Família Coimbra Pessoa
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Família Coimbra Pessoa
Caros Senhores,
Procuro informações acerca da família Coimbra Pessoa, da qual descendo através do meu antepassado António de Coimbra Pessoa, casado com Maria Pinheiro e residente no concelho de Águeda na primeira metade do século XVIII.
Com os melhores cumprimentos e desde já grato pela atenção,
Filipe Prista Lucas
Enlace directo:
RE: Família Coimbra Pessoa
Sou Max Pessoa
Moro em Florianópolis - Santa Catarina - Brasil.
Estou começando minha árvore genealógica e procuro todos os Pessoa que encontrar. Tanto no Brasil como no mundo.
Se puder passar seus parentes, agradeço
max@dve-ses.sc.gov.br
Enlace directo:
RE: Família Coimbra Pessoa
Sou do Brasil
Descendo dos Pessoa. Estou juntando todos os dados dos PESSOA do mundo inteiro. Se quiser colaborar comigo me enviando sua árvore, agradeceria.
Maximiliano Pessoa - Florianópolis - SC - Brasil
Engatinhando na Pesquisa
PESSOA - Paraiba/Pernambuco, Rio de Janeiro
ALMEIDA - Paraiba/Pernambuco, Rio de Janeiro
JESUS - Paraiba/Pernambuco, Rio de Janeiro
SALAZAR e ESPINDOLA - Palhoça-SC e Portugal
SOUZA, ANTONIO e CONCEIÇAO - Paulo Lopes-SC
SANTOS - Paulo Lopes-SC e Florianópolis-SC
Coelho, Medeiros, Amorim, Souza, Silva - Antônio Carlos-SC
Ventura, Ferreira, Farias, Valentim - Antônio Carlos-SC
Enlace directo:
RE: Família Coimbra Pessoa
Caro amigo, após ler seu apelo neste fórum, não pude deixar passar a oportunidade de lhe colocar a seguinte questão; o nome Rita Pinheiro Pessoa,terá nascido nos anos 40 do sec.XIX, se por ventura lhe dirá algo? - estou a estudar a sua ascendência mas está extremamente dificil.
Atento e obrigado
Enlace directo:
RE: Família Coimbra Pessoa
Prezado Debg,
Você é de Portugal mesmo?
Se for, vai ser ótimo, pois quando chegar aos meus antepassados de Portugal você talvez possa me ajudar.
O que tiver sobre seus Pessoa pode me enviar.
maxpessoa@yahoo.com.br
Consultei o Dicionário das Famílias Brasileiras e nele consta dados sobre as famílias portuguesas que vieram para o Brasil.
O que achei sobre os Coimbra e os Pessoa foi o que segue :
COIMBRA
Sobrenome de origem geográfica, tomado à Cidade de Coimbra, Portugal (Antenor Nascentes, II, 77). No Rio de Janeiro, a de Francisco de Coimbra Pereira [c.1639 - 1672,RJ], filho de Antônio de Coimbra, que deixou descendência, a partir de 1670, com Maria dos Prazeres (Rheingantz, I, 358). Ainda no Rio de Janeiro, de origem portuguesa, a importante família do brigadeiro José Victorino Coimbra [c.1739, Freguesia de S. João da Vila de Moura, Arcebispado de Évora - 31.01.1795], filho do sargento-mor Antônio Martins Coimbra [de Évora], Comandante da Praça de Moura, e de Benta Josefa, natural da Vila de Moura. Assentou praça [1756]. Tenente [1762]. Instrutor de sua tropa no manejo de fogo e evoluções. Passou ao Brasil. Capitão. No comando de uma companhia de granadeiros fez toda a campanha do sul [1772]. Deixou geração de seu cas., a 04.02.1769, no Rio, com Ana Eufrazia Joaquina Gonzaga Neves [16.08.1746, Rio, RJ - ?], filha de Feliciano Gomes Neves e de Lourença Filipa Gonzaga - patriarcas da família Neves Gonzaga (v.s.), do Rio de Janeiro. Entre os descendentes do casal, registram-se: I - o filho, o Tenente-Coronel João Bernardo de Vasconcellos Coimbra [bat. 15.03.1773, Rio, RJ - ?], que teve mercê do Hábito [Cavaleiro] da Ordem de Cristo [02.12.1830]. Deixou geração do seu cas. com Thomazia Severina Carr de Bustamante, natural do Rio de Janeiro, filha do Capitão Thomaz Carr Ribeiro de Bustamante, da importante família Carr Bustamante (v.s.); II - o neto, José Victorino Coimbra [bat. 11.12.1800, Rio, RJ -], Fidalgo Cavaleiro da Casa Real [29.10.1830]. Família estabelecida no Paraná, à qual pertence Roberto Martins Coimbra, fal. antes de 1823, que deixou geração do seu cas. com Catarina Maria do Pilar. Foram pais de Eugênia (Rheingantz, TC-17). Família estabelecida na Bahia, procedente de Bento Coimbra Porto-Alegre e Andrade, filho de Lourenço José Coimbra e de Clara da Silva. Deixou geração do seu cas.com Antônia Luiza Pereira, da cidade de Braga, filha de Francisco Pereira Velho, e de Domingas Pereira. Foram pais de Félix José Coimbra, da cidade de Salvador, Bahia, que teve mercê da Carta de Brasão de Armas - detalhes adiante. Heráldica: um escudo em campo vermelho, um cardo verde, florido de prata; um cordão de São Francisco, de prata, posto em orla. Brasil Heráldico: Félix José Coimbra, citado acima, ramo da Bahia. Brasão de Armas, datado de 11.10.1781. Registrado no cartório da Nobreza, Livro III, fl. 26v: um escudo esquartelado: no primeiro quartel, as armas da família Andrade (v.s.); no segundo quartel, as armas da família Silva (v.s.); no terceiro quartel, as armas da família Pereira (v.s.); e no quarto quartel, as armas da família Velho (v.s.) (Sanches de Baena, Archivo Heráldico, I, 162).
PESSOA
Sobrenome, primitivamente alcunha. De pessoa, subst. comum (Antenor Nascentes, II, 241). Felgueiras Gayo, em seu Nobiliário das Famílias de Portugal, trata da antigüidade desta família, procedente de Affonso Pessoa, que foi vassalo do Rei D. João I [1385-1433], o primeiro de que se tem notícia com este sobrenome. Achou-se no cerco de Malaca, com a patente de Capitão. Dizem ter saído de Aragão para Portugal. Deixou geração do seu cas. com Maria Arraes. Entre os descendentes do casal, registram-se: I - o quarto neto, Manuel Homem Pessoa, que teve mercê da Carta de Brasão de Armas, em 1587; II - o quarto neto, André Ferreira Pessoa, que teve mercê da Carta de Brasão de Armas, em 10.03.1613. Brasil: Uma das antigas e principais famílias do nordeste brasileiro, que teve princípio em Pernambuco, para onde passaram os filhos de João Fernandes Pessoa, nat. de Canavezes, Minho, Portugal, que deixou numerosa descendência do seu cas., c.1533, com Guiomar Barroso, nat. de Lisboa (Borges da Fonseca, I, 148; II, 255). Entre os descendentes deste casal, cabe registrar: I - o bisneto Braz de Araújo Pessoa [1618-1698], de cujo cas. com Catarina Tavares da Costa, descendem os Tavares Pessoa; II - a terceira neta, Ignêz Pessoa, matriarca da família Camelo Pessoa (v.s.), de Pernambuco; III - o terceiro neto, Cap. João Ribeiro Pessoa [c.1652- ?], que, do seu segundo cas. com Ignêz da Veiga de Brito, originou a família Veiga Pessoa; IV - a quarta neta, Ana Bezerra Pessoa, de cujo cas. com o Cap.-Mor Antônio da Silva Pereira, originou-se a família Silva Pessoa, de Pernambuco, e os Silva Pereira (v.s.), que passaram para Mato Grosso. A este casal, parece pertencer o Ten. Coronel José da Silva Pessoa, de quem descende o Presidente da República, Epitácio Pessoa, conforme vai descrito no verbete Silva Pessoa (v.s.). Cristãos Novos: Sobrenome também adotado por judeus, desde o batismo forçado à religião Cristã, a partir de 1497. (Wolff, Dic. I, 158). Heráldica: um escudo em campo azul, 6 crescentes de ouro; bordadura de negro bordada interiormente de ouro e carregada de 7 estrelas de prata, 3 em chefe e 4 nos flancos. Timbre: um cometa de prata, de 5 raios, o mais comprido para baixo (Armando de Mattos - Brasonário de Portugal, II, 74).
Enlace directo:
Família Coimbra Pessoa
Caros Confrades,
Retomo este tópico muito antigo - quase 20 anos - porque também descendo deste casal e, como tal, partilho o interesse do autor que, pelo que vi, já não participa no fórum há muito.
António de Coimbra Pessoa e sua mulher - que eu tenho identificada como Maria Cordeiro mas que o autor deste tópico chama de Maria Pinheiro - são mencionados no assento de casamento do seu filho, também chamado António de Coimbra Pessoa, que se realizou em Penacova, Coimbra, em 14 de Junho de 1725, como sendo naturais do "lugar de Águeda".
É de presumir, pois, que o mencionado casal tenha nascido entre 1675 e 1705. Peço aos estimados confrades e, particularmente, àqueles que tenham investigado a região de Águeda, qualquer informação que permita o conhecimento da ascendência deste casal.
Desde já grato,
Luís Andrade
Enlace directo:
Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 26 ene 2025, 04:50.