Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caros Confrades
Na justificação de Nobreza de António Teodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire, vem esta família descrita sumariamente, tal como a exponho. Como me parece haver alguma confusão ponho-a a debate.
Ferreiras da Quinta de Antão Álvares - Beira Baixa
No processo de Justificação de Nobreza de António Teodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire, Capitão-Mór de Monsanto, vem inserta uma Genealogia da Família Ferreira que existiu em Penamacôr, e que poderá servir de base à compreensão da Família Ferreira daquela Vila.
Assim:
1. Gomes Martins Ferreira casou com N.. E teve a:
2. Antão Alvares Ferreira que casou com D. Francisca de Sotto-Mayor filha de D. Pedro de Sotto-Mayor. E tiveram a:
3. Fernão Álvares Ferreira que casou com N., e tiveram a:
4. Álvaro Ferreira que casou com D. Beatriz Rebelo, natural de Castelo Branco, filha de Lopo Rebelo, e tiveram a:
5. Antão Álvares Ferreira que casou com D. Francisca Tavares filha de João Tavares e trineta de Pedro Tavares. E tiveram a:
6. Rodrigo Ferreira, Cavaleiro da Ordem de Cristo, que casou com D. Catarina Freire. E tiveram a:
7. Antão Álvares Ferreira que casou com D. Catarina Lopes Botelho, neta de Martim de Faria Botelho, Alcaide-Mór da Sortelha. E tiveram a:
8. António Ferreira que casou com D. Catarina Lopes Robalo (penso que foi com Guiomar Gonçalves, pelos registos paroquiais). E tiveram a:
9. Antão Álvares Ferreira Taborda (penso que sem Taborda, que vem da parte da Mulher D. Maria Taborda filha de Estevão Gonçalves Taborda), F.C.R., casou com N.. E Tiveram a:
10. António Ferreira Taborda, Moço Fidalgo da Casa Real, 9º senhor da Quinta de Antão Álvares, 8º Administrador do Morgado da Atalaia e de Lomba, que casou com D. Isabel Leitão da Cunha Aguiar, descendente Pedro Leitão e de Fernão Anes de Carvalho. E tiveram a:
11. João Ferreira Taborda, Fidalgo de Solar conhecido, Sargento-Mór e Administrador dos Morgados da Atalaia e de Lomba, que casou com sua prima D. Beatriz Maria Taborda filha de Francisco Taborda Grande, descendente de Vasco Paes Cardoso, Alcaide-Mór de Trancoso, etc., que serviu na Guerra da Aclamação e Mazagão, e foi Governador da Praça de Almeida. E tiveram a:
12. António Teodoro Ferreira Taborda, Fidalgo de Solar conhecido, Capitão de Infantaria e Administrador dos Morgados do Alcaide, da Atalaia e de Lomba e do Nome de Jesus, que casou com N.. E tiveram a:
13. D. Antónia Joaquina Xavier Taborda Grande , irmã de João Xavier Taborda Pignatelli, Coronel de Milícias, Tenente Coronel Miguel António Ferreira Taborda e de Francisco Xavier Ferreira Taborda, Sargento-Mór Reformado de Infantaria, Fidalgos de Solar conhecido, e casou com José Manuel de Azevedo Freire, Sargento-Mór de Milícias filho de Estevão Vaz de Azevedo Freire de Penamacôr, e de D. Inês Freire Robalo, neto paterno de Lorenço Vaz Freire, de Penamacôr e de D. Maria de Azevedo. E tiveram a:
14. António Teodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire.
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro José Manuel Próspero,
Embora a minha mensagem não se relacione com os Ferreiras, interessam-me os Carrascos e Freires, de Penamacôr, por estarem na ascendência da minha mulher, e os parcos elementos que possuo são aqueles que seguem.
Cumprimentos
NB
I – MANUEL CARRASCO, casou com MARIA ESTEVES. Tiveram:
1 (II) ESTÊVÃO PIRES CARRASCO, que segue.
2 (II) SEBASTIÃO CARRASCO, casou em Santiago, Penamacôr a 28-I-1630, com BRITES LOPES, filha de Domingos pires e de Brites Lopes. Tiveram:
1 (III) BRITES LOPES, baptizada em Santiago, Penamacôr a 22-X-1646. Casou em Santiago, Penamacôr, com JOSÉ FURTADO, natural de Figueiró da Granja. Tiveram:
1 (IV) JOÃO FURTADO CARRASCO, natural de Penamacôr: Casou em Santiago, Penamacôr a 22-XII-1720, MARGARIDA FERNANDES, natural de Penamacôr. Tiveram:
1 (V) BRITES FURTADO, casou com seu primo MARTINHO VAZ FREIRE, adiante.
II – ESTEVÃO PIRES CARRASCO, natural de Penamacôr. Casou em Penamacôr a 19-II-1620, com ISABEL FERNANDES, filha de Pedro Vaz e de Maria Gomes. Tiveram:
III – LOURENÇO VAZ, natural de Penamacôr. É tratado como Capitão nos assentos paroquiais. É provável que sejam pais de Lourenço Vaz Freire, casado com Maria de Azevedo, naturais de Penamacôr, que foram por sua vez pais de Estevão Vaz de Azevedo Freire, pai de José Manuel de Azevedo Freire, Sargento-Mor de Monsanto, que foi pai de António Teodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire, Capitão-Mor de Monsanto, que em 16-X-1818 teve CBA para Azevedos, Freires, Ferreiras e Tabordas. Casou na Aldeia de João Pires, a 17-I-1644, com INÊS FREIRE, filha de Estêvão Martins , casado em Penamacôr a 26-III-1620, com Isabel Freire; neta paterna de Pantaleão Martins e de Inês Pimenta; neta materna de António Freire e de Beatriz Esteves. Tiveram:
IV – MARIA ROBALO, natural da Aldeia de João Pires. Casou em Santiago, Penamacôr, com JOSÉ FURTADO, natural de Figueiró da Granja, filho de António Rodrigues. Tiveram:
V – INÊS FREIRE ROBALO, nasceu na Aldeia de João Pires a 15-I-1689. Casou na Aldeia de João Pires a 23-I-1713 com MANUEL ESTEVES BORGES, natural de Santiago, Penamacôr, filho de Amaro Esteves e de Maria Vaz. Tiveram:
VI – MARTINHO VAZ FREIRE, casou em Santiago, Penamacôr a 12-VIII-1747 (uma irmã nasceu em Santiago a 18-XII-1722). Casou com BRITES FURTADO, natural de Santiago, Penamacôr, filha de João Furtado Carrasco, natural de Penamacôr, casado em Santiago, Penamacôr a 22-XII-1720, com Margarida Fernandes, natural de Penamacôr. Com geração.
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Meu Caro "Alentejo"
Penamacôr é uma terra rica de Genealogia mal estudada, ou melhor, quase nada estudada. Nela estiveram várias figuras eminentes, e que deram origem a várias outras famílias, também, com história.
Parece é que há pouca informação genealógica, édifícil encontrar livros, e os paroquiais, com os Padres a reduzirem os nomes, tornando muitos individuos diferentes com nomes semelhantes, o que torna a pesquisa difícil, sendo, por vezes uma charada.
Poucas pessoas parecem interessar-se por esta terra. O Fórum torna-se assim, um lugar de eleição para acalrar ideias, o que nos é muito necessário.
Por Curiosidade lhe envio um registo dum irmão de Estevão e de Sebastião.
1. Manuel Carrasco casou com Maria Esteves e tiveram a:
1.1. ANTÓNIO ESTEVES CARRASCO que casou a 1ª Vez a 18-1-1632 com Beatriz Antunes, filha de Domingos Álvares e de Catarina Antunes. Casou 2ª vez a 13-9-1637 com Guiomar Ferreira filha de Francisco Roiz e de Isabel Manso.. Casou 3ª Vez a 2-4-1663 com Beatriz Lopes filha de Gaspar de Elvas de Almeida e de Mécia da Fonseca, de S.Tiago (S. Maria 1M, Pen.). Faleceu em S. Tiago a 8-9-1670, e foi seu testamenteiro o Reverendo Prior Brás Ferreira. E tiveram a:
1.1.1. Maria, que nasceu a 27-3-1639 (1º Matrimónio)
1.1.2. Catarina que nasceu a 10-6-1644 (1º Matrimónio)
1.1.3. Beatriz que nasceu a 20-4-1647 (1º Matrimónio)
1.1.4. Brás que nasceu a 7-7-1649 (1º Matrimónio)
1.1.5. Beatriz, que nasceu a 19-1-1664 (3º Matrimónio)
1.1.6. Mécia, que nasceu a 26-1-1666(3º Matrimónio)
1.1.7. Bartolomeu, que nasceu a 24-8-1668(3º Matrimónio)
Tenho algum estudo de Carrascos, embora não tenha dos que lhe interessam mais do que expôs.
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro João Manuel Próspero dos Santos,
Muito agradeço estas notas. Lamento o erro no seu nome no post anterior.
Abraço
NB
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro João Manuel
Posso saber quais as dúvidas? É que é essa tb a ascendência que tenho. A dúvida é sobre Tabordas ou Ferreiras? Pelas minhas contas, António Ferreira Nº 8, teria casado por volta de 1600. Bate certo?
O nº 9 não o tenho referenciado como Taborda, mas tenho a sua mulher Maria Taborda, filha de Salvador Taborda, homem nobre e não de Estêvão Gonçalves Taborda.
Um abraço
Manuel da Silva Rolão
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Meu Caro Manuel Rolão
Exactamente Maria taborda filha de Salvador Taborda e de Isabel Lopes, nasceu em Penamacôr a 29-6-1607 (S.Tiago 1M).
Antão Ferreira casou com Catarina Lopes e tiveram a:
Beatriz Lourenço que casou com Estevão Roiz Taborda filho de João Roiz e de Violante Lopes, de Val Prazeres, a 1-6-1628 (Pen. S.Maria 1M).
Antão Álvares casou com Maria Taborda a 9-6-1624 (Pen. S.Tiago 2M). Não refere os Pais.
António Ferreira morreu a 5-1-1625, deixou seu testamenteiro a seu filho Antão Álvares e obradadeira sua mulher Guiomar Gonçalves (Pen. S.Maria 1M).
Rodrigo Ferreira casou com Inês Taborda e tiveram a: António que nasceu a 28-6-1627
Rodrigo Ferreira era irmão de Antão Álvares, filhos de Guiomar Gonçalves e de António Ferreira.
Por estes dados se nota que há qualquer coisa de errado na árvore.
Ferreiras há muitos e bem colocados, será necessário deslindar esta árvore.
Um Abraço
João Manuel próspe
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro João Manuel Próspero
Não teria Antão Álvares casado 2 vezes?
Em 26-04-1665, faleceu em Penamacor Isabel de Elvas, casada com Cosme Martins. Era viúva e mãe de Catarina Lopes. Neta de António de Elvas e de Helena Fernandes. Nora de Antão Álvares e de Catarina Lopes. Tia de Estêvão de Elvas Botelho.
Um abraço
Manuel da Silva Rolão
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro Manuel Rolão
Não penso que Antâo Álvares tenha casado 2 vezes, mais provável seria seu Pai: António ou Antão sempre identificados como Ferreira, enquanto que Antão Álvares foi sempre chamado como tal.
Cosme Martins era sem dúvida da Família, e havia ainda Simão Tavares de Sousa, a quem Antão Álvares sucedeu no Morgadio.
Como estou a escrever de memória, vou tentar sistematizar este problema com a indicação de fontes.
Na verdade Ferreira e Tabordas se juntam muito, mas em Penamcôr há outros Ferreiras.
Para deslidar uns, há que trabalhar com outros, bem como Proenças Botelhos, Robalos, Cunhas, Elvas, Morais, Rebelos, Carrações, Belagunas, Mitras, Alfaias Galvão, etc. e daí partir para o estudo em outras localidades, como Monsanto, Proença-aVelha, Sortelha, S. Estevão e sabugal.
Devagar, discutir os Ferreiras era um começo.
Um abraço
João Manuel Próspero dos Santos
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro João Manuel Próspero
Penso que a confusão dos Ferreira será igual às dos Taborda, que se encontram espalhados desde Monsanto a São Vicente da Beira e não se sabe de onde foram para onde. Os Próprios Ferreira Taborda através de António Ferreira foram para a Soalheira onde nasceram todos os seus filhos e onde já havia (+-1620) outro António Ferreira, penso que dos Ferreira Cinza, que até ver não têm que ver uns com os outros. Mas como todos se encontram em Alpedrinha ( até os Elvas)...
Pena é que nesta altura os documentos comecem a rarear. O que resolveria muitos problemas, seriam as Dispensas de Casamento, mas nas que se encontram na TT, raramente se referem ao Sec XVII. Resta aproveitar o Dia Mundial da Boa Vontade e convencer o Bispo da Guarda, segundo dizem.
Um Abraço
Manuel da Silva Rolão
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro João Manuel Próspero
Até o pai ou avô, não me lembro de momento, da mulher de António Ferreira Taborda, Isabel Leitão, justificou a nobreza de Ferreiras, entre outros.
Um abraço
Manuel da Silva Rolão
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro João Manuel Próspero
António Ferreira Taborda de Azevedo Freire foi primo de Francisco e de Rodrigo Taborda Robalo Ferreira de Azevedo, que figuram também no Sanches de Baena. Este último é meu 4º avô pelo que tenho dado uma atenção especial a estes ramos de Tabordas e Ferreiras.
O referido António Ferreira Taborda de Azevedo Freire era sobrinho de Miguel António Ferreira Taborda, que usou o nome de MAFT Leitão da Cunha, e que foi autor de um título genealógico da família Taborda (que o nosso confrade Manuel da Silva Rolão me ajudou a localizar na TT). Tenho confrontado ultimamente este documento com a informação que já possuía e, embora já tenha encontrado grandes discrepâncias, no caso em apreço quase tudo parece bater certo. Assim, em relação ao post com que abriu este tópico, observei apenas algumas diferenças de pormenor, que passo a referir, juntamente com algumas informações complementares:
·A nº 13 é D. Antónia Maria e não Antónia Joaquina;
·O nº 12, António Teodoro Ferreira Taborda, nasceu a 12/1/1711 e casou com D. Violante Xavier Felícia Taborda Nogueira Pignatelli, filha de do Dr. Francisco Taborda Nogueira (o língua de prata) e de D. Filipa Robalo Pignatelli da Gama;
·O nº 11, João Ferreira Taborda, nasceu em 1678 e faleceu em 24/6/1711, casou em S.Tiago, Penamacor, a 4/2/1707 com D. Brites Maria Taborda Grande;
·O nº 10, António Ferreira Taborda, nasceu na casa dos Tabordas em Penamacor, a 14/1/1634 e faleceu na Soalheira em 1/10/1706, cc D. Isabel Leitão da Cunha de Aguiar e Costa, nasc. Soalheira, Castelo Novo, 1643;
·O nº 9, Antão Alves Ferreira e não Álvares, o que sucede com todos os Antão AF, não é, de facto, Taborda. Casou a 9/6/1624 com D. Maria Taborda de Negreiros, nasc. em S.Tiago, PM, a 29/6/1607, filha de Salvador Taborda de Negreiros e de D. Isabel Lopes de Elvas Robalo, portanto neta e não filha de Estêvão (Gonçalves) Taborda de Negreiros;
·O nº 6, Rodrigo Ferreira cc D. Catarina Freire, filha de Simão Freire, primeiro Capitão-Mor de Castelo Novo, em 1573;
·O nº 5, Antão AF cc D. Francisca Tavares, trineta de Gonçalo Esteves Tavares, dos Alcaides-Mores da Covilhã, fundador da Igreja da Madalena naquela vila (agora cidade).
Relativamente às dúvidas que levanta, posso contribuir com o seguinte:
·Rodrigo Ferreira, irmão de Antão Alves Ferreira (nº 7) e ainda de Pedro Ferreira, filhos de António Ferreira e D. Catarina Lopes Robalo, casou em 1625 com D. Inês Taborda (1609-1627);
·D. Brites Lourenço Ferreira casou em 1628 com Estêvão Rodrigues Taborda, filho de João Rodrigues Vicente e D. Violante Taborda, esta irmã de Salvador Taborda de Negreiros, sogro de Antão AF (nº 9).
Fico a aguardar os vossos doutos comentários.
Cordiais cumprimentos
Jorge Lemos
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Meu Caro Jorge Lemos
Pelos vistos tem dos Ferreiras um estudo, já muito correcto. O que diz faz sentido. Quais as suas fontes?
Irei procurar nos meus apontamentos Pedro Ferreira, já que também tenho Rodrigo Ferreira, que pelos vistos não terátido geração.
O que sabe sobre os Tavares da Covilhã?
Agradeço-lhe as suas informações
Um Abraço
João Manuel Próspero dos Santos
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro João Manuel
Por estranho que pareça, nunca consultei os registos da Covilhã e de Fundão!
Mas João Tavares, natural da Covilhã, casou em São Vicente da Beira em 24-09-1587 com Maria de Andrade, filha de António de Andrade e de Felisberta de Proença. Não tenho os filhos deste casal ou porque os não tiveram, ou porque talvez fossem viver para a Covilhã (ou porque talvez não os tenha visto, mas não vou por esta hipótese).
Na Aldeia Nova das Donas, há tb Tavares desde pelo menos o início do Sec XVII, que viveram tb no Fundão. Fora os de Alpedrinha, que são dos Lopes Tavares de Tanger.
Um abraço
Manuel Estevam
Enlace directo:
Henrique Dias Ferreira
Caro Jorge Lemos
Tenho um informação complementar que julgo ser do seu interesse.
Localizei o casamento de Henrique Dias Ferreira, filho de Estêvão Ferreira Robalo e de D. Isabel Lopes, de Penamacor, com D. Catarina Lopes Taborda, filha de Estêvão Rodrigues Taborda e de D. Brites Lourença, em Vale de Prazeres aos 8 de Junho de 1670.
Cordiais cumprimentos
António Pereira
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro João Manuel Próspero dos Santos
Sobre os Tavares tenho pouca coisa:
- D. Francisca Tavares de Covilhã, irmã do Comendador de Ouriz António Tavares, fª de
- João Tavares, Comendador de Alpedrinha e S. Vic. da Beira, fº de
- Lopo Dias Tavares, Comendador de Cristo de Alpedrinha e S. Vic. da Beira, Snr. das pensões dos Tabeliães das mesmas, fº de
- Diogo Gonçalves de Tavares, fº de
- Gonçalo Esteves de Tavares, dos Alcaides-Mores da Covilhã, Fundadores da Igreja da Madalena na dita vila e dos Snrs. de Tavares.
(Árvore 6ª - Ferreiras, Snrs. da quinta e casa Solar de Antão Alves, in Título de Tabordas, de Miguel António Ferreira Taborda Leitão da Cunha, ANTT-Genealogias Manuscritas 21-F-46)
O Pedro Ferreira vem mencionado neste Tit. de Tabordas, creio nunca o ter visto noutra obra. Manso de Lima refere apenas Antão e Rodrigo. Sobre este último diz ter sido COC e cc N...prima do Desembargador António Pires Esteves.
Há um outro Tit. de Tabordas que aborda também a ligação de Tabordas e Ferreiras através do casamento de Maria Taborda com Antão Alz Ferreira e descreve a sua descendência, no essencial coincide com o já referido. (ANTT-Genealogias Manuscritas 21-F-22).
Para já é o que consegui encontrar nos meus apontamentos. Se descobrir mais alguma coisa comunicá-la-ei. Entretanto espero que apareça mais gente a participar nesta troca de informações.
Um Abraço
Jorge
Enlace directo:
Família Tânger no Telhado, Fundão
Meu caro Manuel Estevam,
Despertou-me a atenção a sua referência aos Lopes Tavares de Tânger.
Acontece que nas genealogias da minha mulher aparece uma Joana Gaspar casada no Telhado, Fundão, aos 2-02-1702, filha de Francisco Rodrigues Tânger e Maria Gaspar. Afamília seria do Telhado. Tem notícia deste apelido Tânger na Região?
Um abraço
JLiberato
Enlace directo:
RE: Família Tânger no Telhado, Fundão
Caro José Liberato
Não tenho conhecimento desse apelido na área. Os Lopes Tavares que referi, eram de Trancoso, que passaram a Tanger, salvo erro por 3 ou 4 gerações, e quando voltaram um deles foi para Alpedrinha onde casou e deixou descedência.
Um abraço
Manuel Estrevam
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro Jorge Lemos,
Ao ler as mensagens deste tópico, surgiu-me a ideia de que possa haver alguma ligação desta família com Luis Alvares/Alves Antão, de Portimão, sobre o qual tenho procurado obter informações sem sucesso.
Luis Alvares Antão, viveu na 1ª metade do século XVII em Portimão onde deixou descedência. Existe inclusivamente na cidade uma rua com o seu nome mas infelizmente na Câmara e no arquivo municipal não me conseguem informar nada sobre ele.
Sabe se terá havido algum Antão Álvares da Beira que tenha passado ao Algarve?
Cumprimentos,
JValdeira
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro JValdeira
o que sei desse Antão é o seguinte:
1-ANTÃO ALVES FERREIRA, Fidalgo da Casa Real. 8º Sr. do Solar de Antão Alves. 3º Adm. dos Morgados do Alcaide e Lomba. Casou em 09-06-1624 com Maria Taborda de Negreiros, Chefe do apelido Taborda. Pai de
2-António Ferreira Taborda nasceu em 14-02-1634.Moço Fidalgo da Casa Real em tempo de D. Afonso V. 9º Sr. do Solar de Antão Alves. Administrador dos Morgados do Alcaide e Lomba. Sargento Mor de Penamacor. Capitão de Ordenanças na Soalheira. Casou com Isabel Leitão da Cunha e Aguiar, natural da Soalheira. Capitão Mor do termo da Soalheira em 1659
2-Domingos Esteves Robalo, que esteve ajustado para casar com a Morgada de Penamacor, mas não casou devido ao seu parentesco. Casou em Idanha-a-Nova com N. Taborda, filha de Estevam Taborda.
2-Gaspar Taborda Ferreira, que casou com Justa Antunes da Paz. Viveram em Alpedrinha.
3-Uma filha que morreu sg.
2-Frey Salvador Taborda, Frade em Sta. Cruz de Coimbra.
2-Catarina Lopes Taborda, casou em Belmonte com Manuel Fragoso Taborda.
Sobre o ter passado algum ao Algarve, não tenho notícia.
Cordiais cunprimentos
Manuel da Silva Rolão
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro Manuel da Silva Rolão,
Obrigado pela sua resposta. Vou continuar a pesquisar o LAA em Portimão e logo veremos se surge alguma coisa que o ligue a Penamacor!
Cumprimentos,
JValdeira
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro João Próspero dos Santos
Nesta mensagem refere: "António Esteves Carrasco casou a 1ª vez, a 18.1.1632, com Beatriz Antunes, filha de Domingos Álvares e de Catarina Antunes..."
Terão alguma ligação com Pero Álvares, fº de Manuel Álvares e de, julgo, Isabel Francisca, que casou a 01.02.1615, em Brasfemes-Coimbra, com Isabel Antunes (Pacheco), fª de Domingos Antunes?
Com os meus cumprimentos,
Américo A. M. de Quadros
Enlace directo:
RE: Ferreiras da Quinta de Antão Álvares
Caro JValdeira
Desconheço se há alguma ligação entre os Antão Alves/Álvares de Penamacor e o seu Luis Alvares/Alves Antão, de Portimão. Apenas posso contribuir com as referências que tenho de vários Antão Alves Ferreira, o primeiro dos quais fundou a quinta do seu nome, com fortins e muros, no tempo de D. João I. Segundo refere José Manuel Landeiro no livro "O Concelho de Penamacor na História, na Tradição e na Lenda" (1938), a quinta de Antão Alves ainda existia naquela data. Este Antão Alves (ou Álvares) era filho de Gomes Martim Ferreira, Sr. da Casa de Cavaleiros, 7º neto do Conde D. Álvaro de Ferreira, Meirinho-Mor.
Foi 4º Sr. da quinta um outro Antão Alves Ferreira, bisneto do fundador e 3º avô do Antão Alves Ferreira que casou com D. Maria Taborda, de cuja descendência provem a famíla Ferreira Taborda, e que o nosso confrade Manuel da Silva Rolão menciona na mensagem anterior.
É possível que tenham existido outros Antão Alves na descendência dos já referidos, mas não sei se é credível que "Antão Alves" tenha dado "Alves Antão". Há vários especialistas em onomatologia que frequentam este forum e que talvez se possam pronunciar...
Cumprimentos
Jorge Lemos
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 13 nov 2024, 09:39.