Monografias, Bibliografia, Imprensa regional ,etc.

This topic is classified in rooms: Arquivos | Património | Bibliografia

Monografias, Bibliografia, Imprensa regional ,etc.

#49969 | rgc | 17 oct 2003 16:08

Caros/AS Confrades
Ao ler, agora, uma mensagem,no tópico:" Ex.mo Senhor Conde".
E para o Senhor Conde, com quem tive o gosto de trocar alguma informação, há bastante tempo, com outro nickname, envio cordiais cumprimentos.
Vi na referida mensagem a menção a uma obra já publicada, de que nunca ouvira falar e como estas inúmeras outras, o que é natural, obviamente. Contudo,vou verificando em alguns tópicos, mensagens que referem muitos trabalhos inéditos, monografias desconhecidas ou pouco divulgadas, artigos publicados em várias Revistas e na Imprensa local, que passa despercebida,da maioria, muitas vezes com notícias deveras interessantes e importantes para os genealogistas. Em função disto tenho alguns recortes de jornais,que fui guardando, e conhecimento de pequenos opúsculos,artigos insertos em Boletins Municipais e outros, que penso seriam de grande utilidade dar a conhecer aos nossos confrades,quando surge oportunidade e vem a propósito, pondo-lhes ao alcance da mão, sem trabalhos e dispêndio de qualquer grau, um manancial de informação precioso para as suas pesquisas. Há obras publicadas, como todos conhecemos, que mencionam muito do que refiro e estou a lembrar-me: é um exemplo do Boletim -"Bibliografia Anual de História de Portugal" do Grupo de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e outras que de momento não me ocorre, mas que não completam, evidentemente, todo o universo de artigos,informações esparsas, etc.no capítulo da Genealogia e Heráldica e afins; perdidas,pelo desconhecimento do que, por vezes, é publicado em diversas monografias, revistas e periódicos regionais, que se referem a famílias, pessoas ilustres, casas solarengas, quintas, e até muitas efemérides úteis como pistas. Eu sei lá..., um mundo de informação que se perde,porque não estão inventariadas, ou num "lugar"onde as possamos encontrar e consultar, sem perda de tempo, ou "coçarmos a cabeça"na lembrança infrutífera onde lemos tal notícia, ou quem nos informou.
Por que não abrir um lugar/tópico ?-, cujo nome será o que os moderadores do GENEA acharem mais adequado e aí introduzirmos o que conhecemos, no aspecto genealógico, heráldico e afins:monumentos funerários,capelas/panteão,ex-libris,tapeçarias brasonadas,casas com pedras-de-armas,lápides comemorativas,solares,arquivos particulares,loiça brasonada,cartas de brasão desconhecidas,sinetes,e tudo o mais, que nos seus, por vezes,pequenos pormenores,encerram em si um mundo inesgotável de informação e surpresas...,isto é, quando vem a propósito de algumas mensagens ou pedidos de informação e remetermos os interessados para tal sítio, que ficaria ao alcance dos interessados e não esquecido, dos demais; em lugar próprio, de alcance geral.De momento podemos não ter interesse por determinado tópico ou mensagem com informação, que mais tarde nos pode ser útil e aí vir referida determinada obra, trabalho ainda inédito, ou pouco ou nada conhecido e outras indicações que com o tempo vão passando adiante e se escondem na imensidão das mensagens do Forum.
Eu costumo desenvolver muito as mensagens, quando sei e posso fazê-lo, embora muitas vezes limite certas fontes documentais,porque penso ficarem "perdidas", mas se houvesse um item/lugar próprio para isso, encaminhá-las-ia igualmente para aí e não se perderiam tais notícias ( leia-se-esquecimento),porque os tópicos e mensagens passam, mas a informação complementar a elas rspeitante estariam acomodadas em lugar próprio como numa estante onde os livros devidamente ordenados e catalogados estão à mão.
Pode parecer megalómana, à primeira vista, a ideia que aqui exponho; mas, assim, com a colaboração de muitas/os confrades, faríamos em ,relativamente, pouco tempo, um levantamento de valor incalculável para a Genealogia, Heráldica e História das Famílias, que urge cultivar, incentivar e desenvolver. Uma obra de todos nós, que será de todos que se interessam por estas Ciências, que felizmente vão tendo a aceitação merecida e são estudadas com critério, seriedade, alicerçadas em documentação idónea por genealogistas competentes, cujo interesse pela verdade os tornam merecedores de crédito e confiança com valor científico.
Importante: chamo a atenção, se não poderia parecer um "disparate" meu e impossível realizar,apenas e somente,quando surge em alguma mensagem ou pedido de informação que justifique e que seja útil desenvolver,e indicar as fontes documentais existentes para irem lá beber mais notícias,mais informação complementar e adequada ao que lhes interessa, pontualmente.
Já há aqui,no Forum, muito do que digo e talvez, muito mais, me tenha passado à margem, por falta de atenção minha; por isso, perdoem-me a redundância e insistência escusada, que é devido ao meu entusiasmo, paixão e gosto por estes assuntos que nos irmana, aqui no Forum, no Clube Guarda-Mor e nos une ao GENEA.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Mas, sem dúvida, haver um lugar onde as coisas estão devidamente arrumadas, sem estarem dispersas por este ou aquele lugar, evita-nos perdermos tempo, arrelias ou não encontrarmos, o que pretendemos. E eu que o diga !, infelizmente...

Respuesta

Enlace directo:

RE: Monografias, Bibliografia, Imprensa regional ,

#49970 | rgc | 17 oct 2003 16:51 | In reply to: #49969

Em vez de nickname, leia-se - username
R.C

Respuesta

Enlace directo:

RE: Monografias, Bibliografia, Imprensa regional ,etc.

#49971 | Almendra | 17 oct 2003 17:00 | In reply to: #49969

Caro Rafael Carvalho,

Parece-me uma ideia excelente. De facto há todo um universo de informação disperso por jornais regionais, boletins municipais, monografias editadas por municípios, etc., que constitui uma preciosidade nas áreas de Genealogia, da História local e das famílias, da heráldica, etc.

Seria sem dúvida deveras interessante se podessemos ir enviando essa informação que nos surge, tantas vezes sem esperarmos, para um local aqui no Genea, onde ficaria disponível para futuras consultas.

Da minha parte, que sou leitor assíduo da imprensa regional, coloco-me desde já à disposição do GP, para colaborar nessa tarefa.

Com os melhores cumprimentos

António Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Monografias, Bibliografia, Imprensa regional ,etc.

#49972 | Almendra | 17 oct 2003 17:19 | In reply to: #49971

Caro Rafael Carvalho,

A ideia que referiu de criar um indice alternativo de pesquisa aos conteúdos das várias intervenções (penso ser essa a sua proposta) é sem dúvida de uma utilidade extrema. Como sabemso há tópicos que se iniciam com um determinado tema e que no seu evoluir tocam mais um ou dois que não estão mencionados na sua sua origem.

Nestes casos, em especial quando já estão muito lá para o fundo, é dificil de recuperar em tempo útil essa informação, pelo que se fosse possível, através de um indice que tivesse referências aos nomes, terras e famílias indicados nesses mesmos tópicos, essa pesquisa além de mais eficaz seria muito mais célere.

É uma boa ideia que o GP verá se é viável no formato em que tem o site.

renovados cumprimentos,

António Almeida

Respuesta

Enlace directo:

RE: Monografias, Bibliografia, Imprensa regional ,etc.

#54328 | jpcmt | 26 dic 2003 10:46 | In reply to: #49969

Caros Rafael Guerreiro Carvalho e demais interessados:

Assinalo a existência de duas obras recentes, bem interessantes, que me parecem pouco divulgadas:

1) Barroca, Mário Jorge - "Epigrafia Medieval Portuguesa (862-1422)", 4 vol. com um total de cerca de 4200 pag., muito ilustrado. Ed. da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa 2000. Este trabalho é a dissertação de doutoramento do autor.

2) Vieira de Oliveira, B. - "Monografia do Concelho de Mesão Frio (1152-2002)- 1 vol com cerca de 400 pags, muito ilustrado. Edição da C.M. de Mesão Frio, 2002, comemorativa dos 850 anos da outorgação da Carta de Foral.

Cumprimentos,
J. de Castro e Mello Trovisqueira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Monografias, Bibliografia, Imprensa regional ,etc.

#54336 | rgc | 26 dic 2003 14:15 | In reply to: #54328

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira

Muito reconhecido pela indicação de tais obras.
É imprescindível, algumas vezes, como a presente informação, divulgarmos obras de consulta saídas a público e tantas vezes sem o nosso conhecimento. E também de outras menos conhecidas e não menos valiosas, que passam à margem e que, a propósito, podiam vir incluidas em certas mensagens/informação. Estou a lembrar-me da indicação de arquivos familiares existentes, ou genealogias (algumas manuscritas) que não são conhecidos/as,ou apenas por número reduzido de familiares e amigos mais íntimos e que poderiam abrir novos horizontes, mas cuja modéstia dos seus autores ou por discrição (que devemos respeitar) dos seus possuidores não as dão ou devem dar a conhecer a mais genealogistas.Conheço casos destes e torna-se-me melindroso insistir e causa-me desgosto perder-se informação que fica no "fundo de uma gaveta" e que não dá frutos, nem ao próprio.
Naturalmente que excluo todos os estudos ou outros trabalhos de investigação que se preparam para serem publicados ou outros, cujos interesses seja legítimo e comnpreeensível serem acautelados, e alguns pelo seu carácter íntimo e particular.E quem deles tiver conhecimento deve guardar segredo absoluto e não relativo,como respeito e consideração por quem o honrou com tal confiança.
Refiro-me é aos outros casos apontados atrás e que seriam úteis serem divulgados e sobre eles haver intercâmbio. Fugi um pouco ao tema, mas veio a propósito referir, porque é de interesse geral.

A continuação de um Feliz Natal.

Cumprimentos.
Rafael Guerreiro

Respuesta

Enlace directo:

RE: Monografias, Bibliografia, Imprensa regional ,etc.

#88733 | rafael | 16 abr 2005 21:46 | In reply to: #54336

Caras/os confrades

Saiu nova ed. revista e actualizada da "Monografia de Castanheira de Pera", de Kalidás Barreto.

Bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Monografias, Bibliografia, Imprensa regional ,etc.

#88763 | MariaDavid | 17 abr 2005 10:11 | In reply to: #49969

Caro Rafael

Apoio totalmente esta sua sugestão!!!

"Por que não abrir um lugar/tópico ?-, cujo nome será o que os moderadores do GENEA acharem mais adequado e aí introduzirmos o que conhecemos, no aspecto genealógico, heráldico e afins:monumentos funerários,capelas/panteão,ex-libris,tapeçarias brasonadas,casas com pedras-de-armas,lápides comemorativas,solares,arquivos particulares,loiça brasonada,cartas de brasão desconhecidas,sinetes,e tudo o mais, que nos seus, por vezes,pequenos pormenores,encerram em si um mundo inesgotável de informação e surpresas...,"

Seria um local exclusivamente dedicado à introdução de dados, separados por sub-tópicos tal como sugere, sem a costumada conversa circunstancial que costuma acompanhar as nossas intervenções. Acho que todos iriam beneficiar desta iniciativa e o próprio Genea ficaria ainda mais engrandecido. Não sei quais os custos, em matéria de trabalho, para esta belíssima equipa, mas acho que merecia a pena pensar-se nesta sua sugestão. Como sempre, um confrade atento e disponível. Parabéns!

Cumprimentos

mcc

Respuesta

Enlace directo:

RE: Monografias, Bibliografia, Imprensa regional ,etc.

#88780 | rafael | 17 abr 2005 16:18 | In reply to: #88763

Cara Maria David

Só por ter a satisfação de "a encontrar aqui "e a atenção que lhe mereci, valeu a pena a informação que enviei.
Sem desprimor para ninguém, sabe a consideração que tenho por si, não só pela sua cultura e pelos seus trabalhos e actividade de reconhecido mérito.
A sua opinião ( e desejo ) é deveras valiosa para que seja tomada na devida conta pelo GENEA, cuja importância nunca é demais enaltecer e também por todos nós, pela utilidade que se reveste no campo da genealogia que não se esgota apenas nas pessoas: ascendências e descendências, datas, localidades, etc.; mas tudo o que com elas se relaciona e diz respeito. Nunca tive preconceitos de "bom ou mau gosto" pelas opiniões que dou ou sugestões que faço se tiver consciência que é por bem e ter utilidade.
Mas já ia fugindo ao assunto. No campo da heráldica, por exemplo:gostaria de ver aqui alguns ex-libris heráldicos usados por muitas/os confrades ( se isso for possível gostaria de enviar o meu ), fotografias de pedras de armas, de casas que lhes pertencem ou foram dos antepassados ou de outros familiares, e muitíssimo e de categoria se encontra já registado na BD do Genea, cujo valor documental é imprescindível e agradável tb. à vista.
( não considero vaidade quando nos orgulhamos de alguns antepassados ou outros parentes que temos, do seu valor: o que foram, o que fizeram e tiveram (e fazer-lhes referência aqui, no Fórum, como contribuição genealógica de peso);
e tb. não me envergonho, muito menos, dos meus antepassados humilldes, se foram pessoas de bem). De facto, privilegio a nobiliarquia, mas como suporte para uma mais desenvolvida e documentada pesquisa genealógica, como é óbvio; porque foram os que se notabilizaram ( não faço juizos de valor) que deixaram alguma memória na tradição oral ou escrita e também documentação como fontes de consulta, nos diversos arquivos públicos e até privados.

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho










Ainda bem que a inteligência e a honradez não dependem dos pergaminhos, nem da raça, religião, cor e do estatuto social
Também gosto muito de ver as fotografias de avós de confrades que já estão na BD do Genea e também a fotografia de confrades nossos ; digo isto com algum à-vontade, porque penso enviar uma fotografia minha e actual e não outra de quando era jovem, e agora muito menos agradável à vista, mas é assim...! poderá ter utilidade quando alguém me encontrar na Torre do Tombo, por ex. e gostar de me conhecer pessoalmente, reconhecer-me para trocar algumas impressões comigo :-) o que seria agradável e proveitoso.

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Monografias, Bibliografia, Imprensa regional ,etc.

#88817 | MariaDavid | 18 abr 2005 00:39 | In reply to: #88780

Caro Rafael

Muito obrigada pelas suas gentis e amáveis palavras! Como sempre, um cavalheiro!

E já agora, para corresponder ao seu apreço e à sua sugestão sobre heráldica, vou confidenciar-lhe uma coisa: descobri o ano passado que um dos meus colegas da função pública é, nada mais nada menos, que o mesmo Segismundo Pinto, homem dos mais conhecedores e apaixonados por essa matéria. Não há dúvida que o nosso trabalho "oficial" nos distrai, por vezes, das nossas paixões paralelas, criando estas surpresas agradáveis. Se precisar de alguma coisa, é só dizer. Rapidamente farei o contacto entre vós, no caso de não o conhecer. Ele é uma pessoa de grande acessibilidade, super simpático e altamente interessado nestes assuntos dos ex-líbris e heráldica. E como penso que o Rafael é frequentador habitual da TT, pelas suas palavras, facilmente poderá dar-nos o prazer de almoçar connosco, no nosso barzinho do 10º andar, tão próximo do Arquivo Nacional.

Bom trabalho para si e um excelente começo de semana.
Com os meus melhores cumprimentos

mcc

Respuesta

Enlace directo:

Acerca de um Amigo e Notável artista

#88892 | rafael | 18 abr 2005 17:31 | In reply to: #88817

Cara Maria David

é muito interessante o que me diz e agradável saber. Pois é: o seu colega Arq.to e Dr. Segismundo Manuel Peres- Ramires Pinto é sem dúvida um dos mais ilustres heraldistas portugueses e com valiosos estudos no campo da Heráldica , como cartas de armas, pedra de armas, etc. etc. e um notável artista que conheço sobretudo na arte do ex-libris heráldico, cuja características de traço, técnica aplicada , estilização e material empregado o tornam um dos grandes artistas nesta moidalidade. Tive o gosto de ter sido seu confrade em algumas Inst. de carácter cultural como seja o Inst. Port. de Heráldica, A Academia Portuguesa de Ex-Libris, de que foi grande impulsionador, etc.
Teve a amabilidade de ser meu amigo e desenhou-me um esplêndido ex-libris que uso e foi gravado a buril pelo mestre António Paes Ferreira ( v/EX-LIBRIS PORTUGUESES HERÁLDICOS do Com. te Sérgio Avelar Duarte, pág. 418)-escudo esquartelado :I e IV -Guerreiro II e III - Carvalho. Escuudo pendente, mas até hoje um mistério, para mim, da maneira como foi concebido e a sua simbologiaa onde está incluido.
Devido a atribulações de minha vida particular , que não seria delicado aqui referir , fui obrigado a fastar-me de muitas org. culturais e honoríficos, etc. de que fiz parte e aos poucos fui perdendo o contacto e certo à-vontade que tive, em tempos. Hoje, o Senhor Arq.to Segismundo Pinto talvez já nem se lembre do Rafael Carvalho e do 1.º esboço ( que tenho ) desenho que fez, quando tomávamos café e conversámos em amena cavaqueira, já há muitos anos.
Encontrei Segismundo Pinto há cerca de dois anos na apresentação de um livro, não o reconheci porque não tinha barba . Mas continuo a tê-lo em elevada consideração porque além de ser o estudioso e artista notável é uma pessoa de fino trato e distinção e pertencente a famílias ilustres portuguesas .

Agradeço muito reconhecido o seu convite e será grande satisfação e honra para mim.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Respuesta

Enlace directo:

RE: Acerca de um Amigo e Notável artista

#88899 | MariaDavid | 18 abr 2005 18:55 | In reply to: #88892

Caro Rafael

Pois ainda bem que já conhece o Segismundo. Quarta-feira vou dizer-lhe a ele o teor da nossa conversa e, de acordo com as suas disponibilidades de tempo, darei conta do que se combinar. Entrarei depois em contacto para o seu mail.
Cumprimentos

mcc

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 10 jun 2024, 22:30.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen