Catarina Pires, "A Flor de Miragaia"

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Arquivos | Bibliografia

Catarina Pires, "A Flor de Miragaia"

#47710 | aburma | 14 sep 2003 17:21

Caros Confrades,

Gostaria de saber se alguém dispõe de informações acerca desta senhora e sua ascendência.

Consta da BD em
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=21760

Segundo a mesma BD, citando Gayo e Sangue Real, foi mulher de Garcia de Sá, governador da Índia (* c. 1460). É também, ainda de acordo com a BD, a heroína de "Tragédias da Índia" de Camilo.

Pela alcunha e pelo facto de a sua pessoa ter sido ficcionalizada, este nome despertou a minha curiosidade.

Grato pela possível ajuda.

Alexandre Burmester

Respuesta

Enlace directo:

RE: Catarina Pires, "A Flor de Miragaia"

#47727 | magalp | 15 sep 2003 00:14 | In reply to: #47710

Alexandre

É muito possível q. MAS trate dela com algum desenvolvimento, pois é avó dele, como é de milhentas pessoas, aquém e além mar, por certo.
Também liga com os Vahias não sei bem como, mas reencontrando te direi. Li isso em "Varonia e Apelidos do 1º Visc. de S. João da Pesqueira", não sei já se por Lemos se por Pequeno Chaves.

Abraço
MM

Respuesta

Enlace directo:

RE: Catarina Pires, "A Flor de Miragaia"

#47747 | magalp | 15 sep 2003 12:53 | In reply to: #47710

Alexandre

Confirmo a leitura atrás citada.
"Varonia e Apelidos do 1º Visc. de S. João da Pesqueira", São Payo, Luís de Mello Vaz de - pág. 68, nota 93.
Na descendência encontrarás muitos parentes interessantes!
Abraço
MM

Respuesta

Enlace directo:

RE: Catarina Pires, "A Flor de Miragaia"

#47761 | sapeca | 15 sep 2003 20:12 | In reply to: #47710

Caro Alexandre:
Segundo o Dr. Carlos de Passos, parece que seguindo outros autores, teria Garcia de Sà, "casado no Porto com mulher de baixa qualidade, moradora em Miragaia", de cujo casamento vieram a nascer D. Leonor de Sá, casada co Manuel de Sousa de Sepúlveda, os actores malogrados da célebre "História Trágico-Marítima", e do poema de Jerónimo Corte-Real. Morreram ela seu marido e filhos nos areais na costa do Natal.
Não disponho de elementos sobre a filiação desta Catarian Pires, mulher que consta ser muito bela, nem será de estranhar muito a ausência de elementos biográficos acerca dela, atento o "defeito" de nascimento.
Terá sido este um casamento de amor, o de Garcia de Sá.
Creio que o saudoso Dr. Cunha e Freitas se refere a este casamento em qualquer das suas inúmeras obras, ainda que não recorde qual. E, infelizmente para todos nós, ele já não nos pode ajudar, como era seu hábito de grande Amigo.
Um abraço amigo.
Fernando de Sá Monteiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Catarina Pires, "A Flor de Miragaia"

#47768 | aburma | 15 sep 2003 22:32 | In reply to: #47747

Manel,

Poisa eu encontrei a formosa senhora subindo os costados maternos de meu avô Luís Tomás de Lemos e Carvalho Meneses de Vasconcelos, 9º sr da Trofa (tinhas razão quanto aos Lemos).

Muito me alegra ter primos tão interessantes quanto dizes por esse lado!

Abraços

Miragaia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Catarina Pires, "A Flor de Miragaia"

#47769 | magalp | 15 sep 2003 22:39 | In reply to: #47768

Alexandre

Mas ela é madre (tronco comum) de muita mais gente! Talvez 1/8 da população! E só de 1/8 uns 10% serão interessantes!
Pena o A. Bivar não festejar Sto. André connosco... ele também é bom em estatística!
Vê se me ajudas despachando o teu correio...

outro abraço
Manel

Respuesta

Enlace directo:

RE: Catarina Pires, "A Flor de Miragaia"

#47770 | aburma | 15 sep 2003 22:44 | In reply to: #47761

Caro Fernando de Sá Monteiro,

Muito obrigado por estas achegas.

Não é realmente muito de estranhar a ausência de elementos biográficos acerca da formosa Catarina. Tenho de procurar a referida obra de Camilo. Embora porventura romanceada, a sua vida deve ser aí copiosamente referida.

Um abraço para si também

Alexandre

Respuesta

Enlace directo:

RE: Catarina Pires, "A Flor de Miragaia"

#48355 | vbriteiros | 23 sep 2003 23:06 | In reply to: #47710

Meu Caro Alexandre.
Esta senhora nasceu na freguesia de Miragaia da cidade do Porto, mas de baixa condição, por isso dificil de encontrar a sua ascendencia. Todavia vem citada no Nobiliário do Abade de Prozello. Como era muito bonita foi a grande paixão de Garcia de Sá, filho do ilustre João Rodrigues de Sá, que a 27 de Março de 1518 a levou de Lisboa com destino a India. Chegou lá a 7 de Setembro do mesmo ano.
Garcia nunca casou com Catarina e esta para que as suas filhas não ficassem ilegitimas , casou com um soldado. Viveram assim 30 anos. Parece que ela nunca esqueceu o Garcia e andou os ultimos tempos com ele , abandonando o pobre marido.
O próximo capítulo continua 2ª-feira.
Vasco

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jun 2024, 06:03.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen