Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#50087 | Filipe Prista Lucas | 20 oct 2003 17:00

Caros todos,

Um pedido motivado, de novo, pela falta de registos paroquiais de Tomar do século XVIII: procuro informações acerca de uma família Pereira da Fonseca, de Tomar, em particular no que respeita a Luís Pereira da Fonseca, pai de Teresa Helena Pereira da Fonseca, nascida em Tomar em 1748 e mais tarde casada com João Pereira Prista, meu antepassado.

Com os melhores cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#50166 | vbriteiros | 21 oct 2003 23:18 | In reply to: #50087

Caro Filipe Prista Lucas.
Julgo que no século XVIII a Villa de Thomar abrangia 2 freguesias, Santa Maria dos olivais e São João Baptista, cujos livros paroquiais se encontram na TT.
Da TT recebi a informação que quanto a SMO faltava o livro de baptismos de 1759-1764, sendo este o que me interessava.
Parto do princípio que os outros estão lá.
Quanto a São João Baptista ainda não investiguei
Espero que esta informação lhe seja útil.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#50180 | Filipe Prista Lucas | 22 oct 2003 10:39 | In reply to: #50166

Caro Senhor Vasco Briteiros,

Atenção para os erros feitos pela TT na catalogação dos registos paroquiais de Tomar (que já alertei em sede própria, mas sem grandes consequências): pelo que me pude aperceber, Tomar sempre teve apenas uma paróquia (Igreja Matriz de São João Baptista), havendo apenas poucos registos (na segunda metade do século XIX) realizados na Igreja de Santa Maria dos Olivais. Assim sendo, quase todos os registos catalogados na TT sob a referência de Santa Maria dos Olivais dizem respeito à Igreja Matriz de São João Baptista, e completam os que (esses sim, correctamente)se encontram catalogados sob esta referência.

Quanto à falta de que falei, tenho realmente ideia de que faltam assentos de baptismo nas datas que referiu, mas a falta mais grave (e consequente) respeita aos assentos de casamentos, cujos livros relativos à maior parte do século XVIII foram destruídos aquando da invasão francesa.

Cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#50198 | vbriteiros | 22 oct 2003 12:56 | In reply to: #50180

Caro Filipe Prista Lucas
Muito obrigado pela sua informação. Os dados que tenho foram dados pela TT.
Pelo que me diz, calculo que devo fazer nova consulta à TT sobre os baptismos de S. João Baptista, pois pode ser que o ano que pretendo esteja sob esse título. Aguardo o seu conselho.
Cumprimentos
Vasco Briteiros
(s/ Sr. pf)

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#50210 | Lobo | 22 oct 2003 15:17 | In reply to: #50087

Caro Prista Lucas

Há largos anos, quando fazia o liceu no Colégio Nun'Álvares, tive dois colegas: Arnaldo Prista e Francisco Prista Caetano, além de outros que viviam em Lisboa. São seus parentes?
Cumprimentos
A. de Sepúlveda Correia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#50215 | Filipe Prista Lucas | 22 oct 2003 15:28 | In reply to: #50210

Caro Sepúlveda Correia,

São ambos meus primos, se bem que afastados - como são, aliás, todos os Pristas. Durante a minha investigação, já entrei em contacto com Francisco Prista Caetano (bem com com dois dos seus irmãos) e, também, com a viúva e as netas de Arnaldo Pereira Prista, o qual, como penso saberá, faleceu em 1980.

Muito obrigado pela atenção!

Cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#50223 | Lobo | 22 oct 2003 16:16 | In reply to: #50215

Caro Prista Lucas

Grato pela sua pronta resposta.

Tive conhecimento do falecimento do Arnaldo, quanto aos irmãos do "Xico", há muito que perdi o contacto com o José Silvestre e com a Aurora, viúva de um colega de curso do "Xico", a outra irmã, Maria Alece, morrei há já alguns anos.

Cumprimentos
A. de Sepúlveda Correia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#50225 | Filipe Prista Lucas | 22 oct 2003 16:26 | In reply to: #50223

Caro Sepúlveda Correia,

Durante as minhas investigações entrei também em contacto com o primo José Silvestre e com a prima Maria Alice Prista Couvreur, tendo ambos sido dos maiores entusiastas da minha investigação sobre a nossa família. Tal como disse, a prima Maria Alice, infelizmente, faleceu em 1998. Pelas últimas informações que recebi, tanto o José Silvestre Prista Caetano como a Aurora Prista Caetano Abrantes se encontram bem de saúde.

Cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#50271 | Lobo | 23 oct 2003 12:41 | In reply to: #50225

Caro Prista Lucas

Quando contactar com seu primo "Xico" agradeço que lhe diga que o Augusto Correia lhe manda um grande abraço.

Uma pergunta: também é de Tomar?

Cumprimentos.

A. Sepúlveda Correia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#50274 | Filipe Prista Lucas | 23 oct 2003 13:27 | In reply to: #50271

Caro Sepúlveda Correia,

Transmitirei o recado!

O meu ramo da família Prista foi um dos primeiros a sair de Tomar, por volta de 1900. Instalaram-se em Lisboa, e foi aqui que nasci. Só conheci Tomar em 1995, quando dei início às minhas investigações, mas pude constatar na altura que já lá restam muito poucos Pristas. O apelido, no entanto, continua a ser conhecido e qualquer pessoa com quem falei nas minhas visitas tinha algo a contar sobre a minha família.

Cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#50275 | Lobo | 23 oct 2003 15:14 | In reply to: #50274

Caro Prista Lucas

Conheci o Domingos e o Henrique Prista, que viviam em Lisboa. Descende de algum deles?

Desculpe tanta pergunta mas dá-se o caso de o seu primo "Xico" e eu termos sido colegas de turma desde a instrução primária, de caçadas, etc.e de não termos contacto desde a morte da Maria Alice Couvreur.

Cumprimentos
A. de Sepúlveda Correia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#50280 | Filipe Prista Lucas | 23 oct 2003 15:36 | In reply to: #50275

Caro Sepúlveda Correia,

Não tem de pedir desculpa, tenho todo o prazer em responder! Os primos Domingos e Henrique Prista Silva fazem parte de outro ramo da família, ainda mais afastado do meu. Pelas últimas notícias que tive, o primo Henrique Prista Silva encontra-se bem de saúde e ainda vive em Lisboa com a sua esposa - é aliás, com 88 anos de idade, o "patriarca" da família. O primo Domingos Prista Silva, infelizmente, faleceu neste ano.

O meu ramo original é o ramo Ribeiro Prista, que se estabeleceu em Alcântara, Lisboa, no início do século e do qual faz parte o Prista que mais pessoas dirão conhecer - José Manuel Prista, que durante anos apresentou o boletim metereológico na RTP1.

Apesar de pouco conhecida e de muitas pessoas nunca terem ouvido falar da minha família, ainda é uma família relativamente extensa - de acordo com as minhas investigações, penso existirem, actualmente, entre 300 a 400 membros.

Cumprimentos,

Filipe Prista Lucas

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#50293 | Lobo | 23 oct 2003 17:25 | In reply to: #50280

Caro Prista Lucas

Agradeço as suas informações e desejo-lhe os maiores êxitos nas suas pesquisas.

Cumprimentos

A. de Sepúlveda Correia

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#72207 | victorferreira | 02 sep 2004 16:23 | In reply to: #50087

Caro Filipe Prista Lucas,

Há anos que ando à procura de informações sobre um "... mestre das obras d'el rey", Pero (Pedro) Fernandes de Torres.

O "rey" era o Filipe III de Espanha, já que estamos em fins de quinhentos e princípios de seiscentos. Inicialmente Escrivão do Contrato das Obras, o posteriormente Mestre das Obras (PFT) andou em 1597 a concluir um claustro e fonte no Convento de Cristo, em 98 foi de emergência reconstruir a ponte de Olivença que não aguentou as cheias, volta para Tomar e, em 1616, "... por doença e avançada idade." aposenta-se [há uma extensa referência à obra de PFT (nº 255, pp 355 ss) em Francisco Souza Viterbo, "Diccionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses" vol 1 (A/G), 1899, edição facsimilada da INCM].

Curiosamente, o seu sucessor chamava-se precisamente Diogo Marques LUCAS(parente seu?).

O PFT é, segundo a PL, um dos ancestrais dos Correia de Bulhões e dos Montez de Viseu, nos quais eu me conto. Mas sobre as suas origens pouco descobri para além do que vem na Pedatura, onde ele é a origem e mais não diz. E o que lá vem é que os seus filhos têm todos os nomes da sua esposa (Montez e Costa, a partir de Isabel Montez da Costa) com excepção de um Jorge Montez DA FONSECA, que casa em Viseu com uma Correia de Bulhões.

As dúvidas que quero compartilhar têm a ver com FONSECAS e com TOMAR:
- Isabel, mãe de Jorge e mulher de PFT, era filha de Marcos de Payva Homem e Felippa Nunes da Costa. Não parece haver Fonsecas deste lado;
- PFT não é referido como FONSECA. Mas trabalhou em TOMAR por quase dez anos. Não se sabe a sua origem. Nem sequer se era de facto português. O "de Torres" podia ser toponímico (Torres Vedras, Novas), ou alcunha ("o que as construía" ???...). Sería ao fim e ao cabo um FONSECA de TOMAR?

O Filipe P. Lucas terá alguma informação daquela época que possa ser-me útil para conhecer um pouco mais deste personagem?

Os melhores cumprimentos,

Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Família Pereira da Fonseca (TOMAR)

#72208 | victorferreira | 02 sep 2004 16:25 | In reply to: #50087

Caro Filipe Prista Lucas,

Há anos que ando à procura de informações sobre um "... mestre das obras d'el rey", Pero (Pedro) Fernandes de Torres.

O "rey" era o Filipe III de Espanha, já que estamos em fins de quinhentos e princípios de seiscentos. Inicialmente Escrivão do Contrato das Obras, o posteriormente Mestre das Obras (PFT) andou em 1597 a concluir um claustro e fonte no Convento de Cristo, em 98 foi de emergência reconstruir a ponte de Olivença que não aguentou as cheias, volta para Tomar e, em 1616, "... por doença e avançada idade." aposenta-se [há uma extensa referência à obra de PFT (nº 255, pp 355 ss) em Francisco Souza Viterbo, "Diccionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses" vol 1 (A/G), 1899, edição facsimilada da INCM].

Curiosamente, o seu sucessor chamava-se precisamente Diogo Marques LUCAS(parente seu?).

O PFT é, segundo a PL, um dos ancestrais dos Correia de Bulhões e dos Montez de Viseu, nos quais eu me conto. Mas sobre as suas origens pouco descobri para além do que vem na Pedatura, onde ele é a origem e mais não diz. E o que lá vem é que os seus filhos têm todos os nomes da sua esposa (Montez e Costa, a partir de Isabel Montez da Costa) com excepção de um Jorge Montez DA FONSECA, que casa em Viseu com uma Correia de Bulhões.

As dúvidas que quero compartilhar têm a ver com FONSECAS e com TOMAR:
- Isabel, mãe de Jorge e mulher de PFT, era filha de Marcos de Payva Homem e Felippa Nunes da Costa. Não parece haver Fonsecas deste lado;
- PFT não é referido como FONSECA. Mas trabalhou em TOMAR por quase dez anos. Não se sabe a sua origem. Nem sequer se era de facto português. O "de Torres" podia ser toponímico (Torres Vedras, Novas), ou alcunha ("o que as construía" ???...). Sería ao fim e ao cabo um FONSECA de TOMAR?

O Filipe P. Lucas terá alguma informação daquela época que possa ser-me útil para conhecer um pouco mais deste personagem?

Os melhores cumprimentos,

Victor Ferreira

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 20 sep 2024, 10:57.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen