Borges - Vila Pouca de Aguiar

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Borges - Vila Pouca de Aguiar

#4651 | victória | 16 may 2001 10:41

Caros Amigos

Haverá alguma genealogia sobre Borges e Bordes de Sousa de Vila Pouca de Aguiar?

Cumprimentos

Victória Izidoro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#6986 | BP | 13 jul 2001 18:01 | In reply to: #4651

Cara Victório Izidoro:

Sei que foi editado recentemente um livro intitulado "Sousa Machado de Vila Pouca de Aguiar", pelo Dr. Abranches de Soveral. Talvez lá consiga encontrar alguma coisa.

Boa Sorte nas suas pesquisas.
Benedita Pinto

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#33948 | nspina | 22 ene 2003 15:16 | In reply to: #4651

Cara Victória Izidoro,
Pelo lado paterno sou de V.P.Aguiar, descendente de Borges e Sousa. Querendo iniciar pesquisas sobre estas ascendências, agradecia toda a informação e desde já proponho facultar todos os dados que pela minha parte venha a obter.
Cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#33959 | camisao65 | 22 ene 2003 17:34 | In reply to: #4651

Cara Victória Izidoro,

Pelo lado paterno, sou descendente de Sousa, de Vila Pouca de Aguiar, uma vez que a minha bisavó Maria Josefa de Sousa, era natural de lá, freguesia com o mesmo nome, tendo nascido por volta de 1850.
Infelizmente, não possuo mais dados sobre ela, ou a sua ascendência.
Se por acaso se "cruzar" com esta minha ancestra, agradecia que me notificasse.

Cordiais cumprimentos

Luís Filipe Coelho de Araújo Camizão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#33986 | jorge a soirefmann | 23 ene 2003 07:49 | In reply to: #4651

Cara Sra. Victória e demais interessados no tópico
Creio que possa haver alguma relação entre meu pentavô, Cap. Antônio José Borges e os que refere. Esse nasceu, ao que consta de assento de batismo de filho, na Freguesia de São João Baptista de Capeludos, termo de Vila Pouca de Aguiar, Comarca de Vila Real; não tenho o ano de seu nascimento (antes de 1800, é certo); estabeleceu-se na cidade do Porto; foi casado com Mariana da Conceição da Rocha e Souza, esta nascida aprox. em 1790 na Freguesia de São salvador de Sabadim, termo da vila de Arcos de Valdevez, Viana do Castelo. Antônio José Borges faleceu na cidade do Porto antes de sua esposa, tendo essa falecido em 1850 na cidade do Porto. Não tenho o nome dos pais do Cap. Antônio José Borges; ele teve muitos filhos, dos quais um é meu tetravô Francisco Antônio Borges, que se estabeleceu no Brasil (Porto Alegre, Rio Grande do Sul), outro Manoel Borges da Rocha, igualmente (Santana do Livramento, Rio Grande do Sul); de ambos tenho a descendência adiantada; outra filha do Cap. Borges foi para os Açores, os demais ´é quase certo ficaram na cidade do Porto. Tenho interesse em qualquer informação ou troca de informações sobre os Borges na área que pesquisa. Resido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Cordiais Saudações. Jorge.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#34051 | nspina | 24 ene 2003 15:04 | In reply to: #33959

Caro Luís Araújo Camizão,
Penso que no que se refere à freguesia poderá ser 'Souto', onde ainda existe a casa que está nos descendentes de José Affonso de Souza (meu bisavô), irmão de Maria Joaquina, casado em 1890 com uma Borges, de Parada Monteiros. Poder-se-à dar o caso de haver alguma ligação ?
Melhores cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#34055 | camisao65 | 24 ene 2003 15:25 | In reply to: #34051

Caro Nuno de Sousa Pina,

É uma hipótese a considerar, mas aguardo por mais informações do AD de Vila Real, que neste caso têm sido bastante gentis e solícitos.
Assim que as receber, não tenha dúvidas que as partilho consigo.

Cordiais cumprimentos

Luís Camizão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#34057 | artur41 | 24 ene 2003 15:39 | In reply to: #34055

Caro Nuno


Precisando um poucu melhor, talvez, aquilo que o meu primo Luís disse: nossa antepassada Maria Josefa de Sousa, de Vila Pouca de Aguiar, casou-se com José António Pereira de Araújo Camisão, de Viseu. Acontece que temos tido dificuldades em obter dados relativamente a esta nossa ancestra.

Pode, de facto, ser Souto!


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#34349 | nspina | 28 ene 2003 21:21 | In reply to: #34057

Caros Artur e Luis Camisão,
Queria efectuar uma rectificação ao que escrevi, apresentando desde já as minhas desculpas pelo lapso: a ser 'Souto', não se trata de freguesia. Esta estará sim incluída na freguesia de Telões, S. Salvador, concelho de VPA, e que inclui, lugares e aldeias como, por exemplo, Souto, Outeiro e Pontido [por documentos que pude consultar, de finais séc. XVI ~ princípios do séc. XVII, como tal já referidas e integradas nos termos de VPA, terras reguengas de El-Rei e de que era donatário o Marquês de Castel Rodrigo].
Melhores cumprimentos,
Nuno Sousa Pina

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#34400 | artur41 | 29 ene 2003 11:05 | In reply to: #34349

Caro Nuno


Os meus agradecimentos pela correcção feita, e pela descrição da freguesia de Telões.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Sores

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#34401 | camisao65 | 29 ene 2003 11:07 | In reply to: #34349

Caro Nuno,

Grato pela rectificação, e pela descrição.


Cumprimentos

Luís Camizão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#48018 | nspina | 18 sep 2003 16:12 | In reply to: #4651

Cara Victória,
Já avancei um pouco mais na pesquisa sobre os meus "Borges" - Borges, Borges Adão, Borges de Sousa, Borges de Sousa Machado, (Borges)de Sousa Leite, essencialmente - presentes nas freguesias de Telões, Bornes de Aguiar, Pensalvos e Parada de Monteiros (quase o concelho de um extremo ao outro...).
Caso tenha alguém ou alguma linha que lhe interesse em especial, posso ver se tenho algum elemento na minha base de dados.
Faça o favor de dispor.
Cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#48088 | victória | 19 sep 2003 23:25 | In reply to: #48018

Caro Nuno

Desde já agradeço a gentileza de pôr ao meu dipor os seus dados. Aqui vão os dados que tenho, que estão por confirmar há cerca de ano e meio, por total falta de disponibilidade para me deslocar ao ADVR.

1 - Lídia Rodrigues de Sousa de Carvalho *1925 S. Paulo – Brasil c. a 4.ago.1954 em S. Gonçalo de Vilas Boas, Chaves, (terra natal de seus pais) c.c. José Mendes Isidoro c.g.

2 - João Gomes de Carvalho (*abr.1884 Vilas Boas + 7.out.1965 Vilas Boas) c. a 22.abr.1884 em Vilas Boas c.c.

3. Beatriz Rodrigues de Souza (*2.fev.1887 Vilas Boas +8.ago.1974 Trancoso)

(...)

6. Paulo José de Souza (*20.jul.1849 Vila Pouca de Aguiar) c. a 8.jun.1876 em Vilas Boas c.c.

7. Maria Antónia (*1.jun.1855 Vilas Boas)

(...)

12. fidalgo de Pontido

13. Antónia Victorina (*3.ago.1819 Salvador de Vila Pouca de Aguiar) Padrinhos: Manuel António de Sousa e sua mulher Dona Antónia Victorina (sic), de Vila Pouca.

(...)

26. João De Niz (sic) c. a 13.fev.1804 no Salvador de Vila Pouca de Aguiar c.c.

27. Maria Benedicta Borges ‘de Sousa’ (*28.abr.1784 Salvador de Vila Pouca de Aguiar) Padrinhos: P.e José António de Medeiros e a Ex.ma Dona (sic) Sebastiana (....?) Machado de Miranda (.....?)

(...)

54(...)

55 . Ana de Niz – solteira

56- António de Sousa Borges (do Salvador de Vila Pouca de Aguiar) c. a 12.dez.1765 c.c. (testemunhas: João de souza Machado, José António de Figueiredo e José Pereira todos da vila)

57. Joaquina de Souza

(...)

