Famílias de Cachopo, Tavira

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Famílias de Cachopo, Tavira

#50401 | jliberato | 26 oct 2003 16:23

Caros confrades,

Alguém estudou esta freguesia?
Eu apenas tenho o meu 9º avô Manuel Martins que casou em São Brás de Alportel aos 25-09-1673 com Maria Lourença e faleceu no mesmo local aos 23-08-1698.
Era natural do Cachopo, mas nunca consegui encontrar a sua pista.
Cumprimentos
JLiberato

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias de Cachopo, Tavira

#296652 | suzy gama | 07 feb 2012 01:16 | In reply to: #50401

Boa noite

Procuro informações acerca dos ascendentes do meu 4º avô:

1-Estevão Fernandes, nascido no dia 25.03.1798 na Fonte do Corcho, Cachopo, Tavira.

2- Manuel Fernandes, nº c. 1756, Arrizada, Martinlongo, Alcoutim; cas. 01.10.1781 (Cachopo), c/
3- MARIA GONÇALVES, nª c. 1761, Fonte do Corcho, Cachopo

4- Jorge Fernandes
5- Maria das Neves
6- SIMÃO GONÇALVES, nº c. 1729, Ceiceira, Cachopo; cas. 30.09.1754 (Cachopo), c/
7- MARIA FERNANDES, nª c. 1734, Fonte do Corcho, Cachopo

12- MANUEL AFONSO, nº c. 1699, Ceiceira, Cachopo, c.c/
13- MARIA GONÇALVES, nª c. 1704, Ceiceira, Cachopo
14- DOMINGOS FERNANDES, nº c. 1704, Fonte do Corcho, Cachopo, c.c/
15- LUZIA GONÇALVES, nª c. 1709, Fonte do Corcho, Cachopo

Cumprimentos
Susana Gama

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias de Cachopo, Tavira

#296733 | Jpteixeira | 08 feb 2012 01:50 | In reply to: #296652

Olá Susana!

Como está o tempo aí por Quarteira ?

Tenho alguns dados dos seus ascendentes nº4 e 5, Jorge Fernandes e Maria das Neves.
Assim, seguindo a numeração temos:
4- Jorge Fernandes, de Balurcos, Alcoutim, casou em 16-10-1754 com
5- Maria das Neves, da Arrizada, Martim Longo

8- Manuel Dias
9- Maria da Assunção
10- Amaro Fernandes, da Arrizada, Martim Longo, casou em 30-09-1731 com
11- Maria das Neves, de Montargil, MartimLongo

20- Manuel Vaz, da Arrizada, casou em 02-10-1697 com
21- Catarina Martins, da Barrada, Martim longo
22- Manuel Dias de Brito
23- Maria das Neves

Brevemente conto dar-lhe-ei mais informações sobre o casal 22 e 23.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias de Cachopo, Tavira

#296751 | suzy gama | 08 feb 2012 13:46 | In reply to: #296733

Bom dia Júlio

Queria eu estar pelas suaves temperaturas de Quarteira mas estou há quase meio ano em Nescatle-upon-Tyne, Inglaterra, hoje com uns teimosos 0ºC que não deixam derreter o gelo que se formou depois da última queda de neve.

Mais uma vez, muito obrigada pelas informações que me dá. Não me tenho dedicado muito à genealogia nestes últimos meses mas desde há umas semanas a esta parte tenho pensado em voltar a estas lides (na medida do possível), saudades da pátria, de certeza.

Fico então a aguardar

Cumprimentos
Susana

Respuesta

Enlace directo:

RE: Famílias de Cachopo, Tavira

#296752 | suzy gama | 08 feb 2012 14:29 | In reply to: #296733

Provavelmente já terá estes dados mas deixo aqui para o caso de ser útil a alguém.

Jorge Fernandes casou, viúvo de Maria das Neves, com Maria da Palma, da Medronheira, Cachopo, em 21.09.1767, na freguesia de Cachopo. (p.15). Foram testemunhas: Domingos Rodrigues, casado, do Monte da Rosa e Silvestre Rodrigues, viúvo, do Baloso.

Susana

Respuesta

Enlace directo:

Famílias de Cachopo, Tavira

#361340 | CaP | 11 sep 2015 22:37 | In reply to: #50401

Pereiras, Esteves (ou Estevens?) no Algarve

Caros Amigos,

Depois de alguns anos a adiar a este “projecto”, dispus-me finalmente a tentar conhecer melhor as minhas origens.

Sou portanto um recém-chegado em questões genealógicas, em comparação com os meus Caros Confrades, como aqui se diz.

Através de algumas perguntas à família e pesquisa nos registos paroquiais digitalizados disponíveis, “descobri” que:

Sempre seguindo a linha paterna e masculina:

O meu avô, Alexandre Pereira, nasceu e foi baptizado em Avis em 1885, tendo casado com Ana Maria, de Galveias, Ponte de Sor.

O meu bisavô, José Alexandre Pereira, nasceu e foi baptizado na Vila do Cano, Sousel, em 1844, tendo casado (ambos em segundas núpcias) com Inácia Maria, de Avis, em 1883.

O meu trisavô paterno, Alexandre Pereira, nasceu e foi baptizado em Santo Estevão do Cachopo, na altura termo de Alcoutim, hoje concelho de Tavira, e casou em 1841, na Vila do Cano, Sousel, com Antónia do Rosário, nascida em 1820.

Alexandre Pereira deverá ter nascido por volta de 1815 - 1820 e seu assento de casamento em Sousel refere que é filho de José Pereira e de Maria Esteves, ambos naturais do Cachopo.

José Pereira e de Maria Esteves deverão ter nascido, segundo a minha estimativa, por volta de 1780 – 1790.

Movido pela curiosidade, fui recentemente, nas férias, visitar Cachopo. Como é natural, ninguém vivo tem memórias desse tempo.

Atendendo ao local (Cachopo), Esteves poderá ser corruptela de Estevens, será?

Se alguém me puder ajudar com informação sobre este casal ou sobre os Pereiras e Esteves/Estevens do Cachopo / Tavira fico agradecido.

Saudações genealógicas e melhores cumprimentos,

CaP

(PS: Também estou interessado em Saramagos, Roviscos, Segurados e Zagalos do Alto Alentejo)

Respuesta

Enlace directo:

Famílias de Cachopo, Tavira

#361360 | CaP | 12 sep 2015 21:51 | In reply to: #50401

Caro JLiberato,
Coloquei um pedido de informação no seu tópico de Cachopo e reparei agora no seu nome.
Desculpe, mas, é alguma coisa ao Liberato que frequentou a turma B do Liceu Camões nos anos 60?
Um abraço,
Carlos Capela Pereira

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 29 jun 2024, 22:08.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen