Cerqueiras de Ponte da Barca
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias
Cerqueiras de Ponte da Barca
Procuro saber a ascendência (e os filhos) de ESTÊVÃO RODRIGUES CERQUEIRA casado com INÁCIA LOPES DA COSTA, filha de Diogo Lopes e de s. m. Inês Gonçalves da Costa,( irmã de Isabel Gonçalves da Costa, casada com Fernão Gil Cerqueira, filho de Gil Cerqueira e de sua mulher Margarida Martins Velho).
Também gostava de saber a ascendência de DIOGO LOPES.
Grato por toda a ajuda
Cumprimentos
Óscar Caeiro Pinto
Enlace directo:
RE: Cerqueiras de Ponte da Barca
Caro Confrade:
Estêvão Rz Cerqueira está no Gayo, ttº Cerqueiras, § 138, nº6-7 e Inácia Lopes da Costa no ttº Costas, § 103, nº 5, onde segue a geração.
Segundo esta obra, Estêvão era filho de Branca Gil Cerqueira e Rodrigo Annes Veloso; neto materno de Gil Cerqueira e Margarida Martins Velho.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Enlace directo:
RE: Cerqueiras de Ponte da Barca
Caro João de Castro e Mello Trovisqueira
Obrigado pela pronta ajuda. Já agora como não tenho o Gaio ( se não for pedir muito) gostava de saber os filho do Estevão Rodrigues Cerqueira e a ascendência do Diogo Lopes.
Grato
Abraços
Óscar Caeiro Pinto
Enlace directo:
RE: Cerqueiras de Ponte da Barca
Caro Óscar
Talvez os -Cerqueiras do Algarve ou aqui moradores,nada tenham a ver com os-Cerqueiras-que refere, mas como tive uma 10.º avó-Esperança Neta de Cerqueira, mãe da minha antepassada Juliana Neta, que nasceu em São Brtolomeu de Messines aos 30-5-1683 e c/c o meu avô João Martins aos 19-10-1706,também desta freguesia, lembrei-me que poderá conhecer: Cerqueiras algarvios ou aqui moradores e desfazer a dúvida que tenho de tal apelido desta m/antepassada ter sido "deturpação"do padre que a batizou.
Um abraço.
Rafael Carvalho
Enlace directo:
RE: Cerqueiras de Ponte da Barca
Caro Óscar Caeiro Pinto,
O que diz o Gayo (ttº Costas):
"N 5-IGNACIA LOPES DA COSTA fª de Ignez Glz da Costa N 4 do § 102 cazou em Lavradas com Estêvão Rz Cerqueira fº de Ruy Annes Velho, ou Vellozo, e sua m.er Branca Gil Cerqueira Irmãa de Fernão Gil Cerqª, f.os todos de Gil Cerqª e sua m.er Margarida Alz Vellozo ttº de Cerq.as § 138 N 6 --ve. este ttº § 1 N 4. [Tiveram:]
-6 Anna da Costa Taveira
-6 Ignez da Costa Taveira § 109
-6 Paulla da Costa Taveira § 111
-6 Branca da Costa Taveira § 112
-6 Margarida da Costa s.g.
-6 M.el da Costa s.g.
-6 Diogo da Costa cazado s.g.
-6 Izabel da Costa taveira § 113."
Sobre Diogo Lopes apenas encontro:
"Diogo Lopes [Cerqueira], o Conde de Alcunha q era dos Martarenhos [Montarenhos]". Refere que haveria mais informação nos tt.os Pitas e Barbosas, mas nada consta. Se, noutras fontes,
encontrar algo, voltarei a si.
Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira
Enlace directo:
RE: Cerqueiras de Ponte da Barca
Caro Óscar Caeiro Pinto:
Na minha base de dados encontro a seguinte ascendência:
1- Diogo Lopes Cerqueira
2- Afonso Annes de Cerqueira
3- Maria Lopes
4- João Rodrigues Cerqueira
8- Rodrigo Annes de Cerqueira
16- João Rodrigues Cerqueira
jpcmt
Enlace directo:
RE: Cerqueiras de Ponte da Barca
Caro Confrade
Mais uma vez grato pelas informações. Ando a tentar arranjar pistas para entroncar este :
1-DOMINGOS LOPES CERQUEIRA MALHEIRO, nasceu em Ponte da Barca, foi criado de um abade de Chãs de Tavares(Mangualde).
Casou com PAULA FRANCISCA PINTO DA SILVA, natural da vila da Chãs de Tavares, onde moraram, filha de Paulo Francisco e de Verónica Vaz, natural de Lisboa moradores respectivamente em Chãs de Tavares e em Lisboa na praia da Boavista. Filhos :
2-Doutor MANUEL DE CERQUEIRA MALHEIRO, natural de Chãs, foi Cavaleiro da Ordem de Cristo, Desembargador da Suplicação, (tinha processo na Leitura de Bachareis, mas já só sobra uma carta de um lente de Coimbra) , julgador d'El Rei,
.morou na vila de Chãs de Tavares, onde aparece como testemunha, juntamente com seu filho Felipe Malheiro em 1644.
Casou com ANTÓNIA PINTO DE AGUIAR, natural de Penedono, filha do licenciado, António Fernandes de Seixas Freire* e de sua mulher Antónia Pinto de Aguiar, naturais e moradores em Penedono. Filhos :
3-Manuel de Cerqueira e Aguiar Malheiro, nascido na vila de Penedono, senhor dos morgadios de Chãs e Penedono, Cavaleiro da Ordem de Cristo, a 8/11/1650 recebe alvará para se armar Cavaleiro no convento de Tomar, carta para lançar hábito no dito convento, a 23/2/1673 recebe carta de Profissão, a 19/11/1676 recebe 12.000 reais de tença com o hábito de Cristo, Familiar do S. O. em 1682.
Casou em 1686 com Bernarda Maria de Vasconcelos, natural de Santa Eufémia de Pinlelo, bispado de Lamego, filha de António de Carvalho de Vasconcelos, F. C.R., F.S.O., Sr. da Casa de Santa Eufémia e de Guiomar da Cunha Freire. Ela faleceu em 1 de Novembro de 1741 e ele em 11 de Janeiro de 1697
4-Manuel de Carvalho Cerqueira Freire e Vasconcelos, Baptizado em São Pedro de Penedono em 8 de Julho de 1689. Teve alvará de 7 de Outubro de 1725 para ser armado cavaleiro na Ordem de Cristo e para professar. Foi capitão-mór de Penedono, cargo que exercia em 1712, e mestre de Campo de Auxiliares da Comarca de Lamego. Tinha umas casas nobres na praça de Penedono, a que era anexa a sua Capela da Senhora do Amparo . Faleceu em Chãs de Tavares a 11/2/1775, foi, Mestre
de Campo da comarca de Lamego, Sr. do morgado de Penedono. Casou antes de Outubro de 1708 com D. Maria Madalena de Melo e Sampaio, nascida por volta de 1688 e falecida em Penedono em 21 de Setembro de 1720, filha de Manuel de Melo e Sampaio, senhor da F.C.R., Sr. da Casa de Espinhoza e Ribalonga, em São João da Pesqueira, morador na Espinhosa, e de D. Francisca Pereira; neta paterna de Garcia de Melo e Sampaio, senhor da Ribalonga, e de D. Francisca de Carvalho; e materna de Francisco Pereira Pinto, o Ruivo, de Vila Real, e de D. Maria Pereira do Lago. Tiveram:
Casou antes de Outubro 1708 com Maria Madalena de São Paio, filha de Manuel de Melo São Paio, F.C.R., Sr. da Casa de Espinhoza e Sr. de Ribalonga e de Francisca Pereira. Filha :
4-Maria Leonor de Cerqueira de Carvalho Melo Sampaio e Vasconcelos. Casou por procuração em São Pedro de Penedono em 3 de Fevereiro de 1738 com Manuel Leme de Castro e Sande, natural de São João da Pesqueira, fidalgo da Casa Real e cavaleiro na Ordem de Cristo, filho de Nicolau Pereira de Castro, comendador de São Mamede do Mogadouro, e de D. Luísa Micaela de Sousa Leme; neto paterno de João de Sande e Castro e de sua segunda mulher D. Maria de Castro Pereira; e materno de Manuel Leme de Magalhães, cavaleiro na Ordem de Cristo, e de D. Maria Pereira de Sousa. Com geração nascida em Penedono. Entre eles:
5 - Maria Luísa, baptizada em Abril de 1739.
5 - Nicolau, baptizado em 1741.
5 - Joaquina, baptizada em Novembro de 1742.
5 - João Manuel Pais de Sande e Castro, baptizado em Janeiro de 1745 .este mandou construir um imponente Solar barroco em São João da Pesqueira, conhecida como Casa do Cabo, que ostenta um brasão esquartelado de Sande, Pais, Seixas e Castro
5 - José Joaquim Pais de Sande e Castro. Baptizado em Maio de 1747. Foi juiz de fora de Trancoso.
2-Verónica Cerqueira, aparece como madrinha em 1634, juntamente com seu irmão Felipe. Viveu na vila de Chãs, onde faleceu a10/12/1670, “fez testamento por escripto seu sobrinho João Baptista dara conta “. Está sepultado dentro da igreja.
2-Paula Cerqueira, faleceu a 6/7/1666 nas Chãs onde morava, não fez testamento “seu irmao Feliphe Cerqueira Malheiro dara conta “.
2-FELIPE DE CERQUEIRA MALHEIRO, natural da vila de Chãs onde faleceu a 16/6/1668, não fez testamento, está enterrado dentro da igreja. Casou com MARIA GONÇALVES, parece filha de Bartolomeu de Carvalho, natural de Casais das Donas, freg. de S.Pedro do Castelo, casado em Chãs de Tavares a 11/2/1619, com Maria Gonçalves (filha de Francisco Gonçalves, morador na Corvaceira) e tiveram por filha :
(3)-Felipa Malheiro, que foi mulher de seu primo, Manuel de Cerqueira e Aguiar Malheiro.
3-PAULA FRANCISCA DE CERQUEIRA, natural de Chãs de Tavares, onde viveu e faleceu a 30/5/1714, não fez testamento mas nomeou seu filho João.
Casou a 12/5/1665, na dita freg. com JOÃO BAPTISTA, natural da freg. de Maceira (Fornos de Algodres), falecido nas Chãs a 27/10/1700, filho de Tomé Fernandes e de Maria Fernandes, casados em Maceira a 11/2/1624, neto paterno de Diogo Fernandes e de sua mulher Ana Fernandes, neto materno de Domingos Fernandes e de sua mulher Isabel Fernandes Ledo. Filhos :
4-Maria de Cerqueira, faleceu nas Chãs a 11/11/1742, fez testamento, nomeando sua sobrinha Maria de Cerqueira.
4-JOÃO DE CERQUEIRA DE CARVALHO, casou em Chãs a 22/12/1700 com Isabel de Sacadura, natural da freg. de Malhada Sorda (Almeida), falecida com testamento a 14/7/1727, sem filhos.
Fora do casamento teve filhos de duas amantes, uma chamada Natália de Almeida, moça solteira, outra ANA JOÃO DA FONSECA, moça solteira natural de Chãs, de alcunha a “funica”, filha de Manuel Fernandes e de sua mulher Maria João.
Filho natural tido de Natália de Almeida :
Enlace directo:
RE: Cerqueiras de Ponte da Barca
Caro Rafael
Não dou conhecimento de Cerqueiras em Messines, não será antes a deturpação do apelido Sequeira ?
Abraços do
Óscar
Enlace directo:
RE: Cerqueiras de Ponte da Barca
Caro Confrade:
Sobre este Domingos Lopes Cerqueira Malheiro nada sei. Uma pesquisa no Gayo revelou-se infrutífera.
abrc
jpcmt
Enlace directo:
RE: Cerqueiras de Ponte da Barca
Será que este Domingos Lopes C.M., aparece referido nas "Matrículas dos Ordinandos da Mitra de Braga - 1430-1588 - Tomo I de M. Antonino Fernandes". Já agora caso tenha o livro agradecia confirmação.
cumprimentos
Óscar Caeiro Pinto
Enlace directo:
Tomo I das Matrículas
Caro Óscar Caeiro Pinto
O 1º tomo da obra que refere, só vai até 22-12-1464. Julgo que ainda é o único publicado, pelo que será necessário esperar pelos próximos.
Cumprimentos,
Vasco Jácome
Enlace directo:
RE: Tomo I das Matrículas
Óscar... não haverá nesses preciosos apontamentos alguma informação sobre Maria Cerqueira casada com Manuel Fernandes Aranha e falecida a 24.set.1706 em Paço Vedro de Magalhães, Ponte da Barca?
E já que o tópico é CErqueiras, não haverá apontamentos sobre João Cerqueira casado a 20.jan.1651 em Jolda, Arcos de Valdevez, com Ana de Brito, filha de Gaspar Fernandes e Inês de Brito, de Jolda?
abraço
Eduardo
post s. de Tangil ainda nada sei dizer, não mais voltei ao Arquivo!
Enlace directo:
RE: Tomo I das Matrículas
Caro Vasco Jácome
Grato pela informação. Talvez a solução deste problema esteja numa genealogia manuscrita "Malheiros Cerqueiras" que se encontra na Biblioteca da Ajuda.
Abraços
Oscar Caeiro Pinto
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 21:00.