
Desculpe a demora. Não há muito coisa sobre Goes (ou Gois) entre os Cristãos-novos.
Encontrei em nossos registros apenas :

1. Manuel Fernando de Gois , 41 anos, condenado em 01-08-1711.
2.João de Goes Covilhã, 49 anos, negociante, condenado em 21-10-1723.
3.Luiz de Goes, 56 anos, negociante, condenado em 21-10-1723.
4.Francisco Trigueiros de Gois, 25 anos, advogado, condenado com o irmão Álvaro Machado de Gois, 21 anos, estudante em Coimbra, filhos de Manoel Fernandes de Crasto, advogado e Maria de Aguiar, degredada para Angola em 10-12-1673.

Em tempo: Há registro de um judaizante de apelido Gois de Matos preso no México.
Não conheço a genealogia do Abade Correia da Serra. Sei dele apenas pelo ensaio que K. Maxwell lhe dedicou.

Atenciosamente,

Paulo Valadares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#51763 | uhgi | 15 nov 2003 02:27 | In reply to: #40559

Caro Conde: estou a iniciar-me neste mundo da genealogia e também neste espaço que é o genea portugal e este post sobre os cristãos novos de Vila Nova de Foz Côa interessou-me sobre maneira pois tenho um trisavô Campos dessa localidade (a minha avó também lá nasceu).
Seria ousadia a mais da minha parte pedir-lhe se me poderia enviar também a árvore que construiu? Ou então confirmar-me se existe nela um António Júlio de Campos casado com Avelina Angélica Ginja (não tenho nenhuns dados relativos a datas, como disse estou no início)?

Muito obrigado
Hugo Freitas
gei97003@fe.up.pt

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#51883 | Conde | 17 nov 2003 13:35 | In reply to: #51763

Caro Hugo Freitas:
Pois comece por investigar os pais e avós destes.Quando chegar ao sec XIX deve ser fácil entroncá-lo, pois a rede está feita até aos seculs XVI e mesmo antes.Peça à família certidões ou dados precisos sobre nascimentos,casamentos e óbitos,freguesias e nomes completos.Abreviaturas nunca.
Só Internet não chega.
Cumprimentos.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#51932 | uhgi | 17 nov 2003 19:33 | In reply to: #51883

Obrigado por responder :)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#60311 | Luiz Paulo | 12 mar 2004 17:48 | In reply to: #40722

Paulo Valadares
Tenho lido muito sobre vc nos sites de genealogia, parabéns. Você teria alguma informação sobre a Família Ferreira Coelho no Brasil(Recife) ou em Portugal(não sei qual localidade)?

Saudações
Luiz Paulo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#132499 | MariaDavid | 29 oct 2006 15:31 | In reply to: #41464

Caro rcd

Numa das minhas usuais andanças por tópicos antigos, descobri uma mensagem sua para o Paulo Valadares, sobre uns Goes.
Acontece que recentemente cheguei a uns Goes na minha genealogia, dos quais possuo ainda pouca informação. Contudo, vou deixar-lhe o pouco que tenho pois pode eventualmente interessar-lhe:

Manuel da Silva Goes, casado com Leonor da Silva que teve David Mendes, todos naturais de Vila Nova de Foz Côa. Esse David Mendes tem processo da Inquisição de Lisboa com o número 11499.
David Mendes casou com uma Leonor Maria, filha de António Nunes e de Maria Henriques, de cujo casamento houve Maria Caetana Mendes, Maria Jacinta e outros.
Descendo, por duas vias, de Maria Caetana e de Maria Jacinta.
Caso queira alguma informação complementar ou possa acrescentar algo à ascendência desse Manuel da Silva Goes (o que muito lhe agradeceria), pode contactar-me para:
maria_david_eloy@yahoo.com.br

Com os meus cumprimentos

maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#132523 | Granja | 29 oct 2006 19:55 | In reply to: #51763

Caro Hugo

Que ramo tem dos seus Campos? Tenho várias ligações de Campos em FC e estou a preparar um trabalho acerca deles. Se me quiser dar os dados que tem pode ser que ajude alguma coisa.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança
pinheirodecamposARROBAgmailPONTOcom

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#269465 | MariaDavid | 29 ene 2011 19:17 | In reply to: #41464

Caro rcd

Já passaram alguns anos sobre a troca de mensagens destes Silva Góis de Vila Nova Foz Côa. Venho perguntar-lhe se já aprofundou esssas ligações familiares e se tem, eventualmente, alguns dados que possam entroncar com os meus.
Na altura coloquei as minhas ligações.

Com os melhores cumprimentos

maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#322813 | RC4 | 10 feb 2013 18:51 | In reply to: #132523

Caro Sr. Filipe Pinheiro de Campos,




Tomo a iniciativa de o contatar, porque este é um assunto que me interessa de forma particular.




As minhas origens maternas são do Alto Douro, mais precisamente de São João da Pesqueira e de Vila Nova de Foz Coa.



O conhecimento destas minhas origens foi-se perdendo à medida que as pessoas mais velhas foram desaparecendo, e neste momento o que resta são conhecimentos algo difusos no plano do "ouvi dizer".



Terei concerteza de fazer uma investigação mais profunda, mas visto que não cheguei a conhecer o meu avô materno, foi à minha Tia Avó e outras pessoas dessa geração que ouvi comentarios sobre as origens judaicas deste meu ramo familiar.



O unico dado mais palpável que tenho é o nome do meu Bisavô Luís Maria Lopes de Campos, e pelo que diz a minha mãe, a sua origem era de Vila Nova de Foz Coa.



Como poderão verificar os elementos que tenho são poucos, mas quem sabe se por felicidade os Srs. terão alguma informação sobre esta familia.



Agradeço antecipadamente a vossa atenção.



Os meus cumprimentos.


José Pedro de Campos Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#322858 | Alexandra Ferreira | 11 feb 2013 15:32 | In reply to: #322813

Boa tarde Caros Confrades,
Este tópico também me interessa muito por ter Campos em Foz Coa na árvore do meu marido.
Era Anibal Lopes Ferreira de Custoias do Douro (1914/2006) e médico em F.Coa, filho de Joao Antonio Ferreira (1888/1914 Custoias do Douro) e Adozinda Amélia Lopes (1876/1955- F.Coa).
Esta filha de Augusto Antonio Lopes Alonso (1840/1884-F.Coa) e de Raquel Joaquina d'Almeida (1848 F.Coa) e neta paterna de Antonio Alonzo e Guimar Jacinta de Campos.
Antonio Alonzo filho de Jose Lopes Alonzo e Leonor de Campos.
Guiomar filha de Jacinto Antonio de Campos e Maria Josefa de Campos. Todos de F.Coa.

Aqui ficam as informações de que disponho e que possam eventualmente interessar a algum confrade.
Com muita pena minha, nada mais tenho neste ramo da família. Quem sabe com este tópico consigamos encontrar mais pontas desta meada.

Melhores Cumprimentos
Alexandra Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#322927 | RC4 | 12 feb 2013 12:32 | In reply to: #322858

Cara Sra. Alexandra Ferreira,

A informação que partilhou, é concerteza importante para quem queira aprofundar este tema.

Que passos me aconselha a tomar para fazer a minha pesquisa, tendo em conta que o único dado que possuo é o nome do meu Bisavô?

Como resido em Lx, é possivel fazer a minha pesquisa aqui ou terei que ir ao local.

Agradeço antecipadamente a V/ atenção.

Cumprimentos.

José Pedro de Campos Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#322930 | MariaDavid | 12 feb 2013 13:34 | In reply to: #322927

Caro confrade

Ainda que a sua mensagem não me tenha sido dirigida directamente, tomei a liberdade de dar alguma ajuda, sem prejuízo do que possa vir a receber de outros confrades.

Ter o nome do seu bisavô é já uma ajuda.

Para não ter que repetir aqui tudo o que tem sido dito neste forun a respeito de investigação genealógica, sugiro para já três pontos:

1 Leia atentamente o que está escrito neste site sobre como iniciar a sua investigação familiar, para além de todos os contributos que já foram dados por outros confrades.

2 Recolha todas as informações possíveis, quer orais quer escritas, sobre os seus familiares mais próximos: certidões de baptismo, casamento, óbito, principalmente. Para o efeito, comece por si, para ter elementos objectivos sobre os seus pais, depois siga com os dos seus pais para ter os elementos necessários para chegar às informações sobre os seus avós; e assim sucessivamente. Vai ver que nas certidões dos seus avós virão dados sobre os bisavós. Ora a partir desses dados, consegue progredir na investigação, caso não se defronte com situações de pais incógnitos.

3 Se a sua família é de Vila Nova Foz Côa, poderá ter uma hipótese real de ter antepassados que tenham processos do santo ofício e isso facilita, por uma lado, as investigações. Mas só poderá beneficiar de tal hipótese depois de ter percorrido um vasto caminho até chegar aos seus ascendentes a cerca de 1790, mais ou menos, já que a inquisição foi extinta na segunda década de 1800.

Até lá, disponha sempre das ajudas de todos nós, não esquecendo que o trabalho principal é seu pois só o José Pedro está dentro das informações sobre a sua família mais chegada -pais e avós.

Cumprimentos e boa sorte!
Maria

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cristãos-novos de Vila Nova de Foz Côa

#322935 | RC4 | 12 feb 2013 15:26 | In reply to: #322930

Cara confrade,

Muito agradeço a sua resposta cheia de boa vontade e experiência.

Vou seguir o seu conselho, vou ler atentamente tudo o que tem sido dito, no site, sobre investigação genealógica e dar inicio a esta minha pesquisa.

Concerteza vou socorrer-me da V/ preciosa ajuda.

Um bem haja.

Obrigado.

Cumprimentos
Zé Pedro

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 05 may 2024, 09:36.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen