Irmãos de D. Nuno Álvares Pereira
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Eventos
Irmãos de D. Nuno Álvares Pereira
Caros confrades,
segundo o autor do livro "Aljubarrota-A Batalha Real" de João César Monteiro, o condestavel tinha dois irmãos que lutaram e morreram em Aljubarrota lutando pela facção do rei de castela.Alguém tem mais informações acerca destes irmãos e se deixaram descendencia?
Cumprimentos;
Daniel da Fonseca Monteiro.
Enlace directo:
RE: Irmãos de D. Nuno Álvares Pereira
D. Nuno Alvares Pereira era filho bastardo de Álvaro Gonçalves Pereira (prior da Prdem do Hospital) e de Iria Gonçalves de Carvajal. "Participou na defesa do reino contra a invasão castelhana, colaborando com o seu irmão Pedro Gonçalves na fronteira alentejana, em 1381. No ano seguinte, também com seu irmão, colaborou na defesa de Lisboa cercada pelos castelhanos, distinguindo-se logo aí pelos seus serviços e liderança. (...)"
Não tenho conhecimento de algum irmão que tenha lutado contra Portugal.
Cumprimentos,
Cláudia
Enlace directo:
D. Pedro Álvares Pereira , prior do Crato, mestre de Calatrava e o irmão D. Diogo Álvares Pereira, falecidos na batalha de Aljubarrota. Seguiram o partido da fª do rei D. Fernando, como outros legitimistas da época.
Estes meio-irmãos do Condestável vêm na base de dados da GENEA, onde dão descendência a D. Diogo.
Cumprimentos
G. Santos
Enlace directo:
Há 3 anos que ando á procura dos antecessores da minha família, com a única informação de que pertencia á linhagem de "um irmão de D.Nuno Álvares Pereira que lutou na batalha de Aljubarrota do lado de Castela".
No entanto, nunca encontrei qualquer registo dos seus nomes.
Agradeço, sinceramente, a G. Santos por esta útil informação.
Cumprimentos,
G. Forjaz
Enlace directo:
Caro Gonçalo
Vá por aqui http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=187117 e ande para trás que chegará a D. Diogo Álvares Pereira
D. Diogo era partidário de D. Beatriz e meio-irmão de D. Nuno que estava do lado oposto, com D. João.
Cumprimentos,
RCC
Enlace directo:
Cara Claudia e caros Confrades,
Aconselho a leitura do seguinte livro:
"A Vida Grandiosa do Condestável" , de ( Mário Domingues)
Editora Prefacio.
Sinceros Cumprimentos
João da Silva Gaspar
Enlace directo:
Agradeço muito a informação do link e o conselho no livro.
Irei estudar cada um imediatamente.
Cumprimentos
Gonçalo Forjaz
Enlace directo:
Caro Gonçalo,
Tenho um livro de linhagens do ramo dos Pereiras Forjazes desde o tempo de D.Diogo Alvares Pereira até à actualidade (ou melhor, até ao tempo do meu avô, D.António Pereira Forjaz).
D.Diogo era o irmão preferido de D.Nuno e efectivamente morreu na batalha de Aljubarrota ("Diogo Alvares Pereira era, dos irmãos, o mais querido daquelle a que os destinos elevaram a partidario acérrimo do Mestre d,Aviz..." in Livro de Linhagens, Jayme Pereira de Sampaio Forjaz de Serpa Pimentel, Tomo I, Braga, 1913
Enlace directo:
Estimado Rudolfo Forjaz,
Na obra que citaste, caso tiver alguma descendência CASTRO, peço sua gentileza, se possível, me disponibilizar, pois seria muito útil para minha base que estou a montar sobre essa família. Se for poucos dados, poderá aqui expor e, se for mais extensa, poderás enviar cópia das páginas para meu e-mail: castro.genealogiaarrobabol.com.br, o que muito lhe agradeço.
Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.
Samuel de Castro
Enlace directo:
O pai de D. Nuno Álvares Pereira, D. Álvares Gonçalves Pereira, Prior dos Hospitalários, apesar de não poder casar foi um pai prolífico. Gaio e Fernão Mendes Freire deram-lhe 27 filhos dos quais pelo menos 18 com geração. Outros dão outros números mas sempre elevados. Aqueles que acham que as relações homem/mulher e subsequente procriação são fenómenos essencialmente aritméticos dirão coerentemente que nós, todos nós, somos descendentes do dito Prior.
Cumprimentos
RAAL
Enlace directo:
Álvares Pereira - Curitiba, Brasil - 1800
Caro Correia:
Peço por favor uma orientação sua, se possível.
Procuro descendentes, dados, informações ou registros de ancestrais de JOSÉ ÁLVARES PEREIRA, casado com Anna Pereira, e que viveu em Curitiba, Paraná, BRASIL ao redor dos anos 1800. O filho Joaquim casou em 1803. Eis o resumo do registro que encontrei:
Groom's Name: Joaquim Alvares Pereira
Bride's Name: Maria Da Silva Lima
Marriage Date: 13 Dec 1803
Marriage Place: Nossa Senhora Da Luz Da Catedral, Curitiba
Groom's Father's Name: Jose Alvares Pereira
Groom's Mother's Name: Anna Pereira
Bride's Father's Name: Francisco Da Silva Lima
Bride's Mother's Name: Gertrudes Maria Do Carmo
Agradeço por qualque ajuda.
Clovis Pena - Curitiba, Brasil - clovispena@terra.com.br
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 15 nov 2024, 09:37.