112 - filho natural de Manuel Borges de Souza (* 20.out.1695 no Salvador de Vila pouca) Carrazedo S.Pedro do Bragado

113 filho natural de Mónica Gonçalves solteira - Carrazedo S.Pedro do Bragado

114. filha natural de Caetano Baltazar - solteiro

115. Maria Borges do Salvador de Vila Pouca

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#48418 | nspina | 24 sep 2003 15:07 | In reply to: #48088

Caro Eduardo Domingues,
As minhas desculpas pela falta de resposta, mas estou com algumas dificuldades em confirmar a possível existência das pessoas indicadas (ou seus ascendentes) na minha base de dados; espero brevemente poder dar alguma indicação mais concreta.
Os "de Niz" referidos não poderão ser 'Dinis' (aparecem em Telões, alguns curiosamente sendo referidos como Dinis da Santa) ?
Cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#48430 | victória | 24 sep 2003 16:16 | In reply to: #48418

Caro Nuno

Provavelmente serão os mesmo, mas eu limitei-me a transcrever como aparecem grafados nos respectivos assentos.

Desde já agradeço a amabilidade.

Com os meus melhores cumprimentos

Edudaro Domingues

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#50374 | victória | 25 oct 2003 18:39 | In reply to: #48430

Caro Nuno

Já tenho mais dados referentes aos 'De Niz'. Nas verdade, de assento para assento e de geração para geração, a grafia era alterada. São na verdade Dinis. Passo a citar o assento de nascimento de João De Niz: '' João filho natural de Ana solteira, esta filha de Domingos Diniz e de Arcanja Rodrigues, desta Vila Pouca de Aguiar ... nasceu aos 12 de julho de mil sete centos e setenta e sete, foi baptizado aos 25 ... ''

Nada mais tenho por agora.

Uma vez mais agradeço a sua amabilidade.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#60217 | A.Godinho | 11 mar 2004 19:58 | In reply to: #48088

Caro Eduardo Domingues

Aqui vai uma dica:
Possuo dois números da revista Archivo Histórico Português, que foi dirigida por Anselmo Braancamp Freire; num deles há um artigo interessantíssimo sobre os "Familiares do S.O. de Vila Real" e no outro , relacionado com aquele outro, há um artigo chamado "Irregularidades na limpeza de sangue de Familiares do S.O. de Vila Real" (julgo que são estes os títulos dos artigos). Estes artºs , cuja autoria não recordo, são de imenso interesse para as famílias de V.Real
São um verdadeiro manancial de informação genealógica para as famílias de Vila Real.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

FSOs Vila Real

#60232 | aburma | 11 mar 2004 22:47 | In reply to: #60217

Caro António Godinho de Carvalho,

A informação que refere sobre os Familiares do Santo Ofício de Vila Real tem para mim um grande interesse potencial. Não sei se se trata de artigos muito extensos, e como tal ignoro se seria um trabalho fastidioso fotocopiá-los ou "scaneá-los", mas se tal lhe fôr possível desde já lhe fico muito grato.

O meu email é aburma1arrobayahoopontocopontouk.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#73643 | jliberato | 22 sep 2004 21:33 | In reply to: #33986

Caro Jorge,
Chamo a sua atenção para o tópico que vou lançar intitulado "Borges de Atei, Mondim de Basto".
Cumprimentos
JLIberato
Bruxelas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#73645 | jliberato | 22 sep 2004 21:35 | In reply to: #48018

Caro Nuno de Sousa Pina,
Chamo a sua atenção para o tópico que vou lançar intitulado "Borges de Atei, Mondim de Basto".
Cumprimentos
JLIberato
Bruxelas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#73646 | jliberato | 22 sep 2004 21:36 | In reply to: #48088

Caro Eduardo Domingues,
Chamo a sua atenção para o tópico que vou lançar intitulado "Borges de Atei, Mondim de Basto".
Cumprimentos
JLIberato
Bruxelas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Borges - Vila Pouca de Aguiar

#116929 | amguedes | 19 abr 2006 22:37 | In reply to: #60217

Caro António Godinho de Carvalho,

Se não for grande a maçada, pedia-lhe para ver se tem alguns dados sobre:

- António Guedes Pinto, Familiar do Santo Ofício, fidalgo da casa real, Morgado de Santo António de Sanhoane
- Baltazar Álvares Mourão, Familiar do Santo Ofício.

Com os melhores cumprimentos,

Ana Maria Guedes

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 18:28.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen