Brinde inesperado!

This topic is classified in rooms: Património | Arquivos

Brinde inesperado!

#50047 | mcc | 19 oct 2003 18:22

À consideração dos entendidos

Caros confrades, um feliz acaso levou-me a ser brindada antes do Natal! Ao contactar um amigo de minha avó materna, com 89 anos, recebi das suas mãos um verdadeiro tesouro. Como as conversas são como as cerejas, este velho amigo tomou conhecimento da minha paixão pela genealogia e despejou, assim, de repente, nos meus ouvidos: olha, se calhar, tu é que havias de gostar de ver o que tenho guardado. Saíu por momentos de ao pé de mim e regressou com dois volumosos dossiers, atulhadinhos de documentos originais e algumas cópias. Muitos dos documentos com selo e fitas, de D.MariaI, D.Carlos, D.Luís, Leopoldo da Bélgica, etc, etc. Algunas preciosidades, como por exemplo uma carta em pergaminho, autêntica, com selo e fitas, de D.José Maria de Mello, Inquisidor Geral, um testamento de 1804, com os lacres e cozido a linha, alguns documentos do século XVIII, etc. Não queria acreditar no que estava a ver! Face ao meu natural "entupimento", ouvi incrédula:olha, ninguém se interessa por isto!O meu filho já me foi dizendo que deitasse tudo fora, que quando eu morresse ele faria limpeza destas coisas!
Acho que consegui fazer uma pergunta sem trair a emoção:Deitar fora? Nem pense nisso!!!Dê-me a mim!
Recebi, desta forma, de mão beijada, aquilo que considero um verdadeiro tesouro para um genealogista.
A questão que coloco é a seguinte: como devo conservar este espólio até poder fazer uma análise cuidada e um inventário de tudo? Que cuidados devo ter? Onde guardar?
Tenho perfeita consciência que nada destes documentos se deve perder! Possivelmente serão doados, um dia, depois que os admire um pouco e os analise. Mas doar a quem, é outra questão.De momento, importa-me receber orientações sobre o modo como os poderei preservar, já que algumas fitas apresentam traços de terem sido comidas pelos bichos, o papel também.
Agradeço qualquer ajuda neste sentido. Ficou-me, pelo menos, o gostinho doce de sentir que contribuí para que estes documentos não acabassem numa qualquer licheira da nossa Lisboa!

mcc

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brinde inesperado!

#50055 | Pedro França | 20 oct 2003 01:32 | In reply to: #50047

Cara mcc:

Penso que poderá pedir uma opinião abalizada dos técnicos especialistas da Torre do Tombo. Lá eles saberão, certamente, orientá-la e ajudá-la na classificação mesmo dos documentos, e, se quiser ir mais longe, posto que falou em doação - e para que essa documentação não se perca dada a inconstância da vontade dos Homens -, poderá mesmo doá-la à própria Torre do Tombo. À partida é suposto tratar-se de um lugar onde essa documentação terá mais garantias em sobreviver às gerações vindouras. Em qualquer altura poderá consultá-la. Pode pôr até essa condição.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brinde inesperado!

#50109 | mcc | 20 oct 2003 23:03 | In reply to: #50055

Caro Pedro França

Muitíssimo grata pela sua opinião. As coisas, às vezes, de tão óbvias, passam-nos um pouco à margem. Reagi num impulso, um tanto preocupada em como actuar e não me dei conta que tinha, quase debaixo do nariz, a solução. É o que vou fazer no mais breve espaço de tempo.
Registo, sensibilizada, a sua permanente disponibilidade para ajudar.
Retribuo o abraço

mcc

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brinde inesperado!

#50122 | tfp | 21 oct 2003 09:06 | In reply to: #50047

Cara mcc

Fico contente com a noticia. E aproveito para inquirir se algum tem a ver com as familias da Covilhã que são do meu interesse ;)

Por falar nisso dei de caras com uns Henriques da Covilhã, que talvez lhe interessem.

Um abraço

Tiago Faro Pedroso

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brinde inesperado!

#50125 | jflfl | 21 oct 2003 10:00 | In reply to: #50047

Carissima Prima
Que bela prenda de facto!
Sugeria que procurasses contactar a TT que te auxiliará concerteza. Talvez seja mesmo (sugestão minha) de pôr à consideração da TT que fiquem com os documentos em depósito garantindo eles a sua reprodução (cuidada) para que possas ficar com uma cópia. Mas nada melhor que colocar directamente à TT a questão.
Um abraço do primo
Joaquim Falcão de Lima

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brinde inesperado!

#50150 | mcc | 21 oct 2003 17:20 | In reply to: #50122

Caríssimo Tiago

Em primeiro lugar, sobre tudo aquilo de que temos falado particularmente, ainda não foi possível tratar de nada. Ando um tanto arredada da TT por motivos de saúde, pois ando a fazer os preparativos para uma intervenção cirúrgica.Nada de grave, descanse! De qualquer forma, em breve voltaremos a conversar pela net.
E agora, para responder à sua mensagem, ainda não tive tempo de analisar, como deve ser, os ditos dossiers. Mas à partida, todo o material neles contidos deve estar relacionado com uma única família, do norte, de apelido Lessa (com 2 ss), já que foi um dos seus descendentes que me cedeu aquela documentação.
De qualquer forma, fique descansado que não me esquecerei de si se encontrar algo que lhe interesse.
Até breve e bom trabalho!
Um abraço
mcc

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brinde inesperado!

#50152 | mcc | 21 oct 2003 17:25 | In reply to: #50125

Meu caro Quim

Pois vê lá a minha sorte!Quanto à tua sugestão, já o Pedro França aconselhou o mesmo. Não sei o que se passou na minha cabeça que não tive logo esse pensamento inicial!Só depois de ter enviado a mensagem matutei a sério sobre a questão mas a dita já tinha seguido! Coisas desta tua prima impulsiva nata!
Um abração
mcc

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brinde inesperado!

#50153 | Rui Portugal | 21 oct 2003 18:06 | In reply to: #50125

Caro Joaquim Falcão de Lima,
Peço desculpa da intromissão no tema deste tópico, aproveitando para felicitar sua prima pelo Brinde Inesperado que recebeu e que tão sabiamente pretende preservar para a posteridade.
A pergunta que lhe faço prende-se com os dois apelidos que usa: Não descenderá por coincidência do Comendador António Falcão Manso de Lima, casado com uma senhora Guedes de Quinhones Pereira Marinho? Este casal deixou dois filhos, julgo que em Lisboa, cuja descendência há muito procuro. Se lhe for possível dar-me alguma indicação, muito grato lhe ficarei.
Cumprimentos
Rui Portugal

Respuesta

Enlace directo:

RE: Brinde inesperado!

#50176 | jflfl | 22 oct 2003 10:22 | In reply to: #50153

Caro Rui Portugal
Obrigado pela sua questão. Com os poucos dados que me dá dire-lhe-ei que creio não ser descendente deste ramo que refere. Contudo posso dar-lhe mais pormenores sobre a minha familia por mail uma vez que este tópico não é o adequado para este assunto. Ficarei à sua disposição no mail jfalcaolimaarrobamailpontotelepacpontopt
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 12 dic 2024, 18:26.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen