Olá pessoal! Estou de volta!

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões

Olá pessoal! Estou de volta!

#50852 | Pedro França | 01 nov 2003 01:55

Caros confrades:

Obrigado por todo o apoio que recebi. Já cá estou, de novo "no comando das operações". Ufa! E tudo por causa de umas desconfigurações...Enfim. Problemas da informática.
Então vamos a isto. Este fim-de-semana posso atender e receber normalmente sem ter que esperar pela semana escolar e os computadores da escola.
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#50950 | FSA | 03 nov 2003 17:26 | In reply to: #50852

Dr. Pedro França,

Fico contente por já estar tudo reconfigurado.
Muito obrigado pelas informações que me forneceu. Não sabia que havia esses Serrões todos nos registos da U.C.. Na altura, e porque não supus que houvesse muitas mais informações, (avaliei mal a situação) não realcei, embora tenha nomeado, o meu especial interesse pelas informações genealógicas que constassem dos verbetes, se as houvesse.
Quando puder e tiver tempo, faculte-me as informações genealáocas, (Pai e Mãe) creio que é assim que vêm nos verbetes, desses Serrões:
= António Machado Serrão; T. Novas; Leis - matrículas entre 1628/29 e 1632/33;
= outro do m.mo nome; id.; Medicina - matrículas para 1591/92 e 1592/93; fº de Francisco Lopes;
= João Coelho Serrão; id.; id.; bacharel f:do em 22.07.1670 com aprovação em 30.07.1670;
= outro do m.mo nome; id.; Cânones; matrículas entre 1659/59 e 1660/61; fº de José Serrão;
= João Slva Serrão; Abrantes; Cânones; matríc. entre 1741/42 e 1745/46;
= Joaquim Coelho Serrão; T. Novas; bacharel em Cânones a 21.03.1663;
= Jorge Serrão; id.; Teologia; matríc. entre 1588/89 e 1609/10; fº de Francisco Lopes; foi Licencº em Artes a 12.05.1589;
= José da Mota Serrão; id.; Leis; matríc. entre 1684/85 e 1689/90;
= Manuel da Mota Serrão; id.; Cânones; matríc. entre 1685/86 e 1689/90, menos os anos 87/88 e 88/89.

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#50951 | FSA | 03 nov 2003 17:36 | In reply to: #50852

Caro Dr. Pedro França,

Peço desculpa mas cliquei, extemporâneamente, no botão "enviar mensagem" enquanto procedia a correcções no texto que acabei de enviar.
Queria comunicar-lhe que preciso da sua morada postal para onde lhe enviar o estudo genalógico dos Almada Burguete de Abrantes. Se preferir, posso transcrever o doc. para aqui. Contudo, pela sua extensão, talvez seja mais prático o envio das respectivas fotocópias.
Diga-me alguma coisa sobre o assunto.
Agora sim, vou usar o botão "enviar mensagem" .

Os meus cumprimentos e agradecimentos,
Fernando Serrão d´Andrade

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#50959 | Pedro França | 03 nov 2003 18:52 | In reply to: #50950

Caro Fernão:

Tudo bem. Procurarei ver isso mas atenção: para as datas em questão, apenas encontrarei nas matrículas o nome do pai de cada qual, isso porque não há certidões de idade. De regra, só se registava a filiação pelo progenitor (pai). Lá para 4ª/5ª Feira deverei ter alguma coisa para si.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#50960 | gonçalo calheiros | 03 nov 2003 18:52 | In reply to: #50951

Caro Amigo:
Tem informação duma família Serrão Burguete,do Sardoal?
Agradecia que me informasse
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#50961 | Pedro França | 03 nov 2003 18:55 | In reply to: #50951

Caro Fernando:

Em primeiro lugar, peço-lhe desculpa por lhe ter chamado Fernão em vez de Fernando na sua anterior intervenção.
Em segundo lugar, dar-lhe-ei o meu endereço se me der o seu e-mail. O meu é:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#50992 | Ortigão | 04 nov 2003 03:45 | In reply to: #50852

Caro Pedro França

Estou á procura de uma Irene Areosa Melo Meneses, filha de Frederico Melo Meneses (bacharel em direito, que já investiguei) e de Maria José Costa Areosa (de Coimbra talvez, mas desconheço qualquer pormenor), cujo assento de baptismo deveria estar na freguesia de santa cruz, coimbra, em 1897 mas nesse ano e posteriores os conservadores não topam.
Queria-lhe pedir se não seria possível dar uma vista de olhos nos livros de casamentos mais tardios a ver se descobre alguma coisa?
Há outras freguesias urbanas em coimbra para lém de santa cruz?

Agradeço desde já a atenção dispensada. Caso queira contactar-me escreva-me por favor para rodortigao(arroba)netcabo(ponto)pt

melhores cumprimentos,
Rodrigo Ortigão de Oliveira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#50998 | Pedro França | 04 nov 2003 08:41 | In reply to: #50992

Caro Rodrigo:

Posso dar uma vista de olhos (como deve ser, claro) pela fregª de S. João de S.ta Cruz, uma vez que o seu sentido de orientação aponta para aí, mas, para que todos saibam, Coimbra tem mais freguesias dentro da cidade (urbanas): S. Bartolomeu, S. Tiago, S. Pedro, Santa Clara, Santo António dos Olivais, Almedina (S. Cristóvão-Sé Velha), Sé (Nova, actualmente), Salvador. Presentemente uma por outra estará extinta como é o caso da de S. Pedro, mas muito poucas serão.
Pois tomo nota, com calma do seu pedido, e vamos ver o que se nos oferece dizer aquela freguesia.
Fiquei sem saber ao certo se está interessado na filha ou na esposa do dito bacharel. É que para anos mais tardios no AUC, só da década de 80 para 90 e sei que há falhas de anos para esta última...Depois dir-me á alguma coisa.
Deixo-lhe o meu e-mail:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Um abraço.
Sempre, Pedro França

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#51004 | FSA | 04 nov 2003 10:29 | In reply to: #50960

Caro amigo,
Sim conheço essa família que, aliás, é a minha família, embora os descendentes da minha Bisavó, Maria Cândida Monteiro Serrão, não usem o Burguete.
Quais são as informações que pretende? Terei todo o gosto em lhe ser útil. Tenho a maioria dos dados mas, o que não souber poderei indagar com alguma facilidade.
Suponho que o seu Calheiros relacionado com Serrões Burguetes terão a ver com José Maria Serrão Burguete, que foi Pai de Jacinto Serrão Burguete este foi Pai do Eng. António Serrão Burguete que casou com D. Alice de Albuquerque Calheiros.

Com os meus cumprimentos e ao dispôr,
Fernando Serrão d´Andrade

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#51010 | gonçalo calheiros | 04 nov 2003 11:53 | In reply to: #51004

Caro amigo:
Na realidade não se trata de busca na minha família,mas dum pesquisa na genealogia dum grande amigo meu.
A mãe dele terá nascido no Sardoal,em 30/4/1910 ,tendo usado o nome de MªFrancisca Teresa Pequito Caldeira,sndo filha deJosé Gonçalves Caroço,julgo que médico e de D.Maria Luisa de Lurdes Soares de Albergaria Pequito Caldeira SERRÂO BURGUETE.
Conseguirá identificá-los e fornecer-me a ascendência?
Cumprimentos
Gonçalo Calheiros
PS-Julgo que os Calheiros ligados aos Burguete só muito remotamente serão meus parentes

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#51019 | Ortigão | 04 nov 2003 14:58 | In reply to: #50998

Caro Pedro França

Não imaginava que houvesse tantas freguesias urbanas em coimbra!
Estou interessado no assento de baptismo da filha do bacharel, e subsequentemente da mulher do dito.

abraços,
Rodrigo

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#51122 | FSA | 06 nov 2003 13:19 | In reply to: #51010

Caro Gonçalo Calheiros,
Só agora lhe respondo pois estive a recolher a informação dos meus apontamentos. Não lhe dou a maioria das datas de nascimento, etc., porque não as tenho, em especial as que, para já, não constituem uma prioridade para mim. Lamento.

Vamos lá então. Desejo que as informações que lhe transmito sejam úteis. Assim:

Maria Luisa Pequito Caldeira Serrão Burguete, c/c Dr. José Gonçalves Caroço:

Filha de:
José Alexandre David Pinto Serrão, (1º Admn. do Concelho, existe uma fotografia no Salão Nobre da C.M. Sardoal cedida, a meu pedido, pela minha Prima, D. Maria Armando Pequito Serrão Mora, viúva do Arqº Manuel Paulo Pinto de Magalhães e neta de J. A. D. Pinto Serrão) e de D. Maria Eugénia Pequito Caldeira. Este Alexandre David Pinto Serrão teve um irmão que se chamava David, smn.

Neta de:
Alexandre David Pinto, n. Sardoal 18/12 1801 casou a 8 /12/1853 com D. Maria Inês Margarida Moraes Serrão Burguete, era Tenente-Coronel e Cavaleiro das Ordens Militares de:
S. Bento de Aviz.
Nª Sra. da Conceição de Vila Viçosa.
Torre e Espada.
Valor Lealdade e Mérito.
Morreu no Sardoal a 2/11/1862. Está sepultado no Sardoal em frente à entrada principal do Convento de Sta. Maria da Caridade.

Esta D. Maria Inês Margarida Moraes Serrão Burguete, era irmã de :
- António Serrão Burguete Soares de Albergaria Themudo (S.G).
- Miguel Serrão Burguete Soares de Albergaria Themudo (foi Admn. do Concelho de Sardoal) casado com D. Luisa Guilhermina Pereira (S.G).
- Padre José Serrão Burguete Soares de Albergaria Themudo.
- Simão Serrão Burguete Soares de Albergaria Themudo (S.G.).

Bisneta de:
José Serrão Burguete Soares de Albergaria Galhardo c/c D. Ana Margarida da Fonseca Moraes. Este José Serrão Burguete Soares de Albergaria Themudo, foi irmão de:
- Inácio Serrão Burguete (ALferes de D. Miguel I). Deve ter morrido na guerra Civil, (S.G.).
- Jacinto Serrão Burguete Themudo Soares de Albergaria Galhardo, Capitão-Mór da Vila do Sardoal, condecorado com a medalha da Real Efígie de Sua Majestade D. Miguel I, era o irmão mais velho tendo herdado os morgadios instituídos por seus maiores. Este Jacinto Serrão Burguete Themudo Soares de Albergaria Galhardo c/c D. Maria do Rosário Mattos teve dois filhos: Máximo Maria Serrão Burguete Soares de Albergaria Galhardo, (último Capitão-Mór do Sardoal, Admn. do Concelho e grande Benemérito) e José Maria Serrão c/c D. Josefa Amália das Neves Pinto em Belver. Este casal, José Maria Serrão e D. Josefa Amália das Neves Pinto, tiveram a Jacinto Serrão Burguete c/c D. Maria José Teixeira, aqui no Genea em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=211927, e como poderá ver foram Pais de António Serrão Burguete, engenheiro, proprietário do Palácio Burguete em Lisboa, sito na Avn. da Liberdade e destruído, recentemente, para se poder construir um Centro Comercial e casou com D. Alice do Quental Calheiros (filha dos Condes da Covilhã). Houve filhos deste casamento. Talvez desta união Serrão Burguete/ Quental Calheiros tenha resultado algum parente seu, ainda que remotamente.
- D. Maria Cândida Serrão Burguete c/c António Metella de Villa Lobos e Vasconcelos (S.G.).
- António Serrão Burguete Soares de Albergaria Galhardo c/c D. Berta Burguete.
- Há ainda uma outra irmão que agora não encontro entre os meus apontamentos.

Trineta de:
Sebastião Serrão Themudo Soares de Albergaria Galhardo, Capitão-Mór e Monteiro- Mór do Sardoal, c/c D. Maria Paula Burguete de Oliveira, (filha do Doutor José Burguete de Oliveira, Bacharel em Leis (U.C.), Juiz de Fora de Monforte, Corregedor da Ilha da Madeira, Superintendente dos Tabacos da Província do Minho, Familiar do Santo Ofício).

Tetraneta de:
Jacinto Serrão Motta e de D. Antónia Themuda Caldeira de Almeida.

