Cunha Pimentel

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões | Património

Cunha Pimentel

#43219 | JCP | 11 jun 2003 12:58

alguém tem dados sobre a família cunha pimentel da Casa da Calçada em provezende, casa da rua das flores no porto, Paço de aNSARI EM BRAGA, CASA DAS CARVALHEIRAS EM BRAGA, ETC..
alguem sabe quem são os Gama lobos que se ligaram a esta família? obrigado
JCP

Respuesta

Enlace directo:

RE: cunha pimentel

#43231 | Freire de Andrade | 11 jun 2003 15:06 | In reply to: #43219

Meu caro JCP ( JCunha Pimentel? Primo?)

Por minha Avó paterna sou Cunha Pimentel. O meu Pai, uma vez que usa os apelidos da mãe em último lugar é, inclusive, Cunha Pimentel de último nome.
Nunca fiz uma investigação aprofundada sobre este ramo da família sendo porém certo que se encontra razoavelmente estudada em várias obras e por vários autores.
Quanto aos Gamas Lobo relacionados com os Cunha Pimentel aconselho-o, entre outros autores, a consultar o Felgueiras Gaio. Com efeito, no dito Felgueiras Gaio lá vem a ligação entre estas duas famílias. Mais informo que no passado e neste mesmo FORUM já fiz uma intervenção sobre esta matéria (ligação Cunha Pimentel e Gama Lobo) não me recordando, todavia, actualmente do tópico em que tal sucedeu.
Caso pretenda mais pormenores contacte-me para luisfreiredeandradearrobahotmailpontocom.
Os meus Cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Respuesta

Enlace directo:

Cunha Pimentel / Gama Lobo

#43245 | Vasco Jácome | 11 jun 2003 20:19 | In reply to: #43219

Caro JCP

Existe numerosa bibliografia sobre as famílias que mencionou.
Aos Cunha Pimentel encontra-os no Gayo ttº de Cunhas §102 e costado 164v do Tomo II. Mas aqui não é muito explícito quanto à ligação com os Gama Lobo. No entanto, recorrendo aos “Fidalgos e Morgados de Vila Real”, vol. I, pg. 568, onde também são mencionados, verifica-se que Henrique da Cunha Pimentel da Gama Lobo Leite Pereira, aqui em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=134387
era filho de Francisco António da Cunha Leite Pereira de Vasconcelos, Sr. da Casa da Calçada, Provezende, etc e de sua m.er D. Maria Antónia da Gama Lobo de Pina e Melo, filha de Nicolau da Gama Lobo, Tenente-Coronel ajudante do General de Província, e de sua m.er D. Ana Isabel Pina de Sousa e Melo.

Assim, voltando ao Gayo, existe alguma coisa sobre a ascendência de Nicolau da Gama Lobo e sua m.er na árvore de costados 60v, do tomo IV. A linha Gama Lobo está no ttº de Lobos §82. Mas parece que o bisavô deste Nicolau, não era filho do seu suposto pai...

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: cunha pimentel

#43258 | vbriteiros | 11 jun 2003 23:01 | In reply to: #43219

Caro JCP
Permita-me que lhe lembre o Anuário da Nobreza de Portugal,tomo II-1985, onde a págs 679 e seguintes vem um resumo da família Cunha Pimentel e sua descendência actual. Além das Casas que cita ainda havia em Braga uma outra casa com entrada armoriada pelo Largo de Santiago( o portão armoriado ainda se mantém)
Melhores cumprimentos
Vasco Briteiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: cunha pimentel

#43452 | JCP | 15 jun 2003 17:04 | In reply to: #43258

Caros

Agradeço a todos as pistas que me deram. De qq forma gostaria de saber mais dos Gamas Loos que entroncaram nos Cunha Pimentel, sa
ão dos Aviz? Olivença? bem como gostaria de ter mais elementos sobre os pp Cunha Pimentel
Cumprimentos
JCP

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cunha Pimentel

#43848 | JCP | 23 jun 2003 17:03 | In reply to: #43219

Caros Confrades
Venho de novo ao Fórum para ver se suscito a curiosidade de mais alguém sobre este tópico de foma a fornecer mais elementos sobre esta família.
Desde já Muito Obrigado
JCP

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cunha Pimentel

#43858 | Vasco Jácome | 23 jun 2003 20:03 | In reply to: #43848

Caro JCP

Os costados bracarenses também interessam? Se sim, posso indicar ainda como fontes bibliográficas:

- (ACFIP) - Árvores de Costado de Famílias Ilustres de Portugal, de José Barbosa Canaes de Figueiredo Castello Branco, vol. II, costado 44, relativo ao Paço de Ançaris e sua continuação nas:

- (UGEM) - Últimas Gerações de Entre Douro e Minho, de José de Sousa Machado, vol. I, pg. 249

É provável de Domingos Affonso também tenha feito qualquer coisa sobre esta gente. E é claro que no Gayo também encontra muito mais dos títulos e parágrafos indicados na outra mensagem.

Quanto às 3 casas, as respectivas pedras de armas estão todas estudadas por Artur Vaz Osório da Nóbrega, nas “Pedras de Armas e Armas Tumulares do Distrito de Braga”. O Paço de Ançaris também figura nos “Palácios e Casas Senhoriais do Minho”, de Anne de Stoop.

E é claro que os Cunha Pimentel, também estão no Anuário, mas isto deve ser mais que sabido!

Se se interessa pelos Pimenteis medievais, então (PIMENT) “Os Pimentéis - Percursos de uma Linhagem da Nobreza Medieval Portuguesa”, de Bernardo Vasconcelos e Sousa.

Esperando que tenha ajudado alguma coisa,
Vasco Jácome

Respuesta

Enlace directo:

RE: Pimentel

#43889 | miguellabrego | 24 jun 2003 15:19 | In reply to: #43858

Alguem sabe da família de Pimentel em Aveiro? Eu tenho Pimenteis na cidade de Aveiro nos 1600's relacionados possivelmente à família "de Magalhaes" de Aveiro ou "da Silva Pimenteis" ou de família "Gomes Pimentel de Claro" de Braga.
Toda a ajuda seria apreciada extremamente! Adeus Primos Lusos!
Miguel Labrego
mlabrego@pobox.upenn.edu

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cunha Pimentel: e-mail

#43899 | jbarroca | 24 jun 2003 18:05 | In reply to: #43219

Caro confrade,
terei o maior gosto em enviar-lhe para um seu e-mail, o contacto (tb e-mail) de um membro da referida família cunha pimentel que decerto lhe saberá responder a dúvidas ou conduzi-lo a outro familiar que o possa fazer.

Os meus cumprimentos

João Barroca

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cunha Pimentel: e-mail

#46795 | MSPAGraça | 03 sep 2003 12:13 | In reply to: #43899

Caro Primo
(permita-me que o trate assim, pois somos parentes muito próximos, sendo minha Mãe Sampayo Pimentel - o mesmo Pimentel - apelidos que ainda assino)

Sobre os Cunha Pimentel há já bastante bibliografia:

- os eternos Felgueiras Gayo e Cristóvão Allão de Moraes, aquele com a «Nobliarquia de Famílias de Portugal», este com a «Pedatura Lusitana», obras clássicas e de grande valor, a que se junta a recentemente publicada «Famílias do Entre-Douro-e-Minho», de Manuel de Sousa da Silva;

- no Vol. VIII dos «Carvalhos de Basto», existe toda a descendência dos Cunha Pimentel, a partir do casamento de António Luís da Cunha Pimentel com Ana Felicíssima Leite Pereira; sobre a ascendência desta Senhora (pelos Leite Pereira e os Cernaches, de Gaia-a-Grande e Gaia-a-Pequena), veja-se a Genealogia inscrita na «História de Gaia», do Conde de Campo Bello (D. Henrique);

- nos «Homens de Atães», do Conde de Campo Bello (D. Henrique), faz-se a ascendência da Família pelos Senhores da Casa de Atães, cuja representação está no Primo Jerónimo;

- na edição recente dos «Privilégios da Nobreza», ed. da Ass. da Nobreza Histórica, faz-se mais um apanhado da Família;

- no Vol. I dos «Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo», traça-se toda a genealogia da Família; aqui poderá, ainda, ver a ascendência pelo lado Pereira de Sampayo, no Vol. IV;

- no «Provesende Antigo e Moderno», mais alguns dados;

- no «Portugal Antigo e Moderno», de Pinho Leal, fazem-se as ascendências dos Pinto da Cunha Saavedra e, por consequência, dos Cunha Pimentel, ambos de Provesende;

- para algumas ascendências seiscentistas dos Leite Pereira, dos Cernaches e dos Homens de Vasconcellos (de Atães), há referências na obra «Patriciado Urbano Portuense», de Pedro Brito, ed. da C. M. do Porto.

Penso ser já literatura mais do que suficiente sobre estes nossos Maiores.

Sobre os Gama Lobo, também continuo à procura de elementos... Ainda não desesperei.

Um abraço

Manuel Azevedo Graça

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cunha Pimentel: e-mail

#47796 | JCP | 16 sep 2003 12:58 | In reply to: #46795

Caro Manuel

Antes do mais obrigado por todas as suas informações. Gostaria de saber se por acaso tem elementos sistematizados sobre os Cunha Pimentel e sua ramificações e se acaso os tivesse se mos podia facultar.
Gostaria ainda de o informar, porque julgo que lhe interessará, que o arquivo da Casa da Calçada foi coligido pelo Arquivo Distrital de Vila-Real e que já poderá ser consultado. Estamos em via de publicar um index do arquivo com a colaboração do Arquivo Distrital e da Câmara de Sabrosa.
Espero novidades da sua parte.
Grande Abraço do primo
Jerónimo

Respuesta

Enlace directo:

Tribunal da Relação (Porto)

#80136 | tpiment | 27 dic 2004 11:10 | In reply to: #43231

Caro Luis Freire de Andrade,

Saberia informar-me onde poderei consultar as relações de funcionários do Tribunal da Relação do Porto (estava interessado em datas de 1680 a 1800) ? Fui informado que em tempos teve oportunidade de consultar esses fundos, daí o meu pedido de ajuda.

Agradeço antecipadamente

Com os melhores cumprimentos

Tiago Pimentel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Tribunal da Relação (Porto)

#80153 | Freire de Andrade | 27 dic 2004 15:49 | In reply to: #80136

Caro Tiago Pimentel

Lamento informá-lo e consequentemente não o poder ajudar mas deram-lhe uma informação errada, já que nunca consultei a relação de funcionários de que me fala.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Respuesta

Enlace directo:

RE: Tribunal da Relação (Porto)

#80154 | tpiment | 27 dic 2004 15:52 | In reply to: #80153

Caro Luis Freire de Andrade,

Agradeço a sua resposta. Tento apenas confirmar se um antepassado foi Juiz da Relação do Porto.

Com os melhores cumprimentos

Tiago Pimentel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cunha Pimentel: e-mail

#140368 | Francisco Queiroz | 15 ene 2007 23:53 | In reply to: #46795

Sendo certo que a lista de filhos de Henrique da Cunha Pimentel da Gama Lobo Leite Pereira (Casa da Calçada - Provesende) está incompleta no Genea, gostaria de saber qual a bibliografia que a tem mais completa, com datas e locais de baptismo.
Obrigado.
Francisco Queiroz

Respuesta

Enlace directo:

RE: Cunha Pimentel: e-mail

#140382 | tfp | 16 ene 2007 09:16 | In reply to: #140368

Caro Francisco Queiroz,

Em tempos consultei um livro sobre estes Cunha Pimentel, não tenho a certeza se terá sido este livro:

Famílias de Provezende
por Saavedra, José Pinto da Cunha, 1827-1885
1935

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 06 may 2024, 17:06.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen