Forma Democrática de Governo - Petição Entregue
This topic is classified in rooms: Direito
Forma Democrática de Governo - Petição Entregue
Foi entregue no Parlamento, no passado dia 8 de maio, a petição que visa modificar o artigo 288º da Constituição Portuguesa, de modo que na próxima Revisão Constitucional seja votada a mudança de "forma republicana de governo", para "forma democrática de governo". A campanha de obtenção de assinaturas, organizada pela Causa Real - Federação das Reais Associações Portuguesas, contou com grande empenho dos portugueses, muitos não assumidamente monarquicos e muitos assumidamente republicanos; que não se revêem nessa imposição actual da nossa Constituição. Boa sorte para essa tarefa que se avizinha difícil.
F.R.F.
Enlace directo:
RE: Forma Democrática de Governo - Petição Entregue
Caro FRF
Qauntas assinaturas foram recolhidas?
Cumprimentos
João Cordovil Cardoso
Enlace directo:
RE: Forma Democrática de Governo - Petição Entregue
Caro confrade
A tarefa que se avizinha não vai ser fácil, pelo que a sorte é necessária embora insuficiente. Direi também que a providência divina, só por si, não chega.
Meu caro, os monárquicos têm muito trabalho pela frente: é preciso fazer ver à população as vantagens duma Monarquia e dum sistema de governo monárquico, democrático; nunca aristocrático!
Com os meus melhores cumprimentos
Artur Camisão Soares
Enlace directo:
RE: Forma Democrática de Governo - Petição Entregue
Pelo que li hoje no Jornal de Notícias, foram entregues cerca de 8 mil assinaturas.
Um grande abraço
FRF
Enlace directo:
RE: Forma Democrática de Governo - Petição Entregu
Meus Caros
Foram efectivamente entregues cerca de 8 mil assinaturas, mas sob a forma - 1ª Entrega, pelo que é possivel fazer mais entregas, o que será feito ! O trabalho continua e colaboração de todos é essencial !
O objectivo das 20 mil assinaturas continua a vigorar.
Saudações cordiais a todos
MSO
Enlace directo:
RE: Forma Democrática de Governo - Petição Entregu
Caros amigos,
este é um passo sem duvida importante, mas um longo caminho, e algo mais penoso, nos espera para ser percorrido. Nada que abale as convicções e esperanças destes peregrinos...
Na minha opiniao, as próximas lutas passam por mostrar às pessoas a historia dos últimos 200 anos do nosso Portugal, as dificuldades e as limitações que tiveram alguns dos nossos reis liberais para conseguirem algum progresso para o pais, a forma como caiu a Monarquia e foi imposta ao povo a Republica, que ditaduras (não) existem em Monarquia e (nem) em Republica, e o papel de um Rei numa Monarquia constitucional na actualidade. Depois de terem conhecimento disto, só é necessário deixar as pessoas a pensar, e certamente tomarão posição, num sentido, ou no outro. É uma tarefa bem mais complicada do que será conseguir as 20 mil assinaturas, e que passa, também, por cada um de nós.
Um abraço,
André Correia
Enlace directo:
RE: Forma Democrática de Governo - Petição Entregu
Caros amigos,
gostava de saber como posso fazer para assinar a petição e contribuir para as 20 mil assinaturas.
Carla Pereira
Enlace directo:
RE: Forma Democrática de Governo - Petição Entregu
Caros confrades
Gostaria de relembrar-vos, se me permitem, que será importante recolher mais assinaturas. Poderão fazê-lo junto das várias "Reais Associações", ou na "Federação"!
Os meus melhores cumprimentos
Artur Camisão Soares
Enlace directo:
Constituição Europeia
Caros confrades
Volto a esta problemática por uma razão óbvia: a abertura, iminente, de um processo de revisão constitucional.
Gostaria de colocar a seguinte questão: em que medida é que uma "Constituição Europeia" não coloca em causa a alínea b do artigo 288.º da C.R.P.?
Agradeço, desde já, posteriores intervenções. Peço-vos, também, que (na medida do possível) se consiga, de forma serena, assistir a um debate de ideias.
Sei que o assunto não tem a ver com Genealogia, mas considero-o de "interesse nacional". Está em jogo a redução da nossa "soberania": quer se evolua para uma "Federação de Estados"; quer para uma "Confederação de Estados Nacionais"; quer para "outra situação"!
Renovados cumprimentos
Artur Camisão Soares
Enlace directo:
RE: Constituição Europeia
Caro Artur,
Uma Constituição Europeia - pelo menos nos moldes em que foi forjada por Giscard & Ca. - não colocará apenas em causa a famosa alínea b) do artigo 288º da CRP, mas também todo o edifício da soberania nacional.
A "redução da nossa soberania" não está apenas agora "em jogo": desde Maastricht - ou se calhar até antes - que vem sofrendo os efeitos do centralismo europeu.
Assistimos em Portugal a um debate de natureza esquizofrénica no que à "Europa" diz respeito: por um lado louva-se o "magnífico" ideal da "construção europeia", e por outro brada-se contra as multas por excesso de produção de leite e contra a próxima invasão das nossas águas pela frota pesqueira espanhola.
Não estou muito alarmado com esta história da "Constituição Europeia", pois embora seja visível o desconforto da nossa classe política - quando não está entretida com outros assuntos - em submeter a questão à vontade popular, outros, decerto, a vetarão por nós, pois por essa Europa fora não falta quem junte a acção ao verbo nesta matéria.
Resta ainda acrescentar que a versão final da "Constituição Europeia", após a CIG que sobre ela se debruça, será muito provavelmente um texto mais diluído no seu fundamentalismo euro-cêntrico (ou franco-germânico) que aquilo que até agora conhecemos.
Renovados cumprimentos para si também
Alexandre Burmester
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 14 nov 2024, 20:16.