Vou ficar por aqui. Se puder ser útil estou ao dispôr. Gostaria, contudo, de saber quem é esse seu amigo e meu primo.
Sou Tetraneto de Jacinto Serrão Burguete Themudo Soares de Albergaria Galhardo.

Com os meus cumprimentos,

Fernando Serrão d´Andrade

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#51140 | gonçalo calheiros | 06 nov 2003 14:57 | In reply to: #51122

Caro Amigo
Não tenho a menor dúvida em lhe fornecer o nome do seu primo:
Trata-se do meu grande amigo Luiz Caldeira Canavarro de Morais,de Viseu,onde nasceu hà 55 anos,Médico Psiquiatra em Coimbra.Está na BD do GENEA.
Muitissimo obrigado pelas suas informações-ele vai ficar contentíssimo
Cumprimentos do Gonçalo Calheiros

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#51170 | FSA | 06 nov 2003 18:18 | In reply to: #51140

Caro Amigo,
Espero, sinceramente, que estas informações sejam úteis ao Dr. Luís Caldeira Canavarro de Morais. O Dr. António Manuel Prates Godinho de Carvalho já me havia, sussintamente, referido este Senhor, como sendo descendente de pessoas que nos são genealogicamente comuns, mas sem me referir como, exactamente. Coincidência, reli agora o Email que o Dr. Godinho de Carvalho me enviou e confirmei tratar-se da mesma pessoa.
Gostaria de trocar algumas impressões com o seu Ilustre amigo.
Os meus cumprimentos para ambos e ao dispôr,
Fernando Serrão Andrade

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#51247 | JCALD | 07 nov 2003 17:57 | In reply to: #50950

Caro Fernando Serrão de Andrade:

Não sei se conhece o livro de Artur Gonçalves «Torrejanos Ilustres em Letras, Ciências, Armas, Religião, etc.», Torres Novas, 1933, compilação de artigos biográficos publicados inicialmente pelo autor nos jornais «O Torrejano» e «O Almonda». Quase todas as pessoas que menciona, estão biografadas nesse livro, com dados pessoais, filiações, parentescos, etc.
Cumprimentos,
José Caldeira

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#51252 | Pedro França | 07 nov 2003 18:22 | In reply to: #50959

Caro Fernando:

Com outros pedidos em mãos, acabei por não ter possibilidade de dar conta do seu. Agora, só na próxima 5ª Feira é que lá estarei, se tudo correr bem. Espero que não fique melindrado comigo, 'tá?
Um abraço.
Sempre, Pedro França

Respuesta

Enlace directo:

RE: Olá pessoal! Estou de volta!

#51265 | Pedro França | 07 nov 2003 23:21 | In reply to: #51019

Caro Rodrigo:

Andei às voltas com a fregª de Santa Cruz, baptºs (1884-85 e 1892-94), e casam:tos (1881-89 e 1892-94) e nada de Frederico de Melo e Meneses, nem de sua mulher e filha.
Pergunto: tem a certeza de que é mesmo esta fregª? As falhas de assentos nesta são um dado adquirido: não há assentos. A única hipótese a ter em conta, para contornar este drama e ter certeza de alguma coisa, é consultar os resumos dos assentos de baptº/casam:to para os anos em falta no cartório da Igreja Paroquial de S.ta Cruz, mas são só resumos, porque os livros já foram de lá para o Regº Civil, e não trazem informações colaterais de avós.
Para o efeito, a pesquisa tem de ser orçamentada, pelo que lhe deixo o meu e-mail:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Pense sobre o assunto. Um abraço.
Sempre, Pedro França

Respuesta

Enlace directo:

Olá pessoal! Estou de volta!

#359144 | ruiburguete | 05 jul 2015 00:19 | In reply to: #50951

ola eu faco parte da familia d'almada burguete e teria bastante curiusidade en ter os dados sobre a minha familia
agradeco atetemente
Rui.M.Burguete

Respuesta

Enlace directo:

Forum messages ordered by date
El tiempo se muestra en GMT. Hora actual: 30 jun 2024, 20:28.

Enviar un nuevo mensaje

Por favor, hag login o registrese.

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen