Famílias Pardo e Ramil, Galiza.
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Hispânia
Famílias Pardo e Ramil, Galiza.
Caros Participantes do Fórum:
Agradecia informações sobre os ascendentes de um meu bisavó, nascido na Galiza ou sobre as respectivas famílias.
Trata-se de Juan António Ramil Fernandez , n. em Lugo, Villalba, San Martin de Lanzós, a 3.5.1862 e + em Lisboa , São José ,a 7.9.1898, casado com Maria Adelaide de Almeida, n. de Arganil, Cerdeira *16.9.1863.
Era filho de Francisco Ramil, n. do mesmo lugar e de Luisa Fernandez ou Luisa Fernandez Pardo, n. de Lugo, Villalba, S. Salvador de Lanzós, neto paterno de de Juan António Ramil e de sua mulher,Josefa Rodriguez de San Martin, e materno de D.Joaquin Pardo, n. de Lugo,Guitiriz, S.Pedro de Pigara e de sua mulher D.ªRosa Fernandez, n. de S. Salvador.
Extraí estes elemento do seu assento de baptismo , realizado a 5.5.1862.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Enlace directo:
Jose Gaudêncio Freire de Andrade
Caros Participantes do Fórum:
Procuro informações sobre sobre José Gaudêncio Freire de Andrade, casado em 1859, com a viúva de um primo seu, José Maria Pimentel Teixeira ,da casa dos Pimentéis Teixeiras de Maçãs de D.Maria, que morrera a 6 de Março de 1853.Este último tinha começado o processo para abolição do vínculo das propriedades vinculadas, que só se concluiu a 28.7.1854, depois da sua morte.Ficou com o solar de Maçãs, parte que lhe coubera por morte de seu tio, seu irmão Manuel Maria Pimentel Teixeira . As propriedades que se encontravam vinculadas, entre elas a Quinta da Boa Vista,situada na freguesia, que também ostentava o brasão dos Pimentéis Teixeiras , deixou-as José Maria P.T. à viuva. Esta viveu com o segundo marido na referida quinta.
Seu primeiro marido descendia dos Freires de S.Gião, por isso é possível que fosse por aí que viesse o seu parentesco com J.G.Freire de Andrade, embora o nome deste último ,não conste de Freires de S.Gião" de Nuno Canas Mendes, livro que possuo.
Não consegui até a data, saber o nome da viúva , pois existem muitas falhas nos assentos paroquiais dos meados do séc XIX, desta Freguesia, que actualmente pertence ao concelho de Alvaiázere.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil, Galiza.
Caro Luís Piçarra,
Não será grande ajuda mas...
Tenho um amigo galego, que vive em Portugal há uns quantos anos, cujo apelido é Pardo. Almoçei hoje com ele e levei o apontamento dos que procura. Embora ele seja de A Coruña seus avós paternos e maternos são, por coincidência, de Villalba. Não reconheceu nos nomes que mostrei nenhum antepassado seu. O apelido "Pardo" é relativamente frequente em Espanha, com predominância na Galiza.
Disse-me, no entanto, que sabe da existência de uma família Ramil nessa povoação e, embora ali não vá há muitos anos, pensa que ainda por lá viva...
Boa pesquisa e cumprimentos do,
António Maria Fevereiro
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil, Galiza.
Caro Luis Piçarra,
Eu sou Celso, e vivo em Ponte-Vedra (Galiza).
Posso ajudar um pouco, mas as informações que lhe darei não são permitidas em Geneaportugal. Asim, fica melhor escreva a:
cxmilleiro@hispavista.com
Com os melhores cumprimentos
Celso Milleiro
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil, Galiza.
Renovação de pedido:
Interessam-me, sobretudo, dados sobre as famílias Pardo e Ramil, da região de Lugo e/ou Villalba.
Obrigado
Luís Piçarra
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil, Galiza.
Caro Celso Milleiro:
Depois de todo este tempo voltei aos meus Ramil, e encontrei num site de Heráldica de Espaha, cujo o nome não posso referir, um brasão da família Ramil.
Apresentam uma reprodução do brasão, referindo que a região de orim da família é a Galiza e a descrição : " En Plata, una garra, de gules, uñada de oro".
Será que me sabe dizer mais alguma coisa sobre a concessão desse brasão ?
Tenho ascendentes de várias regiões de Espanha, como poderá ver em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=131983 ,mas tem sido difícil conseguir assentos de nascimento...
Cumprimentos
Luís Piçarra
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil, Galiza.
Olá Luis,
Não tenho informação de uma linhagem galega grafiada como Ramil, é possivel que existira, mais até de agora não encontrei nada.
Cumprimentos
Celso
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil, Galiza.
Caro Luis Piçarra,
Não tenho conhecimento desse brasão, seguimos pelo e-mail.
Cumprimentos
Celso
Enlace directo:
RE: Família Pardo, Guitiriz, S. Pedro de Pigarrra
Bom dia:
Procuro elementos sobre a família Pardo, de Lugo, especialmente de S.Pedro de Pigarra ( Guitiriz).
Em S.Pedro de Pigarra exixte um " pazo", como se diz na Galiza.
Alguém me poderá informar sobre a sua origem?
Cumprimentos
Luís Piçarra
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil, Galiza.
Bom dia,
Mais alguns elementos sobre RAMIL que viveram em Lisboa:
Em 17.6.1838, casaram-se em Lisboa, na freguesia da Encarnação, D.Maria Isabel Ramil e Guilherme Elisimo.
Sei que o registo consta do Livro 20-C -Fplha 152, mas ainda não tive opotunidade deo consultar.
Desconheço pois a ascendência .Também não sei se tiveram descendência.
Juan António Ramil Fernandez nascido em 2.5. 1862, em Espanha, Lugo, Diocese de Monduñedo, Paroquia de San Martin de Lanzós, lugar de Ramil, e falecido em Liboa, São José a 7.8.1898. filho legítimo de Francisco Ramil natural desta e Dª Francisca Fernandez Pardo natural de São Salvador de Lanzós, neto paterno de Juan António Ramil e Luiza Fernandez , naturais da mesma referida Paróquia e materno de D. Joaquin Pardo, n. de S. Pedro de Pigarra e sua mulher Dª Rosa Fernandez natural de dita de São Salvador.
Casou Juan Ant´nio Ramil Fernandez ( que também se assinou Juan António Ramil Fernandez Pardo com D. Maria Antónia de Alneida, natural de Arganil, Cerdeira e tiveram geração em Lisboa, sendo padrinhos de baptismo sua filha mais nova, Ida de Almeida Ramil, n. em Lisboa , São José a 27.8.1895, os seus tios paternos José Ramil Fernandez , solteiro e Dª Maria Rosa de los Remédios Ramil, casada.
Cumprimentos
Luís Piçarra
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Caros Confrades:
Passo a procurar Ramil ou seus descendentes .que ainda vivam em Portugal, uma vez que por ora é muito difícil obter dados em Espanha.
Seria ótimo se em Espanha Houvesse um site do género do nosso Genealogia, mas , ao que vejo (o seu aseu dono) é caso único...
Cumprimentos
Luís Piçarra
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Olá Luiz tudo bem?
Meu nome é Marcelo e não tenho o sobre nome Pardo, más esse sobre nome tem registro até a minha avó.
Segue o nome dos meus parentes com esse sobre nome:
Preciosa Gonçalves Pardo (minha avó)
Senhorinha Gonçalves Pardo (minha bisavó, mãe da Preciosa)
Manuel Gonçalves Pardo (meu trisavô, pai da Senhorinha)
A data de nascimento da minha avó é: 04-02-1903, o dos outros eu não sei.
Eles viveram na Freguesia de Canedo, conselho de Ribeira de Pena, Distrito de Vila Real. Canedo é perto de Chaves perto da fronteira da Espanha. A minha tia mais velha que também tinha esse sobre nome até antes de casar me passou que esse sobre nome vem da Espanha, e que o nosso antepassado, provavelmente pai do Manuel Gonçalves Pardo que citei acima, é que era Espanhol e veio ter em Portugal pois era mercador de roupas, acabou se casando em Portugal, dando origem a nossa família com sobre nome Espanhol.
Espero que essas informações lhe ajudem, e se quiser entrar em contato, fique a vontade.
e-mail: marcelogoncalves.ri@gmail.com ou marcelogoncalves.ri@hotmail.com.
Um abraço.
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Boa noite,
Tenho o nome Pardo na familia, o meu bisavô chamava se Sebastião Pardo casado com Henriqueta da Conceição Lopes e são de Castelo de Vide.
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Boa noite,
Tenho o nome Pardo na familia, o meu bisavô era Sebastião Pardo nasceu por volta de 1878 casado com Henriqueta da Conceição Lopes nascida em Agosto de 1982 e são de Castelo de Vide.
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Boa noite,
Tenho o nome Pardo na familia, o meu bisavô era Sebastião Pardo nasceu por volta de 1878 casado com Henriqueta da Conceição Lopes nascida em Agosto de 1882 e são de Castelo de Vide
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Bom dia Marcelo,
Pouco consegui até à data sobre os meus ascendentes Pardo da Galiza...
O que sei consta do geneall :
http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=200481
O meu bisavó João António Ramil Fernandes nascido em Lugo, São Martin de Lanzós a 3.5.1862 e + em Lisboa a 7.9.1898, também se assinou João António Ramil Fernandes Pardo.
http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=137627
Um abraço,
Luís Piçarra
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Bom tarde Xana,
Infelizmente , não tenho dados sobre os seus pardo, de castelo de Vide...
Os meus são da Galiza e os poucos elementos que estão editados no Geneall.
Se conseguir entretanto saber alguma coisa, não deixarei de a contactar.
Cordialmente,
Luís
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Boa tarde Luis tudo bem.
Depois que mandei a ultima mensagem, descobri muita coisa sobre a minha família de sobrenome Pardo, e uma das coisas foi que eles também são da Galiza, então existe até a possibilidade de sermos até parentes. Através desse fórum uma mulher me respondeu por uma mensagem que deixei para encontrar alguem de sobrenome Gonçalves da terra de minha mãe, ela me respondeu e tentamos e todas as formas descobrir se éramos parentes, pois ela também tem o Gonçalves, até eu mencionar que tinha na minha familia tb o sobrenome Pardo, e ela mencionou que também tinha na familia dela esse sobrenome, a partir daí descobrimos que os nossos bisavós eram primos, os nossos trisavós irmãos e os nossos tetravós são os mesmos, todo esse povo com o sobrenome Pardo, e ficamos muito contentes, para completar a tia dela foi a melhor amiga da minha mãe, e elas se falaram depois de 50 anos que é o tempo que minha mãe está aqui no Brasil. Descobrimos tudo isso através do site www.etombo.com, lá você encontra os livros paroquiais digitalizados, divididos por Distritos e Freguesias, com os nascimentos, casamentos e óbitos, se você souber as datas facilita, nós corremos os livros e logicamente que não acabamos pois são muitos, é um trabalho para toda a vida, más é muito interessante. A Lídia que é a prima que encontrei fez a árvore dela no site MyHeritage, e quando descobrimos que éramos primos mesmo que distantes, eu fui incluido, e temos quase 200 pessoas já cadastradas, o nome da família se quiser dar uma olhada é Gonçalves de Matos, pois é o sobrenome da Lídia, más você vai encontrar muitos dos nossos antepassados com o sobrenome Pardo.
Se quiser que eu explique melhor o meu skype é marcelo.pinto.ri e o meu gmail é marcelogoncalves.ri@gmail.com e o msn é marcelogoncalves.ri@hotmail.com.
Um abraço e fique com Deus.
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Olá Xana, tudo bem.
Também tenho vários parentes com o sobrenome Pardo na familia, são da Galiza (Espanha) e depois vieram para Portugal em Vila Real, esse seu bisavô nasceu na Espanha?
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Olá Marfalan,
O meu bisavô, não sei, acho que não nasceu em Espanha, mas os pais dele sim ou seja os meus tetravós. Tenho ideia da minha avó, que já faleceu, dizer que eram tambem da Galiza mas não tenho a certeza. O irmão do meu bisavô sei que estava em Espanha mas não sei em que parte, talvez na Galiza.
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Olá Xana
Através desse fórum uma mulher me respondeu por uma mensagem que deixei para encontrar alguem de sobrenome Gonçalves da terra de minha mãe, ela me respondeu e tentamos e todas as formas descobrir se éramos parentes, pois ela também tem o Gonçalves, até eu mencionar que tinha na minha familia tb o sobrenome Pardo, e ela mencionou que também tinha na familia dela esse sobrenome, a partir daí descobrimos que os nossos bisavós eram primos, os nossos trisavós irmãos e os nossos tetravós são os mesmos, todo esse povo com o sobrenome Pardo, e ficamos muito contentes, para completar a tia dela foi a melhor amiga da minha mãe, e elas se falaram depois de 50 anos que é o tempo que minha mãe está aqui no Brasil. Descobrimos tudo isso através do site www.etombo.com, lá você encontra os livros paroquiais digitalizados, divididos por Distritos e Freguesias, com os nascimentos, casamentos e óbitos, se você souber as datas facilita, nós corremos os livros e logicamente que não acabamos pois são muitos, é um trabalho para toda a vida, más é muito interessante, quem sabe tb não somos parentes.
Um abraço e me avise se tiver qualquer novidade
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Olá Marfalan,
Antes de mais o meu muito obrigado pela resposta e pela dica do etombo. Graças a isso consegui ver o registo de baptismo do meu bisavô. Então cá vai:
Sebatião Penhasco Pardo nasceu a 15/08/1873
Filho de: José Pedro Pardo natural do distrito de Ferreira, Espanha e de Isabel Theresa natural de Castelo de Vide
Avós paternos: Diogo Pardo e Josefa Bastia naturais do distrito de Ferreira, Espanha
Embora não consiga saber que onde fica distrito de Ferreira, pois na certidão diz que é reino de Espanha, fica mais dificil de conseguir o resto da familia Pardo.
Se entretanto tiver mais novidades por favor informe.
Obrigado!!
Xana
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Olá Xana.
Para começar nem me apresentei o meu nome é Marcelo, marfalan são as iniciais do meu e-mail. Que bom que pude ajudar, a digitalização desses documentos ajuda muito, dos nomes que você mencionou não tem nehum dos meus parentes com Pardo, a não ser o Pedro, más é Pedro Gonçalves Pardo. A minha família é do Distrito de Vila Real e o Conselho de Ribeira de Pena e os seus? Eu e minha prima até brincamos, pois ela foi quem me achou aqui no geneall, más quem descobriu o site etombo fui eu, então nós ficamos disputando quem é que descobriu o nosso parentesco,
na verdade foram os dois.
Um abraço.
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Olá Luis,
Meu Bisavô-Sebatião Penhasco Pardo nasceu a 15/08/1873 em Castelo de Vide
Filho de: José Pedro Pardo natural do distrito de Ferreira, Espanha (hoje conhecido como Herrera de Rupisverga) e de Isabel Theresa natural de Castelo de Vide
Avós paternos: Diogo Pardo e Josefa Bastia, ambos naturais do distrito de Ferreira, Espanha (hoje conhecido como Herrera de Rupisverga) julgo ser este distrito pois na certidao de baptismo do meu avô menciona Distrito de Ferreira Reino de Espanha.
Cumprimentos
Xana
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Xana
Sou a Lídia a prima do Marcelo, o nosso tetravô Manuel Antonio Pardo é natural de Águas Santas, Pontevedra, Galiza e é filho de Manoel Pardo, o nome da mãe ainda não consegui decifrar, pois a letra do padre é terrivel :).
Um abraço
Lídia
No site do myheritage é " de Matos Gonçalves"
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Olá Lidia,
Os meu bisavô é José Pedro Pardo, e os pais, meus tetravos, são Diogo Pardo e Josefa Bastia todos eles de Ferreira, Galiza/Corunha. Posso saber como é que conseguiu a certidão?
Obrigado :)
Xana
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Boa noite Xana
Eu fui ao site http://etombo.com,onde estão digitalizados o registos paroquiais. Encontrei o registo de casamento dele onde dizia o nome dos pais e de onde ele era, só que é dificil ler a letra do padre,por isso ainda nao descobri o nome da mãe do meu tretavô.
Lidia
Enlace directo:
RE: Famílias Pardo e Ramil.
Olá Lidia,
Pensei que tinha a certidão mas de Espanha. No Etombo tambem consegui os nomes dos meus trisavós, o dificil é saber os pais dos meus trisavós. :(
Se precisar de ajuda para decifrar o nome diga pode ser que a possa ajudar, não me é dificil pois estou habituada a este tipo de letra.
Xana
Enlace directo:
Ajuda
Sr. Celso
Tomei a liberdade de lhe escrever para pedir ajuda para saber mais dados sobre o meu antepassado Manoel Antonio Pardo nascido no lugar de Sarrage(?) Aguas Santas - Galiza, filho de Manoel Pardo e de Alverta Carvalhaes (penso que seja este o nome pois não consegui decifrar muito bem) casou em Portugal com Thereza Gonçalves na freguesia de Canedo, Concelho de Ribeira de Pena em Março de 1817. Envio o link do registo de casamento, pode ser que o Sr. consiga decifrar os nomes galegos e quem sabe poder dar-me mais algumas informações - http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PRPN02-002-006&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PRPN02-002-006/PRTC0808D_ADVRL-PRPN02-002-Lv006_M_00004.jpg#.
Gostaria muito de saber se ainda terei familiares em Espanha.
Agradeço desde já toda a atenção e ajuda,
Lídia Gonçalves
Enlace directo:
RE: Ajuda
Olá Lídia,
Na Galiza existe 3 freguesias com o nome de "AUGAS SANTAS":
-San Xurxo de Augas Santas, concelho de Palas de Rei, província de Lugo.
-Santa Mariña de Augas Santas, concelho de Allariz, província de Ourense.
-San Vicente de Augasantas, concelho de Rois, província da Corunha.
Não encontro um lugar chamado "Sarraxe", agora mesmo não sei quales pertencem ao Bispado de Santiago de Compostela, a do concelho de Rois acredito que sim. Allariz penso que é do Bispado de Ourense e o de Palas pode pertencer a Santiago ou talvez ao Bispado de Lugo.
Com os melhores cumprimentos.
Celso Milleiro (Milheiro em Portugal)
Enlace directo:
RE: Ajuda
Olá Celso
Muito obrigada pela sua ajuda e não querendo ser abusadora uma vez que tenho poucos conhecimentos nesta área, será que me podia elucidar de mais passos que eu poderei dar para tentar saber mais alguma coisa deste meu antepassado galego.
Muito obrigado
Lídia
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 ene 2025, 22:20.