Sumários matrimoniais/proc. casamento Cast. Branco

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões

Sumários matrimoniais/proc. casamento Cast. Branco

#48328 | Paulo | 23 sep 2003 18:53

Gostava de saber se alguém conhece o paradeiro dos processos de casamento (nalguns arquivos são denominados sumários matrimoniais) referentes ao Distrito de Castelo Branco. Estive em Castelo Branco onde não me souberam informar.

Paulo Alcobia Neves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Sumários matrimoniais/proc. casamento Cast. Branco

#48331 | manuelr | 23 sep 2003 19:10 | In reply to: #48328

Caro Paulo Alcobia Neves

Encontra-os na TT na Câmara Eclesiástica de Castelo Branco.

Sumários esponsais maços 2074 a 2079
Sumários matrimoniais maço 2143

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Sumários matrimoniais/proc. casamento Cast. Branco

#48332 | Paulo | 23 sep 2003 19:17 | In reply to: #48331

Caro Manuel Silva Rolão,

Muito obrigado pela informação.

O que eu procuro concretamente é um processo referente ao ano de 1822.

Tendo constatado num outro tópico que possui alguma informação acerca dos doc. da Cam. Eclesiástica de C. Branco existentes na TT gostava de saber se estes maços contemplam o referido ano.

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Sumários matrimoniais/proc. casamento Cast. Branco

#48335 | manuelr | 23 sep 2003 19:27 | In reply to: #48332

Caro Paulo Alcobia Neves

Infelizmente, quem fez os maços, não teve cuidado nenhum em os organizar. Têm os anos todos misturados e nem estão por ordem alfabética.
Inclusivamente nos processos de ordenação, encontram-se documentos do mesmo proceso espalhados pelos diversos maços (até um Pº de 4º grau de tonsura está nas dispensas matrimonias, pois o confudiram com 4º grau de consanguinidade!).
Se me disser o que procura, talvez eu tenha tomado apontamento.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Sumários matrimoniais/proc. casamento Cast. Branco

#48339 | Paulo | 23 sep 2003 19:57 | In reply to: #48335

Procuro um casamento celebrado em 1822, na freguesia de Vila de Rei entre João do Anjo, natural da Galiza, filho de manuel da Lage e de Maria Feijoo e Vitória Maria (ou Vitória Maria do Pranto, cujos pais não me recordo agora.

O processo teve origem no facto do nubente ser natural do Reino da Galiza e vem mencionada a feitura deste processo no registo de casamento.

Uma vez mais os meus agradecimentos,

Paulo Alcobia Neves

Respuesta

Enlace directo:

RE: Sumários matrimoniais/proc. casamento Cast. Branco

#48340 | manuelr | 23 sep 2003 20:03 | In reply to: #48339

Caro Paulo Alcobia Neves

Infelizmente não tenho apontamento nenhum sobre eles.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Respuesta

Enlace directo:

RE: Sumários matrimoniais/proc. casamento Cast. Branco

#48374 | Paulo | 24 sep 2003 10:08 | In reply to: #48340

Caro Manuel Silva Rolão,

Nestes casos em primeiro lugar conta a intenção. Muito obrigado pela informação anteriormente prestada e pela pronta disponibilidade.

Despeço-me com os melhores cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Respuesta

Enlace directo:

Sumários matrimoniais de Lisboa

#241481 | jomimota | 09 oct 2009 08:48 | In reply to: #48328

Caros Confrades,

Após uma consulta que fiz ao ANTT, sobre uma dispensa matrimonial em 4º grau de consanguinidade para um casamento ocorrido em 1660, em S. Pedro da Cadeira (Torres Vedras), entre Domingos Francisco e Domingas João, foi-me relatado que para o referido ano, não existem Processos Matrimoniais, mas somente o respectivos sumários, para os quais não existe índice, e que o dito sumário se encontrará nos maços do 670 a 675.

A dúvida que tenho é a seguinte: "que tipo de informação de carácter genealógico devo esperar encontrar no respectivo sumário, nomeadamente nas circunstâncias acima indicadas, até que geração teriam os nubentes de explicitar a sua ascendência, e se é suposto que estes dados aparecem no sumário".

Esta minha preocupção, prende-se com o facto de pretender avaliar se vale a pena dispender do meu tempo e esforço a procurar um documento no meio de tantos, ainda por cima pelo que parece nada organizados.

Aproveito para perguntar se algum dos confrades já teve necessidade de consultar os documentos que se encontram arquivados nestes maços, e o que é que "encontrou".

Cumprimentos,

Jorge Mota

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 01 jul 2024, 13:13.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen